sábado, Julho 31

Robinho - O avançado do Man City foi apontado pelo Telegraph ao Benfica. O brasileiro não faz parte dos planos de Mancini e o clube inglês não o quer emprestar novamente ao Santos, contudo a cedência do jogador para o clube encarnado só seria possível caso o City venha a pagar parte do ordenado do jogador.

Liedson -
«Foi submetido a um controlo de dopagem no final do mês de Janeiro, confirmou neste sábado o Sporting à agência Lusa. O resultado dos primeiros testes «gerou a necessidade de se proceder à realização de estudos complementares», acrescentou o clube de Alvalade, explicando que a Autoridade Antidopagem de Portugal fez «todos os estudos que entendeu por necessário», concluindo que Liedson «não infringiu qualquer regra».

Diogo Rosado - O médio não vai integrar o plantel do Beira-Mar. O jogador tinha sido emprestado pelo clube leonino, mas não encaixou no perfil desejado pelo técnico dos aveirenses, e vai assim ser devolvido ao Sporting.

Twente - Venceu pela 1ª vez a Supertaça holandesa, depois de derrotar o Ajax por 1-0. Luuk de Jong marcou o único golo da partida aos 8 minutos, após fífia de Stekelenburg. Luis Suarez foi expulso aos 43 minutos.

Mercado Internacional - Giovani dos Santos foi hoje associado ao Hercules, equipa que vai disputar a liga espanhola; Fábio Aurélio poderá assinar novamente pelo Liverpool, segundo a SkySports;  Forlán garantiu que vai continuar no Atlético de Madrid mais uma temporada.

Atletismo - Patrícia Mamona ficou na 8ª posição na final do concurso de triplo salto feminino. A jovem atleta saltou 14,07 metros, 5 cm abaixo do recorde nacional, alcançado na qualificação.

Capas dos jornais - Quais vão ser os principais destaques da edição de amanhã dos 3 diários desportivos? Os nossos leitores têm a palavra!

PSG 1-0 FC Porto (Traoré 90´)

O FC Porto perdeu frente ao PSG no 1º jogo no Torneio de Paris, depois de uma 2ª parte bastante fraca. Na 1ª os dragões foram superiores e podiam ter chegado ao golo, no entanto, os parisienses foram a pouco e pouco tomando conta do encontro, perante um inseguro Helton.

Logo no inicio da partida, Guarin recuperou uma bola e serviu Falcao, que atirou ao lado perante Edel. Os primeiros 30 minutos foram de bom futebol azul e branco, tal como noutros jogos já realizados na pré-temporada, mas desta vez os dragões não conseguiram marcar. Houve boas ideias ofensivas, trocas posicionais e bastante posse de bola. Ate ao intervalo, apenas Kezman conseguiu importunar a defensa azul e branca, com dois remates perigosos.
Na 2ª parte, o FC Porto poderia ter inaugurado o marcador, mas Falcao rematou para excelente intervenção de Edel. A partir dos 60 minutos só deu PSG, com mais transições rápidas para o ataque, perante algumas falhas da defensiva portista. Kezman poderia ter marcado, mas foi Traore a facturar após grande apatia dos defesas azuis e brancos, com Helton incluído.

Destaques:

Hulk - Tem sido claramente o melhor jogador portista ao longo da pré-época e hoje voltou a estar bastante activo, provocando grandes desequilíbrios aos parisienses, que no entanto, não deram em golo.

Falcao - Hoje esteve melhor que há uma semana atrás, mais móvel e em jogo, no entanto, falhou claramente na finalização.

Maicon - Se Bruno Alves sair, provavelmente será o brasileiro a substituir o capitão do FC Porto, no entanto, hoje cometeu alguns lapsos importantes.

João Moutinho - Esteve em bom plano na 1ª parte, contudo, na 2ª desapareceu por completo, tal como toda a equipa portista.

Walter/James Rodriguez - Entraram aos 64 minutos e contribuíram para a pior fase portista do encontro. O colombiano não conseguiu entrar no jogo, enquanto que o brasileiro já mostrou que e forte fisicamente.

Miguel Lopes/Emídio Rafael - Não comprometeram, mas também não acrescentaram muito ao conjunto portista. Com Álvaro Pereira ainda em baixo na forma física, as laterais portistas poderão preocupar os adeptos azuis e brancos a uma semana da Supertaça.

Sp. Braga - Os arsenalistas venceram o Al-Sharjah, treinado por Manuel Cajuda, por 3-0, com golos de Fernando (jogador dos juniores), Pizzi e Hélder Barbosa. Domingos utilizou jogadores que não defrontaram o Celtic.

Sporting - Cedric Soares vai integrar o plantel principal do Sporting para esta temporada, com Paulo Sérgio a reforçar o clube com mais um atleta da Academia, depois das saídas de Moutinho e Veloso. Stojkovic também já se encontra a trabalhar com o restante plantel. Entretanto, Pedro Mendes vai ficar parado por tempo indeterminado devido a lesão.

Manchester United - O clube inglês perdeu por 3-2 frente ao Chivas, com Javier Hernandez a jogar 45 minutos por cada equipa. O ex-jogador do Chivas marcou inclusive um golo ao Manchester United. Nani também facturou.

Barcelona - Rafael Marquez rescindiu com o clube catalão, depois de ter jogado 242 jogos nos últimos 7 anos. O mexicano entrou para a historia do clube, sendo o 8º estrangeiro com mais jogos pelo Barcelona.

Atletismo - Marisa Barros terminou a maratona feminina na 8ª posição, numa prestação de altos e baixos. Ana Dias ficou na 18º posição, enquanto que a campeonissima Fernanda Ribeiro e Mónica Rosa não terminaram a prova. Portugal apurou-se para a final dos 4x100 metros, depois dos atletas nacionais terem terminado no 2º lugar da sua serie.

Formula 1 - Mais uma poll position para Sebastian Vettel! O alemão conquistou a 7ª poll da temporada (4ª seguida) e a Red Bull a 11ª em 12 GP´s! Mark Webber vai partir ao lado do seu colega de equipa. Alonso, Massa, Button e Hamilton ficaram colocados entre a 5ª e 8ª posição.


O médio argentino já tinha referido que pretendia abandonar o Liverpool, para rumar a Milão, no entanto, os dirigentes do Inter ainda não apresentaram qualquer proposta pelo internacional argentino. Entretanto, o Daily Express revela hoje (ler aqui) que o Inter vai apresentar uma proposta de 24 milhões de Euros por Mascherano, que curiosamente, ficou de fora da lista de convocados para o amigável com o Borussia Moenchgladbach.

Na ultima partida oficial, frente ao Rabotnicki da Macedónia, Lucas tinha jogado na posição do argentino, sendo também o capitão do Liverpool, sinal que poderá indiciar que o brasileiro será o substituto de Mascherano. Apesar disso, Roy Hodgson esta a procura de uma alternativa ao argentino, que poderá passar por Christian Poulsen (Juventus), que não jogou na partida para a Liga Europa, estando assim disponível para jogar por outro clube nas competições europeias, Steven Defour (jovem do Standard Liege) ou Scott Parker (West Ham).

Mascherano e Cambiasso serão compatíveis no mesmo 11? O Liverpool terá alguma hipótese de ser campeão, caso venda o seu principal médio defensivo? Qual a melhor alternativa a Mascherano?

Rodrigo - Segundo a imprensa nacional, o avançado espanhol vai ser apresentado na Terça-feira, durante o jogo frente ao Tottenham. Poderá custar 6 milhões de Euros aos cofres da Luz e assinara contrato por 5 anos.

Benfica
- Os encarnados derrotaram o Feyenoord por 4-1, no 1º jogo do Torneio do Guadiana. Cardozo 50´ e 72´, Felipe Menezes 75´ e Ruben Amorim 85´ marcaram para o Benfica, com Smolov a inaugurar o marcador aos 3´. Fábio Coentrao fez mais uma assistência para Cardozo. (resumo do jogo)

Sp. Braga - Luis Aguiar esta a treinar em Braga (separado da equipa), `a espera que o Dínamo de Moscovo confirme a sua transferencia para o clube minhoto. O médio poderá estar apto para o playoff, mas não para a visita ao Celtic Park.

FC Porto - A uma semana da final da Supertaça, André Villas-Boas analisou o momento do Benfica: "Fora os resultados, temos um Benfica à vista de todos, com princípios, hábitos de treino e de jogo bem assimilados. Sem dúvida, um Benfica ao mais alto nível."

Sporting - ABola refere que a Autoridade antidopagem andou atrás de Liedson, tudo porque o jogador terá acusado uma substancia proibida ao serviço do Sporting. No entanto, a contra-analise deu negativa. O clube leonino já recorreu a especialistas para provar que o luso-brasileiro produz testosterona em excesso. (ler aqui)

Europeu de Sub-19 - A França sagrou-se campeã da Europa, depois de bater a Espanha na final por 2-1. Rodrigo abriu o activo para os "nuestros hermanos", mas Sunu e Lacazette deram a volta ao marcador na 2ª parte. (resumo do jogo)

sexta-feira, Julho 30

Portugal - A FPF emitiu um comunicado, no qual refere que ira ouvir o seleccionador nacional
ate´ ao final de Agosto. Decisões sobre o futuro da selecção adiadas, com o apuramento para o Euro 2012 mesmo `a porta. (ler aqui o comunicado)

Miguel Veloso
- "É um sonho estar aqui". Foram estas as primeiras palavras do jogador no aeroporto de Milão.

Benfica - Freddy Adu esteve a realizar testes no Sion, no entanto, não conseguiu convencer o técnico suíço. O norte-americano junta-se assim a Zoro, Balboa (talvez), Jorge Ribeiro, Yebda, Halliche e Makukula no lote de jogadores ainda sem colocação.

FC Porto - Valeri, que foi emprestado ao Almeria, lamentou a falta de oportunidades no clube azul e branco. "Ao princípio, custou-me muito adaptar-me, porque era a primeira vez que saía do meu país. Ainda por cima, fui para um clube como o FC Porto, que tem muita exigência e pressão. Para além disso, havia uma quantidade impressionante de jogadores. Para ocupar uma única posição, havia cinco jogadores."

Maiorca - A UEFA rejeitou o recurso do clube das Baleares sobre a decisão de não participar nas provas europeias desta temporada, no entanto, os dirigentes do Maiorca não vão desistir da sua luta.

Liga Espanhola - O Betis denunciou um caso de compra de resultados na II Divisão de Espanha, que permitiu ao Hércules de Alicante subir ao principal escalão do futebol espanhol. Foram encontradas escutas do presidente do clube de Alicante, num outro caso da justiça espanhola, onde mostra uma possível tentativa de suborno a jogadores adversários do Hercules. O Betis falhou a tentativa de regresso a I Divisão espanhola ficando empatado na classificação com o Hércules e o Levante.

Atletismo - Marco Fortes falhou o apuramento para a final do Peso, tendo sido ultrapassado no ultimo lançamento de um atleta bielorrusso. Fortes ficou na 13ª posição. Alberto Paulo garantiu o apuramento para final dos 3000 metros obstáculos, ao ficar classificado na 4ª posição da sua serie. Esta tarde, o francês Christophe Lemaitre venceu os 200 metros e conquistou a sua 2ª medalha de Ouro em Barcelona. O prodígio francês de 20 anos entrou na recta da meta no 6º lugar, mas depois "ligou o turbo" e venceu com 1 centésimo de vantagem sobre Christian Malcom (GBR).


Ficou confirmada esta manha a transferência de Miguel Veloso para o Génova, onde vai encontrar o guarda-redes português Eduardo. O médio espanhol Alberto Zapater vem para o Sporting. Segundo a imprensa, o clube italiano ira pagar cerca de 10 milhões de Euros aos leões.

Comunicado do Sporting a CMVM:
"Nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º, nº1 al. a) do Código dos Valores Mobiliários, a SPORTING - Sociedade Desportiva de Futebol, SAD, informa ter chegado a um acordo de princípio com o Genoa Cricket and Football Club S.p.A. para a transferência dos direitos desportivos do jogador Miguel Veloso e para a aquisição dos direitos desportivos do jogador Alberto Zapater, com o consentimento de ambos."

Alberto Zapater (7ª contratação do Sporting) - O espanhol tem 25 anos, 1.80m e quase 150 jogos na Liga Espanhola, onde se estreou com 19 anos ao serviço do Saragoça. No Verão de 2009, o clube genovês contratou-o por 4 milhões de Euros. Zapater foi internacional pelos escalões jovens de Espanha, tendo sido considerado como uma grande promessa do futebol vizinho, no entanto, ainda esta para confirmar as credenciais mostradas aquando da sua estreia ao mais alto nivel. O jogador espanhol joga a médio defensivo, depois de ter iniciado a carreira mais adiantado no terreno. As principais características do jogador são a agressividade e voluntarismo que aplica em todos os lances, as bolas paradas e o facto de facilmente participar nas acções ofensivas da equipa.

Miguel Veloso - Não é o grande clube para onde toda a gente queria que ele fosse, no entanto, o Génova poderá ser uma rampa de lançamento para algum grande de Itália. Thiago Motta ou Diego Milito são casos que provam isso mesmo, pois saíram do campeonato espanhol para uma equipa de meio da tabela italiana (o Génova também) e um ano depois foram contratados pelo Inter de Milao. Será que com Miguel Veloso se irá passar o mesmo?

O Sporting fez bem em vender o jogador ao Génova, se se confirmarem os 10 milhões de Euros? Miguel Veloso terá sucesso em Itália? Zapater poderá encaixar no 11 do Sporting ou terá a vida dificultada? Será a última contratação/venda do Sporting?

Sporting - Todas as dúvidas e questões foram dissipadas. Veloso é jogador do Génova e Alberto Zapater, médio espanhol de 25 anos é leão. O Sporting comunicou ao inicio da tarde à CMVM o principio de acordo para a troca de jogadores mais 9 milhões de € a entrarem nos cofres de Alvalade. Está assim confirmado um dos "namoros" mais antigos deste mercado;

Benfica - A imprensa desportiva de hoje avança com a noticia de que os encarnados têm em mãos uma proposta a rondar os 13 milhões de € pelo jovem central Sidnei;

Liga Zon Sagres - Finalmente! A liga de clubes decidiu mudar a cor da bola. A antiga jabulani laranja, passa agora a branca. Uma decisão correcta e que peca por tardia, uma vez que estava à vista de todos as dificuldades que a antiga cor provoca a jogadores, adeptos e telespectadores;

Real Madrid - Mourinho conta a partir de hoje com mais um reforço. O jogador alemão Sami Khedira é oficialmente jogador do Real, num negócio a rondar os 13/14 milhões de, segundo o jornal a Marca. O possante médio que marcou presença neste Mundial torna-se o 4º reforço da equipa madrilena;

Fulham - O clube londrino confirmou a contratação de Mark Hughes para substituir Roy Hodgson. O treinador galês estava sem clube e afirmou um contrato válido para as duas próximas temporadas com o actual finalista vencida da Liga Europa. Aparentemente, Hughes não quer perder tempo e fala-se nointeresse em dois jogadores oriundos do City: Craig Bellamy e Roque Santa Cruz, segundo avança o footballpress;

Mercado Internacional - Depois de vender Kolarov para o City, a Lazio contratou para o lugar do sérvio Javier Garrido....ao City. O espanhol rendeu aos cofres dos "Citizens" algo como 7 milhões de €; também em Inglaterra, o veterano guarda-redes David James assinou contrato com o Bristol City da segunda divisão inglesa; em França, o central Boumsong abandonou o Lyon e ruma agora ao Panathinaikos da Grécia;

Ciclismo - Depois da confirmação da saída de Contador da Astana, foi a vez dos irmãos Schleck, Andy e Frank, confirmarem que vão abandonar a Saxo Bank. A decisão já estava consumada à muito mas só agora foi tornada oficial;

A saída de Veloso e a entrada de Zapater, deixa o Sporting mais forte ou mais fraco?



Situação caricata num jogo da Major League Baseball, com um fan de LeBron James (ou dos Miami Heat) e a sua namorada (ainda levou uns valentes estalos) a serem escoltados para fora do recinto, para evitar confrontos com os adeptos rivais. Ora esses adeptos não eram nada mais nada menos que os adeptos dos Cleveland Indians (MLB), da mesma cidade que os Cavaliers (NBA), antiga equipa de LeBron James. A cidade de Cleveland ainda esta em polvorosa com a saída do King e qualquer provocação poderá originar tumultos. Para estarem mais enquadrados com a situação, seria parecido a um adepto levar para o Estádio de Alvalade (bancada dos adeptos do Sporting), uma camisola do João Moutinho com o seu novo equipamento (FC Porto).

Nota adicional: A namorada do adepto com a camisola de LeBron vestia uma camisola dos Cleveland Indians (mais vídeos aqui e aqui).

quinta-feira, Julho 29

Nordsjaelland 0-1 Sporting (Vukcevic 24´)

Os leões foram a Dinamarca vencer o Nordsjaelland por 1-0, um resultado escasso para o que se passou em campo, mas que deixa boas perspectivas para a 2ª mão. Paulo Sérgio apostou em Saleiro e Postiga na frente e Rui Patrício na baliza, deixando Liedson no banco de suplentes.

Os dinamarqueses apenas por uma vez puseram em causa a baliza leonina na 1ª parte e foi logo no segundo minuto de jogo! Nikki Jensen surgiu isolado perante Patrício, mas o guarda-redes português impediu o avançado adversário de festejar. Passado o susto, o Sporting tomou conta do encontro, fazendo uma boa circulação de bola e esperando pelo melhor momento para rematar. Aos 24 minutos, excelente abertura de Maniche para a finalização de Vukcevic. O montenegrino recebeu a bola e ainda fintou o guarda-redes adversário, para o único golo da partida. Vukcevic foi o elemento em maior destaque, com 3 remates perigosos para Hansen.

Na 2ª parte, Miguel Veloso entrou para o lugar do lesionado Pedro Mendes e o Sporting continuou com mais bola. O perigo para a baliza de Hansen também foi aumentando, com Hélder Postiga a fazer 3 remates perigosos (um corte sobre a linha de golo, uma defesa de Hansen e uma bola ao poste). Nesta 2ª parte, os dinamarqueses apareceram mais "soltos" no ataque e criaram algumas jogadas de perigo para a baliza de Rui Patrício, no entanto, nunca conseguiram assustar verdadeiramente a defensiva leonina. Ate final, Hansen foi negando mais golos aos leões, depois de remates de Maniche e Valdes.

Destaques:

Vukcevic - Foi o jogador mais desequilibrador do Sporting na 1ª parte, estando sempre a procura do pé esquerdo para rematar com êxito. Nas 3 tentativas acertou sempre na baliza, tendo marcado o único golo da partida.

Maniche - Muitos criticam o seu peso, no entanto, as maiores especialidades do médio português são a visão de jogo e capacidade de passe, factores presentes no golo leonino.

Hélder Postiga - Foi o azarado da noite, pois teve boas oportunidades para marcar. Viu um defesa cortar um golo, o guarda-redes a negar outro e finalmente o poste a servir de adversário.

Evaldo/João Pereira - Os laterais do Sporting estiveram a um nível aceitável. Não deslumbraram, mas apoiaram o ataque sempre que foi possível. João Pereira esteve melhor nesse capitulo, mas errou bastantes passes na frente.

Maritimo 8-2 Bangor City (Tcho 34´ e 79´, Danilo 38´ e 76´, Baba 51´ e 78´, Kanu 80´ e Fidelis 90´; Nicky Ward 73´ e Eddie Jebb 90´+4)

Noite histórica para o Marítimo, com a maior goleada de sempre na Europa de um clube madeirense. Os insulares foram donos e senhores do jogo, numa partida que vincou o amadorismo dos jogadores galeses. Apesar dos 8 golos marcados, também fica na retina os dois golos sofridos perante um adversário em inferioridade numérica. Vale a pena ir ao Pais de Gales?






PS -
Lamentável a falha da transmissão dos primeiros 10 minutos da 2ª parte, bem como alguns comentários a referir que Miguel Veloso não ia para o Génova pois jogou na Liga Europa. O Génova não participa nas competições europeias em 2010-11, por isso o negocio ainda poderá ser possível.



Com direito a novo festejo! - Ver aqui

Benfica - O lateral esquerdo, José Shaffer foi emprestado ao Rosario Central num negócio a rondar os 200 mil € para os encarnados. O argentino nunca convenceu Jesus e era um dos jogadores por colocar;
Maxi Pereira vai mesmo falhar o jogo da Supertaça no dia 7 de Agosto. O lateral uruguaio regressa apenas sexta-feira aos trabalhos e está fora dos planos do técnico das águias;

FC Porto - Depois de confirmado o negócio de Walter, o brasileiro já treinou e marcou no seu primeiro treino de dragão ao peito no centro de estágio azul e branco;

Vit. Guimarães - Andrezinho já disse adeus à cidade de Berço. O lateral brasileiro irá jogar na Alemanha mais concretamente no Colónia. O interesse alemão já vinha de alguns dias mas só agora é oficial;

Mercado Internacional -O jornal a Marca, avança com hoje que o central Godín está próximo de se tornar na segunda contratação do Atlético de Madrid para a próxima temporada, num negócio à volta de 8,5 milhões de €; O Celtic, adversário do SC Braga, garantiu a contratação do médio israelita Beram Kayal, oriundo do Maccabi Haifa; Na Rússia, o Zenit desistiu de Bruno Alves e contratou Lukovic, central que esteve presente na África do Sul e actuava na Udinese;

Honduras - A juntar à lista dos 13 seleccionadores que abandonaram os seus cargos avançada pelo Visão do Mercado, junta-se em definitivo o nome de Reinaldo Rueda que não chegou acordo com a federação hondurenha para a renovação do seu vínculo;

Futsal - O Sporting garantiu mais um reforço para a nova temporada. Trata-se do internacional Pedro Cary, à muito falado para os leões mas só agora se tornou oficial. É o 2º reforço vindo do Belenenses e o 4º no total;

Atletismo - O recurso apresentado ontem pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) em torno da classificação de Francis Obikwelu foi rejeitado. Está assim gorada a hipótese do português conquistar alguma medalha neste Europeu; Patrícia Mamona garantiu o lugar na final do triplo-salto. A atleta portuguesa bateu inclusivamente o recorde nacional;

Premier League - Em Inglaterra, os clubes parecem apostados em manter a calma nos seus estádios e os cânticos dos adeptos como principal meio de apoio às suas equipas. São sete o número de clubes que proibiram o uso de vuvuzelas dentro dos seus estádio até ao momento, podendo este número vir a aumentar brevemente;

Será que em Portugal vamos ter o som das vuvuzelas nos jogos da Liga Sagres?

Sporting e Marítimo disputam hoje os encontros da 1ª mão da 3ª pré-eliminatoria da Liga Europa, perante adversários menos categorizados que os dois emblemas nacionais.

Nordsjaelland - Sporting (19h30, SIC)

O Sporting desloca-se à Dinamarca para defrontar o Nordsjaelland, que participa pela 3ª vez nas competições da UEFA. O clube dinamarquês, da cidade de Farum, foi fundado em 1991 e já começou o seu campeonato, somando uma vitoria e uma derrota. Os leões são claramente favoritos para esta eliminatoria, com o treinador dinamarquês, Morten Wieghorst, a confirmar isso mesmo: "O Sporting é uma boa equipa, com tradição na Europa e com jogadores de classe mundial. Estamos ansiosos pelo jogo, mas será difícil". O treinador do Nordsjaelland referiu ainda que não irá jogar aberto, pois seria punido pelos leões.
Paulo Sérgio quer um Sporting a mandar no jogo e a praticar um futebol ofensivo: "A cada jogo que nós disputarmos, seja qual for o adversário, será com sempre pensamento positivo, se quiserem com alguma arrogância, porque quero um Sporting a mandar e a jogar futebol. Este não será um jogo diferente." O português quer que os seus jogadores respeitem o adversário, para evitar surpresas.

Na única visita à Dinamarca, na temporada 2001-02, o Sporting venceu o FC Midtylland por 3-0.

Marítimo - Bangor City (19h45, RTP Madeira)

O Marítimo defronta mais um adversário das Ilhas Britânicas, desta vez do País de Gales. O Bangor City não tem grande tradição nas provas da UEFA (3 vitorias, 3 empates e 17 derrotas), mesmo assim tem mais presenças que os madeirenses na Europa (10 contra 7). Os madeirenses são claramente favoritos, pois os galeses pertencem a um campeonato bastante fraco, para além de serem semi-profissionais. Van der Gaag referiu o favoritismo do Marítimo, mas com os pés bem assentes na terra: "É claro que somos favoritos, mas teremos que demonstrá-lo no campo. Há quem pense em facilidades, mas elas não existem. É preciso notar que o Bangor eliminou os finlandeses do Honka Espoo, que eram os favoritos na eliminatória anterior, por isso, não podemos esperar um adversário fácil de bater."

Prognósticos para hoje à noite?

Segundo anunciou no site oficial, o FC Porto contratou o internacional pelas camadas jovens do Brasil, Walter. Os azuis e brancos já comunicaram `a CMVM:
"A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD vem comunicar, nos termos e para os efeitos do art. 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, ter chegado a um acordo com o Club Atlético Rentistas, para a cedência definitiva dos direitos de inscrição desportiva do jogador Walter. Este negócio foi concretizado pelo montante de 6.000.000 € (seis milhões de euros), sendo que a FC Porto SAD garante 75% dos direitos económicos do jogador. A FC Porto SAD celebrou com o jogador um contrato válido por 5 épocas desportivas, ou seja, até 30 de Junho de 2015. A cláusula de rescisão prevista contratualmente é de 30.000.000 € (trinta milhões de euros)."

Walter tem 21 anos e 1,76 metros, tendo marcado 11 golos em 40 jogos pelo Internacional de Porto Alegre. O seu percurso pelo Colorado teve altos e baixos, com uma grave lesão e alguns problemas disciplinares. O jovem jogador vem reforçar uma posição debilitada no FC Porto, pois os azuis e brancos só apresentavam Falcao como homem de área. Depois de vários capítulos, a novela Walter chega finalmente ao fim.

Será o jogador ideal para alternativa a Falcao? Terá sido demasiado caro, ou o montante despendido justifica-se pela valia desportiva do jogador?

quarta-feira, Julho 28

Sp. Braga 3-0 Celtic (Alan 26´ g.p., Elderson 76´ e Matheus 88´)


Os minhotos entraram a todo o gás na 3ª pré-eliminatoria da Liga dos Campeões, ao derrotar o vice-campeão escocês por 3 golos sem resposta. Todos os golos sairam de lances de bola parada, o que não retira mérito e justiça ao triunfo, pois apenas uma equipa conseguiu criar jogadas de perigo.

Os primeiros 20 minutos da partida foram equilibrados, com o Celtic a pressionar alto, impedindo muitas vezes a circulação da bola pelo meio campo bracarense. À medida que os minutos iam avançando, o Sp. Braga começava a conseguir criar jogadas de perigo, sendo Paulo César o primeiro a avisar o guarda-redes dos escoceses. Pouco tempo depois, o sul-coreano Ki Sung-Yong jogou a bola com a mão na grande área e o arbitro assinalou grande penalidade. Alan não teve dificuldades na cobrança e fez o 1-0.
Na 2ª parte, o domínio minhoto acentuou-se e as jogadas de perigo foram aparecendo com mais facilidade. Alan e Paulo César podiam ter chegado ao 2º golo, que surgiu após pontapé de canto de Matheus. O nigeriano Elderson, em estreia oficial, desviou no meio da área para o 2-0. Quase a terminar a partida, Matheus bateu um livre directo de muito longe e com muita força (Zaluska foi apanhado desprevenido), para o 3-0 final!

O playoff de acesso a Liga dos Campeões esta perto, bastando apenas confirmar a presença no jogo de Glasgow.

Destaques:

Elderson - O lateral esquerdo nigeriano fez uma grande estreia pelos minhotos. Para alem do golo marcado, atacou sempre que possível e esteve insuperável na defesa. Tem um bom pé esquerdo, velocidade e fortes atributos físicos.

Matheus - Entrou na 2ª parte, mas ainda foi a tempo para fazer a assistência para o 2º golo e marca o 3º, num golo de levantar o estádio.

Paulo César/Alan - Foram os jogadores mais esclarecidos do ataque minhoto, sempre com grande rapidez e técnica acima da media para os escoceses.

Vandinho/Madrid/Salino - Se o Celtic raramente atacou, isso deveu-se também aos 3 jogadores do meio campo bracarense. Excelente exibição da tripla sul-americana, todos com missões diferentes sobre o relvado.

Celtic - Já o tínhamos referido aquando do sorteio, que este Celtic e um dos mais fracos dos últimos anos. O plantel apenas apresenta 3 jogadores de bom nível, que hoje passaram ao lado do jogo (Juarez, Ki Sung-Yong e Samaras). A agressividade imposta na partida no Celtic Park, bem como o fervoroso apoio dos adeptos será essencial para tentar virar a eliminatoria.

Fair-Play - É uma treta. No ultimo minuto, o Sp. Braga colocou a bola fora para Vandinho ser assistido e quando um jogador do Celtic se preparava para devolver (sem qualquer pressão dos minhotos), remata na direcção da baliza. Valeu a atenção de Mário Felgueiras...

Depois do Bronze de João Vieira na prova de 20 km marcha, Naide Gomes (Prata) e Jessica Augusto (Bronze) arrecadaram mais duas medalhas para a Portugal. No salto em comprimento, Naide conseguiu 6,92 metros, a mesma marca da atleta da Letónia, Ineta Radevica, no entanto, perdeu no factor de desempate, pois a letã fez uma 2ª melhor marca. Nos 10.000 metros, Jessica Augusto fez grande parte da prova na 2ª posição, no entanto, no último kilometro, foi ultrapassada pela russa Inga Abitova. A atleta turca de origem etiope, Abeylegesse venceu a prova.

Na grande prova desta competição, os 100 metros, Francis Obikwelu conquistou um honroso 4º lugar, no entanto, a delegação portuguesa irá pedir a revisão dos resultados, pois a final foi bastante equilibrada. O prodígio francês Christophe Lamaitre (20 anos e 1º branco abaixo dos 10 segundos), venceu a prova, no entanto, entre o 2º classificado e o 5º, foram atribuidos o tempo de 10,18 segundos, tendo os juizes decidido através do photo-finish (em 2º o britânico Lewis-Francis e em 3º o francês Mbandjock).

Mais uma excelente prestação da delegação portuguesa!


Diego Armando Maradona afinal nao vai continuar à frente da selecção Argentina de futebol, depois da AFA ter comunicado não renovar o contrato do "Deus" argentino. A não continuidade de Maradona na selecção albiceleste é só mais um caso de um seleccionador dispensado após o Mundial 2010.

Ao todo são 13 os treinadores que não continuam à frente das suas selecções após o Campeonato do Mundo realizado em solo africano. O futuro de 9 seleccionadores ainda continua em stand-by, como são os casos de Oscar Tabarez (em negociações para a renovação do contrato-URU), Marcelo Bielsa (ainda nao decidiu-CHI), Matjaz Kek (ainda não sabe se continua-SVN), Bob Bradley (gostaria de treinar um clube da Premier League, mas poderá manter-se no cargo-EUA), Milovan Rajevac (tem uma proposta do Gana, mas ainda nao se decidiu), Reinaldo Rueda (em negociações-HON), Vicente Del Bosque (tem contrato até 2012, mais ainda não decidiu se continua-ESP) e o futuro do seleccionador da Coreia do Norte, Kim Jong-Hun, ainda é uma grande incognita (provavelmente será demitido). Carlos Queiroz tambem se encontra dentro dos seleccionadores em stand-by, pois as mais recentes noticias dão conta que a FPF pensa em despedir o treinador português.

Os seleccionadores que nao continuam no cargo são os seguintes: Javier Aguirre (pediu a demissão-MEX), Carlos Alberto Parreira (abandonou o cargo-AFS), Dunga (demitido-BRA), Paul Le Guen (pediu a demissão-CMR), Huh Jung-Moo (abandonou o cargo-KOR), Sven Goran Eriksson (abandonou o cargo-CIV), Raymond Domenech (foi demitido-FRA), Otto Rehhagel (foi demitido-GRE), Marcelo Lippi (já se sabia que iria abandar o cargo ainda após o Mundial-ITA), Takeshi Okada (abandonou o cargo-JAP), Lars Lagerback (abandonou o cargo-NGR) e Pim Verbeek (abandonou o cargo-AUS).

Apenas 10 seleccionadores já sabem que se mantêm no cargo: Rabah Saadane (renovou com a Argelia), Morten Olsen (tem contrato até 2012 com a Dinamarca), Fabio Capello (tem contrato até 2012 com a Inglaterra), Ricki Herbert (renovou com a Nova Zelândia), Gerardo Martino (vai continuar no Paraguai até 2011), Radomir Antic (continua à frente da Sérvia), Ottmar Hitzfeld (tem contrato até 2012 com a Suíça), Bert Van Maarwijk (renovou até 2012 com a Holanda), Joachim Low (renovou até 2012 com a Alemanha) e Vladimir Weiss (renovou até 2014 com a Eslováquia).

Quais as razões para tanta indefinição ou não continuidade da maioria dos seleccionadores nacionais? Fracas prestações? Projectos falhados? Pouca paciência dos adeptos?

Manchester City - Os "citizens" comunicaram ao Santos que desejam ter o brasileiro Robinho de regresso a Inglaterra. O jogador brasileiro encontra-se actualmente emprestado ao "Peixe";

Mercado Internacional - O experiente central de 35 anos, Sol Campbell assinou contrato por uma temporada com o recém promovido Newcastle. O antigo jogador do Arsenal prepara-se assim para mais uma etapa na sua já longa carreira; Em Itália, o site calciomercato avança a notícia de que a Lazio, é o clube que se apresenta na "pole position" para garantir os serviços do brasileiro Hernanes, num negócio a rondar os 14 milhões de €;

Atletismo - Bom dia para Portugal no Campeonato da Europa de Atletismo, a decorrer, em Barcelona. Nos 20 km marcha, as três participantes portuguesas terminaram a prova no top dez. Vera Santos foi 6ª classificada, enquanto Ana Cabecinha e Inês Henriques alcançaram a 8ª e 9ª posições, respectivamente. A prova foi dominada pelas russas, que conquistaram os 3 lugares do pódio;

Ciclismo - Acabado de vencer o Tour de France (3ª vitória na prova maior do ciclismo mundial), o espanhol Alberto Contador confirmou a sua saída da equipa Astana, uma vez que não aceitou renovar contrato com a equipa do Cazaquistão;

A confirmar-se a saída da Astana, para onde poderá ir o espanhol? Será que esta saída prejudicará Contador nas próximas provas, mais concretamente no Tour' 2011?

Hoje, às 20 horas, o Sp. Braga estreia-se nas pré-eliminatórias da prova máxima do futebol europeu de clubes, a Liga dos Campeões. A tarefa dos minhotos para chegar à fase de grupos será bastante complicada, pois comporta duas pré-eliminatórias frente a equipas de topo europeu. O 1º adversário será o Celtic de Glasgow, o vice-campeão escocês e habitual cliente da fase de grupos da Liga dos Campeões (6 presenças nas últimas 9 edições). O Sp. Braga quer fazer história e colher os frutos que a espectacular temporada passada semeou. Os minhotos reforçaram em qualidade e quantidade, para compensar algumas saídas como Eduardo, Evaldo, Hugo Viana ou Filipe Oliveira. O Celtic perdeu Boruc, Robbie Keane (regressou do empréstimo), Braafheid e Chris Killen, tendo como principal reforço o mexicano Efraín Juarez. 

Domingos referiu que o Celtic é superior ao Sp. Braga, mas está confiante em relação à partida de hoje à noite: "É natural que seja uma equipa que ambiciona muito mais, está acima do Braga em vários aspetos, no orçamento, prestígio, normalmente está nas competições europeias, mas dentro do campo vamos trabalhar no sentido que essa superioridade não se note." Por sua vez, Neil Lennon, técnico dos escoceses afirmou que o Sp. Braga tem grande qualidade: "O Sp. Braga é uma equipa muito consistente, com forte espírito ofensivo e capaz de fazer uma grande equipa, mesmo sem grandes estrelas." 

No histórico europeu, o Celtic tem duas vitórias (Vit. Guimarães e Boavista), dois empates e seis derrotas em Portugal, enquanto que os bracarenses têm um empate na recepção a um clube escocês (2-2 com o Hearts em 2004-05).

Em princípio, e tendo em conta o tipo de futebol praticado pelas duas equipas, o jogo terá domínio dos bracarenses, com mais posse de bola e uma organização atacante mais paciente. Pelo contrário, acreditamos que os escoceses joguem na expectativa, como costumam fazer quando jogam fora de casa, apostando no erro minhoto. O jogo terá transmissão em directo na Sporttv.

Prognósticos para mais logo?

Benfica - Depois da vitória da noite passada sobre o Sunderland, mais uma boa notícia para os lados da luz David Luiz e Ramires vão poder jogar a supertaça.

Sporting - A ida de Miguel Veloso para o Génova pode estar comprometida, pois Zapater não está interessado em abandonar Itália onde é bastante pretendido.

Sp. Braga - Hoje é um grande dia na cidade de Braga, com Domingos Paciência a referir que um bom resultado é ganhar.

Vitória de Setúbal - O central Collin está a treinar a experiência no Arles-Avignon recém-promovido a Ligue 1.

Real Madrid - O diário As diz que o Real já chegou a acordo com Khedira, enquanto que a Marca refere que os merengues querem contratar Özil, para esta época ou para a próxima.

Barcelona - Muito dificilmente Fàbregas irá para o Barça. O clube da Catalunha já aponta baterias para 3 jogadores em alternativa: Étienne Capoue, Mata e Özil.

terça-feira, Julho 27

Benfica 2-0 Sunderland (Cardozo 29´ e Carlos Martins 89´)

Os encarnados venceram mais uma partida de pré-temporada, perante um adversário da Premier League, mas com bastantes debilidades do meio campo para a frente. O Benfica dominou a partida desde o início e raramente acelerou o ritmo, com os jogadores a mostrarem as pernas bastante "pesadas".
Na 1ª parte, Cardozo tentou por meia duzia de vezes o golo, conseguindo na penúltima tentativa, após bom cruzamento de Coentrão. Durante os primeiros 45 minutos, Jorge Jesus testou Jara e Weldon na frente (mais encostados às linhas), juntamente com Cardozo, mas apenas Weldon mostrou alguns pormenores de destaque.

Na 2ª parte, com as entradas de Aimar, Saviola e Carlos Martins esperava-se que o jogo subisse de qualidade, mas ficou-se pela ameaça, pois o Benfica tentou invariavelmente bastantes tabelinhas entre os homens da frente, que raramente foram coroadas com sucesso. O Sunderland pouco mostrava na frente, para além de alguns rasgos de Malbranque. Mesmo em cima do minuto final, Carlos Martins deu um tiro na monotonia e marcou mais um excelente golo, desta vez com a contribuição da Jabulani.

Destaques:

Júlio César/Moreira
- Não foram testados pelos atacantes do Sunderland...

Fábio Coentrão - Um dos melhores encarnados em campo, sempre procurando subir pelo flanco esquerdo. Fez a assistência para o golo de Cardozo e ainda ia oferecendo mais golos.

Cardozo - O paraguaio esteve bastante rematador (no total foram 6 remates), mas só por uma vez (de cabeça) conseguiu facturar. Continua a apurar a pontaria.

César Peixoto - Fez os melhores 45 minutos da pré-temporada, numa posição mais avançada no terreno que a habitual. Mostrou bom entendimento com Coentrão, alguns pormenores técnicos de assinalar e ainda um remate perigoso.

Carlos Martins/Saviola/Aimar/Kardec - Nos segundos 45 minutos foram os jogadores em maior evidência, no entanto, só apareceram a espaços e com isso, o futebol do Benfica não teve a qualidade desejada. Kardec deu bastante trabalho à defensiva inglesa, mas os restantes colegas não o acompanharam nos esforços.

Felipe Menezes - Mostrou muito pouco nos 45 minutos em que esteve em campo, sendo a saída por empréstimo a melhor solução para o brasileiro.

Atletismo - Portugal começou da melhor maneira os Europeus de Atletismo, com João Vieira a repetir a medalha de Bronze de há 4 anos atrás na prova de 20 km marcha. Francis Obikwelu e Naide Gomes ultrapassaram as suas eliminatórias sem dificuldades.

Benfica - Jorge Jesus ficou contente com a chamada de David Luiz à selecção, mas insatisfeito com a CBF por ter marcado um amigável nos EUA, o que vai prejudicar a preparação dos clubes europeus com jogadores do Escrete, entre eles o Benfica.

Sporting - Maniche não treinou esta terça-feira na Dinamarca, estando em risco para o 1º jogo oficial dos leões.

Europeu de Sub-19 - A França venceu a Croácia por 2-1 (Kakuta 37´e Bakambu 83´; Ademi 4´) e está na final do Europeu. Antes, foi a Espanha a assegurar presença na final, depois de bater a Inglaterra por 3-1 (Pacheco 12´, Keko 34´e Canales 57´; Bostock 37´). Depois do brilhante penalti de Ezequiel Calvente (ver aqui), a selecção espanhola resolveu fazer isto:





De acordo com o The Mirror (ler aqui), o Sporting é um dos clubes europeus que está interessado no passe do jogador inglês. Michael Mancienne pertence aos quadros do Chelsea, mas apenas realizou 2 jogos oficiais pelo gigante londrino. O defesa/médio centro de 22 anos e 1.84 metros esteve duas temporadas emprestado ao Queens Park Rangers e uma temporada e meia emprestado ao Wolverhampton. Foi nos Wolves que Mancienne chamou a atenção ao realizar uma época 2009-10 de bom nível. Mancienne tem mais de 50 internacionalizações pelos escalões jovens ingleses e poderá entrar nas contas de Fabio Capello no apuramento para o Euro 2012.

Segundo o The Mirror, Wolverhampton, Sevilla, Málaga, bem como os leões estão na corrida pelo jovem que poderá custar quase 5 milhões de Euros. No entanto, Mancienne até poderá ficar no Chelsea, isto se os londrinos não encontrarem substituto para a mais que provável saída de Ricardo Carvalho.

 Visão de Mercado - Mancienne é um jogador com futuro promissor e que consegue fazer duas posições no terreno com grande eficiência (defesa central e médio centro). Caso se transfira para o Sporting poderá fazer dupla de centrais com Daniel Carriço, pois no meio campo, Pedro Mendes e Maniche serão intocáveis. A contratação do jogador inglês também poderá servir como aposta a médio prazo para o meio campo, já que a dupla actual poderá fazer no máximo 2-3 épocas de bom nível.

 Será um importante reforço para o Sporting?

Benfica -À chegada a Portugal, o defesa central Luisão afirmou que deseja "ser feliz no Benfica ou lá fora". O desejo de sair do brasileiro parece cada mais forte. De saída também pode estar David Luiz. O jornal espanhol Marca, avança com a notícia de que existe um duelo entre o Real e o City. A proposta de 32 milhões de € rejeitada pelos encarnados poderá levar com que a equipa de Mourinho suba a parada;

Atlético de Madrid - O presidente dos "colchoneros", Enrique Cerezo, afirmou esta tarde de que existe um acordo total entre o Atlético e a Juventus para a transferência do médio português Tiago, faltando apenas o acordo entre clube e jogador;

Liverpool - O novo treinador dos ingleses, Roy Hodgson, confirmou que Javier Mascherano esta mesmo de saída dos "reds" pois o argentino está determinado em abandonar Anfield, segundo o site goal;

Mercado Internacional - O footballpress dá conta do interesse do Marselha no italiano Alberto Giladirno, interesse confirmado por Didier Deschamps; em Itália, o Cagliari decidiu por o guarda-redes Frederico Marchetti à venda. O jogador que marcou presença na África do Sul já tinha mostrado a sua vontade de abandonar o clube e o seu destino poderá ser o futebol inglês, de acordo com o calciomercato;

Sevilha
- A equipa espanhola orientada por António Alvárez anunciou a dispensa de três jogadores. Para além de Chevantóns e Tom De Mul, também o antigo jogador do Sporting, Aldo Duscher está fora dos planos da equipa sevilhana;

Seria algum destes 3 jogadores úteis a clubes portugueses? Estão ao alcance dos três grandes?

Benfica
Entradas - Fábio Faria (Rio Ave); Jara (Arsenal de Sarandi); Gaitán (Boca Juniors) e Roberto (Atl. Madrid).
Saídas - Di Maria (Real Madrid); Quim (Sp. Braga); Bruno Costa (Farense); Bynia (N. Xamax); Miguel Vítor (emp. Leicester City); Nelson Oliveira e Roderick (emp. Rio Ave); Rúben Lima (emp. Vit. Setúbal); David Simão (emp. Paços de Ferreira); Yartley, Miguel Rosa, João Pereira, André Carvalhas, Abel Pereira, Rafael Costa, Mário Rui, Evandro Brandão, Leandro Pimenta e José Coelho (emp. Fátima); André Soares e Lassana Camará (emp. Servette) e Urreta (emp. Deportivo).
Braga
Entradas - Sílvio (Rio Ave); Quim (Benfica); Marcos (Paraná); Elderson Echiéjilé (Rennes); Keita (Vit. Setúbal); José Collado (G. Torrelavega); Hélder Barbosa (Vit. Setúbal); Lima (Belenenses); George Lucas (Santos); Eduardo (Botafogo); Leandro Salino (Nacional); Tales Souza (Internacional); Artur Moraes (AS Roma); Leo Fortunato (emp. Cruzeiro); Diego Silva* (Sp. Covilhã) e Pizzi* (P. Ferreira).
Saídas - Eduardo (Génova); Evaldo (Sporting); Pawel Kieszek (FC Porto); André Leone (Sport Recife); Olberdam (Marítimo); Hugo Viana (Valência); Rafael Bastos (CFR Cluj); Tiago Pinto e Mendes (Rio Ave); Karim Kazeem (Merelinense); Fernando Alexandre (emp. Olhanense); Diogo Valente (emp. Académica); Dani Coelho, Peterson, Cristiano, Nuno Valente, Aníbal e Toumany (emp. Vizela); Angelo Peña (emp. Portimonense); Yazalde (emp. Rio Ave) e Aníbal e Januário Jesus (emp. Varzim).
Porto
Entradas - João Moutinho (Sporting); Souza (Vasco da Gama); Sereno (Valhadolid); James Rodríguez (Banfield); Pawel Kieszek (Sp. Braga); Emídio Rafael (Académica); Cristian Sapunaru* (Rapid Buc.) e Ukra* e Castro* (Olhanense).
Saídas - Pelé (Eskisehirpor); Nuno André Coelho (Sporting); Caetano (Paços de Ferreira); Monteiro (Santa Clara); Sebastian Prediguer (emp. Banfield); Diego Valeri (emp. Almeria); David Addy (emp. Académica); Ventura, Candeias, Pedro Moreira e André Pinto (emp. Portimonense); Bura (emp. Paços de Ferreira); Orlando Sá (emp. Nacional); Rui Pedro (emp. Leixões); Tengarrinha e Renato (emp. Santa Clara); Rabiola (emp. Desp. Aves); Abdoulaye, Ivo Pinto e Steven Vitória (emp. Sp. Covilhã); Gilmar (emp. Ribeirão) e Josué, Jorge Chula e Diogo Viana (emp. VVV-Venlo).
Sporting
Entradas - Evaldo (Sp. Braga), Maniche (Colónia); Nuno André Coelho (FC Porto); Jaime Valdés (Atalanta); André Santos (U. Leiria), Marco Torsiglieri (Velez Sarsfield); Diogo Salomão (Real Massamá) e Victor Golas* e André Martins* (Real Massamá).
Saídas - João Moutinho (FC Porto); Ronny (Hertha Berlim); Diogo Amado (U. Leiria); Renato Santos (Rio Ave); Pereirinha (emp. Vit. Guimarães); Ricardo Batista e João Gonçalves (emp. Olhanense); Nuno Reis, Renato Neto e William Owusu (emp. Cercle Brugge); Amido Baldé (emp. Santa Clara); Wilson Eduardo, André Marques e Diogo Rosado (emp. Beira-Mar); Adrien Silva e Alex Zahavi (emp. Maccabi Haifa); Rui Fonte (emp. Espanyol) e Pedro Mendes (emp. Servette).
Marítimo
Entradas - Ricardo Esteves (FC Seul); Luciano Amaral (Villa Rio); Marquinho (Vit. Guimarães); Heldon (Fátima); André Vilas Boas (Rio Ave); Danilo Dias (Ipatinga); Marafona (Varzim); Rafael Miranda (Atlético MG) e Adilson (Feirense).
Saídas - Paulo Jorge (Al-Ittihad); Manu (Légio Varsóvia); Takahito Soma (E. Cottbus); Miguel Ângelo (APOP); Christopher (U. Madeira); João Luiz (emp. Beira-Mar); Miguelito (emp. Vit. Setúbal) e Tito e Ricardo Neves (emp. Varzim).

Vit.Guimarães
Entradas - Ricardo (Paços de Ferreira); João Ribeiro (Académica); Faouzi (WAC Casablanca); Edgar Silva (Vasco da Gama); Anderson Santana (Terek Grozny); Bebé (E. Amadora); William (FC Anzhi); Gonçalo Silva (Barreirense); Edson Sitta (Ceará); Ostolaza (Racing Montevideu); Leandro Freire (Botafogo); Maranhão (emp. Grémio Anápolis) Pereirinha (emp. Sporting); Vitor Bastos* (Vizela) e Dinis* (Gondomar)
Saídas - Marquinho (Marítimo); Nuno Assis (Al-Ittihad); Desmarets (Deportivo); Roberto (Asteras Tripolis); Fábio Felício (Rio Ave); Andrezinho (Colónia) e Carlitos (Gil Vicente).
Nacional
Entradas - Vladan Gilje (FK Sutjeska), Danielson (Paços Ferreira), Márcio Madeira (Juv. Évora), Hugo Nascimento (Debreceni), Rene Mihelic e Dejan Skolnik (NK Maribor) Claudemir (América RJ), Danijel Stojanovic (Zrinjski Mostar), Elisson (Cruzeiro); Juninho* (Bahia); Bruno Amaro* (Académica) e Orlando Sá (emp. FC Porto).
Saídas - Rodrigo Silva (Leiria); Miguel Fidalgo (Académica); Filipe Gui (Estoril); Leandro Salino (Sp. Braga); Marco Airosa (Desp. Aves); Douglas (Freamunde); Igor Pita (DOXA);Pacheco (Santa Clara) e Juliano (emp. Najran SC).

Naval
Entradas - João Pedro e Godinho (Oliveirense); Hugo Machado (St. Sumgayit); Orestes (Hansa Rostock); Romain Salin (Tours); Rogério Conceição (Vila Nova-GO); Jonathas (Pelotas) e Robin Previtali (Sochaux).
Saídas - Diego Ângelo (Génova), Peiser (Académica); Bruno Lazaroni (emp. Al-Ettifaq) e Kovacevic (Beira-Mar).
U.Leiria
Entradas - Raí (Mogim Mirim); Rodrigo Silva (Nacional); Renato Saldanha (Toledo-BRA); Eduardo Gottardi (Juventude); Marcos Paulo (Le Mans); Zhang (Mafra); Paulo Sérgio (Académica); Diogo Amado (Sporting) e Anderson Lessa (emp. Cruzeiro).
Saídas - Cássio (Rapid Buc.); Maciel (Freamunde); Elias (Portimonense); Hélder Godinho e Cervantes (Desp. Aves); Nuno Gomes (Sp. Covilhá); Hammes (Tondela); Pape Sow (Académica); Vitor Moreno (Ceuta); André Santos* (Sporting) e Márcio (emp. Arouca).

P. Ferreira
Entradas - Harrie Gommans (Roda); Nuno Santos (Santa Clara); Javier Cohene (Sportivo Luqueño); Caetano (FC Porto); Lucas Espínola (Aimoré); Samuel (emp. Atlético Mineiro); David Simão (emp. Benfica); Bura (emp. FC Porto); Pedro Queirós* e Jorginho Sousa* (Oliveirense) e Mário Rondon* (Beira-Mar).
Saídas - Kelly Berville (APOP); Ricardo (Vit. Guimarães); Danielson (Nacional); Kiko (Arouca); Filipe Mendes (Santa Clara) e Pizzi* (Sp. Braga).
Académica
Entradas - Diogo Melo (Portimonense); Peiser (Naval); Miguel Fidalgo (Nacional) e Hugo Morais (Leixões); Enrique Carreño (Sevilla B); Laionel (Salamanca); Pape Sow (U. Leiria); David Addy (emp. FC Porto); Diogo Valente (emp. Sp. Braga) e Júnior Paraíba (emp. Grémio Anápolis).
Saídas - Emídio Rafael (FC Porto); Licá (emp. Trofense); Bruno Amaro* (Nacional); Cris (Asteras Tripolis); Tiero (CSKA Sófia); Lito (Portimonense); Pedro Ribeiro, Vouho e Flávio Ferreira (Sp. Covilhã); André Fontes (Feirense); Fábio (Wholen); Fofana (emp. Sp. Covilhã); Júlio César e Gonçalo (emp. Desp. Aves); Ricardo Alves, Bruno Silva, João Guerra, Gerso Fernandes e Rodolfo (emp. Tourizense) e Bru (emp. Oliveirense).
Rio Ave
Entradas - João Tomás (Al-Sharjah); Tiago Pinto e Mendes (Sp. Braga); Paulo Santos (Estoril); Fábio Felício (Vit. Guimarães); Braga (Leixões); Renato Santos (Sporting); Ricardo Rocha (Desp. Chaves), Roderick e Nelson Oliveira (emp. Benfica); Yazalde (emp. Sp. Braga); Cicero (Oliveirense); Saúlo (Celta de Vigo); Geraldes (Maia Lidador); Felipe Alberto (emp. Rio Preto) e Diogo (Grémio Anápolis).
Saídas - Sílvio (Sp. Braga); Fábio Faria (Benfica); André Vilas Boas (Marítimo); Carlos (Bucaspor) e Chidi (Olympiakos Nicósia); Tiago Terroso (Varzim); Magno (Olhanense) e André Serrão (Ribeirão).
Olhanense
Entradas - Nuno Piloto (Iraklis); Yontcha (Belenenses); Paulo Renato (E. Amadora); Vinicius (Desp. Aves); Ismaily e Jardel (Desportivo Brasil); Moretto (Wisla Cracóvia); Clecio (Morrinhos); Jorge Gonçalves (Racing Santander); Márcio (América-RJ); Maurício (Feirense); Fernando Alexandre (emp. Sp. Braga) e João Gonçalves e Ricardo Batista (emp. Sporting);
Saídas - Ukra* e Castro* (FC Porto); Ricardo Campos (Caldas), Rui Baião (Fátima); Juan Pietravallo (At. Rafaela); Rodrigo Lamardo e Diogo (Farense); Stephane (emp. Penafiel); Joshua Silva (emp. Farense) e Matias e Fábio (emp. Louletano).
Vit. Setúbal
Entradas - Diego (Leixões); Getúlio Vargas e Silva (Duque Caxias); ; Zeca (Casa Pia); José Pedro (Belenenses); Bruno Gallo (Vasco da Gama); Hugo Leal (Salamanca); Pimenta (Sp. Covilhã); Sassá (Bangu); Anderson do Ó (AEP); Ruben Lima (emp. Benfica) e Miguelito (emp. Marítimo).
Saídas - Sandro (Ceuta); Nuno Santos (Portimonense); Lourenço (Desp. Aves); Hélder Barbosa e Keita (Sp. Braga); Luis Carlos (Belenenses); Adul Baldé (Pinhalnovense); Bruno Monteiro (emp. Santa Clara) e Bruno Lourenço (emp. Tourizense) e Bruno Severino (emp. Sp. Covilhã).
Beira-Mar
Entradas - Leantro Tatu (Santa Clara); Rui Rego (Chaves); Renan Meduna (Rio Branco-PR); Tinoco (Vianense); Danilo (Desp. Chaves); Kovacevic (Naval); Paes (Avaí); Samuel (Noroeste-SP); Felipe D´Agostin (emp. Internacional); João Luiz (emp. Marítimo)Wilson Eduardo, André Marques e Diogo Rosado (emp. Sporting).
Saídas - Élio (Doxa), Mario Rondon* (P. Ferreira); Filipe (Sp. Espinho) e Fabeta (Santa Clara).
Portimonense
Entradas - ; Lito (Académica); Elias (U. Leiria); Di Fabio (Busan Icons); João Paulo (Tombense); Helder Pelembe (Maxaquene); Jumisse (Muçulmana Maputo); Nuno Santos (Vit. Setúbal); Ventura, Candeias, Pedro Moreira e André Pinto (emp. Porto) Calvin Kadi (emp. Bidvest Wits); Soares (emp. Vila Nova-GO) e Angelo Peña (emp. Sp. Braga).
Saídas - Diogo Melo (Académica); Vasco Matos e João Pedro (Desp. Aves); Calado (Oriental); Anilton Junior (Moreirense); Alê (Digenis Morphou); Anderson e Fábio Sapateiro (emp. Esp. Lagos) e Ben e Bruninho (emp. Louletano).

Alguns dados poderão não estar totalmente correctos, e se assim for, pedimos desculpa pelo erro. Mas o problema é que muitas vezes os jogadores não são apresentados ou dispensados oficialmente pelos seus clubes, e tivemos que nos basear na informação que considerarmos mais credível retirada dos vários meios de comunicação social.

Qual é a sua análise do defeso até ao momento? Motivos para preocupação ou satisfação?

* - Jogadores que regressam ao seu clube, depois de terem rodado por empréstimo, não sendo certo a sua permanência no plantel.

FC Porto - O capitão Bruno Alves vai mesmo jogar no Zenit. A bola noticia que o acordo está preso por detalhes, mas neste momento já ninguém acredita que haja uma reversão e diz-se mesmo que os russos foram bem mais generosos do que se pensou inicialmente... Embora não haja detalhes confirmados, a transferência pode levar a um encaixe um pouco superior a 20 milhões de euros, embora ainda longe da cláusula de rescisão, que estava fixada em 30 milhões. Walter tem clubes mais poderosos financeiramente interessados no avançado brasileiro apesar de querer assinar pelos dragões, está refém dos empresários que detém o seu passe, tendo uma equipa francesa entrado na corrida pela sua contratação. Figer e Noveletto são dois nomes que mandam, sem que os dragões possam fazer seja o que for. O caso terá um epílogo amanhã podendo o jogador assinar por um clube poderoso financeiramente em detrimento do FC Porto O jovem médio Castro poderá estar de saída e o destino pode ser o futebol francês, mais concretamente o Arles-Avignon, clube que se vai estrear esta época na primeira divisão. Em cima da mesa estará uma proposta de empréstimo com uma opção de compra que poderá chegar a um valor de aproximadamente cinco milhões de euros.  Também Fucile poderá estar de saída, o Schalke 04 da Alemanha, continua a ser apontado como o destino provável. O defesa uruguaio chegou anteontem ao Porto, foi mesmo apresentado aos sócios, mas a verdade é que está muito perto da saída. As boas exibições no campeonato do mundo com a camisola do Uruguai despertaram a atenção de Felix Magath. O treinador do Schalke pretende reforçar o lado direito da defesa, havendo também notícias que dão como certa a saída do brasileiro Rafinha, precisamente o dono do lugar nas últimas temporadas. O empresário de Fucile, Pablo Tomaduz, já confirmou o interesse do Schalke. Falta agora saber o valor concreto da proposta e se o FC Porto está na disposição de aceitar o negócio. A permanência de Sapunaru no plantel indica que sim. Itália chama por Tomás Costa. Depois do interesse demonstrado por clubes franceses e argentinos, Tomás Costa entrou agora na rota italiana. O argentino é candidato a deixar o FC Porto, face ao elevado número de médios que há no plantel, e está na lista de possíveis reforços do Brescia, clube recém-promovido ao principal campeonato de Itália.

Benfica - Os 3 jornais desportivos portugueses fazem hoje capa com a chamada de David Luiz à selecção canarinha. Com esta chamada, o central e o médio Ramires têm a supertaça em risco. Segundo os regulamentos da FIFA, os jogadores têm de estar à disposição do seleccionador 48 horas antes do dia do desafio em questão. E jogando com o FC Porto, o máximo que David Luiz e Ramires conseguem é sair de Lisboa dia 8 de manhã e chegar a Nova Iorque - que fica a cerca de 130 km de New Jersey, onde será o jogo - no mesmo dia à tarde, cerca das 15h00 locais. O Benfica vai solicitar à Confederação Brasileira de Futebol que facilite e deixe os dois jogadores alinharem na Supertaça, e tudo indica que o consiga devido ao carácter decisivo do seu jogo. Jorge Jesus tenta segurar Ramires mas a tarefa é dura, como o jornal o jogo adiantou, o Chelsea já se chegou à frente com uma proposta choruda - o negócio pode fechar-se por um montante entre 23 e 24 milhões de euros - e há uma peça-chave no processo: Kia Joorabchian. O superempresário adquiriu metade do passe do internacional brasileiro através de uma empresa sedeada em Londres, a Jazzy Limited, por seis milhões de euros e pretende rendibilizar o investimento a breve trecho. E com "apenas" 50 por cento dos direitos económicos na mão, a SAD encarnada vê sobremaneira encurtada a sua margem de manobra negocial. Uma das saídas possíveis para segurar o craque canarinho poderá passar pela realização de um esforço financeiro. Isto é, a sociedade anónima benfiquista poderá recomprar a metade do passe que vendeu, mas já avaliada de acordo com a proposta dos blues, uma medida de tesouraria que seria, certamente, pouco viável.

Sporting - O jornal a bola noticia que os turcos pressionam Tonel. O Eskisehirspor faz proposta tentadora ao central. Os números oferecidos ao Sporting é que ainda não satisfazem responsáveis de Alvalade. O espaço reduzido de Tonel no plantel pode ditar saída. Afinal o presidente do Génova diz que Miguel Veloso será apresentado esta 5ª feira, a garantia foi dada ontem a O JOGO por Stefano Capozucca, director-desportivo do emblema italiano. "O negócio está a andar muito bem, está no ponto", assegurou o dirigente, para quem "esta semana, muito provavelmente na quinta-feira, tudo será oficializado".
A concretizar-se o acordo praticamente anunciado pelo Génova, o Sporting deverá receber cerca de nove milhões de euros, mais o passe de Zapater. Capozucca assumiu também a inclusão do médio espanhol no negócio, algo que, como O JOGO noticiou, não agrada ao próprio. "Sim, o Zapater irá para o Sporting", confirmou o director-desportivo do emblema da Ligúria.

Beira-Mar - O clube aveirense está interessado no avançado vimaranense Douglas.

Olhanense - O internacional moçambicano Mexer vai representar o Olhanense na próxima época por empréstimo do Sporting e é esperado já hoje em Olhão para começar a treinar no Estádio José Arcanjo. O internacional pela selecção de Moçambique, de 21 anos, já estava há algum tempo referenciado pelos rubros-negros e, sem espaço na equipa leonina, ruma ao Algarve onde vai encontrar o seu compatriota Daúto Faquirá, também moçambicano, que deu o aval à contratação da jovem promessa daquele país.

Real Madrid - O site desportivo A Marca noticia que em Itália vários jornais italianos afirmam que o lateral brasileiro Maicon já é jogador do Real por 28 milhões de euros mais algumas bonificações que ainda não estão definidas. A confirmar-se esta notícia José Mourinho receberá um dos seus jogadores favoritos e sem dúvida nenhuma uma mais valia para o plantel do Real.

Chelsea - O central português Ricardo Carvalho é uma das hipóteses mais fortes para o reforço da defesa do Real Madrid e, já manifestou junto do Chelsea a vontade de deixar o clube e rumar a novas paragens.

Barcelona - O Arsenal não liberta Cesc Fàbregas. O porta-voz da direcção do Barça, Toni Freixa afirmou ao diário As que os dirigentes do Arsenal simplesmente não querem negociar a transferência do jogador catalão.

Atlético Madrid - O diário As faz manchete hoje que os vencedores da Taça Uefa oferecem 9 milhões por Misimovic. O mesmo diário afirma que o internacional português Tiago foi oferecido ao Liverpool caso Mascherano se transfira para o Inter.

segunda-feira, Julho 26

Realizou-se hoje a cerimónia de abertura do 20º Campeonato da Europa de Atletismo, que se disputa em Barcelona, no Estádio Olímpico de Montjuic. Este evento realiza-se de 4 em 4 anos (nos anos pares), intercalado com os Jogos Olímpicos e Portugal mais uma vez participa com grandes esperanças de sucesso. Durante 6 dias os melhores atletas da Europa irão dar o máximo para chegar mais alto, mais rápido e mais forte, tal como diz o mote dos Jogos Olímpicos.
Portugal está muito bem representado, com 42 atletas (recorde de sempre para o conjunto nacional) e surge com hipóteses para melhorar a performance de há 4 anos atrás em Gotemburgo (2 de Ouro, 1 de Prata e 1 de Bronze). Naide Gomes (salto em comprimento), Jéssica Augusto (5000/10000 metros), Marisa Barros (maratona), Sara Moreira (5000/10000 metros) e Vera Santos (20 km marcha) têm deixado boas indicações nos últimos anos e possuem marcas que as podem levar ao pódio (caso mantenham o nível). Francis Obikwelu (100 metros), Rui Pedro Silva (10000 metros), Marco Fortes (peso), João Vieira (20 km marcha), Inês Henriques e Ana Cabecinha (20 km marcha), José Moreira (maratona) e a selecção de 4x100 metros têm excelentes hipóteses de terminar nos lugares de finalistas (8 primeiros).
Para a história, em 19 edições já realizadas, Portugal conquistou 20 medalhas (10 de Ouro, 6 de Prata e 4 de Bronze) e está na 17ª posição entre as potências europeias. Rosa Mota (3 vezes), Francis Obikwelu (3 vezes), Manuela Machado (2 vezes), Fernanda Ribeiro e António Pinto foram os responsáveis pelos portugueses ouvirem o hino nacional por 10 vezes. Esperemos que este ano haja mais motivos para celebrar!

Benfica - David Luiz foi convocado por Mano Menezes para o amigável frente aos EUA, no dia 10 de Agosto. Trata-se da 1ª convocatória do jovem defesa encarnado. (ver aqui a lista) O novo seleccionador brasileiro apenas convocou 4 jogadores que estiveram no Mundial, incluindo o também benfiquista Ramires.

FC Porto
- Vítor Baía cessou funções como director das relações externas dos azuis e brancos, com o objectivo de "abraçar um projecto de natureza pessoal".

Sporting - Paulo Sérgio já escolheu os 20 jogadores que vão viajar até à Dinamarca, para o encontro da Liga Europa. Abel, Grimi, Tonel, Torsiglieri, André Martins e Diogo Salomão ficaram de fora da lista, enquanto que Miguel Veloso, tal como Costinha referiu, foi convocado.

Raúl e Guti - Foi com grande emoção e lágrimas que dois dos maiores símbolos do Real Madrid disseram adeus ao clube merengue. Raúl estreou-se com 17 anos na Liga Espanhola (ver o 1º golo) e realizou 741 partidas oficiais pelo clube, marcando 323 golos. Guti passou 24 anos no Real Madrid, realizando mais de 500 jogos oficiais como sénior. O goleador estará a caminho do Schalke 04, enquanto que o médio ofensivo tem uma proposta do Besiktas.

Sevilla - Luis Fabiano referiu estar feliz na Andaluzia, rejeitando os rumores que davam conta da sua saída: "O meu sonho sempre foi continuar a jogar aqui. Tenho ainda um ano de contrato e estou muito contente."

Futsal - Marcelinho (ex-Belenenses) é o 4º reforço do Sporting para a temporada 2010-11, depois de assegurados Leitão, Pedro Cary e Mário Freitas.

Ténis - Frederico Gil eliminou o espanhol Tommy Robredo (nº 38) no Torneio de Gstaad por 4-6, 7-5 e 6-1. Na 2ª ronda, o português vai defrontar um tenista do Cazaquistão (Golubev ou Schukin).

O Presidente do Génova, Enrico Preziosi, tinha afirmado há poucos dias atrás que o jogador internacional português, Miguel Veloso, estaria terça-feira em Itália para assinar contrato com o clube transalpino. Toda a imprensa italiana fez eco desta afirmação, referindo que o jogador iria para Génova a troco de 9-10 milhões de Euros, mais o passe do espanhol Zapater, no entanto, hoje, o director desportivo do Sporting desmentiu a saída do internacional português.
Na chegada de NY, Costinha afirmou que Miguel Veloso vai viajar na terça-feira, mas para a Dinamarca, com o restante plantel leonino, com vista a defrontar o Nordsjaelland.
Sobre uma possível transferência do médio, Costinha referiu: "Quando chegar a altura certa falaremos do Miguel, mas até ao momento não há nada. Só falarei quando houver algo verdadeiro, mas de momento o jogador está com a equipa."
Quem não ficou satisfeito com estas afirmações foi a imprensa italiana, com o Tutto Mercado a referir que o director desportivo do Sporting só está a tentar "atirar areia para cima dos olhos" e que a transferência está acertada, salvo algum imprevisto de última hora (ler aqui).

Entretanto, Royston Drenthe, possível alvo do Sporting, afirmou no facebook que será jogador do Liverpool: "Em breve serei jogador do Liverpool e espero fazer ali uma boa época."

Quem terá razão sobre Miguel Veloso? Estará Costinha a desmentir o indesmentível (passe a redundância)?

Benfica - O jovem do Real Madrid, Marcos Alonso, criticou a postura apresentada pelos encarnados numa possível transferência. "Só me queriam no negócio do Di Maria", afirmou o jovem lateral madrileno, que tudo indica está a caminho do Bolton;

FC Porto - O jornal Record avança hoje com a noticia de que o colombiano Falcão, poderá ser um dos capitães do plantel azul e branco para o ano que vêm, caso as saídas de B.Alves e Meireles se confirmem;

Selecção Nacional - O Diário de Noticias avança com a notícia de que a FPF tomará uma decisão perante a situação de Carlos Queiroz, o mais breve possível, podendo mesmo que o actual seleccionador nacional deverá abandonar o cargo até ao final da semana;

Juventus - A "Vecchia Signora" está apostada em esquecer a temporada passada e para isso não pára de se movimentar no mercado. A imprensa italiana e a Rádio Renascença, avançam com o interesse dos italianos em Aly Cissokho, antigo defesa do Futebol Clube do Porto e actualmente ao serviço do Lyon. Para além do francês, Dzeko pode ser o senhor que se segue;

Inter de Milão - O site italiano calciomercato.com avança esta tarde com a noticia de que a saída de Balotelli rumo ao Manchester City, está praticamente concluída, embora não sejam avançados os números do possível negócio;

Mercado Internacional - Um dos agidadores do mercado deste Verão, o Génova, garantiu o empréstimo do jovem argentino Zuculini, que chegou a estar ligado ao Sporting. Os italianos pagaram cerca de 900 mil € pelo empréstimo do jogador do Hoffenheim; o site footballpress, noticia o interesse do Arsenal no guarda-redes holandês, Stekelenburg, que marcou presença no Mundial deste ano;

É com grande orgulho e satisfação que o blog Visão de Mercado celebra hoje o seu 1º aniversário! Foi na noite de 26 de Julho que o Sérgio_alj e o Pedro_M começaram a escrever nesta simpática pagina de opinião, informação e factos sobre o futebol e o desporto em geral. O blog foi crescendo ao longo dos dias, com varias rubricas, passatempos e espaços de discussão e com a participação sempre essencial dos nossos leitores e visitantes. Actualmente temos uma media de 12 mil visitantes e quase 17 mil pageviews por dia, o que nos deixa bastante surpreendidos e motivados a continuar com este projecto. É bastante gratificante ler os elogios que os nossos leitores escrevem, bem como ler as opiniões e criticas sobre o blog.

Obrigado a todos!

Benfica - De acordo com o record os responsáveis pelo emblema da Luz ainda acreditam que conseguem manter Ramires no plantel, mas estão no mercado à procura de um médio que possa substituir o internacional brasileiro, de 23 anos. À luz poderá chegar mais um central e Diego Ângelo reúne características que agradam a Jorge Jesus e o Benfica está atento ao desbloquear da situação que envolve o jogador e o emblema italiano, que não o quer inscrever devido ao número limitado de extracomunitários que os clubes transalpinos podem inscrever. O record também faz manchete de Paulo Sampaio (Rifa) é o mais recente reforço da equipa técnica liderada por Jorge Jesus. O treinador, de 43 anos, que foi adjunto de Carlos Carvalhal durante 12 anos (até maio último), integra agora o departamento de observação dos encarnados.

Porto - Walter ainda não foi apresentado como reforço. Motivo: as negociações encontram-se numa fase final, mas ainda há alguns detalhes por acertar entre o seu empresário, Juan Figer, e o Internacional de Porto Alegre. Recorde-se que, recentemente, o agente comprou 50 por cento do passe do brasileiro por 3,7 milhões, e é apenas a demora na conclusão deste processo administrativo que está a atrasar o anúncio do negócio. O impasse verificado em torno da conclusão deste negócio deverá impedir o ponta-de-lança de ser uma opção credível para a decisão da Supertaça com o Benfica, agendada para o dia 7 de agosto, em Aveiro. Villas Boas não quer perder Bruno Alves e Raul Meireles Questionado sobre o futuro do central e do médio, referiu: “Bruno e Raul são jogadores de qualidade inegável, portanto, enquanto os tivermos aqui farão parte do plantel. Os dois adicionam qualidade.”

Sporting - O treinador dos leões, Paulo Sérgio, não confirma a saída de Miguel Veloso para o Génova, de Itália, mas admite estar preparado para essa eventualidade, porque o futebol "hoje em dia é um negócio". Paulo Sérgio disse que não tem qualquer informação sobre a eventual saída do médio internacional leonino, mas desejou que, se isso acontecer, que "seja um bom negócio para a SAD e para o atleta". Matias Fernandéz apontou de cabeça o melhor golo da partida num lance muito vistoso. Terminado o jogo, o chileno mostrou-se determinado em conseguir a titularidade na posição que Paulo Sérgio considerar mais adequada.
“É o treinador que decide em que posição é que devo atuar. Jogo onde ele quiser e farei sempre o melhor possível”, frisou. Depois, colocado perante declarações de Carlos Carvalhal, nas quais o ex-técnico leonino disse que o sistema não favorecia as suas qualidades, Matías Fernández manteve o tomo do discurso. “Quero é jogar e vou lutar para conseguir um lugar no onze”, referiu. Entretanto, Henry Redknapp, técnico do Tottenham disse ter gostado muito do Sporting e elogiou Yannick. “É fantástico”, classificou, recusando abordar uma eventual transferência. “Sobre isso não vou falar...”, concluiu.

União de Leiria - Carlão ao que tudo indica poderá ir jogar para a roménia mais propriamente para o Rapid Bucareste. O clube romeno deverá fazer chegar nos próximos dias uma proposta concreta à sociedade desportiva do União que, porém, terá de ser suficientemente aliciante para convencer João Bartolomeu, presidente dos leirienses, a deixar sair apenas temporariamente uma das jóias da coroa do clube.

Manchester United - Com Nani a titular, o Manchester United foi derrotado este domingo pelo Kansas City por 2-1. Os golos foram apontados na primeira parte. Arnaud, aos 11' e Kamara aos 43', com Berbatov a fazer o tento inglês de penálti aos 41'. O Kansas City realizou uma partida perfeita, até porque jogou com menos um a partir dos 40', altura em que Conrad foi expulso.

Real Madrid - O Real Madrid confirmou em comunicado que o capitão Raúl González, um dos futebolistas mais emblemáticos da sua história, vai passar a representar os alemães do Schalke 04, após passar 16 anos no clube da capital espanhola. Raúl, de 33 anos, jogava no merengues desde 1994 e conquistou seis campeonatos espanhóis e três Liga dos Campeões pelos blancos. Ao longo desses 16 anos, Raul disputou um total de 740 jogos pelo Real Madrid, ao serviço do qual marcou 323 golos.

Inter de Milão - De acordo com o site football press, o clube milanês está interessado no jogador peruano da fiorentina Juan Vargas. Se Maicon se transferir para o Real Madrid a alternativa é Vargas. O seu passe está avaliado em 20 milhões de euros.

Moto GP - Lorenzo vence no regresso ao pódio de Rossi. O espanhol Jorge Lorenzo (Yamaha) conquistou este domingo o GP dos Estados Unidos, disputado na mítica pista de Laguna Seca, conseguindo assim vencer numa pista onde nunca tinha sido ao lugar mais alto do pódio.
O líder do Mundial de pilotos até começou mal, caíndo para o 2.º posto no arranque - Pedrosa partiu de forma soberba e comandou a corrida. Porém, o grande início do 26 da Honda ficou manchado por uma queda à 8.ª volta que abriu caminho a uma vitória tranquila de Lorenzo.
Com 6 vitórias em 9 Grande Prémios, Jorge Lorenzo é cada vez mais líder do Mundial de pilotos e muito dificilmente deixará fugir o título, dispondo agora de 72 pontos de vantagem sobre Dani Pedrosa. Em 2.º lugar ficou Casey Stoner e em 3.º ficou o campeão do Mundo em título Valentino Rossi, que assim regressa ao pódio, dois meses depois de ter feito 2.º em Le Mans, a 23 de maio.
Atrás de Rossi ficaram Dovizioso e o norte-americano Ben Spies, que continua a ser uma das mais agradáveis surpresas da temporada. Na cerimónia do pódio um erro técnico fez com que o hino italiano toca-se em vez do espanhol. Terá sido uma prenda especial para Valentino?

domingo, Julho 25

FC Porto 2-1 Sampdoria (Fernando 21´ e Hulk 24´; Cassano 27´ g.p.)

Perante uma boa moldura humana, o FC Porto voltou a vencer no Estádio do Dragão, novamente por um golo de diferença. Os azuis e brancos exibiram-se em melhor plano do que há uma semana atrás frente ao Ajax.

A primeira parte teve domínio absoluto dos dragões, com Hulk e Cristian Rodriguez bastante activos nas faixas laterais. Moutinho também esteve em destaque no meio campo azul e branco, servindo as jogadas mais perigosas do FC Porto. Os dragões chegaram ao 1º golo num livre bem marcado por Joao Moutinho, que Fernando desviou com êxito para o fundo das redes. Pouco tempo depois, foi Hulk a levantar o Estádio, com um grande remate, sem hipóteses para Curci. Foi nos primeiros 30 minutos que o FC Porto exibiu-se em melhor n´´ivel. A resposta dos italianos surgiu no minuto seguinte ao golo de Hulk, com Cassano a marcar o golo de honra na cobrança de uma grande penalidade a castigar mão de Emídio Rafael.

Na segunda parte, o jogo foi mais aberto e a Sampdoria atacou mais vezes do que tinha feito na 1ª parte. Houve algumas oportunidades de golo de parte a parte, no entanto, Beto, Curci e a pontaria desafinada dos executantes, não permitiram que os adeptos festejassem mais golos.

Destaques:

Hulk - Como tem sido habitual, foi o melhor jogador azul e branco. Criou bastante jogadas de perigo e rematou inúmeras vezes, no entanto, aqui ou ali, abusou de algum individualismo.

João Moutinho - O internacional português tem sido um dos jogadores mais influentes dos dragões, tendo hoje realizado mais uma primeira parte de bom nível.

James Rodriguez - O jogador colombiano não esteve tão em jogo como seria de esperar, no entanto, vai mostrando alguns pormenores de qualidade. Para alem disso, marca muito bem os lances de bola parada, com o seu pé esquerdo.

Maicon/Sereno/Rolando - Os centrais do FC Porto não tiveram grandes dificuldades para superarem o ataque dos italianos, com Maicon a ser o melhor elemento defensivo. Poderá ser o substituto de Bruno Alves, caso o internacional português deixe os dragões.

Emídio Rafael - Foi o elemento mais fraco da defensiva azul e branca, tendo sido varias vezes apanhado em contrape. O golo dos italianos surgiu depois de uma mão infantil do ex-academista.

Ruben Micael - Jogou ao lado de João Moutinho, no entanto, nunca conseguiu desenvolver a qualidade do seu futebol. O brasileiro Souza, que entrou para o seu lugar aos 64 minutos, mostrou mais classe que o madeirense.

Varela - O português regressou aos relvados e quis deixar logo a sua marca. Esteve bastante activo no flanco direito e fez alguns cruzamentos perigosos para a área italiana.

Falcao - Ainda não esta ao nível do ano passado, tendo estado grande parte do tempo preso entre os centrais italianos. Apenas teve uma oportunidade clara de golo, após cruzamento de Varela.