4 de fevereiro de 2010

Numa entrevista que o internacional português deu à Rede Globo, o médio confirmou o que se previa e vai deixar a selecção quando acabar o Mundial (ler aqui).

Considero que Deco foi o melhor médio centro que passou pela selecção nos últimos 20 anos, e apesar de isto parecer um pouco radical, pois tivemos jogadores como Paulo Sousa e Rui Costa, mas a verdade é que só com a titularidade do luso-brasileiro chegamos a uma final de um Europeu, a umas meias-finais de um Mundial, e acima de tudo transportamos o futebol da nossa selecção e a qualidade do mesmo para um patamar superior.

Será sem dúvida uma grande perda para a nossa selecção, numa posição em que não se vê um substituto claro para esse lugar, e que certamente no futuro vai dividir muito os portugueses em relação a quem deverá ocupar o lugar do nº 10 na selecção. Os candidatos mais prováveis serão Rúben Micael (que ainda nem se estreou pela selecção), Moutinho (que ocupa sempre um lugar na bancada com Queirós) ou a adaptação de Simão. Mas o abandono de Deco poderá inclusive forçar uma alteração na táctica que costuma ser usada na selecção nacional.

Quem será na vossa opinião o substituto natural de Deco na selecção? Haverá algum jogador português que consiga ter a dimensão no jogo da selecção que ele teve nos últimos anos? Até que ponto os resultados de Portugal poderão ser afectados pela retirada de Deco?

2 de fevereiro de 2010

Já são conhecidos os nomeados para os Óscares deste ano, que premeiam os melhores filmes de 2009, e apesar de ser um tema que foge um pouco ao normal deste blog, fica aqui a referência.

Principais categorias:

Melhor filme: ‘Avatar’, ‘The Blind Side’, ‘District 9’, ‘An Education’, ‘The Hurt Locker - Estado de Guerra’, ‘Inglourious Basterds - Sacanas Sem Lei’, ‘Precious’, ‘A Serious Man’, ‘Up-Altamente’ e ‘Up - Nas Nuvens’.

Melhor actor: Jeff Bridges por ‘A Crazy Heart’, George Clooney por ‘Up - Nas Nuvens’, Colin Firth por ‘A Single Man’, Morgan Freeman por ‘Invictus’ e Jeremy Renner por ‘ The Hurt Locker - Estado de Guerra’.

Melhor actriz: Sandra Bullock por ‘The Blind Side’, Helen Mirren por ‘The Last Station’, Carey Muligan por ‘An Education’, Gabourey Sidibe por ‘Precious’ e Meryl Streep por ‘Julie e Julia’.

Melhor realizador: James Cameron por ‘Avatar’, Kathryn Bigelow por ‘The Hurt Locker - Estado de Guerra’, Quentin Tarantino por ‘Inglourious Basterds - Sacanas Sem Lei’, Lee Daniels por ‘Precious’ e Jason Reitman por ‘Up - Nas Nuvens’.

Poderão ver os nomeados para as restantes categorias aqui!

Ficam aqui os meus palpites/preferências, consoante aquilo que vi:

Melhor filme - ‘The Hurt Locker - Estado de Guerra’
Melhor actor - Jeremy Renner por ‘ The Hurt Locker - Estado de Guerra’
Melhor actriz - Sandra Bullock por ‘The Blind Side’
Melhor realizador - Kathryn Bigelow por ‘The Hurt Locker - Estado de Guerra’

Indiquem os vossos palpites ou as vossas preferências!