31 de outubro de 2010


União de Leiria 1 - 2 Sporting (Carlão 21'; Valdés 14', 41')

O Sporting começou o jogo com três novidades no onze inicial. Torsiglieri no centro da defesa, Valdés nas costas de Postiga a jogar como uma espécie de nº 10, e Vukcevic na ala esquerda, jogaram de início, enquanto Diogo Salomão ficou no banco, assim como Nuno André Coelho. O jogo começou dividido, com lances de perigo a aparecer alternadamente em cada uma das balizas, mas foram os visitantes a marcar primeiro, cruzamento de Postiga da esquerda e excelente recepção de Valdés no coração da área, e com calma a desviar de Gottardi e a fazer o 1-0. Seis minutos depois a União de Leiria empata, jogada de insistência de Panandetiguiri pela direita de ataque Leiriense, e já na área, Carlão simula sobre Daniel Carriço e marca o segundo golo do jogo, sem hipótese para Rui Patrício. Já aos 41', e justificando o maior ascendente leonino, nesta fase da partida, Valdés volta a facturar, de fora da área, em mais um belo golo do chileno. Na segunda parte manteve-se a toada de jogo, Sporting ligeiramente por cima da partida, com algumas boas ocasiões para facturar, mas o Leiria também conseguia criar perigo, causando alguns calafrios. Destaque para o lance de Vukcevic, que cabeceia para o golo, mas no lugar errado, Postiga impede involuntariamente o golo do companheiro, na linha.

Destaques

Valdés - o homem da partida. O chileno jogou a 10, nas costas de Postiga, e com dois belos golos resolveu o jogo para os leões, além da visão de jogo e dinâmica que deu ao jogo do Sporting. Foi uma aposta feliz de Paulo Sérgio, que contrariou a opinião pública que apostava em Vukcevic a jogar nas costas de Postiga. Excelente exibição.

Postiga - mais uma exibição convincente do avançado português, que parece estar a tornar-se um indiscutível no plantel. Teve o azar de cortar um golo a um companheiro, mas deu outro a marcar, e está bastante batalhador, rematador, sempre que surge uma oportunidade de atirar à baliza.

Maniche - o médio português contribuiu bastante para a solidez do meio campo leonino. Tanto a defender como a atacar, conseguiu preencher bem os espaços que lhe pertenciam, ajudando tanto a equipa no sector mais recuado como no mais avançado.

Sporting - Com algumas alterações no 11 titular, o Sporting conseguiu hoje mais uma vitória, que até podia ter sido por números maiores dadas as oportunidades de golo. Serviu para ver que Valdés resulta a jogar naquela posição, talvez até melhor que o seu compatriota Matias Fernandez. Um jogo e três pontos relativamente tranquilos, que colocam o Sporting na terceira posição da tabela, ganhando num terreno onde não vencia há cinco temporadas.

União de Leiria - Começou bem o jogo, teve uma primeira parte esforçada, mas acabou por ceder no segundo tempo, não conseguindo empatar novamente a partida. Esteve perto, mas Evaldo evitou males maiores na oportunidade mais flagrante da segunda parte.

Carlão e Silas - o avançado que esteve bastante tempo associado ao Sporting pela imprensa, marcou hoje, e foi dos melhores elementos leirienses. Silas, o veterano construtor de jogo, foi também dos mais inconformados, dada a sua exibição.

30 de outubro de 2010

Académica 0-1 FC Porto (Varela 43´)

Um excelente remate de Varela deu os três pontos ao FC Porto, num jogo disputado numa autêntica piscina, onde circular com a bola junto à relva era uma tarefa hercúlea.

Na primeira parte houve pouco futebol, muito pontapé para a frente e uma Académica mais adaptada às circunstâncias do terreno de jogo. Os estudantes foram mais rematadores e tiveram mais posse de bola, no entanto, perto do intervalo, os dragões chegaram ao 0-1, num remate à meia volta de Varela.

O FC Porto com a vantagem no marcador surgiu mais perigoso e, na segunda parte, teve diversas ocasiões para resolver a partida. Hulk e Falcao falharam isolados, enquanto que João Moutinho atirou ao poste na marcação de uma grande penalidade. Aos poucos, Villas-Boas foi reforçando o sector intermédio e recuado (entradas de Otamendi e C. Rodriguez) e foi a Académica a poder marcar, já em tempo de compensações. Hugo Morais rematou à trave após um livre directo e Sougou na recarga atirou por cima, quando estava na pequena área.

Destaques:

Belluschi – No meio do “arrozal” de Coimbra, o pequeno argentino mostrou pormenores de grande classe e transportou o jogo como ninguém para o ataque. Bastante lutador e tecnicista.

Varela – Esteve pouco em jogo, no entanto, acabou por resolver a partida através de um remate genial.

Guarin – Entrou ainda na 1ª parte para o lugar de Fernando, tendo um papel importante no meio campo dos dragões. Nunca virou a cara à luta e raramente perdeu um lance ou disputa de bola.

Falcao – Esforço incansável num terreno nada propício para o seu futebol. Falhou duas boas ocasiões para marcar.

Hulk – O internacional brasileiro também fez uma exibição esforçada, no entanto, não se conseguiu adaptar ao terreno de jogo. Tentou alguns lances individuais, mas sem sucesso, tendo ainda tempo para falhar um golo frente a Peiser.

João Moutinho – Hulk é o habitual marcador das grandes penalidades dos dragões, no entanto, o português queria marcar o seu primeiro golo pelo FC Porto, mas desperdiçou a 11 metros da baliza.

Diogo Melo – O médio centro dos estudantes mostrou boa adaptação ao relvado de Coimbra e rubricou uma exibição assinalável, com muito pulmão e técnica à mistura.

Rio Ave 2 - 0 Sp. Braga (Zé Gomes 72', João Tomás 84')


O Braga perdeu hoje mais três pontos, na deslocação ao terreno do Rio Ave. A equipa arsenalista esteve condicionada desde os 27' devido a expulsão do central e capitão, Moisés.

Na primeira parte o Braga começou melhor, explorando quase sempre a velocidade de Matheus, que falhou o golo por três ocasiões em frente a Paulo Santos. Do outro lado era Yazalde que tentava retribuir, fugindo a Moisés por duas vezes. Numa delas acertou com a bola no poste, na outra o árbitro entendeu que o avançado emprestado pelo Braga sofreu penalti, e expulsou o capitão bracarense Moisés com vermelho directo, aos 27'. Na conversão, Felipe defendeu o remate de João Tomás mantendo o nulo no marcador. Na segunda parte o Rio Ave entrou disposto a tirar vantagem do facto de ter mais um elemento em campo, mas encontrou um Felipe inspirado, adiando sempre que pôde o golo. No entanto acabaria por sofrer mais tarde, aos 72', num remate de Zé Gomes (mais um golo sofrido pelo Braga pelo lado esquerdo defensivo). Sem nunca se sentir que o Braga jogava com menos um jogador, dado o equilíbrio na posse de bola, os visitantes continuavam a tentar chegar à baliza contrária, sempre com controlo do meio campo, e com Sílvio e Elderson bastante subidos. E foi Elderson que, a passe de Alan, falhou em frente à baliza aquele que seria o empate, atirando ao poste com Paulo Santos já batido, e no contra ataque, o Rio Ave matou o jogo, excelente antecipação de João Tomás a Sílvio, e 2-0 para os da casa. O Rio Ave consegue assim somar mais três pontos tantos quantos tinha conseguido até aqui, desde o início do campeonato.

Destaques

Bruno Gama - o jogador formado nas escolas do Braga esteve hoje em destaque, com duas assistências para golo.

João Tomás - apesar da idade, continua com faro para o golo, tendo marcado num gesto técnico "à ponta de lança". Esteve também muito batalhador no jogo, roubando várias bolas à defesa do Braga por antecipação.

Yazalde - o avançado Português cedido pelo Braga esteve em grande destaque na primeira parte, criando muitas dificuldades a Moisés e Felipe.

Felipe - Evitou ao máximo o golo do Rio Ave. O melhor do Braga.

Matheus - o mais desequilibrador na frente de ataque. Podia ter adiantado o marcador com onze para onze em campo, mas esteve hoje demasiado perdulário.


Hoje é dia de festa em toda a Argentina e Nápoles, pois “El Dios” celebra os 50 anos de vida. Meio século de altos e baixos, com 21 anos passados como jogador profissional. Diego Armando Maradona é considerado por muitos como o melhor jogador da história do futebol, superando mesmo o rival brasileiro Pele.

Maradona estreou-se pelos Argentinos Juniors aos 15 anos e aí ficou 5 anos (até 1980). Pelo clube colorado marcou 115 golos em 167 jogos e apesar de não ter conquistado nenhum titulo, chamou a atenção do Boca Juniors, onde jogou na temporada de 1981 (campeão e 28 golos em 40 jogos). Antes de assinar pelo Boca, o genial argentino já tinha feito a estreia na selecção principal do seu país, em 1977, com apenas 16 anos. No ano seguinte, entrou para o lote de 25 jogadores pré-convocados para o Mundial 1978, no entanto, Menotti acabou por retirá-lo dos 22 jogadores finais “por ser demasiado novo e poder não aguentar a pressão”. Em 1979 foi campeão do Mundo de sub-20, levando a sua Argentina às costas no Japão. Depois de um ano ao serviço do Boca Juniors, viajou até à Catalunha onde permaneceu durante 2 anos, algo duros (entradas violentíssimas), como as partidas disputadas frente ao bi-campeão Athletic Bilbao.

A saída para o Nápoles acabaria por elevar o mito do jogador, levando uma equipa de meio da tabela a 3 títulos inéditos na história do clube (2 scudettos e 1 Taça UEFA), mais dois vice-campeonatos e um terceiro lugar. Numa altura em que a Serie A tinha verdadeiros planteis de luxo, Maradona conseguiu ser o Rei, numa cidade que nunca o irá esquecer. A única visita do Dios a Portugal como jogador de futebol aconteceu precisamente para a Taça UEFA, na temporada 1989-90, com os italianos a derrotarem o Sporting através das grandes penalidades. O jogo em Itália ficou famoso pela aposta entre Ivkovic e Maradona, com o jugoslavo a defender a grande penalidade marcada pelo argentino. No ano seguinte, no Mundial 90, os dois jogadores voltaram-se a encontrar, desta vez ao serviço das selecções e o jugoslavo voltou a defender uma grande penalidade de Diego (apesar disso, Nápoles e Argentina avançaram nas duas provas).

No entanto, a carreira do jogador nunca mais foi a mesma a partir do início da década de 90, com os primeiros abusos de droga e fuga a controlos anti-doping. O jogador foi suspenso durante 15 meses, tendo regressado a Espanha para representar o Sevilha na temporada 1992-93. No ano seguinte voltou para o país natal, onde ainda cumpriu algumas épocas pelo Newell´s Old Boys e Boca Juniors.

Na selecção albiceleste, Maradona jogou por 91 vezes, tendo marcado 34 golos. Conquistou o Mundial de 1986, levou a Argentina à final de 1990 e ainda participou em 1982 e 1994. Nesse tempo, a Argentina era Maradona mais 10, com o mago argentino a ser o alvo a abater pelos adversários. A dureza do futebol nos anos 80 era tal, que no Itália-Argentina (1982), sofreu 23 faltas. Entradas violentas e a pés juntos (um clássico) eram o prato do dia, pelo que não se pode comparar Messi com Maradona, pois actualmente, os árbitros protegem muito mais o jogadores do que há 20 atrás.

Para história fica um jogador com o melhor pé esquerdo de sempre, uma técnica elevadíssima e o melhor artista com a bola nos pés. Diego Armando Maradona tratava a bola por tu, fazia o que queria com ela, incluindo alguns dos melhores golos da história do futebol.

Mais uma vez fica a questão: terá sido Maradona o melhor jogador da história?

Benfica - De acordo com a imprensa brasileira, Bruno César interessa aos encarnados, tendo os responsáveis da Luz iniciado contactos com os representantes do jogador. No entanto, o jogador só sairá por valores superiores a 5,5 milhões de Euros. O Visão de Mercado já tinha referenciado o jogador na rúbrica "jogador mistério", tendo referido na altura que poderia vir a agitar o defeso português (ler aqui).

Benfica TV - Na sequência de várias queixas recebidas depois da suposta morte de um adepto encarnado em Braga, a Entidade Reguladora da Comunicação Social recomendou ao canal oficial do Benfica que "adopte uma conduta mais conducente ao cumprimento dos seus deveres ético-legais. Se necessário, incluir maior número de jornalistas na edição de programas com conteúdo informativo, sendo-lhe exigível que não permita, na sua emissão, a difusão de rumores susceptíveis de causar alarme entre os telespectadores, sempre que não obtiver a confirmação dos factos relatados."

Sp. Braga - Domingos Paciência não convocou Hugo Viana para a visita a Vila do Conde. O internacional português só por uma vez foi titular no campeonato, tendo agora, sem motivo aparente (uma lesão, por exemplo), ficado de fora das opções dos minhotos. Passou do banco para a bancada, será que em Janeiro poderá sair do clube bracarense?

Belenenses - José Mota é o novo treinador dos azuis do Restelo até final da temporada, sucedendo a Rui Gregório.

Serie A - O Inter de Milão viajou até Génova e bateu a equipa de Eduardo e Miguel Veloso por 1-0. Muntari marcou o único da partida, numa oferta do guarda-redes internacional português (ver aqui). Considerando as suas últimas exibições no Génova e na selecção, não terá chegado a altura de dar a oportunidade a outro guardião na selecção? Apesar do seu bom Mundial, no futebol, não se pode parar no tempo e o seleccionador deverá colocar os melhores (ou em melhor forma) a jogar.

Bundesliga - O Bayern Munique deu um pontapé nos maus resultados, ao derrotar o Friburgo por 4-2, num Allianz Arena lotado. Mesmo com uma partida a mais, o bávaros continuam a 9 pontos do líder Mainz.

Rogelio Funes Mori - De acordo com o Daily Mail, o jovem argentino, que já foi associado ao Benfica, é alvo de disputa entre o Manchester United e o City.

Sociedade - Telemóveis em 1928? Nuns extras de um filme de Charlie Chaplin aparece uma pessoa com uma postura intrigante, parecendo estar a usar um objecto semelhante a um telemóvel (ver aqui, por volta dos 40 segundos). O video tem sido motivo de bastantes especulações por todo o mundo. E se houvessem telemóveis em 1928?

Capas dos jornais - Quais vão ser os principais destaques da edição de amanhã dos 3 diários desportivos? Os nossos leitores têm a palavra!

29 de outubro de 2010

Benfica 2-0 Paços de Ferreira (Aimar 14´e Alan Kardec 65´g.p.)

Os encarnados derrotaram Paços de Ferreira, antes da visita ao Dragão (para o campeonato), num jogo com muitos remates (16 para cada equipa), mas com pouca inspiração na finalização.

O jogo teve um começo interessante, com o Paços a visar por diversas vezes a baliza de Roberto, com a resposta do Benfica a surgir logo de seguida. O primeiro golo da partida surgiu cedo, através de uma jogada individual de Aimar, que rematou sem hipóteses para Cássio. Passado cinco minutos, os encarnados poderiam ter ampliado a vantagem, com Maykon a cortar a bola em cima da linha de golo. Até ao intervalo, mais remates de parte a parte, com Roberto e Cássio a revelarem segurança.

O início da segunda parte trouxe um Benfica adormecido e um Paços com vontade de importunar Roberto. Os pacenses estiveram mais tempo no meio campo dos encarnados e Rondon dispôs da melhor oportunidade para igualar, no entanto, o guarda-redes espanhol evitou o golo dos nortenhos. Aos 65 minutos, o Benfica chegaria ao 2º golo, através de uma grande penalidade, no primeiro remate em quase 20 minutos de jogo. Com o 2-0 no marcador, os encarnados voltaram a controlar a partida, tendo mesmo alguns lances para ampliar o marcador até final.

Destaques:

Pablo Aimar – O argentino ofereceu uma prenda a Maradona, com um excelente remate após uma iniciativa individual que começou ainda no seu meio campo. Para além do golo, esteve exemplar a distribuir jogo pelo ataque encarnado.

Roberto – Muito trabalho na baliza do Benfica, mas com grande segurança perante os remates pacenses. Somou o 5º jogo consecutivo sem sofrer golos para o campeonato, tendo hoje garantido pontos para os encarnados.

Fábio Coentrão – Não fez uma exibição de encher o olho, mas foi competente no lado esquerdo do meio campo e da defesa dos encarnados (na 1ª parte jogou adiantado, enquanto na 2ª jogou na defesa). Fez duas assistências para golo, que Saviola e Kardec desperdiçaram.

Gaitan/Saviola – Estiveram bastante activos no ataque encarnado, mas não realizaram exibições positivas, com muitos passes falhados, perdas de bola e jogadas sem nexo.

Alan Kardec – Estreou-se a marcar na Liga ZON-Sagres através de uma grande penalidade, mas fez uma exibição bastante fraca, perante Cohene e Bura.

Benfica – Os encarnados somaram a 5ª vitória consecutiva, mas continuam sem impressionar. O jogo foi pouco inspirado no ataque, enquanto que no meio campo foi dado bastante espaço para os pacenses praticarem o seu futebol e visarem a baliza de Roberto por 16 vezes. Os próximos dois jogos serão decisivos para o Benfica, pois Liga dos Campeões e Liga ZON-Sagres poderão ficar mais longe para a equipa de Jorge Jesus.

Leonel Olímpio – O médio brasileiro confirmou os seus créditos, realizando uma excelente exibição na Luz. Bastante activo no meio campo, visou a baliza de Roberto por diversas vezes.

Paços de Ferreira – Os castores apresentam um bom plantel e hoje mostraram que não têm medo de praticar o seu futebol perante adversários mais cotados. Fazer 16 remates na Luz não é para todos, no entanto, a indecisão no lance do 1º golo deitou tudo a perder. Boa postura.

Não foi só a revelação sobre o desejo de terminar a carreira no Sporting a marcar a sua entrevista, ontem, após mais uma campanha publicitária para a Nike. Cristiano Ronaldo abordou outros temas, e na minha opinião demonstra estar cada vez mais ciente das suas responsabilidades e revelando mesmo uma maior maturidade.

Sobre o actual seleccionador e sem querer comparar com o anterior seleccionador, referiu: “ Paulo Bento chegou e está a mostrar que é um grande treinador, tem bom carácter”, o que é demonstrativo do carácter ou falta dele de Queiroz.

Abordando as perguntas habituais em relação a Ferguson e Mourinho, mencionou: “Têm experiência, são ganhadores e já ganharam tudo. Um é jovem, o outro mais velho, mas têm muitas coisas em comum. Para mim são os melhores do mundo”. Não só elogia o actual treinador, como reconhece e demonstra gratidão em relação ao seu anterior treinador.

Sobre Fábio Coentrão: “É grande jogador” e “no Real Madrid, porque não?” Resposta politicamente correcta, sem segundas interpretações.

Na minha opinião, estamos na presença do melhor futebolista português de sempre, os seus títulos individuais e colectivos  provam isso e, apesar de os amantes de Figo e Eusébio considerarem este rótulo um pouco precipitado e injusto, a verdade é que nos próximos anos, a manter-se este ritmo de conquistas individuais e colectivas, será difícil alguém não o considerar o melhor jogador português de sempre. 

Contudo, desde a sua transferência para o Real o craque português tem revelado um nervosismo, uma ansiedade e um medo de errar que claramente tem prejudicado o seu futebol. Para quem assiste os jogos da equipa de Madrid é visível que o português raramente arrisca o 1 contra 1, jogada que o caracterizava nos seus primeiros anos de Sporting e Man Utd, e isso só se justifica com o seu medo de falhar. Não é por acaso, que o avançado português tem usado e abusado dos toques de calcanhar, e de uma necessidade em soltar rapidamente a bola. Aparecendo e destacando-se principalmente pelos golos de encostar e lances de bola parada.

Irá Ronaldo acabar a sua carreira no Sporting? Ou poderá suceder o mesmo que Figo, que prometeu o mesmo e acabou por nunca ser convidado pelos responsáveis leoninos para terminar a carreira no clube de Alvalade? Um senhor Ronaldo ou ainda um jovem Ronaldo? Quando é que o craque português irá superar estes seus problemas de ansiedade e soltar o seu futebol individual mais desequilibrador e espectacular que o caracterizava?

28 de outubro de 2010

FC Porto - André Villas-Boas referiu que a saída de Hulk dos dragões poderia potenciar ainda mais o talento do internacional brasileiro. No entanto, frisou também que Hulk já está a fazê-lo ao serviço dos azuis e brancos.

Sporting -
O clube leonino foi galarduado pelo COI com o Troféu Olímpico, prémio que distingue o contributo para o fomento e desenvolvimento desportivo em modalidades olímpicas. O Sporting é o clube português com o maior número de atletas em Jogos Olímpicos (109 em 17 presenças).

Laurentino Dias
- O secretário de estado do Desporto recebeu hoje uma comitiva de árbitros e afirmou que não acredita na paragem dos campeonatos: "A minha convicção é a de que os campeonatos não vão parar."

Liga Orangina - O Leixões derrotou hoje o Penafiel na abertura da 6ª jornada da Liga Orangina (2-1). Os penafidelenses somaram o 3ª jogo seguido sem ganhar, enquanto que os leixonenses subiram ao 2º lugar, depois de 5 jogos sem perder.

Taça da Liga - Ficou hoje concluída a 1ª mão da 1ª eliminatória da bwin Cup, com a vitória do Desp. Aves sobre o Portimonense por 3-2 (hat-trick de Tozé Marreco). Como curiosidade, dos oito emblemas da Liga ZON-Sagres em prova, nenhum conseguiu bater os adversários da Liga Orangina.

Messi - O astro argentino referiu que não quer deixar Barcelona, mas "nunca se sabe". Em entrevista ao France Football, Messi afirmou que "No futebol não se pode estar certo de nada, nunca se sabe o que pode acontecer".

Ténis - Caroline Wozniacki vai terminar o ano de 2010 na liderança do ranking WTA, depois de ter batido Francesca Schiavone por 2 sets a 1 (3-6, 6-1 e 6-1). A dinamarquesa e a australiana Samantha Stosur já asseguraram um lugar nas Meias Finais do Masters de Doha.

Capas dos jornais - Quais vão ser os principais destaques da edição de amanhã dos 3 diários desportivos? Os nossos leitores têm a palavra!

São já cinco rondas no passatempo "Jogador Mistério". Parabéns a todos os participantes!
Classificação semanal
1º António Santos - 5 pontos
2º Tomás Cunha - 4 pontos
3º João Gamelas - 3 pontos
4º Sir Pereira - 2 pontos
5º Miguel Gonçalves - 1 ponto

Classificação total
1º António Santos - 11 pontos
1º Tomás Cunha - 11 pontos
3º Ramiro Oliveira - 7 pontos
4º Miguel Gonçalves - 6 pontos
5º João Pedro Filipe - 5 pontos
5º Pereira - 5 pontos
5º Sir Pereira - 5 pontos
8º Nuno Mota - 4 pontos
8º smagghe - 4 pontos
10º ricardo faria - 3 pontos
10º João Gamelas – 3 pontos
10º TheEmeraldCat - 3 pontos
13º Fábio Silva 08 - 2 pontos
13º Pedro Boto - 2 pontos
13º Tiago Mouta Lopes - 2 pontos
16º carlos antunes - 1 ponto
16º Tiago Braga - 1 ponto

António Santos e Tomás Cunha passaram para a liderança, depois de terem sido os concorrentes mais rápidos a acertar no jogador mistério.

O jogador mistério era Ricky van Wolfswinkel

Nascido em 1989, Ricky van Wolfswinkel fez toda a sua formação no Vitesse de Arnhem, onde se sagrou melhor marcador da Holanda, no último ano de junior. Em Abril de 2008, estreou-se na equipa principal do Vitesse. Na temporada seguinte, com 19 anos, foi titular no clube de Arnhem, marcando 8 golos na Eredivisie. As suas exibições chamaram o interesse de clubes de nível superior e no Verão de 2009 assinou pelo FC Utrecht, tendo contribuído com 11 golos para o 7º lugar na Eredivisie. No início da temporada 2010-11, o jovem jogador tem revelado toda a sua qualidade, com 10 golos em 11 jogos na Holanda e 7 golos em 9 jogos na Liga Europa. Em Agosto de 2010, van Wolfswinkel estreou-se pela selecção principal da Holanda.


Vamos prosseguir à sexta ronda do passatempo:

Algumas pistas:
- De acordo com o site oficial do seu clube, nasceu em Dezembro de 1988 e mede 182cm.
- Internacional A pelo seu País;
- ?

Os cinco primeiros a enviar um e-mail para visaododesporto@gmail.com com nome (primeiro e último), idade, clube e nacionalidade do jogador em questão ganham de cinco a um ponto, consoante a ordem que enviaram, ou seja o mais rápido recebe 5 pontos e o 5º mais rápido recebe 1 ponto. Se possível indique um username quando enviar o palpite. Cada leitor terá direito a 3 tentativas. O grande vencedor é aquele que obtiver mais pontos até ao fim da temporada 2010/2011.

De três em três dias (não há dia nem hora definida) é colocada a fotografia de um jogador, como o resultado da ronda anterior. De modo a facilitarmos a "vida" dos leitores com algumas horas de intervalo caso ninguém tenha conseguido acertar no jogador, iremos neste post desbloquear algumas pistas sobre o alvo em questão. Como tal, é fundamental que todos os participantes tenham sempre uma atenção especial à actualização que este post poderá ter no passar dos dias.

Boa sorte!

A quase totalidade dos 25 árbitros da primeira categoria (os que dirigem os jogos da Liga e Liga Orangina) já indicaram à Liga de Clubes a sua indisponibilidade para apitar os encontros da ronda 10, que se realizam a 6 e 7 de novembro. O próprio Vitor Pereira, o presidente da Comissão de Arbitragem da Liga já confirmou que não tem árbitros suficientes para os 16 jogos (8 da Liga Zon-Sagres e 8 da Liga Orangina) que se vão realizar nessa jornada.

Na base da revolta está a obrigação de todos os árbitros, incluindo os que apitam partidas dos campeonatos distritais, terem que começar a pagar, a partir de 2011 e por causa do novo Código Contributivo da Segurança Social, 183 euros para esta entidade (caso não descontem já por outra actividade), ao mesmo tempo que farão retenção na fonte de 20 por cento do que ganham na arbitragem - a maior parte recebe menos de 200 euros.

Perante esta situação o clássico entre Porto e Benfica está claramente em risco, e vários cenários são apontados para solucionar o problema: ou adiar o jogo; ou nomear um árbitro estrangeiro, neste caso espanhol; ou proceder aos regulamentos da Liga, ou seja, primeiro procura-se através da instalação sonora do estádio um árbitro entre a assistência. Depois tenta-se saber se há algum voluntário. Em último caso serão chamados os dois capitães de equipa e mediante sorteio será escolhido aquele que irá arbitrar o jogo.

Qual a melhor solução?


27 de outubro de 2010

Hulk - O internacional brasileiro recebeu o Dragão de Ouro, troféu para o atleta do ano dos azuis e brancos. Hulk mostrou-se orgulhoso e deixou um agradecimento especial a Jesualdo Ferreira: "Estou agradecido por tudo. Agradeço sobretudo a Jesualdo Ferreira, que me ajudou bastante quando cheguei e me ajudou a ser melhor jogador."

FC Porto - De acordo com o Football Press, Benfica, Bayern Munique e Tottenham estão interessados no concurso dos serviços de Falcao. Estarão os dragões dispostos a prescindir do avançado colombiano? O interesse do Benfica será real, ou apenas um lapso do Football Press?

Carling Cup - Já se conhecem os 8 apurados para os quartos-de-final da Taça da Liga: Birmingham, Arsenal, Manchester United, WBA, Wigan, Aston Villa, West Ham e Ipswich Town (II escalão inglês).

Copa do Rei - Atl. Madrid (5-0 em Las Palmas), Sevilha (4-0 em Irun, frente ao Real Union) e Valência (3-0 em Logroñes) praticamente asseguraram a presença nos oitavos-de-final da prova. Aguero, Negredo e Aduriz estiveram em destaque.

DFB Pokal - Na Taça da Alemanha, destaque para a eliminação B. Dortmund frente ao Kickers Offenbach (III escalão), após g. p. e do Mainz, aos pés do Alemannia Aachen, da II Divisão (2-1). O Friburgo também foi eliminado por uma equipa do II escalão (2-1 em Cottbus), enquanto que Leverkusen (derrotado em Moechengladbach após g.p.), Werder Bremen (1-2 em Munique) e Hamburgo (2-5 em Frankfurt), caíram perante adversários da Bundesliga.

França - Monaco, Montpellier, Auxerre, Ol. Marselha, Valenciennes, St-Étienne, Lille e PSG apuraram-se para os quartos-de-final da Taça da Liga.

Spartak-Zenit - A equipa moscovita levou a melhor sobre o líder do campeonato, impondo a 1ª derrota à equipa de Luciano Spalleti. Bruno Alves cometeu a grande penalidade que permitiu a Kombarov marcar o 1-0 aos 88 minutos. O CSKA empatou frente ao Dinamo e não aproveitou o deslize do rival de S. Petersburgo.

Andebol - Portugal perdeu na deslocação à Eslovénia por 34-31, no primeiro jogo do grupo 3 de apuramento para o Euro 2012. Polónia e Ucrânia jogam amanhã, numa fase de apuramento onde apenas os dois primeiros classificados terão presença na Sérvia em 2012.

Capas dos jornais - Quais vão ser os principais destaques da edição de amanhã dos 3 diários desportivos? Os nossos leitores têm a palavra!

Ontem, dia 26 de Outubro de 2010, o blog Visão de Mercado comemorou 1 ano de postagens diárias, com uma permanente actualização de notícias e de outros conteúdos. Um ano depois, o projecto está para continuar, com toda a actualidade desportiva, diversas rúbricas e a imparcialidade de sempre.




O que é o Visão de Mercado:

Apesar de por vezes sermos criticados, tentamos ser o mais imparcial possível. Às vezes também nos enganamos nas análises que fazemos e exageramos nas críticas, mas a verdade é que essa é a essência do nosso blog! Queremos sempre acrescentar algo mais... Não nos podemos apenas limitar a informar, pois isso já fazem os jornais. Nós tentamos acima de tudo dar a nossa opinião e visão das coisas, através de uma análise construtiva. Temos tido a capacidade de nos anteciparmos várias vezes aos principais jornais desportivos no destaque de várias transferências e assuntos pertinentes da actualidade desportiva, o que tem levado a um plágio e até um certo aproveitamento do nosso blog por parte de outros blogs, sites e inclusivamente jornais.

A nossa meta:

Somos ambiciosos e, sem nenhuma ponta de vaidades, temos a noção que fazemos um bom trabalho. Somos imparciais, coerentes, abordamos e temos um conhecimento vasto de várias modalidades, do mercado de transferências (como ninguém) e, como tal, temos como objectivo chegar a uma média de 20 mil visitas por dias, não só no período de transferências (onde tivemos uma média de 13 mil visitas por dia), mas como no resto do ano. Também queremos que os nossos visitantes comentem os nossos posts, com um mínimo de 30 comentários por post, quer este aborde uma contratação de um dos grandes ou uma modalidade como o surf, pois se não existir um feedbak por parte do leitor o nosso trabalho deixa de fazer sentido.

Queríamos mais uma vez incentivar os nossos leitores a realizarem comentários, em especial, com um nome (mesmo que seja falso), para se tornar mais fácil o feedback entre os leitores e os administradores. Pois estamos seriamente a considerar a possibilidade de apenas aceitar comentários que estejam identificados, aliás o ideal seria que os leitores colocassem o seu nome, idade e distrito.

A nossa linha editorial:

Fazemos uma actualização das notícias como ninguém, dando sempre aos leitores pelos menos umas 20 por dia, a que juntamos uma média de 4/5 crónicas diárias da nossa autoria. Temos várias rubricas, como as equipas da semana, breves, últimas do dia, resultados do fim-de-semana, entre outras, algo que nunca se viu na blogosfera e que agora já começa a ser copiado por muitos. Continuamos com os dois passatempos (que nos roubam muito tempo), o da Liga ZON-Sagres e o da Liga dos Campeões, completamente elaborados e tratados por nós, a que juntamos os fantasys, que apesar de serem tratados pela UEFA e pela Premier League, acabam por dinamizar e promover uma competitividade interessante entre os nossos leitores.

Quem torna tudo isto possível:

O Pedro_M e o Sérgio_Alj são os principais administradores e os responsáveis por toda a linha editorial do blog, no entanto, queríamos deixar uma palavra de apreço para os nossos colaboradores, Filipa Nascimento, André Mesquita, A. Borges, Rui Alves e João Almeida, que têm contribuído regularmente para o Visão de Mercado e que sem a ajuda deles, seria muito mais difícil manter este projecto no top.

Questões dos leitores:

Apesar de por norma não termos o hábito de responder directamente às questões dos leitores nos comentários, acreditem que registamos todas as questões que nos são colocadas e que através dos posts que elaboramos acabamos por dar sempre a nossa resposta. No que diz respeito à criação de um site. Analisamos os prós e contras e não nos parece que fossemos tirar proveitos práticos do mesmo como tal, não faz parte dos nossos planos num futuro próximo.

O que pretendemos em troca:

Basicamente o maior feedback possível por parte dos leitores, através de visitas, comentários construtivos em todos os posts, alterar o número de clicks na pub (temos tido uma média de 4 por dia), divulgação do nosso projecto e uma convivência saudável entre todos aqueles que comentam, mesmo tendo perspectivas diferentes em relação aos vários assuntos, que o façam de maneira estruturada e civilizada de modo a que exista um enriquecimento ao nível da troca de ideias.

GR – Steve Mandanda (MAR) – Na difícil deslocação a Lille, valeu ao Marselha a inspiração de Remy na frente e do internacional francês, Mandanda, na baliza. O guarda-redes evitou por diversas vezes o 2-0 para o Lille, permitindo a reviravolta da sua equipa (1-3).

DEF – Sagna (ARS) – Boa exibição do lateral francês, com grande qualidade na defesa e no apoio ao ataque.
DEF – André Dias (LAZ) – O antigo defesa central do São Paulo tem sido um pilar na defensiva da Lazio e a exibição deste fim-de-semana mereceu a entrada na equipa da semana.
DEF – Nacho Monreal (OSA) – O jovem lateral espanhol realizou uma excelente exibição na vitória do Osasuna sobre o Málaga por 3-0. O lado esquerdo da defensiva da selecção de Espanha poderá ser totalmente dele num futuro próximo.

ME – Nasri (ARS) – Um golo e uma assistência na vitória por 3-0 do Arsenal no terreno do City. Mais uma exibição de grande classe do médio francês.
MC – Marco Rossi (GEN) – Marcou o golo solitário do Genova, frente ao Catania e fez uma exibição esforçada no meio campo. É um dos jogadores mais desvalorizados pela crítica, no entanto, tem provado em campo toda a sua valia e qualidade.
MC – Ozil (REAL) – Marcou um golo e fabricou muitas jogadas de ataque para os merengues. Revela-se como o principal maestro da ofensiva do Real Madrid
MD – Di Maria (REAL) – O extremo argentino está a subir de produção e, juntamente com Ozil, formam uma dupla plena de técnica, com capacidade para desequilibrar e oferecer golos. Fez duas assistências e sofreu uma grande penalidade. 

AV – Cristiano Ronaldo (REAL) – Marcou um poker e foi uma constante ameaça para a pobre defesa do Racing Santander.
AV – Lionel Messi (BAR) – Mais dois golos para a conta pessoal do argentino, quatro dias depois de ter marcado também por duas vezes para a Liga dos Campeões. Mais uma vez decisivo na vitória do Barcelona.
AV – Jonathan Reis (PSV) – Marcou por 3 vezes na histórica vitória do PSV frente ao rival Feyenoord e representa toda a equipa, que nunca desistiu de procurar o golo.

Equipa da Semana – PSV Eindhoven
Melhor Jogador – Cristiano Ronaldo
Golo - Nenê (ver aqui - aos 40 segundos)
Momento – Miguel Garcia cai inanimado no relvado do Helmántico e sobrevive graças à assistência dos médicos do Salamanca e do Bétis (ver aqui)

Façam as vossas escolhas!

26 de outubro de 2010

Helton - Está ser seguido de forma atenta pelo Fluminense, de acordo com a imprensa brasileira desta terça-feira, que avança que o guarda-redes do FC Porto está no topo das prioridades do emblema "tricolor". Estará o Porto receptivo a libertar o seu capitão?

Sporting - Boletim clínico dos "leões" divulgado esta terça-feira é arrasador para o plantel às ordens de Paulo Sérgio. Matías Fernandez fez uma entorse no joelho esquerdo e vai parar, pelo menos, um mês, ao passo que Liedson vai ficar três semanas de “baixa” a recuperar de lesão na coxa esquerda. Teremos Vukcevic como avançado a fazer dupla com Postiga? Claramente a posição onde rende mais e poderá ser mais útil aos leões.

Ténis - As principais favoritas entraram a vencer na prova agora denominada Campeonatos do WTA Tour. Vera Zvonareva bateu Jelena Jankovic, depois foi Caroline Wozniacki a vencer Elena Dementieva, e a fechar o dia, a australiana Samantha Stosur derrotou a italiana Francesca Schiavone.

Paulo Sérgio -  O treinador do Sporting, reiterou hoje as críticas à calendarização da Liga e fez questão de salientar que nunca pretendeu acusar o FC Porto de estar a ser beneficiado, através de comunicado publicado no site oficial dos leões. Paulo Sérgio voltou a mostrar-ser insatisfeito por a turma de Alvalade ter menos tempo para recuperar dos encontros para as competições europeias do que Benfica, FC Porto e SC Braga. O técnico defendeu, também, que o interesse dos clubes deve estar em primeiro lugar e não o das transmissões televisivas, até porque, segundo Paulo Sérgio, é a dimensão dos clubes e as boas campanhas a nível interno e além fronteiras que providenciam ainda mais retorno financeiro para as televisões.

Taça do Rei -  O Real Madrid não foi além de empate a zero no terreno do Múrcia, equipa que milita na 2.ª Divisão B (o equivalente ao terceiro escalão do futebol espanhol). Mourinho poupou alguns habituais titulares, mas Cristiano Ronaldo entrou de início, sendo substituído aos 69 minutos por Di María. Por sua vez, mesmo apresentando-se sem vários dos habituais titulares, incluindo Messi, o Barcelona foi a Ceuta vencer por 2-0, colocando um pé nos oitavos-de-final da Taça do Rei.

Bebé - Na estreia como titular na frente de ataque do MU, ao lado do italiano Federico Macheda, Bebé abriu caminho à vitória da sua equipa, ao marcar aos 51'. O Man. United venceu o Wolverhampton (3-2) e apurou-se, esta terça-feira, para a 5ª Ronda da Taça da Liga Inglesa.

Sociedade -  A recandidatura de Cavaco Silva à Presidência da República foi oficializada, esta terça-feira, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. «A minha campanha será sóbria e contida nas despesas», assegurou. «A dignidade de Portugal está primeiro.»

Capas dos jornais - Quais vão ser os principais destaques da edição de amanhã dos 3 diários desportivos? Os nossos leitores têm a palavra!  

São já quatro rondas no passatempo "Jogador Mistério". Parabéns a todos os participantes!

Classificação semanal
1º Pereira - 5 pontos
2º Miguel Gonçalves - 4 pontos
3º Sir Pereira - 3 pontos
4º Tomás Cunha - 2 pontos
5º António Santos - 1 ponto

Classificação total
1º Ramiro Oliveira - 7 pontos
1º Tomás Cunha - 7 pontos
3º António Santos - 6 pontos
4º João Pedro Filipe - 5 pontos
4º Miguel Gonçalves - 5 pontos
4º Pereira - 5 pontos
7º Nuno Mota - 4 pontos
7º smagghe - 4 pontos
9º ricardo faria - 3 pontos
9º Sir Pereira - 3 pontos
9º TheEmeraldCat - 3 pontos
12º Fábio Silva 08 - 2 pontos
12º Pedro Boto - 2 pontos
12º Tiago Mouta Lopes - 2 pontos
15º carlos antunes - 1 ponto
15º Tiago Braga - 1 ponto

A liderança passou esta semana a ser ocupada por dois leitores: Ramiro Oliveira e Tomás Cunha.

O jogador mistério era Josip Iličić.

Nascido em 1988, Iličić começou a sua carreira como futebolista no Bonifika Izola da Eslovénia (seu país) em 2005. Nos anos seguintes, actuou pelo NK Interblock e foi contratado em Janeiro do corrente ano  pelo Maribor (Zahovic foi o responsável) por 120 mil euros. Passado apenas meio ano acabou por 'dar o salto', depois de dar nas vistas na actual edição Liga Europa, frente ao Palermo. Os italianos ficaram impressionados pelo seu valor, pelo que não hesitaram em adquiri-lo por 2,3 milhões de euros. Desde então, em cinco partidas na série A conta já com quatro golos, e apesar de ser médio é o 5º melhor marcador. Titular na selecção da Eslovénia, o jovem médio ofensivo fez parte do top 10 das grandes surpresas do Calcio nesta época e já figurou mesmo numa equipa da semana do Visão de Mercado. É canhoto e tem uma elevada estatura (1,90 m) que aliando à sua incrível visão de jogo e ao fantástico trabalho colectivo tornam-no num jogador versátil. Apesar das poucas partidas em Itália, exerce já uma certa influência na sua equipa, fazendo uma dupla 'explosiva' com Javier Pastore. Clique aqui para ver Josip Iličić em acção. A sua compra por 120 mil euros em Janeiro pelo Maribor e o impacto que está a ter na Serie A provam que com  um bom trabalho de Scouting é possível formar uma boa equipa com jogadores de baixo custo.

Vamos prosseguir à quinta ronda do passatempo:

Algumas pistas:
-?


Os cinco primeiros a enviar um e-mail para visaododesporto@gmail.com com nome (primeiro e último), idade, clube e nacionalidade do jogador em questão ganham de cinco a um ponto, consoante a ordem que enviaram, ou seja o mais rápido recebe 5 pontos e o 5º mais rápido recebe 1 ponto. Se possível indique um username quando enviar o palpite. Cada leitor terá direito a 3 tentativas. O grande vencedor é aquele que obtiver mais pontos até ao fim da temporada 2010/2011.

De três em três dias (não há dia nem hora definida) é colocada a fotografia de um jogador, como o resultado da ronda anterior. De modo a facilitarmos a "vida" dos leitores com algumas horas de intervalo caso ninguém tenha conseguido acertar no jogador, iremos neste post desbloquear algumas pistas sobre o alvo em questão. Como tal, é fundamental que todos os participantes tenham sempre uma atenção especial à actualização que este post poderá ter no passar dos dias.

Boa sorte!

GR – Ventura (PTM) – O internacional esperança fez uma excelente exibição frente ao Benfica, negando o golo por diversas vezes, através de grandes intervenções.

DD – Abel (SCP) – O lateral leonino marcou o golo decisivo na recepção ao Rio Ave, para além de ter feito novamente uma boa dupla com João Pereira no lado direito.
DC – Berger (ACA) – Boa exibição do austríaco, com um golo pleno de oportunidade.
DC – Roberge (MAR) – Certinho na defesa, o francês acabou por ser decisivo na frente, ao marcar o golo da 1ª vitória do Marítimo.
DE – Álvaro Pereira (FCP) – Uma exibição ao seu nível, ou seja, bastante ofensivo e com mais uma assistência para golo.

MC – Javi Garcia (SLB) – Marcou o golo decisivo dos encarnados no Algarve, sendo importante na manobra defensiva da equipa, pois os algarvios raramente criaram perigo.
MC – Luís Aguiar (BRA) – Peça importante no triunfo do Sp. Braga, com uma segunda parte de excelente qualidade.
MC – Bruno Gallo (VSET) – Espalhou classe na partida frente ao Vit. Guimarães, com uma assistência primorosa para Anderson do Ó e mais alguns pormenores de bom nível.

AV – Hulk (FCP) – Dois golos, uma assistência e classe a mais para a oposição leiriense. Está a marcar este início de campeonato, sendo, até ao momento, a principal figura da Liga.
AV – Falcao (FCP) – Não ficou atrás de Hulk, marcando também por duas vezes e contribuindo decisivamente para outro golo. O colombiano está a regressar ao nível na temporada passada.
AV – Lima (BRA) – O brasileiro finalmente mostrou-se na Liga ZON-Sagres, tendo realizado a melhor exibição pelos minhotos nas competições nacionais. Primou pela eficácia, tendo marcado por duas vezes ao Olhanense.

Melhor Jogador – Hulk (FC Porto)
Melhor Equipa – FC Porto
Melhor Golo – Anderson do Ó (ver aqui - aos 30 segundos)
Momento da Semana – 1ª vitória do “europeu” Marítimo

Façam as vossas escolhas!

A FIFA e a revista «France Football» deram esta terça-feira a conhecer a primeira lista de 23 candidatos à Bola de Ouro 2010, prémio que elege o melhor futebolista do ano. Cristiano Ronaldo é o único português nomeado. Pela primeira vez - é também a primeira iniciativa conjunta, dado que os prémios existiam anteriormente em separado e tinham regras ligeiramente diferentes -, será eleito o melhor treinador, com José Mourinho a figurar entre os nomeados, sendo mesmo o principal favorito.

Lista dos 23 candidatos a FIFA Bola de Ouro 2010:
Xabi Alonso (Espanha/Real Madrid)
Daniel Alves (Brasil/Barcelona)
Iker Casillas (Espanha/Real Madrid)
Cristiano Ronaldo (Portugal/Real Madrid)
Didier Drogba (Costa do Marfim/Chelsea)
Samuel Eto'o (Camerões/Inter de Milão)
Cesc Fabregas (Espanha/Arsenal)
Diego Forlán (Uruguai/Atlético de Madrid)
Asamoah Gyan (Gana/Sunderland)
Andrés Iniesta (Espanha/Barcelona)
Júlio César (Brasil/Inter de Milão)
Miroslav Klose (Alemanha/Bayern de Munique)
Philipp Lahm (Alemanha/Bayern de Munique)
Maicon (Brasil/Inter de Milão)
Lionel Messi (Argentina/Barcelona)
Thomas Müller (Alemanha/Bayern de Munique)
Mesut Özil (Alemanha/Real Madrid)
Carles Puyol (Espanha/Barcelona)
Arjen Robben (Holanda/Bayern de Munique)
Bastian Schweinsteiger (Alemanha/Bayern de Munique)
Wesley Sneijder (Holanda/Inter de Milão)
David Villa (Espanha/Barcelona)
Xavi (Espanha/Barcelona)

Lista dos 10 treinadores: Carlo Ancelotti (Chelsea/ITA), Vicente del Bosque (Espanha/ESP), Alex Ferguson (Manchester United/ESC), Pep Guardiola (Barcelona/ESP), Joachim Löw (Alemanha/ALE), José Mourinho (Inter Milão/Real Madrid/POR), Oscar Tabarez (Uruguai/URU), Louis van Gaal (Bayern/HOL), Bert van Marwijk (Holanda/HOL), Arsène Wenger (Arsenal/FRA).

Visão de Mercado - O uruguaio Diego Forlán, considerado o melhor jogador do Mundial da África do Sul, o holandês Wesley Sneijder, os espanhóis Xavi e Iniesta, e as principais figuras do futebol mundial Lionel Messi e Cristiano Ronaldo são claramente os principais candidatos. No que diz respeito aos treinadores, o espanhol Vicente del Bosque, campeão do Mundo pela Espanha, será, porventura, o principal adversário de Mourinho. Destaque, para ausência de Diego Milito e Lúcio, que na minha óptica fizeram uma época bem mais conseguida que Klose e Gyan, que à excepção do Mundial pouco produziram e inclusive o alemão foi quase sempre suplente no Bayern.

Visão de Mercado. Top10 jogadores:
Xavi - Campeão do Mundo; Campeão espanhol, e a sua classe já merecia esta distinção.
Sneijder - Ganhou tudo pelo Inter; o melhor jogador da última Liga dos Campeões e vice-campeão Mundial;
3º - Iniesta - Decisivo no Mundial, apesar de a época interna ao serviço do Barça ter sido menos conseguida que o habitual, muito por fruto de várias lesões.
4º - Messi - Melhor marcador da Europa, provavelmente o melhor jogador da actualidade, mas a eleição deverá ter igualmente como critério o Mundial e a Liga dos Campeões, e nesse capítulo o astro argentino não conseguiu ter sucesso colectivo.
5º - Maicon - Ganhou tudo pelo Inter, foi o melhor jogador do Brasil no Mundial e nos últimos 2 anos tem estado a um nível estratosférico.
6º - Forlan - Melhor jogador do Mundial, venceu a Liga Europa e fez uma época em cheio.
7º - Robben - Finalista do Mundial e da Liga dos Campeões, onde teve um papel determinante. Não fosse as suas constantes lesões poderia ambicionar um top 3 Mundial.
8º - Casillas - Capitaneou a sua selecção até à conquista do Mundial, com excelentes exibições.
9º - Schweinsteiger- Um grande Mundial, uma presença na final da Liga dos Campeões, e um grande ano do alemão.
10º - Ronaldo - Uma época colectiva menos conseguida que o habitual. Não ganhou qualquer título, e apesar dos vários golos que marcou, isso acaba por ser decisivo.

Top 3 treinadores:
1º - José Mourinho - Venceu tudo pelo Inter;
2º - Del Bosque - Campeão Mundial,
3º - Ancelotti - Uma época em cheio no seu ano de estreia no Chelsea.

PS - Com estes tops, não estamos a julgar a qualidade dos jogadores, pois nesse caso Messi e Ronaldo teriam de ficar nos 3 primeiros lugares, mas sim a sua prestação no ano de 2010. 

PS (2) - Por norma nestas nomeações o peso do nome dos jogadores acaba por ser um factor decisivo, e com alguma naturalidade Messi ficará no Top3 e Ronaldo no Top5. 

Quem conseguirá “destronar” Lionel Messi? Qual o vosso top 10 ao nível dos jogadores e o top 3 ao nível dos treinadores?

Começa esta terça-feira uma das competições mais importantes do desporto mundial, a National Basketball Association, como quem diz, a NBA! Depois de um Verão quente, com grandes movimentações e trades, as 30 equipas já estão prontas para o começo da Liga. Este ano, os holofotes irão estar centrados na Florida, onde os Miami Heat construíram um plantel bastante forte, com a junção de LeBron James e Chris Bosh a Dwyane Wade. Também na Florida, os Magic terão uma palavra a dizer no Este. Os campeões Lakers perderam protagonismo para Miami, no entanto, na nossa opinião, são novamente os principais candidatos ao triunfo final, contando com as aquisições de Steve Blake e Matt Barnes, para reforçar o banco de suplentes. 

Aqui ficam as principais movimentações de jogadores:
LeBron James - Miami Heat
Chris Bosh - Miami Heat
Amare Stoudemire - NY Knicks
Carlos Boozer - Chicago Bulls
David Lee - Golden State Warriors
Corey Maguette - Milwaukee Bucks
Tracy McGrady - Detroit Pistons
Shaquille O´Neal - Boston Celtics
Jermaine O´Neal - Boston Celtics
Al Harrington - Denver Nuggets
Raymond Felton - NY Knicks
Trevor Ariza - NO Hornets
Hedo Turkoglu - Phoenix Suns
Al Jefferson - Utah Jazz
Michael Beasley - Minnesota Timberwolves

Principais candidatos:

LA Lakers – Os bi-campeões mantiveram o 5 base e reforçaram o banco com Steve Blake e Matt Barnes, jogadores que vão acrescentar mais experiência aos Lakers.

Miami Heat – Os Heat conseguiram juntar um Big Three em Miami e com isso aumentar as probabilidades de ser campeão, no entanto, os nomes podem não chegar para levar o anel, faltando outras opções no banco e um jogo interior mais forte.

Orlando Magic – Os Magic deixaram escapar Matt Barnes para os Lakers e com isso perderam um lutador e um bom defensor, no entanto, Nelson, Carter, Lewis e Howard são nomes a ter em conta pois as rotinas entre eles estão muito bem assimiladas.

Boston Celtics – Os Celtics apresentam um plantel com uma média de idades elevada, no entanto, contam com mais soluções do que na temporada passada. Delonte West, Jermaine O´Neal e Shaquille O´Neal vieram reforçar uma equipa que faz da experiência o seu ponto forte.

Denver Nuggets – Se tudo correr com normalidade, os Nuggets irão bater-se com os Lakers pelo título da Conferência Oeste. A equipa do Colorado mantém o mesmo 5, mas reforçou-se com Al Harrington, um jogador que irá acrescentar maior qualidade ao jogo de Denver. No entanto, a indecisão quanto ao futuro de Carmelo Anthony poderá afectar o desempenho dos Nuggets.

Dallas Mavericks – Com Nowitzki em campo, os Mavs são sempre candidatos a chegar ao topo. O jogo interior foi reforçado, com a entrada de Tyson Chandler, mas a mais valia da equipa continua a ser a conexão Kidd-Butler-Nowitzki e a irreverência de Jason Terry.

Utah Jazz – Os Jazz perderam um dos seus principais jogadores, Carlos Boozer, no entanto, foram a Minnesota resgatar o também poderoso Al Jefferson. Raja Bell foi outros dos reforços para o 5 inicial, acrescentando maior capacidade de tiro à equipa de Jerry Sloan. A equipa de Salt Lake City há muito que procura chegar à final da Conferência e este ano parece reunir todas as condições para tal.

Chicago Bulls – A equipa de Chicago contratou Carlos Boozer, reforçando assim o seu jogo interior. Os Bulls poderão chegar mais longe que a temporada passada, pois Rose, Deng, Boozer e Noah são nomes que já impõem respeito na NBA.

Oklahoma City Thunder – Os jovens de Oklahoma estão um ano mais velhos e com mais experiência, um factor que poderá ser importante para a temporada 2010-11. Depois de alcançados os playoffs na temporada passada, Durant, Green, Westbrook e Harden querem-se assumir como uma equipa a ter em conta para os lugares cimeiros da NBA.

Previsões Visão de Mercado (temporada regular):
Este:
1º – Orlando Magic
2º– Boston Celtics
3º – Miami Heat
4º – Atlanta Hawks
5º – Milwaukee Bucks
6º – Chicago Bulls
7º – NY Knicks
8º – Charlotte Bobcats

Oeste:
1º – LA Lakers
2º – Denver Nuggets
3º – Utah Jazz
4º – Dallas Mavericks
5º – Oklahoma City Thunder
6º – San Antonio Spurs
7º – Portland Trail Blazers
8º – Phoenix Suns

Jogadores:
MVP:
1 - Kevin Durant (OKC)
2 - LeBron James (MIA)
3 - Dwight Howard (ORL)

Rookie:
1 - Blake Griffin (LAC)
2 - John Wall (WAS)
3 - DeMarcus Cousins (SAC)

Defensor:
1 - Dwight Howard (ORL)
2 - Gerald Wallace (CHA)
3 - Joakim Noah (CHI)

6º Jogador:
1 - Jamal Crawford (ATL)
2 - Jason Terry (DAL)
3 - Lamar Odom (LAL)

"Most Improved Player":
1 - Darren Collison (IND)
2 - Kevin Love (MIN)
3 - Andrea Bargnani (TOR)

Melhor Marcador:
1 - Kevin Durant (OKC)
2 - LeBron James (MIA)
3 - Monta Ellis (GSW)

Quais as vossas previsões para a temporada regular? Que equipas poderão chegar ao topo das suas conferências? Quais vão ser as desilusões da temporada? Que jogadores poderão surpreender?

James Rodriguez - O Conselho de Administração da SAD azul e branca fez saber, esta segunda-feira, não ter «alcançado um acordo definitivo» para a alienação de 35 por cento dos direitos económicos do colombiano. Nessa medida, a SAD informou a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que «não foi ainda formalizado o contrato com a Gol Football Luxembourg». Recorde-se que a SAD anunciou, no passado dia 15 de Outubro, o encaixe de 8,8 milhões de euros com as cedências parciais dos passes de João Moutinho (37,5 por cento, por 4,125 milhões de euros), James Rodriguez (35 por cento, por 2,55 milhões) e Walter (25 por cento, por 2,125 milhões).

Coentrão - O Liverpool poderá avançar para a contratação do esquerdino ao Benfica já na reabertura do mercado de transferências, em Janeiro, de acordo com a imprensa britânica desta segunda-feira.

La Liga -  O presidente do Sevilha, José Maria del Nildo, está revoltado com o sistema de distribuição das receitas televisivas no campeonato espanhol. E acusa o Barcelona e Real Madrid de monopolizar a distribuição de verbas afectas aos direitos televisivos, sugerindo, à falta de melhor solução, que os dois grandes do futebol espanhol passem a disputar as Ligas portuguesa ou francesa.  

Hulk - Segundo o site Footballpress, Inter e Man Utd estão a seguir o avançado do Porto e poderão mesmo tentar a sua contratação já em Janeiro.

Benfica - Vai defrontar a selecção nacional de Angola a 10 de Novembro, em Luanda, num encontro que se insere nas cerimónias de comemoração dos 35 anos da independência daquele país de língua portuguesa. A partida com a selecção de Angola ocorrerá apenas três dias volvidos sobre o "clássico" com o FC Porto, agendado para a 10ª Jornada da Liga Zon Sagres, a 7 de Novembro.

Série A - O AC Milan venceu o Nápoles (1-2), esta segunda-feira, no encontro que encerrou a 8ª Jornada. Os milaneses, que ultrapassaram o rival Inter no 2º lugar da Liga transalpina, marcaram por intermédio de Robinho (22') e Zlatan Ibrahimovic (71'), enquanto que Lavezzi apontou o único golo da formação napolitana, aos 78'. 

Capas dos jornais - Quais vão ser os principais destaques da edição de amanhã dos 3 diários desportivos? Os nossos leitores têm a palavra!  

25 de outubro de 2010

FC Porto 5-1 U. Leiria (Hulk 14´e 19´; Varela 37´ e Falcao 51´e 76´; Carlão 73´g.p.)

O FC Porto aplicou a maior goleada deste início de temporada, com um futebol de grande nível, perante um conjunto leiriense pouco atrevido e bastante frágil na defensiva.

Os dragões resolveram a partida logo no primeiro tempo, através de rápidas jogadas de ataque. Aos 14 minutos, Ruben Micael isola Hulk, com uma grande abertura e o brasileiro fez um chapéu a Gottardi. Cinco minutos depois, num contra-ataque, o internacional brasileiro fez o 2-0, desta vez servido por Falcao. Antes do intervalo, Varela, servido por Moutinho, evita Bruno Miguel e marca o 3º golo dos dragões. Muitas culpas para a defensiva leiriense.
Na segunda parte, a toada do jogo não mudou e Falcao marcou logo a abrir, com um excelente cabeceamento. Os leirienses estiveram mais atrevidos para atacar, no entanto, só por uma vez conseguiram importunar Helton e logo com um golo. Carlão marcou através de uma grande penalidade. Até final mais FC Porto, com mais oportunidades desperdiçadas e um golo de Falcao.

Destaques:

Hulk – O internacional brasileiro marcou o seu 8º golo na liga, em apenas 7 partidas (não defrontou o Beira-Mar) e foi o jogador que mais desequilibrou no ataque azul e branco. Marcou dois golos e fez mais uma assistência, num início de temporada que abre o apetite para o que aí vem. Excelente nível exibicional.

Falcao – Marcou mais dois golos para a sua conta pessoal, fez uma assistência e ainda atirou uma bola à trave, num exibição de grande nível.

Varela – Marcou um golo numa grande jogada individual, onde fez duas simulações perante Bruno Miguel e mostrou o nível que tem habituado os adeptos dos dragões.

Ruben Micael/João Moutinho/Fernando – Cada um com a sua missão no terreno, a verdade é que o tridente do meio campo azul e branco cumpriu perante tão frágil oposição. Micael mostrou-se à altura de Belluschi, tendo feito excelentes abertura, na qual se destaca a do primeiro golo. Moutinho esteve ao nível das ultimas partidas, com boa presença no meio campo e uma assistência para Varela. Fernando, pese embora tenha cometido uma grande penalidade, recuperou bastantes bolas, funcionando como uma barreira ao ataque leiriense.

Álvaro Pereira – Mais uma assistência para golo, num jogo onde funcionou novamente com um autêntico extremo esquerdo. Sem trabalho na defesa e com espaço no ataque, não se fez rugado.

FC Porto – Os dragões têm apresentando um excelente nível exibicional desde o início da temporada, somando a 14ª vitória em 15 jogos oficiais. Para além de somar vitórias, Villas-Boas teve o mérito de colocar os dragões praticar um futebol atractivo, eficaz e seguro do ponto de vista defensivo.

U. Leiria – Os leirienses estavam a rubricar uma excelente campanha na liga, no entanto, a exibição de hoje foi algo confrangedora, que poderia ter outros contornos, caso os dragões tivessem revelado maior eficácia. O facto de Silas não ter jogado e Carlão ter começado no banco, poderá ter afectado o rendimento da União, pois o velocista N´Gal esteve bastante desapoiado na frente de ataque.

Na Premier League, residem alguns dos melhores jogadores do mundo e a qualidade em cada equipa é inequívoca. A competitividade e emoção estão presentes em cada partida, onde cada jogador quer agarrar um lugar no onze titular, o que nem sempre é fácil. Com planteis "recheados" e preparados para enfrentar várias provas, a rotação de jogadores é uma constante, contudo existem nomes que devemos ter em conta uma vez que jogam com escassez , pese embora a qualidade que evidenciaram noutras paragens.

Suplentes de luxo:

Given - O guarda-redes irlandês é considerado um dos melhores actuar na Premier League. Depois de várias temporadas a brilhar ao serviço do Newcastle, a transferência para o City foi um prémio merecido mas revela-se uma má opção, uma vez que, depois de uma temporada a defender a baliza dos "citizens", Shay Given é hoje, suplente na equipa de Manchester;

Zhirkov - O russo destacou-se ao serviço do CSKA e principalmente da sua selecção, onde brilhou no Europeu de 2008. As suas exibições valeram-lhe o "bilhete" para o Chelsea. Esperou-se muito do ala/extremo esquerdo mas raramente tem sido opção para os "blues", afirmando já o seu descontentamento com a situação de suplente;

Benayoun - Trocou o Liverpool pelo Chelsea neste Verão mas o protagonismo que obteve em Anfield, em nada se compara ao seu estatuto de suplente em Stanford Brigde. O israelita é um jogador extremamente útil, sendo bom técnica e tacticamente, com uma boa visão de jogo e um excelente finalizador;

Rosicky - O checo tinha um futuro brilhante à sua frente e era apontado por muitos, como o novo Nedved mas as constantes lesões prejudicaram a sua evolução e afirmação na montra do futebol europeu. Ao serviço do Arsenal, a antiga estrela do Dortmund passou mais tempo na enfermaria do que no relvado, pese embora a sua qualidade e classe de jogo. Nos dias de hoje e já recuperado, Rosicky é o 12º homem de Arsène Wenger não conseguindo a titularidade nos "gunners";

Kranjcar - No ano transacto, o croata foi um dos destaques da excelente temporada dos "spurs". A chegada de Van der Vaart a Londres e a recuperação do compatriota Modric, fizeram com que o antigo jogador do Portsmouth vi-se o jogo a partir do banco. Com margem de manobra reduzida, já afirmou publicamente que deseja sair caso continue no banco da equipa londrina. A sua visão de jogo e simplicidade de processos, fazem dele um excelente jogador;

Anderson - O fantasista brasileiro que brilhou com a camisola do FC Porto, viajou para Manhcester por 30 milhões de € mas passados 4 anos nunca se conseguiu impor em Inglaterra. Os constantes problemas com Alex Ferguson e a mudança táctica de que foi alvo, prejudicaram e muito a sua evolução, sendo hoje em dia, um jogador totalmente diferente aquando da sua passagem por Portugal. O seu estatuto no clube nem é de verdadeiro suplente pois são muitas as vezes que fica fora da convocatória dos "red devils";

Santa Cruz - O expoente máximo do futebol paraguaio é um jogador com uma carreira marcada por inúmeras lesões mas pelo esforço e humildade. A sua mudança para o City, depois de uma bem sucedida passagem pelo Blackburn Rovers, veio a revelar-se uma decisão errada, pois por norma participa nos jogos através do seu apoio nas bancadas. Ágil e com instinto de predador, a sua saída parece inevitável;

Robbie Keane - A sua qualidade é inquestionável e é de estranhar a sua presença nesta lista mas com o passar dos anos, o irlandês perdeu o lugar cativo na frente de ataque do Tottenham. A sua velocidade e capacidade de finalização, fizeram dele um dos melhores jogadores dos "spurs" mas depois do seu regresso de Liverpool, não conseguiu ganhar o lugar na equipa, onde abundam as soluções ofensivas e de qualidade;

À semelhança do que aconteceu com Saviola e Aimar poderá algum destes jogadores ingressar no nosso campeonato? Que outras figuras poderiam entrar nesta lista?

O Benfica vai defrontar o Sp. Braga na 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. O Sporting também vai jogar em casa com uma equipa da I Liga, o P. Ferreira, ao passo que o FC Porto vai a Moreira de Cónegos jogar com o Moreirense, da II Liga. O sorteio ditou ainda mais quatro jogos entre equipas da Liga principal: Portimonense-V. Guimarães, Beira Mar-Académica, Marítimo-V. Setúbal e Olhanense-Nacional.

Os jogos da 4.ª eliminatória estão agendado para 21 de Novembro.

Todos os resultados do sorteio da 4ª eliminatória:
Sp. Espinho (II)-Leixões (LH)
Portimonense-V. Guimarães
Olhanense-Nacional
Juv. Évora (II)-Santa Maria(III)
Pinhalnovense (II)-Tirsense(II)
Mondinense (III)-Torreense (II)
Benfica-Sp. Braga
Sporting-P. Ferreira
Beira Mar-Académica
Moreirense (LH)-F.C. Porto
Merelinense (II)-Carregado (II)
Varzim (LH)/Cova da Piedade (II)/Gondomar (II)-Ribeirão (II)
Rio Ave-Feirense (LH)
Atlético (II)-Tourizense (II)
Bombarralense (III)/Louletano (II)-U. Madeira (II)
Marítimo-V. Setúbal

Qual dos candidatos irá ficar pelo caminho? 

Liga ZON-Sagres - A Académica continua a somar pontos na luta por um lugar europeu, tendo alcançado a 4ª vitória da temporada, na recepção ao Nacional (2-1). Quem continua a subir na tabela é o Vit. Setúbal, depois de derrotar o outro Vitória por 2-1. Os sadinos estão no grupo dos 5ºs classificados, juntamente com Olhanense, Vit. Guimarães e Sporting. No fundo da tabela, o Marítimo venceu pela 1ª vez, empurrando a Naval para os lugares de despromoção. Resultados e classificação

Liga Orangina - Apenas o Moreirense (1-0 ao Santa Clara) e o Feirense (3-0 na Covilhã) é que conseguiram somar 3 pontos na 5ª jornada da Liga de Honra, tendo por isso, subido ao 3º e 2º lugares, respectivamente. No topo, mantém-se o Gil Vicente, que forma com a equipa de Santa Maria da Feira as únicas equipas imbatíveis na prova. Varzim e Freamunde continuam nos últimos lugares, ainda sem qualquer vitória. Resultados e classificação

Premier League
- O Chelsea obteve uma vitória tranquila frente ao Wolves (2-0) e beneficiou na derrota do City, frente ao Arsenal, para cavar uma distância de 5 pontos para os seus três principais rivais (City, United e Arsenal). Os gunners visitaram a cidade de Manchester e derrotaram o City por 3-0, com o central belga dos citizens (Boyata) a ser expulso logo aos 5 minutos. O Manchester United bateu o Stoke City com grandes dificuldades, pois "Chicharito" Hernandez a marcar o seu 2º golo aos 86 minutos. No fundo da tabela, o Liverpool voltou a sorrir, depois da vitória por 2-1 frente ao Blackburn. Resultados e classificação

La Liga - Real Madrid de Mourinho começa a crescer no ataque, levando já 22 golos nas 8 jornadas disputadas. A goleada por 6-1 frente ao Racing Santander coroou Cristiano Ronaldo como melhor marcador da Liga Espanhola até ao momento (10 golos). Lionel Messi também não desarma e deu a vitória ao Barcelona na visita a Saragoça (2-0). Quem perdeu terreno foi o Valência, que foi surpreendido em casa pelo Maiorca (2-1). Ao contrário dos vizinhos, o Villarreal mantém-se na peugada do Real, depois de derrotar o irregular At. Madrid por 2-0. O Espanyol de Barcelona alcançou a 5ª vitória da temporada e subiu ao 5º lugar da tabela. No duelo mais emocionante da jornada, o Sevilha derrotou o A. Bilbao por 4-3, com destaque para Luis Fabiano, Kanouté e Llorente, com dois golos cada. Resultados e classificação

Serie A - A Lazio segue tranquilamente no 1º lugar do campeonato, depois de bater o Cagliari por 2-1, no Olimpico de Roma. O Inter empatou em casa frente à Sampdoria (1-1) e poderá ser ultrapassado no 2º lugar pelo AC Milan, que só joga amanhã em Nápoles. A Juventus empatou 0-0 no terreno do Bolonha e foi ultrapassada na classificação pelo Chievo. O Genova subiu ao 7º lugar, enquanto que a Udinese (11º) continua a trepar na tabela (3ª vitória consecutiva), após um início decepcionante. Quem continua em não acertar é a AS Roma, somando mais um empate, desta vez, no terreno do Parma, o lanterna vermelha. Resultados e classificação

Bundesliga – Durou apenas uma semana a liderança do B. Dortmund, pois o Hoffenheim foi ao terreno do Borussia arrancar um empate 1-1. O Mainz regressou às vitórias, em mais um resultado de alto nível, na deslocação ao terreno do candidato à Europa, Bayer Leverkusen (1-0). O Bayern Munique continua a desiludir, contentando-se com um empate no terreno do Hamburgo. O Werder Bremen continua a subir de produção (4-1 em Moechengladbach), enquanto que o Estugarda saiu do último lugar da tabela (2-0 ao St. Pauli). Schalke 04 (0-0 em Frankfurt) e Wolfsburgo (1-2 em Nuremberga) continuam sem demonstrar resultados para tanto investimento feito. Resultados e classificação

Ligue 1 – O equilíbrio é a nota dominante na Liga Francesa, com destaque para a primeira derrota do lider Rennes (1-0 em casa frente ao Montpellier). A apenas 1 pontos de distância está o Ol. Marselha (3-1 em Lille), St-Étienne (1-1 frente ao Caen) e o surpreendente Stade Brest que foi a casa do irreconhecível Bordéus vencer por 2-0. O Ol. Lyon ainda consegue estar pior que o Bordéus, tendo arrancado um confrangedor empate no terreno do modesto e último classificado, Arles-Avignon (1-1). Resultados e classificação

Noruega - O Rosenborg sagrou-se bi-campeão norueguês, depois de derrotar o Tromso por 1-0, com um golo do sueco, Rade Prica. A equipa de Trondheim conquistou o 22º título da sua história, o 17º dos últimos 21 anos. Os contornos da temporada 2010 poderão entrar para a história, pois nos 28 jogos realizados, o Rosenborg ainda não perdeu qualquer jogo (19 vit. 9 emp.), faltando-se disputar apenas mais duas partidas.

24 de outubro de 2010

Portimonense 0-1 Benfica (Javi Garcia 49´)

Os encarnados somaram a 4ª vitória consecutiva no campeonato (3ª por 1-0), num jogo de fraca qualidade e com apenas um sentido. Ventura evitou males maiores para os algarvios, bastante inofensivos no ataque.

O Benfica controlou a partida desde o seu início, com grande superioridade na posse de bola e muitas situações de bola parada. O Portimonense mostrou-se algo frágil nestas situações, o que criou grandes problemas para Ventura, no entanto, o guarda-redes português superiorizou-se às tentativas encarnadas durante a 1ª parte.
Logo a abrir o 2º tempo, Javi Garcia aparece solto na área e, após livre de Carlos Martins, cabeceia para o único golo da partida. Apesar de estar em desvantagem, os algarvios só por uma vez enquadraram um remate na baliza encarnada, com o inevitável Candeias a colocar Roberto à prova. O resultado não se alteraria até final, com Ventura a evitar por mais duas vezes, dois remates perigosos de Alan Kardec.

Destaques:

Javi Garcia – Marcou o único golo da partida e cumpriu com eficácia o seu papel no meio campo encarnado.

David Luiz/Luisão – Os principais elementos nas bolas paradas ofensivas, com vários lances de golo, principalmente um cabeceamento do jovem brasileiro, negado por uma grande defesa de Ventura. Sem problemas na defesa.

Aimar/Gaitan/Saviola – O trio argentino funcionou bem na organização ofensiva encarnada, criando muitos desequilíbrios na defensiva algarvia.

Alan Kardec – Teve duas claras oportunidades para marcar golo, superiormente negadas por Ventura, no entanto, fez um jogo algo apagado, ganhando poucos lances à dupla de centrais do Portimonense.

Maxi Pereira/C. Peixoto – A dupla de laterais fez um jogo q. b., com grande tranquilidade na defesa, mas com pouca profundidade ofensiva, isto apesar da disponibilidade revelada para atacar.

Ventura – O guarda-redes português foi o melhor em campo, com várias defesas de grande nível. Todo o mérito do jogo ter ficado por 0-1 vai para ele.

Candeias – O jovem extremo português foi o elemento mais irrequieto dos jogadores de campo dos algarvios, sendo o único a conseguir enquadrar um remate com a baliza de Roberto. Tentou por diversas vezes criar desequilíbrios na defensiva encarnada, mas raramente os seus lances tiveram o acompanhamento dos restantes colegas de ataque.

Sporting 1-0 Rio Ave (Abel  89´)

Abel foi o herói improvável dos leões ao  marcar o único golo do jogo em cima do minuto 90, depois do conjunto leonino ter atirado três bolas ao ferro da baliza vila-condense nos últimos 10m, mas igualmente ter proporcionado uma exibição mediana em quase toda a partida. O Sporting sobe assim na tabela classificativa enquanto que o Rio Ave é cada vez mais último.

No que diz respeito à partida, acabou por ser uma exibição leonina à semelhança do que tem produzido no campeonato, ou seja, com uma 1ª parte de fraco nível, sem ideias e pouco caudal ofensivo. Por sua vez, o Rio Ave demonstrava uma boa organização defensiva e no contra-ataque era mesmo a equipa mais perigosa em campo. Até ao minuto 80, Rui Patrício foi claramente o melhor jogador em campo, com algumas defesas de bom nível. Contudo, nos últimos 10m tudo mudou, e depois de várias tentativas e três remates aos ferros os leões conseguiram mesmo chegar ao golo da vitória através de um remate de Abel que surpreendeu tudo e todos.

Destaques

Abel - Acabou por ser o grande destaque da partida pelo golo que marcou. Demonstrou igualmente um bom entendimento com João Pereira, e pelo segundo jogo consecutivo, foi ele o responsável por todas as bolas paradas dos leões.

Postiga - Uma bola ao poste outra na barra, claramente uma das melhores unidades em campo. A sua capacidade em segurar a bola e esperar pelos apoios, o seu espírito lutador, a sua técnica individual, e a maneira como se entregou ao jogo foi um dos poucos positivos desta partida algo cinzenta.

Torsiglieri - Voltou a entrar por lesão de um companheiro de equipa, e acabou por ser uma substituição positiva para os leões, já que Nuno Coelho nunca conseguiu acertar na marcação a João Tomás e cometeu vários erros. O argentino não só acertou na marcação como ainda se destacou na maneira como dobrou as subidas dos seus companheiros da defensiva. Tendo as prestações de Carriço, Polga e Nuno Coelho, não se percebe a sua pouca utilização neste conjunto leonino.

Rui Patricio - Várias defesas de bom nível e um dos melhores em campo.

Liedson - Muito apagado, ao nível do que tem produzido esta época.

Evaldo/André Santos - Algumas jogadas de envolvimento ofensivo interessantes, e duas prestações positivas, contudo, terão de oferecer muito mais ao jogo dos leões.

Gaspar - Secou Liedson e apesar da sua veterania é ainda um dos pilares da defensiva do Rio Ave.

João Tomás - Outro veterano, mas ainda competente. Esteve presente nas jogadas mais perigosas dos vila-condenses, proporcionou a Patricio várias defesas de qualidade e foi sempre um perigo para a frágil dupla Carriço-Nuno Coelho.