30 de Abril de 2010

Os piores da Liga Sagres!

Depois de termos elaborado os 10 mais da Liga Sagres, aqui fica as nossas opções para as grandes desilusões desta temporada. Atenção que não é uma lista de "flops", como Prediguer, Caicedo ou Keirrison, por exemplo. São jogadores de quem se estava à espera algo, no entanto, não conseguiram ser a mais valia que os adeptos pediam. Também tivemos em conta as temporadas que realizaram no passado na Liga Portuguesa, com excepção de Matias Fernandéz.

1 - João Moutinho - O Sporting este ano não rendeu muito e o seu capitão é um dos principais responsáveis pela péssima época. Jogou a maioria dos jogos a 10, como seu desejo, mas não foi o organizador de jogo que o Sporting necessitava. Estávamos habituados a excelentes exibições do médio, no entanto, este ano caiu do 80 para o 8, sendo bastante irregular e pouco desequilibrador.
2 - Cristian Rodriguez - No 2ª ano ao serviço do FC Porto, o uruguaio fez uma temporada para esquecer. Esteve bastante tempo parado por lesão e quando jogou não se apresentou ao nível revelado no ano anterior. O FC Porto pagou 7 milhões de euros por 70% do passe, será que vai comprar os restantes 30%?



3 - Nuno Gomes - O capitão do Benfica jogou menos tempo que o habitual, sendo relegado para a 6ª opção de ataque dos encarnados, atrás de Cardozo, Saviola, Weldon, Éder Luis e Kardec. Esperava-se mais do goleador que já marcou mais de 150 golos pelo Benfica.


4 - Anderson Polga - O central brasileiro começou muito mal a temporada e por isso mesmo foi relegado para o banco de suplentes. Jogou em apenas 14 jogos para a Liga Sagres. Será o último ano em Portugal?

5 - Claudio Pitbull - O brasileiro era a grande esperança do Marítimo para esta temporada, no entanto revelou-se uma grande desilusão. Jogou em apenas 13 jogos da Liga, 8 como titular e marcando 1 golo.

6 - Matias Fernandéz - Dos jogadores da nossa lista, o chileno era o único que ainda não tinha jogado na Liga Portuguesa. No entanto, o facto de ser umas das grandes esperanças do Sporting, e pouco ou nada ter jogado, não correspondendo às expectativas, levou a que integrasse a nossa lista.

7 - Carlão - Começou a temporada em grande estilo e cedo marcou 5 golos no campeonato, no entanto, à medida que a época foi avançando, o brasileiro foi dando mostras de fragilidade e apenas marcou 1 golo em toda a 2ª volta. Foi inclusive abafado pelo seu colega de ataque Cássio.

8 - Amuneke - O nigeriano já tinha passado por Portugal há 3 anos atrás, numa excelente temporada ao serviço do Vit. Setúbal, no entanto, este ano não esteve ao mesmo nível no Nacional. Jogou apenas 14 jogos para a Liga, marcando 2 golos.

9 - Vukcevic - Um dos jogadores mais evoluídos tecnicamente do Sporting, contudo, ainda continua por explicar a sua fraca utilização. No início da temporada teve as suas oportunidades na equipa, no entanto, à medida que a época foi avançando, jogou cada vez menos.

10 - Bruno Alves/Raul Meireles - O central portista fez claramente uma época abaixo das expectativas (Rolando até esteve melhor na defesa), sem aquela força e presença forte que nos habituou, parecendo um capitão sem chama e sem voz. O médio também se apresentou muito abaixo do esperado, sem a influências dos anos anteriores.

Qual o vosso top-10? Quais os jogadores que colocariam e retiravam da nossa lista?

Breves!

Nicolás Gaitan - O diário "Olé" (ler aqui), afirma que o Benfica já tem um acordo de palavra com o Boca Juniors, por 11,5 milhões de dólares. E o próprio jogador demonstrou interesse em que a transferência se concretize, de maneira a que o clube argentino possa aproveitar esse dinheiro para renovar o seu plantel.

José Mourinho - O jornal "Marca" noticia esta sexta-feira que "José Mourinho tem 90% de possibilidades de abandonar o Inter no final da temporada". No entanto o Real Madrid não está sozinho na corrida, já que Liverpool e Man City também pretendem contar com os serviços do português. 

Sporting -  O jornal "Record" (ler aqui), garante que  contratação de um guarda-redes para concorrer com Rui Patrício está entre os principais objectivos de mercado do Sporting para 2010/11. À partida para o defeso, o titular da baliza leonina é o único guardião com lugar assegurado no plantel da próxima época.

Raúl Meireles -  Vários sites internacionais dão hoje destaque ao médio portista salientando o facto de que o Porto apenas tem intenção de negociar o jogador depois do Mundial.

Belenenses - Cinco "vices" apresentaram a demissão ao presidente da AG do clube da Cruz de Cristo, forçando o cenário de eleições antecipadas  - e agudizando ainda mais a crise que se tem vivido para os lados do Restelo (ler aqui).

Gary Neville -  Apesar dos seus 35 anos, renovou por mais uma época com o Man Utd.

Ténis - Frederico Gil apurou-se hoje para as meias-finais do “challenger” de terra batida que está a decorrer em Tunes, na Tunísia.

Estoril OpenCom a entrada directa de Frederico Gil - beneficiou da desistência de Nikolay Davydenko. O tenista francês Gael Monfils, actual 18.º no ranking mundial, e o português Leonardo Tavares (248.º) receberam wild cards para o quadro principal.

Ciclismo -  Tiago Machado foi 10.º classificado na terceira etapa da Volta à Romandia, disputada em contra-relógio individual, subindo 21 posições na geral, cotando-se agora no 10.º lugar, a 39 segundos do novo líder.

Os melhores da Liga Sagres!

Com 28 jornadas já disputadas, pensamos que chegou a altura de fazermos uma lista com os 10 jogadores mais influentes no campeonato. A lista poderá não agradar a todos (cada um tem a sua opinião), no entanto, esperamos que os comentários sejam construtivos.

1 - Di Maria - O extremo argentino teve uma época excelente e, sem dúvidas, a melhor desde que chegou a Portugal. Foi o elemento individual mais importante na equipa do Benfica e o jogador com mais assistências no campeonato. Terá sido Jorge Jesus a libertar o jogador que há em Di Maria? Maradona já referiu que o jogador do Benfica será titular no Mundial.

2 - Alan - Foi aos 30 anos e na sua 9ª temporada em Portugal, que o brasileiro ganhou o merecido destaque na Liga Sagres. Já tinha realizado boas épocas no Marítimo e no Vit. Guimarães, mas este ano superou todas as anteriores marcas. Já marcou 8 golos e foi a maior individualidade do Braga ao longo do campeonato. Garantiu 5 vitórias e 1 empate com os seus golos.

3 - Falcao - Na 1ª temporada na Europa, o colombiano brilhou ao mais alto nível. Bastante lutador e funcionando como um autêntico rato de área, o sul-americano já marcou 30 golos em todas as competições e foi o elemento em destaque dos azuis e brancos.

4 - Cardozo - O avançado benfiquista já leva 36 golos em todas as competições realizando a época mais produtiva desde que chegou a Portugal. No total são 75 golos de águia ao peito. Esta temporada destacou-se pelos 4 hat-tricks que já marcou e pelos golos decisivos na 2ª volta ao Belenenses, Nacional e Sporting.

5 - Moisés - O brasileiro do Braga foi o maior pilar da defensiva minhota, falhando apenas no jogo do Dragão. Não fosse isso e os minhotos poderiam terminar (ainda podem) como a melhor defesa do campeonato, num feito que seria notável. Muito seguro e difícil de ultrapassar.

6 - Saviola - Muitos disseram que vinha para Portugal gozar a reforma, mas cedo tratou de mostrar qualidade e acima de tudo golos. Foi bastante decisivo em Dezembro e Janeiro, altura onde marcou em 7 jogos consecutivos (5 para o campeonato).

7 - David Luiz - Deu um salto qualitativo de uma temporada para a outra e desta vez jogou sempre a defesa central (menos em Liverpool). Fez com Luisão uma excelente dupla e abriu o apetite aos tubarões europeus.

8 - Eduardo - O guarda-redes do Braga e o mais que provável titular da Selecção Nacional no Mundial, também foi um dos destaques dos minhotos. Bastante seguro entre os postes, ainda apresenta falhas ao nível das saídas em lances de bola parada.

9 - Álvaro Pereira - O lateral do FC Porto foi uma das agradáveis surpresas do campeonato. Foi o substituto ideal de Cissokho, já que, tal como o francês, apresenta grande resistência e velocidade nas subidas pelos flancos.

10 - Pedro Mendes - Numa péssima temporada do Sporting, o português contratado em Janeiro, foi um dos destaques da 2ª volta do campeonato. Não dá muito nas vistas, mas faz o seu trabalho como ninguém. Bastante regular e eficaz.

Qual o vosso top-10? Quais os jogadores que colocariam e retiravam da nossa lista?

Breves!

Nikica Jelavic - Segundo a Imprensa austríaca, o Benfica observou o croata do Rapid de Viena. Este avançado conta já com 15 golos esta temporada, e tem 24 anos e 1,88.

Mano - Depois de o DN ter associado o defesa do Belenenses ao Benfica, hoje este diário coloca-o na rota do Braga para a próxima época (ler aqui). Recordo que o lateral direito se encontra em final de contrato.

Nuno Valente - Será adjunto de Paulo Sérgio mas não se sentará no banco (ler aqui). O antigo jogador leonino terá a responsabilidade de junto dos jogadores fazer-lhes perceber o que é "ser Sporting".

Hulk - O jogador do FC Porto não dá o mérito ao Benfica, se os encarnados forem campeões. "Mérito ao Benfica? Temos é que dar mérito ao FC Porto... nos últimos 7 anos o FC Porto foi campeão 6 vezes." (ler aqui)

David Villa - David Villa vai ser jogador do Barcelona na próxima temporada, garante esta sexta-feira a "Marca". Segundo o diário espanhol, o Barça contrata o avançado a troco de 40 milhões de euros, mais os passes de Hleb e Bojan.(ler aqui). Será esta a transferência mais significativa do próximo defeso? Qual será o futuro de Ibrahimovic, a transferência mais cara de sempre do Barcelona?

Diego Souza - O médio do Palmeiras que tem sido associado ao Sporting, está numa fase menos boa, e ontem ao ser subtituído, foi apupado pelos adeptos do Palmeiras, aos quais o médio respondeu com alguns gestos obscenos (ler aqui). Será que o polivalente médio estará a actuar em Portugal na próxima época?

NBA - Playoff

San Antonio Spurs 97-87 Dallas Mavericks - Os Spurs eliminaram os rivais do Texas e mostraram mais uma vez que são talhados para jogos de playoffs. Os 33 pts de Dirk Nowitzki foram insuficientes.

Portland Trail Blazers 90-99 Phoenix Suns - Os Suns também fecharam a série, com uma grande exibição de Jason Richardson (28 pts).

Equipa da Semana - Competições Europeias

GR - Júlio César (INT) - Esteve bastante seguro entre os postes, mesmo sem ter feito muitas defesas. Na 1ª parte, fez uma das defesas do ano a remate de Messi.

DE - Contento (BAY) - O jovem de 19 anos não se intimidou em Lyon e realizou uma exibição bastante acertada. Apesar de não ter apoiado o ataque, conseguiu parar Sidney Govou na defesa.
DC - Piqué (BAR) - O central espanhol não teve muito trabalho na defesa, no entanto, foi a atacar que mais se destacou. Nos últimos minutos foi para ponta-de-lança e criou os maiores lances de perigo do Barcelona. Marcou um grande golo.
DC - Samuel (INT) - O argentino fez um jogo perfeito em Barcelona. Com muito esforço e capacidade de sofrimento, realizou bastantes cortes e anulou Ibrahimovic.
DD - Phillip Lahm (BAY) - O lateral alemão fez mais uma grande exibição, anulando Michel Bastos e ainda participando nas acções ofensivas. Fez a assistência para o 3º golo dos bávaros.

ME - Benayoun (LIV) - O israelita foi o melhor em campo, em Anfield Road, mas não foi suficiente para levar os Reds à final. Começou logo a criar perigo aos 20 segundos, fez a assistência para o golo de Aquilani e ainda marcou o momentâneo 2-0.
MC - Schweinsteiger (BAY) - O alemão foi o organizador de jogo que os bávaros precisavam e comandou as operações a meio campo. Esteve muito bem a destruir o jogo francês e a lançar o contra-ataque.
MC - Gera (FUL) - O húngaro é um grande trabalhador no meio campo do Fulham, nunca vira a cara a luta, prova disso foi a forma como marcou o golo da vitória dos Cottagers.
MD - Altintop (BAY) - O turco entrou no 11 devido ao castigo de Ribery e foi o jogador que mais correu em Lyon. Com um grande pulmão e uma excelente técnica individual, criou o 2º golo do Bayern e ainda podia ter marcado perto do final.

AV - Ivica Olic (BAY) - Fez um hat-trick em Lyon, fruto da sua técnica e velocidade. Uma noite para recordar.
AV - Diego Forlán (ATL) - Não esteve muito em jogo, mas no momento certo apareceu e deu a qualificação ao Atletico de Madrid.

Melhor Equipa da Semana - Fulham - Os Cottagers alcançaram um feito histórico para um clube médio inglês.
Melhor Jogador - Ivica Olic - Um hat-trick nas meias finais da Liga dos Campeões não é para todos.
Momento da Semana - Festejos de José Mourinho (ver aqui)
Golo da Semana - Petric - O livre do ano! (ver aqui)

Breves!

Manucho - O Porto e o Braga, segundo a Candena Ser, estão interessados no avançado angolano que representa o Valladolid (ler aqui).

Nuno Assis - Tanto o CM como o DN referem hoje que o médio de 32 anos do Vit. Guimarães é um dos alvos prioritários do Sporting para a próxima temporada. O DN refere mesmo, que o guarda-redes Nilson, e o central Lazaretti, fazem igualmente parte da lista de Paulo Sérgio.

Domagoj Vida - O central croata de 21 anos estava a ser seguido por Sporting e FC Porto, mas o Bayer Leverkusen ganhou a corrida a leões e dragões e assegurou a aquisição do defesa do Osijek por 2,4 milhões de euros.

Urreta - O uruguaio, que o Benfica emprestou ao Peñarol, foi sugerido ao Napóles (ler aqui).

Andrezinho - O Málaga está interessado no lateral do Vit.Guimarães, que se encontra em final de contrato.

Ligue 1 - Lisandro Lopez encontra-se no lote restrito de quatro nomeados, para melhor jogador a actuar no campeonato francês na época 2009/10, juntamente com Mamadou Niang (Marselha), Marouane Chamakh (Bordéus) e Eden Hazard (Lille).

Liga Europa - No rescaldo dos jogos de ontem, a imprensa inglesa aponta a porta da saída a Benitez no Liverpool, enquanto que os espanhóis rejubilam com a chegada à final do Atlético, no entanto o momento da noite foi protagonizado por Petric, que apesar do seu Hamburgo ter sido eliminado, marcou um golo do outro Mundo. Ver aqui:

29 de Abril de 2010

Colchoneros de regresso a uma final Europeia e Fulham para a História!


Liverpool 2-1 At. Madrid (Aquilani 44´e Benayoun 5´Ex; Forlán 12´Ex)

Em Anfield Road sofreu-se muito, mas no final apurou-se a equipa mais fresca fisicamente e com mais opções de qualidade no banco. Numa 1ª parte dominada pelos ingleses, apenas Aquilani conseguiu desfeitear a baliza colchonera. Na 2ª parte já se viu mais Atlético, no entanto, as equipas pouco arriscaram, preferindo esperar pelo prolongamento.

Durante os 30 minutos finais, houve bastante emoção, com o Liverpool a marcar logo a abrir. Depois, Quique Flores arriscou e colocou Jurado em campo e o espanhol revolucionou a partida. A partir desse momento, o Atlético passou a atacar mais, criando bastante perigo, até que Forlan marcaria o golo decisivo, após passe de Reyes. Até final, os espanhóis poderiam ter resolvido a questão através de rápidos contra-ataques, no entanto, tiveram que sofrer até ao final. O Liverpool revelou ter um plantel bastante limitado, já que Degen, Zhar e Pacheco (os suplentes utilizados), não caberiam nos plantéis de equipas que lutam pela permanência na Premier League. Os madrilenos regressam a uma final europeia 24 anos depois.

Fulham 2-1 Hamburgo (Davies 69´e Gera 76´; Petric 22´)

Os simpáticos Cottagers apenas contam com duas participações nas competições europeias (2002-2003 e 2009-2010), mas mostraram ter muita experiência e qualidade para alcançar a Final da Liga Europa. O clube que, ao mais alto nível, apenas tem uma presença na final da Taça de Inglaterra em 1975 e o melhor que conseguiu em 18 presenças no principal escalão inglês foi o 7º lugar, no ano passado, constitui uma das maiores surpresas de sempre das competições europeias!

Quanto ao jogo, muita luta a meio campo e poucas oportunidades de golo. O Hamburgo chegou à vantagem por intermédio de um golão de Petric, aos 22 minutos. Na 2ª parte, o Fulham arriscou e foi premiado por isso. Aos 69 minutos, Simon Davies, num excelente trabalho individual, fez o 1-1 e aos 76 minutos, o húngaro Gera fez o 2-1 final depois de um pontapé de canto. Os ingleses fizeram do Craven Cottage o seu local de batalha, vencendo 8 dos 9 jogos caseiros na Liga Europa, empatando apenas com a AS Roma.

Breves!

FC Porto-Benfica - A PSP do Porto vai destacar 750 agentes para o clássico. O Comando do Porto da PSP afirmou que os agentes responderão de "forma rápida, firme e eficaz" a eventuais distúrbios. (ler aqui)

Braga
- André Leone assegurou que os bracarenses vão lutar até ao fim e afirma que o 2º lugar é um bom prémio para a equipa. (ler aqui)

Van Gaal
- O treinador do Bayern ficou agradado com a qualificação do Inter para a final da Liga dos Campeões, considerando que, diante da equipa do seu amigo Mourinho (o português foi seu adjunto no Barça), o Bayern Munique tem mais possibilidades em alcançar o título de campeão europeu de clubes.

Sevilla - São 13 os jogadores que deverão sair do clube espanhol no próximo Verão, e se no caso de Adriano e Luis Fabiano a sua saída se deve a uma tentativa de fazer um bom encaixe financeiro, a verdade é que os outros 11, irão ser mesmo dispensados, a saber: Crespo, Lolo, David Prieto e Casado, De Mul, Armenteros, Duscher, Romaric, Chevantón, Javi Varas e Konko. E tal como o Visão de Mercado tem vindo a adiantar, Raúl Meireles surge numa lista de possíveis reforços, juntamente com Bryan Ruíz e Boussoufa.

Brasil - O site Globoesporte (ler aqui), considera a selecção portuguesa de 1966 o 4º maior "carrasco" de sempre dos brasileiros em todos os Mundiais. Em 1º lugar, surge o uruguaio Alcides Ghiggia, que impediu o Brasil de vencer em casa o Mundial de 1950.

Ténis - Sortes diferentes para os dois tenistas portugueses que estão a disputar o Challenger de Tunis, já que Frederico Gil venceu e apurou-se para os quartos-de-final, mas Rui Machado perdeu e ficou pelo caminho.

Estoril Open - Maria João Koehler recebeu um convite para o quadro principal do Estoril Open. Depois de Michelle Larcher de Brito, de Frederico Gil e Rui Machado, João Lagos decidiu atribuir uma entrada à campeã nacional, de 17 anos, 490.ª do ranking mundial.

Poll nº 41!

"Qual o melhor médio defensivo do Mundo?" Uma das posições mais importantes no terreno de jogo, onde os seus intérpretes raramente dão muito nas vistas. Com a missão de destruir o jogo do adverário, um excelente médio defensivo tem de ser também o primeiro jogador a construir a jogada de ataque.

Com 686 votos apurados, os resultados finais foram os seguintes:
1 - Essien - 329 (47%)
2 - Cambiasso - 88 (12%)
3 - Xabi Alonso - 66 (9%)
4 - Mascherano - 52 (7%)
5 - De Rossi - 48 (6%)
6 - "Outro" - 33 (4%)
7 - Gattuso - 31 (4%)
8 - Yaya Touré - 20
9 - Nigel De Jong - 5
10 - Alex Song - 4
11ºs - Felipe Melo e Van Bommel - 3
13ºs - Toulalan e Busquets - 2

Michael Essien foi o mais votado, mesmo tendo em conta a lesão que o deixou em 2010 praticamente sem competir. O médio terá mesmo o Mundial em risco, o que será uma perda irreparável para o Gana. Na 2ª posição, a larga distância de Essien, surge Esteban Cambiasso. O argentino está a realizar mais uma temporada de bom nível (como aconteceu ontem em Barcelona), no entanto, em princípio não terá lugar no 11 de Maradona para o Mundial. Na 3ª posição surge Xabi Alonso. O espanhol regressou este ano a Espanha e tem sido uma peça fundamental no Real Madrid. Mascherano ficou colocado na 4ª posição, curiosamente, será o jogador colocado à frente de Cambiasso na selecção argentina.

A próxima poll será sobre a posição de extremo ou médio interior esquerdo. Sabendo que é uma posição com bastantes nomes em destaque, será impossível colocar todos os nomes na Poll. Caso o vosso favorito não esteja na lista, poderão sempre votar em "outro".

Breves!

Sporting - José Eduardo Bettencourt descarta a ideia de «revolução» no plantel do Sporting para a próxima época, mas reconhece que serão feitos «ajustes» no grupo que vai ser orientado por Paulo Sérgio (ler aqui).

Porto - Benfica - Olegário Benquerença (Leiria) foi o árbitro escolhido pela Comissão de Arbitragem da Liga para dirigir o clássico da 29ª jornada, do próximo domingo, no Dragão.

Filipe Oliveira - O lateral direito do Braga que se tem destacado neste final de temporada está na mira do Toulouse, clube onde milita o português Paulo Machado (ler aqui). Recordo que o bracarense está em final de contrato. 

Binya - Actualmente emprestado pelas águias ao Neuchâtel Xamax (Suíça), segundo a imprensa dos Camarões, os franceses do Saint-Étienne seguem com bastante atenção a evolução do médio do Benfica.

AC Milan O presidente, Sílvio Berlusconi, anunciou esta quinta-feira a saída do treinador brasileiro Leonardo no final da temporada. Foi claramente uma aposta arriscada e com evidentes maus resultados, será que o Milan voltará a apostar num treinador sem currículo, ou optará por uma via com menos riscos? 

Hamit Altintop O Tottenham está interessado no extremo do Bayern, que se encontra em final de contrato. Devido ao seu elevado salário, é um alvo irrealista para o futebol português, no entanto é na minha opinião, um excelente jogador.

Liga Europa:

Liverpool - Atlético - Os ingleses vão tentar usar o factor casa de maneira a recuperar a desvantagem de 1-0, no entanto estão limitados devido à ausência de Torres, e tem em dúvida Kuyt e Ngog. Por seu turno, a equipa de Simão está na máxima força, e tentará dar continuidade aos bons resultados alcançados este ano fora de portas na Liga Europa.

Fulham - Hamburgo - Os londrinos são a grande surpresa da competição, e depois do empate a 0 na 1ª mão, e da crise que tem afectado este Hamburgo que inclusive levou à despedida do treinador, o Fulham  até parte com algum favoritismo para este jogo, contudo os alemães tem na minha opinião melhores jogadores e uma motivação extra pelo facto de a final ser disputada no seu estádio.

Prognósticos:

Liverpool - Atlético 2-0 - Caso Kuyt jogue, e se Gerrard estiver ao nível que demonstrou no último domingo.

Fulham - Hamburgo 0-1 - Acredito que a UEFA prefere que o Hamburgo esteja na final, e daí o meu prognóstico. 


Prognósticos?

Barcelona-Inter - O rescaldo!

Antes do começo da partida esperava-se um ambiente tenso e ao longo do jogo o nervosismo foi aumentando, depois, no final da partida uns festejaram e outros, habituados a ganhar revelaram mau perder...

Mal o jogo terminou, os jogadores do Inter foram festejar para um local próximo dos seus adeptos e os responsáveis do Barcelona resolveram ligar o sistema de rega, apenas e só nessa área do terreno!
Pouco tempo depois foi a altura do jogadores do Inter se vingarem e quem pagou foram os balneários do Barcelona. Cadeiras partidas e o jacuzzi empilhado de lixo!

O guarda-redes do Barcelona, Victor Valdés também não suportou ver Mourinho a festejar e foi pedir explicações, tentando obrigá-lo a voltar para trás. Na conferência de imprensa, Guardiola deu os parabéns ao Inter e revelou que o Barcelona sabe ganhar e também sabe perder. Mourinho referiu que está a viver o momento mais importante da sua vida como treinador.

A chegada a Milão foi feita em clima de festa, com cerca de 5000 adeptos do Inter no aeroporto. Todos os jogadores e dirigentes foram saudados, em especial José Mourinho. Balotelli voltou a ser apupado e insultado.
Entretanto, na Argentina, todos receiam o treinador português, que já é um especialista em anular Messi. Nos 8 jogos que o Pulga fez contra equipas do português, nunca conseguiu marcar qualquer golo.
Em Madrid, os jornais rejubilaram com o triunfo de Mourinho e esperam que o português assine pelo clube para a temporada 2010-2011. Os adeptos merengues também festejaram em Madrid.



Breves!

David Luíz - Numa entrevista exclusiva do empresário do defesa encarnado ao site Goal (ler aqui), este revelou que existe uma forte possibilidade do central rumar no próximo defeso para a Premier League, mais concretamente para o Chelsea ou Man Utd, por uma verba um pouco superior a 25 milhões de euros.

Zé Castro - O defesa do Deportivo que nos últimos tempos tem sido associado ao Sporting, segundo a imprensa espanhola é igualmente pretendido pelo Braga (ler aqui).

Domagoj Vida - O central foi oferecido ao Sporting por Robert Spehar, que esclareceu que o defesa é igualmente pretendido pelo Porto (ler aqui).  O antigo avançado leonino indicou ainda que Mandzukic (avançado de 1,86 e 23 anos) e Barbaric (central de 1,90 e 21 anos) foram igualmente propostos ao Sporting.

Meyong - É a prioridade do APOEL para reforçar o ataque na próxima temporada. Recordo que o avançado do Braga está a dois meses de findar o contrato (ler aqui).

Roque Santa Cruz - O Arsenal junta-se ao Tottenham na lista de clubes interessados no avançado do Manchester City.

Cristiano Ronaldo - Faz hoje o pleno nas capas dos jornais desportivos, onde entre outras coisas refere que, faz-lhe espécie assistir ao clima de guerra permanente no futebol português. Sobre o título, diz que o FC Porto deve reconhecer o mérito do Benfica, equipa em cujo futebol ofensivo se revê, elogiando Di Maria (ler aqui).

NBA-Playoff

Hawks 87-91 - Bucks - A equipa de Milwaukee surpreendeu e foi vencer a Atlanta, liderando agora a série por 3-2.

Nuggets 116-102 Jazz - Os Denver cumpriram e venceram em casa, no entanto ainda estão em desvantagem na série (2-3), e no próximo jogo deslocam-se a Utah.


28 de Abril de 2010

Inter na Final, após 90 minutos de sofrimento!


Barcelona 1-0 Inter (Piqué 84´)

Uma derrota saborosa para os italianos, que assim garantiram a final da Liga dos Campeões pela 1ª vez desde 1972. Num jogo de sentido único, com uma posse de bola e territorial avassaladora, os catalães só assustaram o Inter nos últimos 10 minutos, altura em que Piqué jogou a ponta-de-lança.
Numa partida marcada mais uma vez por uma péssima arbitragem, Thiago Motta (tinha avisado que os catalães faziam bastantes simulações), foi expulso aos 28 minutos por agressão, num lance mal ajuizado pelo árbitro. A pressão instalada na bancada e a simulação de Busquets levaram o belga Frank De Bleeckere a mostrar o vermelho directo num lance perfeitamente normal e que, por exemplo, Eto´o fez sobre Messi passado pouco tempo. Se o jogo já estava inclinado para a área do Inter, mas ainda ficou, com os italianos reduzidos a 10. O Barcelona fez o seu jogo habitual, no entanto, na 1ª parte apenas Messi pôs à prova Julio César.
Na 2ª parte, Guardiola arriscou tudo, mas o Barcelona só criou verdadeiras ocasiões de golo perto do final, com Bojan Krkic a falhar o golo de forma incrível (cabeceamento ao lado). Logo de seguida Piqué marcaria o 1-0, num excelente trabalho de corpo e a pressão final poderia ter levado o Barcelona para a final, no entanto, Julio César segurou os remates catalães.

Alguns destaques:
- José Mourinho regressa a uma final da Liga dos Campeões depois de ter levado o FC Porto à conquista do troféu em 2004. Sabia que o Inter só passaria a eliminatória se jogasse fechado lá atrás e alcançou esse objectivo. O futebol do Inter não foi bonito, mas era o único antídoto para o futebol do Barcelona. Este ano só o Rubin Kazan havia batido o Barcelona no conjunto dos 2 jogos.
- O Barcelona falhou a final da Liga dos Campeões, mesmo tendo 75% de posse de bola e mais de 15 remates na partida. Faltou magia aos atacantes catalães já que apenas Piqué conseguiu dar a volta ao Inter.
- Será a 3ª final entre equipas italianas e alemãs, com a Alemanha em vantagem (Hamburgo 1-0 Juventus em 82-83 e Borussia Dortmund 3-1 Juventus em 96-97)
- Sneijder e Robben, dois holandeses "dispensados" pelo Real Madrid, foram os principais responsáveis pela chegada das suas equipas à final e vão poder mostrar à massa associativa madrilena as péssimas opções de Florentino Pérez.

Breves!

Falcao - Os golos de Radamel Falcao estão a ser pretendidos em Inglaterra, onde o Tottenham e o Aston Villa surgem como os principais interessados. A imprensa inglesa avança que os dois clubes da Premier League podem apresentar uma proposta a rondar os 20,7 milhões de euros (ler aqui).

Marc Zoro - O Blackburn Rovers está interessado no defesa que está emprestado ao Setúbal pelo Benfica (ler aqui).

Sereno -  A RR, volta hoje a insistir no interesse do Porto no defesa que neste momento se encontra no Valladolid, e que em Julho será um jogador livre.

Sporting -  Segundo o CM (ler aqui), Caneira, Vukcevic, Pedro Silva, Polga e Pereirinha são alguns dos jogadores que no domingo devem fazer o último jogo pelo Sporting em Alvalade, dado que estão na lista de dispensas.

Damian Escudero - O médio esquerdo do Villarreal que na época transacta esteve na mira do Sporting, é pretendido por alguns clubes italianos (ler aqui). A sua saída do clube espanhol é certa no final da temporada, e não seria de estranhar que o argentino voltasse a ser associado aos clubes portugueses.

Manchester City - De acordo com a imprensa britânica, Mancini vai dispensar os jogadores Adebayor, Ireland, Bridge e Shaun Wright-Phillips, de maneira a poder receber algum dinheiro para investir em Fernando Torres, e outros alvos do mercado.

Surf -  Tiago Pires foi hoje afastado pelo norte-americano Taylor Knox na terceira eliminatória da terceira etapa do Circuito Mundial ASP de surf.

Sociedade - José Sócrates e Pedro Passos Coelho sublinharam hoje a intenção de “trabalhar em conjunto” para tentar debelar a crise económica e financeira, antecipando medidas do PEC. O primeiro-ministro e o líder do PSD prometeram cooperação e diálogo regular (ler aqui).

Celebração do Futebol em África



Será este o ano de uma selecção Africana?

Breves!

Raúl Meireles - A imprensa espanhola volta hoje a insistir no interesse do Sevilla no médio do Porto, numa transferência que rondaria os 12 milhões de euros (ler aqui).

Guido dal Casón - O Porto observou o avançado internacional Sub-17, durante duas semanas, e está interessado na contratação do argentino (ler aqui).

Sporting - O jornal Ojogo avança com a hipótese de Nuno Valente incorporar o comando técnico dos leões na próxima época, por sua vez a Antena 1 indica que o clube de Alvalade está inclinado para Paulo Torres para o lugar de adjunto de Paulo Sérgio.

Argentina - Maradona convocou Franco Jara, reforço confirmado do Benfica para 2010/11, para o jogo frente ao Haiti. No entanto, a surpresa da convocatória foi a inclusão de Ariel Ortega, que apesar dos seus 36 anos e todos os problemas que tem tido (alcoolismo), mereceu uma atenção do seleccionar argentino.

Franck Ribéry - O Comité de Controlo e Disciplina de UEFA puniu Franck Ribéry com três jogos de suspensão. O jogador do Bayern Munique, falha assim a final da Liga dos Campeões. Na minha opinião é uma decisão algo injusta e exagerada, pois contínuo a considerar que o francês não teve intenção de lesionar Lisandro, e tendo em conta este momento único na carreira de um jogador, poderia ter havido uma maior compreensão.

Everton - Os toffees contrataram o jovem avançado do Desportivo das Aves, João Silva, por 580 mil Euros. O goleador da Liga Vitalis dá assim uma grande salto na sua carreira (ler aqui).
Os ingleses ganharam a corrida a diversos clubes portugueses e espanhóis, como Benfica, FC Porto, Sporting, Sp. Braga e Deportivo.

NBA
 

Celtics 96-86 Heat - Os Celtics fecharam a série ao bater os Miami Heat, apesar de Dwyane Wade ter feito uma grande exibição (31 pts, 8 reb e 10 ast). Ray Allen e Paul Pierce resolveram para os Celtics. 
Cavs 96-94 Bulls - Os Cavs também fecharam a série num jogo bastante equilibrado, onde Loul Deng e Derrick Rose estiveram desacompanhados pelos restantes Bulls.
Mavs 103-81 Spurs -
Os Mavs lutavam para não serem eliminados e levaram a melhor sobre os vizinhos do Texas. Caron Butler fez uma exibição de sonho (35 pts, 11 reb e 3 stl), contrastando com as estrelas do outro lado. (Spurs na frente 3-2)
Lakers 111-87 Thunder -
Os Lakers deixaram bem claro quem é que manda no Staples Center e derrotaram os Thunder sem piedade. Pau Gasol e Bynum foram as armas dos Lakers, bastante poderosos no jogo interior. (Lakers na frente 3-2)

Poll nº 40!

A poll número 40 tratou de auferir os nossos visitantes sobre qual será o sucessor de Jesualdo Ferreira à frente do FC Porto. A lista foi mais curta que o normal devido à dificuldade em saber as intenções de Pinto da Costa em relação ao treinador (nunca há fugas de informação, etc...).

Com 827 votos apurados, os resultados foram os seguintes:
1 - Paulo Bento - 369 (44%)
2 - Domingos - 178 (21%)
3 - André Villas-Boas - 80 (9%)
4 - Jesualdo Ferreira - 52 (6%)
5 - Carlos Carvalhal - 36 (4%)
6 - Jorge Costa - 33 (3%)
7 - "Outro" - 32 (3%)
8 - Claude Puel - 28 (3%)
9 - V. Luxemburgo - 13
10 - Fernando Santos - 6

Paulo Bento foi o treinador mais votado, com quase metade dos votos. Talvez os nossos leitores tenham sido influenciados pela notícia do Correio da Manhã e considerem o ex-sportinguista como o mais sério candidato a suceder a Jesualdo Ferreira. Na 2ª posição surge Domingos Paciência. A fazer uma excelente campanha pelo SC Braga, o jovem treinador poderá dar o salto para o clube onde brilhou enquanto jogador. Na 3ª posição ficou André Villas-Boas. O treinador da Académica alcançou recentemente a manutenção e é visto como um novo Mourinho, mas não será ainda cedo para dar o salto? Jesualdo Ferreira recebeu 52 votos dos nossos visitantes, será que vai continuar à frente do FC Porto?

PS - A próxima Poll será sobre o melhor médio defensivo do Mundo.

Breves!

Domagoj Vida - Vários jornais apontam o defesa central/ trinco croata do Osijek ao Sporting. O capitão dos sub-21 da Croácia poderia custar aos leões entre 3 a 5 milhões de euros. Este jovem promissor completa amanhã 21 anos e tem 1,82.

Geromel - O Ojogo (ler aqui),  volta  hoje a insistir no interesse do Sporting no central, num negócio que segundo este jornal poderia envolver o avançado Postiga para atenuar as exigências da transferência pedidas pelo Colónia.

Falcao -  Hoje o jornal Abola noticia o interesse do Bayern de Munique no avançado do Porto. Algo que o Visão de Mercado já tinha anunciado há uns dias atrás (ler aqui).

Makukula -  O Estugarda pretende o avançado que está emprestado pelo Benfica ao Kayserispor (ler aqui).

Nicolás Gaitán - É dado pela imprensa do seu país como contratado pelo Benfica. Numa transferência que custa aos encarnados, cerca de 11,3 milhões de euros.

Jesualdo Ferreira - A Comissão Disciplinar (CD) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) decidiu não castigar Jesualdo Ferreira com qualquer jogo de suspensão, apesar da expulsão do banco de suplentes aos 80' do encontro do passado sábado entre o Vit. Setúbal e o FC Porto. Desta forma, o treinador poderá orientar os "dragões" no banco de suplentes no jogo diante do Benfica, domingo, a contar para a 29ª Jornada da Liga Sagres (ler aqui).

Lima - O DN (ler aqui) volta hoje a colocar o avançado do Belenenses na rota do Braga. O Belenenses quer accionar a opção de compra até Maio e pagar 200 mil euros, mas com a descida de divisão não tem capacidade para negociar e convencer o avançado a ficar no Restelo.

27 de Abril de 2010

Bayern na Final, com hat-trick de Olic!


Ol. Lyon 0-3 Bayern Munique (Ivica Olic 26´, 67´e 78´)

Numa noite de pouca inspiração francesa, os alemães com a sua frieza e pragmatismo habitual venceram categoricamente por 3-0 e chegam à 8ª final da Liga dos Campeões (4 vitórias e 3 derrotas), a 2ª no novo milénio.

Ivica Olic cedo tratou de "arrumar" com o Lyon, fruto das suas rápidas desmarcações. Logo aos 2 minutos assistiu Muller para um falhanço só com Lloris pela frente. Vinte minutos depois, numa troca de bola no lado esquerdo do ataque, Muller entra na área e assiste Olic, que roda sobre um defesa francês e marca o 1-0. Foi um rude golpe para o Lyon, no entanto, os franceses pressionaram até ao intervalo, criando apenas uma oportunidade de golo, que Michel Bastos desperdiçou incrivelmente.

Na 2ª parte, Claude Puel lançou Gomis, mas o Lyon não dava mostras de conseguir virar o resultado. Aos 60 minutos, a decisão da eliminatória terá mesmo terminado, com Cris a ser expulso, com dois amarelos na mesma jogada. Rasteirou Olic e ainda aplaudiu ironicamente a decisão do árbitro. Pouco tempo depois, Olic desmarcado por Altintop fez o 2-0 e a 12 minutos do final concretizou o hat-trick, com um golpe de cabeça após cruzamento de Lahm.

Barcelona - Inter Milão

Amanhã tem lugar a 2ª meia final da Liga dos Campeões 2009-2010, num jogo que será muito quente dentro e fora das 4 linhas. Depois da arbitragem de Benquerença, onde os catalães se sentiram vilipendiados, foi colocada bastante pressão para esta 2ª mão no sentido de amedrontar os italianos. Piqué lançou o mote ao referir esperar que os jogadores do Inter odeiem a sua profissão por 90 minutos. No entanto, Guardiola afirmou pretender que o jogo seja uma festa e quer um Barcelona igual a ele próprio. Thiago Motta, médio do Inter, criticou os jogadores do Barcelona por se atirarem muito para o chão e José Mourinho enviou umas indirectas para a Catalunha, referindo que a final da Liga dos Campeões é um sonho para o Inter e uma obsessão para o Barcelona, por se realizar em Madrid e no Santiago Bernabéu.

Prognósticos?

Breves!

Benfica e Braga - O Cruzeiro revelou, esta terça-feira, que três jogadores do plantel do clube de Belo Horizonte poderão estar a caminho de Portugal para representar Benfica ou Sp. Braga, as duas equipas que, nesta altura, figuram nos lugares de acesso à Liga dos Campeões (ler aqui). Os jogadores em questão são: Anderson Lessa (avançado), Bernardo (médio) e Marcos (defesa) -q ue normalmente não são opção no Cruzeiro.

Portugal -  A partir da próxima quarta-feira, a Selecção Nacional será a terceira melhor equipa no “ranking” da FIFA. Apenas atrás de Brasil e Espanha, ocupando assim a melhor posição de sempre (ler aqui).

Hugo Machado -  O jogador do Standard Sumgayit, do Azerbaijão, é a primeira contratação da Naval para a próxima época (ler aqui).

Puyol -  A imprensa internacional especula sobre uma possível troca entre o Barcelona e o Newcastle, que envolveria o capitão Puyol pelo central inglês Steven Taylor.

Metzelder O defesa central internacional alemão do Real Madrid assinou contrato a custo zero com o Schalke 04 até 2012-13.

Gregory - O central francês que passou por clubes como o Gil Vicente, Marítimo e Vit. Guimarães, e actualmente representa o Sporting Gijón é pretendido pelo Blackburn Rovers (ler aqui). 

Bollati - O ex-médio do Porto, não se impôs na Fiorentina e poderá rumar ao River Plate.

Ténis - Rui Machado e Frederico Gil venceram os seus jogos individuais e asseguraram a qualificação para a 2.ª ronda do Tunis Open. Por sua vez, Michelle Brito foi eliminada na 1ª ronda do quadro principal do Open de Cagnes-sur-Mer. No entanto, a surpresa do dia foi a derrota de Federer no Masters de Roma perante o letão Ernests Gulbis, curiosamente uma semana antes do suíço vir a Portugal disputar o Estoril Open.

Equipa da Semana - Nacional

GR - Djuricic (LEI) - Anulou quase todas as oportunidades de golo do Sporting, com 9 defesas. O empate final deve-se ao sérvio.

DE - Fábio Coentrão (BEN) - Mais uma excelente exibição do lateral encarnado. Muito seguro na defesa e bastante ofensivo, poderia ter marcado o 1º golo na Liga.
DC - Paulão (BRA) - Chamado ao 11 para render Moisés, o ex-Naval foi importante para a segurança defensiva da equipa e ainda marcou 1 golo à sua anterior equipa.
DC - Berger (ACA) - O austríaco esteve instransponível no duelo frente ao Leixões.
DD - Andrezinho (VGUI) - O brasileiro voltou a ser eficaz na marca de grande penalidade e seguro na defesa.

ME - Di Maria (BEN) - Voltou a espalhar magia na Luz. Depois de ter realizado duas assistências em Coimbra, este fim-de-semana fez mais duas para golos de Cardozo.
MC - Luis Aguiar (BRA) - Grande exibição do uruguaio na Figueira da Foz, coroada com 2 golos (um de livre e outro em chapéu). Maestro do meio campo do Braga, mostrou que consegue jogar com os dois pés com grande qualidade.
MC - Pablo Aimar (BEN) - O argentino foi o melhor em campo na goleada do Benfica, aparecendo muito bem nas transições ofensivas. Marcou 1 golo e assistiu outro.
MD - Guarin (POR) - Não é médio direito de origem, mas realizou no Bonfim mais uma excelente exibição de dragão ao peito. Os seus remates começam a ser bastante temíveis.

AV - Cardozo (BEN) - Fez um hat-trick, mas poderia ter feito mais. Apesar disso passou para a liderança dos marcadores devido ao seu pé esquerdo.
AV - Falcao (POR) - Dois golos plenos de oportunidade, que contribuiram para a vitória em Setúbal.

Melhor Equipa da Semana - SC Braga (goleada da época e excelente resposta aos resultados dos rivais)

Melhor Jogador - Luis Aguiar

Melhor Golo - Luis Aguiar (ver aqui - aos 72 seg.) e Maykon (ver aqui - quase no final)

Momentos da Semana - Descida do Belenenses e falhanços incríveis no V. Guimarães-Belenenses (Jorge Gonçalves, Lima e Yontcha por duas vezes)

Vit. Guimarães quer Paulo Bento ou Manuel Machado!










O vice-presidente do Vitória de Guimarães, admitiu hoje à RR (ler aqui), que Manuel Machado e Paulo Bento são fortes possibilidades para suceder a Paulo Sérgio.

Se o interesse do Guimarães em Manuel Machado não é novo, e não surpreende ninguém, não deixa de ser curioso ver o nome Paulo Bento associado ao Vitória, tendo em conta que nos últimos tempos alguns meios de comunicação social o apontavam como o sucessor de Jesualdo no Porto.

Qual dos dois tem mais possibilidades de substituir Paulo Sérgio no Guimarães? Caso se confirme a ida de Paulo Bento para o Vitória, seria um passo atrás na sua carreira como treinador? Ou por outro lado um verdadeiro teste às suas reais capacidades, pois o Vitória é um clube com peso e tradição na nossa Liga, e tem uma das massas adeptas mais fervorosas e conhecedoras do futebol em Portugal?

PS - Até que ponto é ético este tipo de contratações de treinadores que lutam pelos mesmos objectivos? Pois o Sporting (4º lugar) contratou Paulo Sérgio ao Vitória que se encontra na 5ª posição, e agora o Guimarães demonstra interesse em Manuel Machado, que está na 6ª posição e em luta directa por um lugar europeu.

Equipa da Semana - Internacional

GR - Brad Friedel (A.V.) - Completa no próximo mês 39 anos, mas continua a ser um dos melhores na Premier League, e tem sido um dos pilares deste Aston Villa, que ocupa neste momento o 5º lugar.

DD - Westermann (SCH) - Um golo que coloca o Schalke 04 empatado no topo da Bundesliga com o Bayern.
DC - André Dias (LAZ) - Mais um golo a juntar à sua conta pessoal. Sem dúvida nenhuma, que a Lazio acertou em cheio nesta contratação em Janeiro.
DC - Mbia (MARS) -Tem sido um dos pilares da defesa do Marselha, mesmo jogando fora da sua posição habitual.
DE - Zanetti (INT) - Nunca se cansa, e contra a Atalanta, sem Maicon na outra lateral, foi ele a dar a profundidade ao jogo do Inter.

MC - S. Parker (WEST HAM) - Considerado o melhor jogador da semana na Premier League, e autor de um golo muito importante para o West Ham.
MD - Salvio (A.M.) - Bisou e fez o melhor jogo desde que foi adquirido pelo Atlético em Janeiro.
ME - Nani (M.U.) - Um bom golo, e ainda um penálti sofrido. Está em excelente forma.
MC - Gerrard (LIV) - Bisou com dois golos à Gerrard, e guiou o Liverpool a uma vitória que ainda alimenta a esperança do 4º lugar.

AV - Kalou (CHE) - Fez um hat-trick na goleada do Chelsea por 7-0.
AV - Pazzini (SAMP) - Uma tremenda eficácia, e um bis que silenciou Roma.

Melhor Equipa da Semana - Chelsea - Bateu o Stoke por 7-0. E respondeu da melhor maneira à pressão que o Man Utd tem vindo a colocar. Na próxima jornada irá se deslocar a Liverpool, e na minha opinião será esse o derradeiro teste de Ancelotti até final do campeonato.
Melhor Jogador - Pazzini (Sampdoria) - Não terá sido certamente o melhor jogador da semana, mas a importância dos seus dois golos frente à Roma, principalmente para o Inter de Mourinho, colocaram-no como o jogador mais em foco esta semana.
Momento da semana - As discussões entre jogadores da mesma equipa, aconteceu no Mallorca entre Keita e Arduriz -Ver aqui! E em Roma entre Vucinic e Perrota - Ver aqui! Algo que vem acontecendo cada vez com mais frequência, e normalmente por situações de um colega de equipa por e simplesmente não passar a bola.
Golo da Semana - Jeffren (Barcelona) -Ver aqui! Uma finta algo cómica e uma finalização de belo efeito, de mais um jovem da cantera do Barcelona!

Breves!

Paulo Bento - Segundo o Correio da Manhã (ler aqui), o ex-treinador do Sporting continua a fazer parte das grandes decisões do clube, e José Eduardo Bettencourt terá mesmo consultado Bento aquando da escolha de Paulo Sérgio para ocupar o cargo de treinador na próxima época.

Mostafa Afroto - O médio de 20 anos do Al-Ahly do Egipto, é pretendido pelo Sporting. Este esquerdino de 1,63 termina contrato em Junho e é igualmente cobiçado pelo Estugarda (ler aqui).

Braga A direcção vai voltar a abrir as portas do Axa, e ninguém paga bilhete para ver o jogo com o P. Ferreira. Os interessados só tem de levantar o ingresso.

Falcao Bruno Ribeiro contestou ontem a decisão do árbitro, defendendo que a punição deveria ser revista. "Se fosse eu a mandar, retirava-lhe o castigo, porque não considero que tenha havido qualquer agressão. O Falcao ia a cair e atingiu-me involuntariamente com a mão; foi isso que pude confirmar pelas imagens (ler aqui).

Saviola - O avançado argentino já recuperou totalmente da lesão que o manteve afastado dos relvados quase um mês, e vários jornais afirmam hoje que deverá regressar ao onze do Benfica no jogo do Dragão.
  
Alexander Hleb -  O bielorrusso que se encontra no Estugarda emprestado pelo Barcelona, é pretendido pelo Sunderland, Aston Villa e Man City.

El "Chori" Domínguez - O argentino que ainda há bem pouco tempo brilhava no Rubin Kazan, demonstrou a sua insatisfação por quase não ser opção no Valencia, e recusou-se a treinar depois do último jogo frente ao Corunha. A direcção do Valencia colocou o jogador sob alçada disciplinar do clube e afastou-o da equipa durante uma semana, podendo ainda tomar medidas mais drásticas (ler aqui). Na minha opinião, seria um excelente reforço para qualquer um dos "grandes". 

NBA - Playoff

Bobcats 90-99 MagicA equipa de Orlando com esta vitória, foi a primeira a apurar-se para as meias-finais do playoff da NBA. Mesmo com um Howard desinspirado, devido a cedo ter ficado limitado por faltas, os Magic voltaram a contar com um Jameer Nelson em bom nível que os conduziu a mais um triunfo.

Bucks 111-104 Hawks - A equipa de Milwaukee mesmo sem poder contar com a sua maior estrela, Bogut, contínua a surpreender e empatou a série com os Atlanta a dois. Os destaques da partida, vão para o base Jennings e o argentino Delfino.

Suns 107-88 Trail Blazers - Os Phoenix venceram e lideram agora a série por 3-2, devido a um excelente contributo vindo do seu banco, com destaque para Jared Dudley (19 pontos) e Channing Frye (20 pontos e 8 ressaltos).

26 de Abril de 2010

Belenenses despromovido à Liga de Honra!

O Belenenses perdeu hoje por 2-0 em Guimarães, e carimbou assim a já esperada descida de divisão.

Fruto de uma má política de aquisições nos últimos dois anos, curiosamente desde a saída de Jesus e a entrada de Casemiro Mior, a equipa do Restelo tem atravessado enormes dificuldades quer desportivas quer financeiras, que acabam por culminar num destino algo inevitável. O emblema da Cruz de Cristo, desce assim de divisão pela primeira vez nos últimos 12 anos. 

O Belenenses, um histórico do futebol português, desce ao segundo escalão do futebol português pela quarta vez. Tinha sido despromovido em 1982, 1991 e 1998. Na época passada, tinha ficado em penúltimo no campeonato, mas foi repescado, pela via administrativa, devido à despromoção do Estrela. Já na sequência do caso Mateus, os "azuis" tinham sido repescados, em 2006.

Campeão nacional na época de 1945/46, com 72 presenças na 1ª Liga, na história do futebol português, só em quatro temporadas o Belenenses falhou o convívio entre os "grandes". Foi nas épocas de 1982/83, 1983/84, 1991/92 e 1998/99. Vai falhar 2010/11 mas continuará a ser o emblema a seguir aos três "grandes", com mais presenças no escalão máximo do futebol português.

Depois da descida de divisão do Boavista, a principal Liga do futebol nacional fica assim orfâ de mais um dos históricos, e um dos poucos clubes que venceu o campeonato nacional. 

Será este o futuro do futebol português? A descida dos históricos e o aparecimento de clubes que apesar de terem menos história, devido a uma melhor organização acabam por chegar com alguma naturalidade à nossa Liga principal?

Luís Aguiar interessa ao Sporting!

A RR (ler aqui), avança hoje com mais um nome na rota do Sporting. De acordo com esta rádio, o Braga está interessado em manter nas suas fileiras o uruguaio para a próxima época, mas tem a concorrência dos leões que também pretendem adquirir o médio que se encontra em Portugal emprestado pelo Dinamo de Moscovo.

Este interesse do Sporting em Luís Aguiar já não é novo, e ainda no último defeso se falou da hipótese de o clube de Alvalade contratar o médio uruguaio. 

Os dois aspectos interessantes neste rumor, é o facto de o jogador ter como empresário Jorge Mendes, que parece ter uma relação privilegiada com o Sporting, e ao mesmo tempo tentar perceber qual será o papel do Braga nesta situação, pois os bracarenses detêm o direito de opção sobre o jogador.

Nome - Luís Aguiar
Data de nascimento - 1985-11-17 (24 anos)
Altura - 180 cm

Visão de Mercado:

Apesar de ter tido alguma dificuldade em ganhar o seu espaço quando chegou em Janeiro devido a uma clara menor condição física, pois o campeonato russo estava parado. A verdade é que nos últimos jogos tem sido o patrão do Braga,  juntamente com Alan e Moisés um dos jogadores mais influentes, e afastou mesmo Hugo Viana para o banco de suplentes. No entanto e apesar de todo o seu potencial, não acreditamos que neste momento possa valer os 3 milhões de euros que o Dinamo de Moscovo tinha pago pela sua aquisição. E a ser negociado, quer seja pelo o Braga ou pelo Sporting teria de ser sempre por uma verba inferior a esses mesmos 3 milhões.

Por onde passará o futuro de Luís Aguiar? Braga, Sporting, Dinamo Moscovo, ou um outro clube?

Breves!

Liga Sagres - Os jogos da 29ª jornada foram marcados para as 20h15, do dia 2 de Maio, num domingo. (ler aqui)

Paulo Bento - O ex-treinador do Sporting afirmou que o Benfica será um justo campeão e realçou o grande campeonato que o Braga está a realizar. (ler aqui)

Barcelona-Inter - O defesa dos catalães, Piqué disse o seguinte: "Desejo que os jogadores do Inter odeiem a sua profissão durante 90 minutos." No entanto, revelou para os adeptos não realizarem actos de violência. (ler aqui)

Roy Makaay - O veterano holandês vai por fim à sua carreira desportiva no final da temporada. (ler aqui) O holandês jogou no Vitesse, Tenerife, Deportivo, Bayern e Feyenoord e marcou 309 golos em 628 jogos em campeonato, taças e competições europeias. Nas 17 temporadas ao mais alto nível, só em apenas 3 é que não chegou aos 10 golos no campeonato.

Fórmula 1 - O rídiculo chegou ao circo, com o Banco Santader a fazer um seguro de 10 milhões de Euros aos polegares de Fernando Alonso (ler aqui)

Raguebi - A selecção da Lituânia (nº 37 do ranking) alcançou um feito notável ao vencer o seu 18º jogo internacional consecutivo! Os lituanos destronaram a África do Sul (entre 1997 e 1998) e a Nova Zelândia (entre 1965 e 1969), que tinham 17 vitórias consecutivas. (ler aqui)

Liga Vitalis

Com duas jornadas para terminar o campeonato, ainda ninguém pode cantar vitória no topo da classificação! Oliveirense (49 pts), Bera-Mar (48), Portimonense (48), Santa Clara (47) e Feirense (46) lutam pelas duas vagas para a Liga Sagres.

Apesar da Oliveirense estar no 1º lugar terá de jogar os últimos 2 jogos contra adversários directos (Feirense fora e Portimonense em casa), no entanto, matematicamente basta somarem 4 pontos para subir à I Divisão.
O Beira-Mar tem vindo a perder gás e a somar desaires comprometedores (Penafiel, Fátima e Freamunde, por exemplo) e tem agora uma deslocação difícil à Vila das Aves. Na última jornada, os aveirenses recebem o condenado Carregado.
O Portimonense só poderá garantir a subida na última jornada, por isso, o jogo em Oliveira de Azeméis irá decidir uma temporada acima das expectativas, isto se os algarvios derrotarem em casa o aflito Varzim.
O Santa Clara surpreendentemente não tem aproveitado os desaires alheios e chega à 29ª jornada com a situação complicada. Os açorianos deslocam-se ao difícil terreno do Gil Vicente e depois recebem o Desportivo das Aves.
Dos 5 candidatos, o Feirense é o que terá de recuperar mais terreno, no entanto, uma vitória na recepção à Oliveirense irá permitir a ultrapassagem aos vizinhos (vantagem no confronto directo) e a esperança para a última deslocação da temporada até ao terreno do Estoril.

Na parte final da tabela, o Carregado já sabe do seu destino, que será o regresso à II Divisão. Para a outra vaga que falta, Varzim (28 pts), Desp. Chaves (28) e Sp. Covilhã (27) irão lutar até ao último minuto. A luta irá ser muito animada, até porque o Sp. Covilhã receberá o Desp. Chaves na próxima jornada e depois irá à Póvoa jogar frente ao Varzim! Para a semana, o Varzim desloca-se a Portimão e na última jornada, o Chaves recebe o Fátima.

(resultados, calendário e classificação)
Justificar completamente
Prognósticos?

Poll nº 39!

Faltava apenas um elemento para fechar a defesa da melhor equipa do Mundo e penso que qualquer um destes defesas esquerdos em votação dava muito jeito à selecção Nacional!

Com 702 votos apurados, os resultados foram os seguintes:
1 - Evra - 357 (50%)
2 - Vargas - 89 (12%)
3 - A. Cole - 88 (12%)
4 - Gareth Bale - 65 (9%)
5 - "Outro" - 34 (4%)
6 - Clichy - 29 (4%)
7 - Zhirkov - 15
8 - Abidal - 11
9 - Taiwo - 5
10ºs - Capdevila e Heinze - 3
12 - Kolarov - 2
13 - Torosidis - 1

Evra foi o vencedor incontestável desta votação, chegando aos 50% dos votos. Parece que o lateral do Manchester United não tem concorrência à altura para a lateral esquerda. Em 2º e 3º lugares surgem o peruano Vargas e o inglês Ashley Cole, separados apenas por 1 voto. O peruano infelizmente não vai poder brilhar no Mundial, mas vai ser um dos alvos preferenciais do mercado neste Verão. O inglês está a recuperar, para chegar ao Mundial em grande forma. O jovem galês, Gareth Bale, surge na 4ª posição mas tal como Vargas não vai estar no Mundial, no entanto, tem grande margem de progressão.

Qual era o "Outro" jogador em quem votariam?

PS: A próxima Poll será sobre qual o próximo treinador do FC Porto!

Breves!

Kevin Gameiro -  O melhor marcador do campeonato francês interessa ao Porto (ler aqui). Recordo que este luso-descendente, do Lorient tem sido associado a clubes como o Arsenal e Milan.

José Mourinho - Desmentiu os rumores que o colocavam como treinador do Gana no Mundial 2010 (ler aqui).

Bruno Alves e Raúl Meireles - Hoje é o jornal Abola que afirma que os dois jogadores vão sair do Porto no próximo Verão (ler aqui). Uma noticia que já algum tempo vem sendo avançada por alguns jornais.

Rooney -  Foi eleito jogador do ano em Inglaterra numa votação levada a cabo pela Associação de Jogadores Profissionais. O avançado do Man Utd, que já leva 34 golos apontados esta época, superou Didier Drogba (Chelsea), Carlos Tevez (Man. City) e Cesc Fabregas (Arsenal) na votação. Por sua vez, James Milner, do Aston Villa, foi eleito o melhor jogador jovem do ano pela mesma Associação.

Bruno Labbadia - Foi despedido do comando técnico do Hamburgo, depois da goleada sofrida perante o Hoffenheim por 5-1, e antes do jogo da segunda mão da Liga Europa frente ao Fulham na próxima Quinta-feira.

NBA- Playoffs

Bulls 98 - 121 Cavs - A equipa dos Cavaliers alcançou a 3ª vitória na série, e está apenas a uma vitória de se apurar para as meias-finais. Lebron James fez um triplo-duplo, 37 pontos, 12 ressaltos e 11 assistências.

Heat 101-92 Celtics - Dwyane Wade marcou 46 pontos e garantiu a primeira vitória na séria para a equipa de Miami.

Jazz 117-106 Nuggets - A equipa de Utah mesmo sem Okur e Kirilenko continua a surpreender e alcançou a 3ª vitória na série, de nada valeram os 39 pontos e 11 ressaltos de Carmelo Anthony.

Spurs 92-89 Mavericks - A experiente equipa de  San Antonio consegui mais uma vitória, graças a um inspirado George Hill que marcou 29 pontos, no duelo mais vibrante dos playoffs.

Por essa Europa fora - Chelsea massacra, Inter regressa ao topo e Rangers campeão!

Liga Sagres
Nacional 1-1 Paços de Ferreira - Maykon evitou que o Nacional saltasse para o 5º lugar, com um grande remate aos 89 minutos. À meia hora de jogo, Diego tinha adiantado os insulares.
Leixões 1-3 Académica - Os estudantes garantiram a manutenção ao derrotarem o Leixões. Sougou, Diogo Gomes e Éder marcaram pela Académica, enquanto que Hugo Morais marcou o golo leixonense. (resultados e classificação)

Liga Vitalis
Muita confusão no topo da Liga Vitalis. Beira-Mar, Portimonense e Santa Clara perderam, enquanto que Oliveirense e Feirense ganharam. Os 5 primeiros estão separados por apenas 3 pontos. No fundo, o Carregado desceu de divisão, enquanto que Varzim, Chaves e Covilhã tentam fugir à última vaga. (resultados e classificação)

La Liga
Tudo na mesma na frente, com o Barcelona e o Real Madrid a vencerem os seus adversários. Os catalães derrotaram o Xerez por 3-1 (Jeffren, Henry e Ibrahimovic). O Real foi a Saragoça derrotar a equipa da casa por 2-1 com golos de Raul e Káká. (resultados e classificação)

Premier League
O Chelsea continua na frente da Liga Inglesa depois de "esmagar" o Stoke City por 7-0 (Kalou 3x, Lampard 2x, Sturridge e Malouda). O Manchester United está a apenas 1 ponto, ao vencer o Tottenham por 3-1 (com um grande golo de Nani). Na luta pelo 4º lugar, Tottenham, Aston Villa, Manchester City e Liverpool estão separados por 2 pontos, no entanto, os Spurs e o City têm menos 1 jogo. (resultados e classificação)

Série A
O Inter voltou ao topo da classificação, depois de derrotar a Atalanta por 3-1 e a AS Roma perder em casa 2-1 frente à surpreendente Sampdoria. A equipa de Génova está no 4º lugar, perto de chegar à ùltima vaga da Liga dos Campeões. Aos romanos, que não perdiam desde a 10ª jornada, resta esperar por novo tropeção do Inter. (resultados e classificação)

Ligue 1
O Ol. Marselha venceu novamente pela margem mínima e continua de pedra e cal no topo da classificação francesa. Valbuena marcou o golo solitário frente ao St. Éttienne. O Auxerre também venceu (3-0 em Toulouse) e mantém-se a 5 pontos. (resultados e classificação)

Bundesliga
O Bayern Munique empatou 1-1 (Klose marcou o golo do empate aos 73´) frente ao Borussia Monchengladbach, mas manteve-se no 1º lugar devido ao 1º critério de desempate, a diferença entre golos marcados e sofridos. O Schalke venceu 1-0 em Berlim, frente ao quase condenado Hertha. A luta pela última vaga para a Liga dos Campeões está ao rubro, com Werder Bremen, B. Leverkusen, B. Dortmund e Estugarda separados por 4 pontos. (resultados e classificação)

Escócia - O Rangers venceu o seu 53º campeonato, depois de derrotar o Hibernian por 1-0.

25 de Abril de 2010

Sporting muito perdulário empata em Leiria (1-1)!

U. Leiria - Sporting, 1-1 (Cássio 49'; Liedson 15')

O Sporting empatou em Leiria, num jogo onde só se pode queixar de si próprio, pois falhou inúmeras oportunidades claras de golo, e acabou por mais uma vez sofrer um golo no seu ponto fraco nos últimos anos, ou seja, num lance de bola parada.

Resumo:

Uma primeira parte total do Sporting, com o domínio claro do jogo, da posse de bola, com uma grande dinâmica, a criar várias oportunidades de golo e a anular todas as acções do U.Leiria. Ao intervalo o 1-0 era um resultado demasiado escasso, tendo em conta o caudal ofensivo dos leões.

A segunda parte começa praticamente com o golo do U.Leiria, que aproveitou da melhor maneira as fragilidades dos leões nos lances de bola parada e chegou assim ao empate. Os leirienses motivados pelo golo, arrancaram para uma segunda metade melhor, dividiram o jogo, e o Sporting apenas nos últimos 15m com a entrada de Postiga voltou a encontrar-se, acabando o jogo a desperdiçar mais algumas boas oportunidades.

Em suma, uma primeira parte totalmente dominada pelo Sporting, e uma segunda mais dividida, com um resultado final algo injusto, considerando as várias oportunidades de golo desperdiçadas pelos leões.

Destaques:

Djuricic - Defendeu quase tudo, e foi uma das grandes figuras do jogo.

Silas - Um dos melhores em campo. Comandou o jogo dos leirienses, e foi o principal responsável pelo equilíbrio que se verificou na segunda parte.

Izmailov - Excelente passe a desmarcar Liedson, demonstrou excelentes pormenores no primeiro tempo, e foi o melhor em campo nesse período. Na segunda apagou-se um pouco do jogo.

Veloso - A pior exibição esta época. Muito ausente do jogo, e ainda acabou por falhar uma oportunidade clara de golo, a sua substituição não surpreendeu ninguém que viu o jogo.

Pedro Mendes - Não sabe jogar mal, e hoje mais uma vez foi a melhor unidade do Sporting.

Sporting (1) - Mais um golo sofrido num lance de bola parada, algo que nos últimos anos devido à baixa estatura da equipa é frequente. No futebol actual os lances de bola parada tanto ofensivos como defensivos são cada vez mais decisivos, devido ao equilibrio dos jogos, como tal, o Sporting da próxima época caso ambicione outras andanças,  terá de uma vez por todas de corrigir este "pormaior" que acaba por ser o principal ponto fraco deste conjunto.

Sporting (2) - Liedson, Matias, Veloso, Djaló, foram vários as oportunidades de golo desperdiçadas hoje por estes intervinientes.

Benfica é campeão europeu de Futsal!

O Benfica venceu no prolongamento o Interviú (3-2) e sagrou-se campeão da Europa de Futsal.

Num jogo que se disputou no Pavilhão Atlântico, perante 9400 pessoas, os encarnados até começaram a perder, mas deram a volta ao marcador para 2-1, com golos de Joel Queirós e Arnaldo. No segundo tempo os espanhóis empataram e o encontro acabou por chegar ao prolongamento. Na primeira parte deste período, Davi, aproveitou um erro de Luis Amado, e fez o 3-2 final.

Na luta pelo terceiro lugar o Araz do Azerbaijão venceram nos penáltis os italianos do Luparense.

- Davi foi considerado o melhor jogador da final da UEFA Futsal Cup;
- Joel Queirós terminou a edição 2009/2010 da UEFA Futsal Cup como melhor marcador, com 12 golos. 

Braga também goleia e adia entrega do título!

Naval 0- 4 Sp. Braga (Luis Aguiar 23' e 83', Matheus 38' e Paulão 75')


O Sporting de Braga respondeu bem às goleadas de Benfica e Porto, e venceu incontestavelmente a Naval, num jogo que até podia ter acabado com uma vantagem maior, dadas as oportunidades falhadas pelos visitantes. Assistiu-se à maior assistência na Figueira da Foz. 7.500 adeptos do Minho estiveram presentes. Fica assim adiada a festa do título do Benfica, pelo menos por mais uma jornada.


A primeira parte foi dominada pelo Braga, com excepção do período entre os 10 e 20 minutos, em que a Naval conseguiu alguns remates, um deles perigoso, protagonizado por Fábio Júnior, na área. De resto o Braga entrou forte e Renteria falhou o golo aos 50 segundos na cara de Peiser. Depois do guarda-redes defender mais dois bons remates, eis que surge o golo, aos 23’, de Luis Aguiar, na marcação de um livre à entrada da área. Após mais duas brilhantes defesas de Peiser, Matheus, na sequência de um canto da direita, marcou o segundo golo, aos 38’. Na segunda parte a Naval passou a jogar com 4 defesas, e lançou Bolívia e Houw, apostando em controlar o meio campo. Mas o Braga limitou-se a gerir a vantagem, controlando bem a bola e sempre que possível tentava chegar ao ataque. Em duas vezes que o conseguiu, marcou, aos 75’ por Paulão, de cabeça, e por Luis Aguiar, aos 83' num belo chapéu frente a Peiser. Até ao fim Diogo Valente ainda desperdiçou duas oportunidades claras de golo.


Destaques


Sp. Braga - a jogar num 4-4-2 apostou na velocidade de Matheus e Renteria na frente, enquanto Alan e Paulo César tentavam criar perigo pelas alas, e Luís Aguiar a sincronizar o ritmo de jogo na faixa central. Nos processos defensivos, Madrid irrepreensível a fechar o meio campo, e Paulão no centro da defesa, que não deixou que se notasse a ausência de Moisés.


 Naval - jogou num 5-3-2, com Diego Ângelo a comandar os três centrais, Camora e Carlitos como alas atacantes, o capitão Lazaroni no centro do terreno ajudado por Godemeche e Giuliano e na frente os irrequietos Fábio Júnior e Simplício, que foram os principais focos de perigo (embora insuficientes) para a baliza de Eduardo. Os 5 defesas acabaram por relevar pouca eficácia, já que Renteria e Matheus apareceram várias vezes na área com perigo.


Luis Aguiar - 2 grandes golos numa bela exibição. Foi o patrão do meio campo, e quando as preocupações defensivas da sua equipa não são tantas, surge o melhor Aguiar que se viu este ano.


Madrid - um dos melhores elementos em campo, ao lado de Luis Aguiar.


Filipe Oliveira - começa a merecer destaque, pois vem apresentando uma qualidade de jogo muito maior nestas últimas jornadas. Muito ao estilo de João Pereira, este lateral criou jogadas perigosas por várias vezes na linha, combinando sempre bem com Alan, que mais uma vez fez um bom jogo.


Peiser - Acabou por ser o melhor elemento da Naval, pelas 4 boas defesas que fez ainda na primeira parte, impedindo um resultado mais dilatado. Não parece ter culpa em qualquer um dos golos.


Bolívia - Entrou bem, mexeu com o meio campo da Naval, mas foi de pouca dura, o Braga adaptou-se à nova disposição táctica dos da casa, e Bolívia desapareceu. Um ou dois pormenores de grande qualidade técnica a destacar.




Rui Alves

Breves!

Sneijder - Está em dúvida para a segunda-mão das meias-finais da Liga dos Campeões, que o Inter joga na próxima quarta-feira em Barcelona. O médio saiu do encontro com o Atalanta ao intervalo, segundo o Inter devido a uma lesão num músculo da perna esquerda, e vai estar em dúvida até à hora do jogo. Será mais um bluff de Mourinho? Ou o maestro do Inter está mesmo lesionado?

Rosicky - O médio do Arsenal poderá regressar ao Borussia Dortmund no próximo Verão (ler aqui).

Glasgow Rangers - Sagrou-se este domingo bicampeão escocês de futebol e alcançou o 53.º título da sua história, ao vencer o Hibernian por 1-0.

Ténis - O espanhol Fernando Verdasco, venceu este domingo o torneio de Barcelona, ao derrotar na final o sueco Robin Soderling.

Ciclismo - O ciclista cazaque da Astana, Alexandre Vinokourov venceu este domingo a clássica Liège-Bastogne-Liège (ler aqui). Parece estar de volta o grande Vinokourov, que por motivos de doping esteve afastado dois anos da competição.

Voleibol - O Sp. Espinho venceu o Benfica por 3-0, naquele que foi o terceiro jogo da final do playoff da Liga de Voleibol, que decorreu no Pavilhão Moreira da Costa Jr. Os «tigres», com este triunfo» adiaram a decisão do título para a semana (ler aqui).

Sociedade - Na sessão solene comemorativa dos 36 anos do 25 de Abril, o Presidente da República falou das desigualdades sociais que ainda persistem contrapostas com “casos de riqueza imerecida que nos chocam”, numa referência à recente polémica com os rendimentos dos altos dirigentes de empresas. Em jeito de crítica ao actual Executivo, Cavaco Silva referiu ainda que "os portugueses perguntam-se todos os dias para onde é que estão a conduzir o País". (ler aqui)
 
Site Meter