31 de Janeiro de 2010


O Egipto sagrou-se novamente campeão africano de selecções, graças a um golo de Mohamed Nagy Geddo aos 85 minutos de jogo. Trata-se do 7º campeonato africano para os faraós, 3º consecutivo!
Apesar de terem falhado, mais uma vez, a qualificação para o Mundial, os faraós continuam dominar as competições internas no continente africano.
Melhor Marcador - Geddo (Egipto) - 5 golos (marcou todos os golos depois dos 80 minutos!!!)
Melhor Guarda-Redes - Essam El-Hadary (Egipto)
Melhor Jogador - Ahmed Hassan (Egipto)

Sporting quer Soares Franco à frente da Liga de Clubes!

AHAHAH! Para combater o Rui Alves vale tudo!

Soube-se esta semana que o Benfica recebeu 65 milhões de Euros da CM Lisboa, no âmbito do Euro 2004!

Quer então dizer que Aimar, Javi Garcia, Saviola, entre outros, são todos propriedade municipal de Lisboa?

Ao que tudo indica, Kleber será o novo reforço do FC Porto. Num negócio mediado por António Araújo (quem poderia ser?), os dragões desembolsaram 5,5 milhões de Euros, mais 75% do passe do Farias.

Duas questões: 1) Encontraram Petróleo ou terá sido Gás Natural? 2) António Araújo? Afinal não trata só da fruta...

Até agora está a ser um fim-de-semana igual a quase todos os outros, senão reparem: O SC Braga venceu, o Benfica venceu, o FC Porto venceu, o Barcelona venceu, o Real venceu, a Espanha voltou a derrotar Portugal em Futsal, o Federer venceu mais um Grand Slam e... o Sporting perdeu! Tudo normal, pois...

Frases da semana:
"A arbitragem em Portugal, em abstracto, não é cristã: ou esqueceu os princípios ou não foi à catequese. Esquece-se que deve tratar de igual por igual o grande e o pequeno."

"Quando há critérios tão desiguais como ao que assistimos, a tanger a imoralidade, o sentimento que sinto, para além de tristeza, é de impotência e alguma raiva. Parafraseando uma pessoa com quem não tenho relações, nem grande simpatia: ganhar a um grande em Portugal ou se faz pelo esmagamento ou então só na playstation."
Manuel Machado, logo após o jogo com o FC Porto. Depois de recuperado do problema de saúde, o Professor voltou em grande forma!

Mais uma vez Roger Federer voltou a demonstrar o porquê de ser o Nº1 Mundial e o melhor tenista de todos os tempos, hoje arrebatou de maneira categórica o Open da Austrália o seu 4º título individual em Melbourne e o seu 16º Grand Slam.

O jogo foi decidido em 3 sets, e apesar de se prever uma final renhida e equilibrada, a verdade é que Andy Murray apesar de ser na opinião dos críticos o 2º melhor tenista do momento, ainda não tem estaleca para ganhar um Grand Slam, e hoje demonstrou isso vacilando nos momentos decisivos, falhando algumas boas oportunidades de conquistar o 3º set principalmente. 

A vitória de Federer não deixa a mínima margem para dúvidas, e só prova que este ano promete ser mais um passeio para o suíço que já no ano de 2009 tinha chegado às 4 finais dos Grand Slams.

Até quando vai durar a era Federer?

Kleber - O avançado segundo o globoesporte (ler aqui) deverá se despedir hoje do Cruzeiro e rumar ao Porto.

Keirrison - Caso a Fiorentina não consiga contratar Cassano poderá tentar resgastar o avançado brasileiro do Benfica (ler aqui).

Amaury Bischoff - O médio da Académica foi emprestado até ao final da época ao Desportivo das Aves (ler aqui). Sem dúvida que se esperava mais deste jogador.

Internacional:

Ledesma - O médio da Lazio sempre foi a primeira escolha do Inter para o meio campo, e ao que parece volta a estar perto de assinar pelo o clube de Mourinho (ler aqui). O que deverá estar directamente ligado a esta reviravolta na transferência de Manuel Fernandes. Recordo que  no princípio da época o Milan protagonizou um caso semelhante na transferência de Cissokho.

Liga espanhola - O R.Madrid bateu o Deportivo na Corunha por 3-1 algo que já não acontecia há 18 anos, e o Barça venceu o Gijon por 1-0, como tal, ficou tudo na mesma na tabela classificativa.

Futsal:

Final - Infelizmente a Espanha bateu Portugal por 4-2 e sagrou-se assim campeã da Europa. De qualquer modo acabou por ser um bom torneio para os portugueses, pois apesar do mau começo, acabou por chegar a uma final histórica. Quanto ao jogo, apesar da maior qualidade da Espanha, a nossa selecção bateu-se bem,  e não fossem as falhas defensivas, poderia até ter chegado a outro resultado, a destacar o grande jogo do Bebé e a despedida azarada da selecção nacional do Pedro Costa que teve algumas culpas no 1º golo e não concretizou um golo algo fácil que poderia ter alterado o rumo do jogo.

Ricardinho - O ala do Benfica deverá rumar ao Japão no final da época (ler aqui).

30 de Janeiro de 2010


SL Benfica 3-1 Vit. Guimarães (Aimar 17´e Carlos Martins 50´e 59´; Nuno Assis 32´)

Noite difícil para o Benfica, que só conseguiu alcançar a vitória devido ao pé direito de Carlos Martins!

Como se esperava, o Vitória apresentou-se na Luz com a equipa toda atrás da linha da bola, tentando depois as saídas para o contra-ataque, através da velocidade de Targino.

O jogo estava bloqueado a meio campo, com os vimaranenses a não darem espaços ao Benfica, no entanto, aos 17 minutos, após uma recuperação de bola de Saviola, Aimar ganhou espaço no meio campo adversário e, com alguma sorte à mistura, fez uma tabela com Moreno e apareceu isolado perante Nilson. Estava feito o 1-0 e, assim, o Vit. Guimarães teve que subir mais as linhas para tentar chegar à igualdade.

Num dos poucos ataques do Vitória, os jogadores vimaranenses fizeram uma grande jogada, com João Alves a assistir brilhantemente Nuno Assis, que frente a Quim não deu hipóteses e fez a igualdade.
Até ao intervalo, só deu mais Benfica, no entanto, Cardozo, muito lento e Nilson, bastante seguro, não permitiram a alteração do resultado.

Na 2ª parte, o Vit. Guimarães veio com mais ambição, no entanto, os jogadores do Benfica entraram mais pressionantes. Logo no início, numa jogada de insistência de Aimar, o argentino assiste Carlos Martins, que à entrada da área remate sem hipóteses para Nilson. Pouco tempo depois, num contra-ataque, o mesmo Carlos Martins fez o 3-1, num grande golo, após remate fora da área.

O resultado parecia feito, no entanto, o Vit. Guimarães nunca baixou os braços. Nuno Assis e Luisão (num corte infeliz), podiam ter reduzido o marcador e aos 72 minutos, Carlos Martins é expulso, depois de cortar a bola com a mão.

Apesar de reduzido a 10 elementos, Cardozo ainda podia ter feito o 4-1, quando desperdiçou a melhor oportunidade da partida, só com Nilson pela frente! Até final, nota apenas para Roberto, que também podia ter marcado golo, não fosse a intervenção de Quim.

Notas finais:

Di Maria - Podia e devia ter feito muito mais! Cruzamentos disparatados e alguns mergulhos para o relvado, foi tudo o que se aproveitou do argentino

Cardozo - Bastante lento, perdeu oportunidades para marcar e assistir os seus companheiros. Apesar de tudo, conseguiu jogar melhor quando o Benfica ficou reduzido a 10 jogadores.

Carlos Martins - Foi o homem do jogo, com dois grandes golos. No primeiro, rematou em jeito e colocado, no segundo não teve contemplações para com o Nilson.

Jorge Jesus - Estava toda a gente a ver que o Carlos Martins mais tarde ou mais cedo ia ser expulso, mas o treinador do Benfica não fez a alteração à muito anunciada.

Targino - O velocista do Vitória saiu lesionado ainda na 1ª parte e a equipa recentiu-se disso.

Vit. Guimarães - A equipa tem jogadores e qualidade para jogar mais do que aquilo que fez na 1ª parte, quando raramente saiu do seu meio campo. Na 2ª parte, viu-se um Vitória mais atacante e a praticar melhor futebol, isto apesar de terem sofrido 2 golos.

Elmano Santos - O pior em campo! Vermelho directo por mostrar a Leandro, após ter atropelado Di Maria, sem bola. Penalty por marcar por mão de Moreno. Penalty e expulsão por assinalar após agressão de Javi Garcia em Valdomiro. Enfim, apenas acertou na expulsão de Carlos Martins...


Nacional 0-4 FC Porto (Silvestre Varela 30´g.p. e 85´e Falcao 45´e 62´)

A máquina portista voltou a funcionar, no entanto, só o conseguiu após o Nacional ficar reduzido a 10 jogadores aos 30 minutos de jogo.

Até esse momento, o jogo estava a ser equilibrado, com alguns remates de parte a parte, mas eis quando surge Álvaro Pereira, qual ponta-de-lança, escapa à marcação madeirense e é derrubado por Alex Bruno. Segundo cartão amarelo para o nacionalista, expulsão e grande penalidade a favor do FC Porto. Sobre o lance em questão, parece-me que o uruguaio foi tocado no pé, no entanto, o mergulho também ajudou à decisão do árbitro. Varela não deu hipóteses a Bracalli.

A partir deste momento, o FC Porto foi o dono e senhor do encontro, com Belluschi e Ruben Micael a tratarem do jogo ofensivo dos dragões.
Pouco antes do intervalo, Ruben Micael entrou na área madeirense, passou para Álvaro Pereira, que fez um cruzamento milimétrico para o cabeceamento certeiro de Falcao. Desta vez não assinalaram fora-de-jogo!

A 2ª parte só teve sentido único, com o FC Porto a criar bastantes oportunidades de golo. Apenas Falcao e Varela revelaram serenidade na hora do remate, aumentando a contagem do marcador para 4-0.

Notas finais:

Belluschi, Ruben Micael e Álvaro Pereira - Indiscutivelmente, o mérito dos golos do FC Porto recaem sobre estes 3 jogadores, que depois do Nacional estar reduzido a 10 elementos, dominaram o meio campo e o ataque portista.

Varela e Falcao - Foram os marcadores dos golos, aproveitando as assistências dos jogadores atrás referidos.

Alex Bruno - Muita ingenuidade do jogador brasileiro, na estreia no campeonato português!
(Editado)
PS: Por lapso, não referi um lance na área portista que poderia ter mudado o jogo. Falo do penalty que ficou por marcar sobre Edgar, quando este foi agarrado por Fucile, ainda antes dos 10 minutos de jogo.

Terminada que está mais uma poll, é tempo de fazer a contagem dos votos!

À pergunta: "Qual a equipa mais beneficiada pela arbitragem nos jogos para o campeonato?", Quase metade dos 862 votantes elegeram o SL Benfica (49%). Em 2º lugar aparece o FC Porto com (42%). Já o 3º lugar foi para o SC Braga, mas a longa distância dos dois primeiros, com 6% dos votos.

Resultados finais:
1 - SL Benfica - 428
2 - FC Porto - 366
3 - SC Braga - 53
4 - Sporting CP - 10
5ºs - Nacional e Marítimo - 2
7 - "Outro" - 1

Hoje à noite iremos fazer outra poll, especialmente dedicada aos adeptos leoninos!

Kléber - A transferência do brasileiro para o Porto ainda não está concluída, ao que parece o brasileiro ainda não aceitou a proposta dos dragões, e ainda está a ponderar sobre o seu futuro (ler aqui).

Fernando Meira - Tal como o Visão de Mercado tinha adiantado o interesse do Sporting no jogador é real, e hoje o DN notícia que os leões poderão aproveitar a boa relação entre Pedro Mendes e o defesa para tentar chegar a acordo com o jogador do Zenit, mas só para a próxima época (ler aqui).

Marcinho - O médio do Marítimo vai ser jogador do Apoel do Chipre (ler aqui).

João Tomás - O avançado pode estar a caminho do clube de Manuel de Cajuda o Al-Sharjah (ler aqui). Recordo que o Rio Ave contratou Bruno Moraes e Nelson Oliveira neste mercado de Inverno.

Internacional:

Manuel Fernandes - O jornal Record notícia hoje que o médio do Valencia chumbou os testes médicos em Milão, e como tal a transferência abortou (ler aqui).

Open da Austrália:

Serena Williams - Numa final bastante equilibrada, a americana acabou por ser mais forte nos momentos decisivos, arrebatando assim o seu 5º título individual no Open da Austrália. O serviço de Serena e os breaks desperdiçados por parte da belga foram hoje factores determinantes. No entanto Henin está igualmente de parabéns, pois este seu regresso à competição, e logo com uma final de um Grand Slam é um marco e algo de assinalar.

29 de Janeiro de 2010


SC Braga 1-0 Sporting (Paulo César 32´)

O SC Braga venceu hoje o Sporting e terá afastado o clube leonino da luta pelo título. Os minhotos aplicaram a mesma receita de sempre: marcar primeiro e segurar o resultado, mercê de uma defesa de betão, quase intransponível. O Sporting está a 15 pontos do líder...

O Sporting começou melhor o encontro, recuperando mais bolas e chegando à baliza do Braga com maior facilidade. Os leões iam conquistando cantos, mas com a ineficácia habitual, não criavam grande perigo para Eduardo.
A partir dos 20 minutos, os bracarenses equilibraram a partida, chegando ao golo da vitória num rasgo individual de Paulo César. O brasileiro passou facilmente por Miguel Veloso e João Pereira e rematou, dentro da área, com a bola a desviar em Tonel e enganar Rui Patrício.

Até ao intervalo, o Sporting podia ter chegado ao empate, no entanto, tanto Saleiro, como Liedson não conseguiram marcar o golo. Primeiro foi Eduardo a brilhar, num grande remate de Saleiro e depois, o guardião do Braga falhou a saída a um cruzamento e Liedson, de baliza aberta, atirou por cima da baliza bracarense!

Na 2ª parte, Carvalhal lançou Yannick Djaló e Matias Fernandez nos primeiros 15 minutos, no entanto, nesse período, os locais dominavam a partida. Até aos minutos finais, o Sporting não conseguiu criar muitas oportunidades de golo, já que os bracarenses montaram uma teia à volta do seu meio campo, onde os jogadores leoninos raramente conseguiam penetrar com a bola nos pés.

Nos últimos minutos, o Sporting acentuou a pressão ofensiva, onde Yannick (bem desmarcado por "Matigol"), Miguel Veloso (remate de fora da área) e Matias Fernandez (cabeceamento perigoso para grande defesa de Eduardo) podiam ter chegado ao empate.

Apesar da vitória ficar bem ao SC Braga, penso que o Sporting, pela primeira parte que realizou e pelas oportunidades de golo criadas merecia o empate.

Notas finais:

Miguel Veloso e Moutinho - Foram apanhados na teia bracarense e raramente conseguiram organizar o jogo do Sporting.
João Pereira - Começou em grande estilo, mas com o passar dos minutos foi perdendo garra.
Liedson - Falhanço incrível que penalizou o Sporting.

Mossoró - O melhor em campo, apesar deste Braga ter valido mais uma vez pelo colectivo. Sacou alguns amarelos aos jogadores do Sporting, bastante lentos para o seu ritmo.
Alan e Filipe Oliveira - Podiam evitar o teatro, coisa bastante vista nos estádios portugueses!

Rodrigo Alvim - O jogador disse hoje que recusou uma proposta do Porto, optando por assinar pelo o Flamengo (ler aqui).

Farias - O avançado caso aceite e chegue a acordo com o Cruzeiro, irá ser incluído no negócio Kleber. Se isso acontecer, o valor da transferência de Kleber para o Porto pode ser de 8 milhões de euros, isto é 5,5 milhões de euros mais 75% do passe do argentino que tinha custado quase 4 milhões de euros.

Franco Jara - O Benfica garantiu a contratação do argentino por 5.5 milhões de euros, no entanto o jovem avançado só fará parte do plantel na época 2010-2011 (ler aqui).

Internacional:

Del Horno - O lateral do Valencia que chegou a ser associado ao Sporting neste defeso, poderá ser o substituto do lesionado Felipe Luis no Deportivo (ler aqui).

Benjani - O avançado poderá se transferir para o Sunderland por 2 milhões de euros (ler aqui), depois de Robinho mais um avançado poderá deixar o City. Será a revolução Mancini?

Wanderson - O brasileiro que joga no campeonato sueco e que chegou a ser associado ao Sporting e Chelsea neste defeso, está a caminho do Feyenoord (ler aqui).

Alberto Zacheroni - O treinador italiano irá substituir Ferrara na Juventus (ler aqui). Foi sem dúvida uma má experiência do ex-capitão da equipa de Turim ao serviço dos transalpinos, depois das contratações de Diego e Felipe Mello esperava-se outra temporada por parte da Juventus.

Começa hoje a 17ª jornada da Liga Sagres, com 3 encontros que certamente irão colar os espectadores à frente da televisão.

SC Braga - Sporting (hoje às 20h45, na RTP)

Os bracarenses têm um "match-point" para arredar o Sporting da luta pelo título, no entanto, os leões começaram o ano em grande, levando consigo uma série de 7 vitórias consecutivas. Só a vitória interessa para os comandados de Carlos Carvalhal, no início de um mês com jogos de 3 em 3 dias.

Nacional - FC Porto (amanhã, às 17h, na Sporttv)

Os nacionalistas perderam o seu melhor jogador, Ruben Micael, para o seu rival de Sábado, o FC Porto. Portanto, não é de estranhar se a equipa baixar de qualidade na 2ª volta do campeonato. Os madeirenses aspiram a um lugar europeu, no entanto, o 5º lugar actual, em princípio não chegará para a Liga Europa. Os portistas, não poderão actuar com Bruno Alves e Raul Meireles, no entanto, C. Rodriguez está de volta, depois de cumprir castigo. Ruben Micael vai regressar ao palco onde deu nas vistas.

SL Benfica - Vit. Guimarães (amanhã, às 19h15, na Sporttv)

O Vitória foi a única equipa a vencer na Luz este ano, isto apesar do Benfica não facilitar nos jogos em casa para o campeonato. Os confrontos entre os dois clubes, nos últimos anos têm sido de tripla, por isso não é de admirar uma possível surpresa na Luz.

É favor responder às seguintes perguntas:
1) Irá o Sporting afastar-se definitivamente da luta pelo título?
2) Quem sairá na liderança do campeonato no final desta jornada?
3) O FC Porto irá aproximar-se do 1º lugar ou ter o 4º classificado à perna?

 
Falta apenas a realização dos testes médicos para o Sporting firmar um contrato de 2 anos e meio com o internacional português, numa transferência que deverá custar um pouco mais de 1 milhão de euros.

Já não restam dúvidas que Pedro Mendes será mesmo jogador do Sporting, no que me parece ser uma escolha acertada dos dirigentes do Sporting.

Positivo:

O facto de ser internacional português, conhecedor do nosso campeonato, e apesar de não ser um verdadeiro trinco, ou pelo menos não aquele médio defensivo de destruição que muitas equipas utilizam, parece-me que no actual sistema de jogo dos leões a sua classe, experiência, visão de jogo e qualidade de passe serão factores que elevarão este Sporting para outro nível, e apesar da boa época de Adrien a curto prazo deverá entrar no 11 do Sporting, onde inclusive devido à sua versatilidade poderá formar dupla com o jovem médio leonino no meio campo dos leões. 

Negativo:

O facto de fazer 31 anos já neste mês de Fevereiro possivelmente inviabilizará um hipotético retorno financeiro no futuro, parece-me inclusive uma situação muito semelhante à de Paulo Bento, quando este foi adquirido pelo o Sporting, outra questão pertinente é o facto de os leões terem adquirido 3 jogadores que não podem jogar na Liga Europa, e por último devido a esta lesão que o impediu de jogar nos últimos meses, poderá ainda não ter os índices competitivos necessários para encarar o Porto e o Benfica na próxima semana, onde na minha opinião o Sporting decide a sua época desportiva.

Shaffer - O jogador depois de ter sido apontado ao futebol francês, afinal foi cedido ao Banfield da Argentina (ler aqui).

Harison - O médio que brilhou no Leiria é hoje apontado ao Belenenses pelo jornal Abola (ler aqui).

Jorge Ribeiro - Apesar de já ter sido apontado pela comunicação social como jogador do Belenenses, hoje o jornal Abola aponta o jogador ao Guimarães (ler aqui).

Internacional:

Ricardo Costa - O internacional português foi cedido por empréstimo ao Lille até final da temporada (ler aqui).

Pavlyuchenko - O Tottenham rejeitou uma proposta de quase 10 milhões de euros para ceder o jogador ao Birmingham (ler aqui).

Open da Austrália:

Federer - O Nº1 do Mundo não deu hipóteses a Tsonga e carimbou deste modo a passagem à final, onde irá defrontar o britânico Andy Murray.

NBA:

ALL-STAR - Já estão definidas as equipas que vão jogar. OESTE - 5 Titular: Steve Nash e Amare Stoudemire (Phoenix Suns), Kobe Bryant (La Lakers), Carmelo Anthony (Denver Nuggets) e Tim Duncan (San Antonio Spurs). Suplentes: Deron Williams (Utah Jazz), Chris Paul (New Orleans Hornets), Kevin Durant (Oklahoma City Thunder), Dirk Nowitzki (Dallas Mavericks), Zach Randolph (Memphis Grizzlies), Pau Gasol (La Lakers) e Brandon Roy (Portland Trail Blazers). ESTE - 5 Titular: Allen Iverson (Philadelphia 76ers), Dwyane Wade (Miami Heat), Lebron James (Cleveland Cavaliers), Kevin Garnett (Boston Celtics) e Dwight Howard (Orlando Magic).Suplentes: Derrick Rose (Chicago Bulls), Rajon Rondo e Paul Pierce (Boston Celtics), Chris Bosh (Toronto Raptors), Gerald Wallace (Charlotte Bobcats), Joe Johnson e Al Horford (Atlanta Hawks).

Segundo o jornal Ojogo e o jornal Abola, o avançado do Cruzeiro vai ser jogador do Porto, numa transferência que poderá custar 6 a 7,5 milhões de euros (ler aqui).

Kleber era um namoro antigo dos dragões, e claramente um avançado de top que vem colmatar a ausência de Hulk e dar mais qualidade ao sector ofensivo dos campeões nacionais. Apesar da sua baixa estatura é um jogador muito forte fisicamente e com uma grande capacidade técnica e de finalização, na minha opinião é uma excelente contratação, e vem um pouco na sequência daquilo que prevenimos em relação a uma das lacunas que existia neste plantel do Porto. 

Veremos se a adaptação a Portugal corre melhor que a sua má experiência na Ucrânia quando representou o Dynamo de Kiev.

Dados:

Kléber Giacomazzi de Souza Freitas
Posição: Avançado
Data Nascimento: 12/08/1983
Altura: 1.73 m
Peso: 78 kg


28 de Janeiro de 2010

Já estão decididos os dois finalistas do Europeu de Futsal 2010! Portugal e Espanha, curiosamente, do mesmo grupo da 1ª fase, chegaram à decisão final, no entanto, os espanhóis apresentam-se como claros favoritos ao troféu!

Apesar da 1ª fase ter corrido muito mal a Portugal (5-5 com a Bielorrússia e 1-6 com a Espanha), os portugueses recuperaram o ânimo e, mercê de um emparelhamento bastante favorável (Portugal evitou cruzar-se com a Rússia e a Itália), derrotaram a Sérvia (5-1) e o Azerbeijão (3-3 e 5-3 após grandes penalidades), chegando pela 1ª vez a uma final europeia. A história de 2007 podia-se ter repetido, no entanto, os jogadores portugueses manteram a calma e não desperdiçaram qualquer penalti!

Os espanhóis chegam à final depois de terem derrotado, com tranquilidade, a Rep. Checa por 8-1, no entanto, nos Quartos-de-Final apanharam um grande susto, depois do 0-0 com a Rússia. O episódio assustador poderão ver aqui!

Costuma-se dizer que uma final não tem favoritos! Apesar da Espanha ter vencido Portugal por 6-1, espero que os portugueses tenham o mesmo sangue-frio que os alemães tiveram no Mundial de 1954, quando perderam com a Hungria na 1ª fase por 8-3 e depois venceram os mesmo húngaros na final por 3-2!


CAN
Egipto 4-0 Argélia - Os faraós vingaram-se dos argelinos, depois de mais uma vez terem falhado o apuramento para o Mundial. Halliche, Belhadj e Chaouchi foram expulsos, com a Argélia a acabar os jogo com 8 jogadores!

Gana 1-0 Nigéria - Gyan garantiu a final para os ganeses e está a tornar-se num autêntico Charisteas, com golos decisivos. O Gana poderá aproximar-se dos egípcios quanto ao número de CAN´s conquistadas (6 para o Egipto e 4 para o Gana).

Taça de Itália
O Inter de Milão continua em prova, depois de ter vencido a Juventus por 2-1. Diego (10´) ainda deu esperanças a vecchia signora, no entanto, Lúcio (72´) e Balotelli (89´) deram a volta ao marcador. Mourinho mais uma vez com 7 vidas!

Robinho
O jogador brasileiro vai regressar ao seu clube de sempre, o Santos, por empréstimo, com duração até 4 de Agosto. O jogador vai com o intuito de jogar mais tempo, para ser opção para Dunga, no Mundial 2010.


Segundo apurou o Gazzetta dello Sport, o jogador português já fez os testes médicos em Milão! Já o Supedeporte afirma que as negociações entre o Valência e o Inter de Milão estão bastante avançadas, tendo o Inter que desembolsar 600 mil Euros (nos ordenados), ficando com opção de compra no final da temporada por um valor a rondar os 10 milhões de Euros.
Depois de falhada a tentativa de empréstimo de Miguel Veloso e da renúncia a Ledesma (Lazio), o Inter de Milão virou-se para Manuel Fernandes.
O facto do português e de José Mourinho terem o mesmo empresário - Jorge Mendes - terá facilitado as negociações.
Fica assim gorada a hipótese do ex-benfiquista vir a representar o rival da 2ª circular, o Sporting, que seguramente irá à procura de mais reforços, para colmatar as fragilidades do plantel!

Os dois últimos capitães do Benfica podem mudar de clubes ainda neste defeso.

Simão é falado numa possível troca com o Joris Mathijsen do Hamburgo (ler aqui), enquanto que Nuno Gomes depois de ter sido apontado a clubes gregos, italianos e ingleses, é agora apontado a um clube da 2ª liga espanhola o Cartagena (ler aqui). Clube esse que irá receber por empréstimo do Benfica o médio Balboa (ler aqui).

Manuel Fernandes  - O jornal Ojogo garante que o jogador vai ser emprestado ao Tottenham (ler aqui), apesar de todos os outros jornais falarem que o negócio com o Sporting está perto de ser concluído e que inclusive o jogador aceita reduzir o ser vencimento (ler aqui).

André Santos - Ao que parece o Sporting terá de pagar 100 mil euros caso queira resgastar um jogador que até é seu (ler aqui).

Prediger - O médio segundo o jornal Abola (ler aqui) está perto do Boca Juniors.

Shaffer - O lateral do Benfica deverá ser emprestado ao St. Etienne (ler aqui).

Balboa - Depois de ontem ter sido apontado ao Rio Ave, hoje o jornal Record indica que o jogador deverá rumar a um clube da 2ª liga espanhola (ler aqui).

Internacional:

Carling Cup - O Man Utd bateu o City por 3-1 e apurou-se para a final, onde irá defrontar o Aston Villa.

Ricardo Costa - O central português está muito perto de assinar pela a Lazio.

Open da Austrália:

Quadro feminino - A final irá ser disputada entre Henin e Serena Williams.

Quadro masculino - Andy Murray carimbou a passagem à final depois de ter batido o croata Marian Cilic.

27 de Janeiro de 2010

Cristiano Ronaldo foi suspenso por dois jogos e diz-se injustiçado: "O vermelho é uma vergonha, não entendo este tipo de coisas. Não é vermelho aqui nem em nenhum lugar do mundo, e não estou a pedir protecção". (ler aqui) No meu ponto de vista, o Patrick Mtiliga é que precisava de protecção, mas no nariz! (imagem esclarecedora)

Paulo César em relação ao jogo com o Sporting: "É lógico que somos favoritos!" A frase ideal para espicaçar os jogadores do Sporting!

Entretanto, Ruben Micael lembrou-se que foi maltratado no túnel da Luz, isto apesar de ter afirmado logo após o jogo que se passaram coisas estranhas! Diz o madeirense: "Jesus pôs-me dois dedos na cara." Hum, tinha a impressão que não foram dois, mas sim quatro dedos (ver aqui)

Mais notícias a descredibilizar o futebol português! Desta vez surge o nome de um tal Jorge Teixeira, que supostamente abordou os capitães do Leixões para pagar 50 mil euros para tirarem pontos ao Benfica (ver aqui)! O quê!?!? Oferecerem dinheiro a jogadores para tentar sacar pontos a um candidato ao título? Nunca, em Portugal, nunca!
Guilherme Aguiar disse o quê? (ver aqui) Pronto, retiro o que disse, até em Portugal fazem estes negócios...

Ao que tudo indica Balboa rejeitou ser emprestado ao Rio Ave! Parece que os vilacondenses são pequenos demais para o futebol do jogador oriundo da Guiné Equatorial...

Jorge Ribeiro foi emprestado ao Belenenses! Agora sim, os três clubes da capital ficaram bem servidos de defesas esquerdos! Grimi, César Peixoto e Jorge Ribeiro - GOLD!

Para terminar, deixo-vos com umas escolhas musicais:

SC Braga - Na luta contra o sistema, que só permite campeonatos para os 3 grandes - "F* the System" by "System of a Down"

SL Benfica - O "flop" Saviola no regresso à boa forma, quando muitos pensavam que estava acabado - "Alive" by "Pearl Jam"

Sporting CP - O silêncio de Bettencourt sobre o caso Liedson-Sá Pinto - "The Sound of Silence" by "Simon & Garfunkel"

FC Porto - Jesualdo Ferreira sobre pressão - "Under Pressure" by "Queen"

Pinhalnovense na Taça de Portugal - Here comes the boys from the South! - "Boom" by "POD"

Futebol português - Tão perto da meia noite (ou seja do apocalipse!) - "Two Minutes to Midnight" by "Iron Maiden"

Jorge Andrade - O internacional português poderá ingressar no Toronto FC (ler aqui). Recordo que o jogador tem vindo a ser recusado por diversos clubes, entre os quais, alguns de divisões inferiores do futebol inglês.

Manuel Fernandes - Um dirigente do Valencia disse esta tarde à Antena 1 que o jogador vai sair, e as hipóteses são o Sporting ou algum clube da Premier League.

Miguel Veloso -  José Mourinho indicou hoje que queria o médio por empréstimo, mas que o Sporting apenas estaria disposto a vender o jogador (ler aqui).

Balboa - O ala do Benfica poderá ser emprestado ao Rio Ave (ler aqui).

Fajardo - O médio foi hoje apresentado no Belenenses.

Taça de Portugal - O jogo entre Porto vs Sporting será no próximo dia 2 de Fevereiro, tal como tinha sido solicitado pelo o Sporting.

Internacional:

Carling Cup - O Man Utd recebe hoje o Man City depois de ter perdido por 2-1 na 1ª mão, sem dúvida um jogo que promete.

Anderson - O médio do Man Utd vai ser duramente penalizado por ontem ter faltado ao treino, num dia em que se fala que pode ser usado como moeda de troca com o Loris guarda-redes do Lyon e da selecção francesa.

Open da Austrália:

Tsonga - O francês bateu hoje o sérvio Novak Djokovic e vai agora defrontar o Nº 1 Mundial o suiço Roger Federer.

Jogos desta noite - Por esta ordem: Serena Williams vs Na Li; Henin vs Jie Zheng; e Murray vs Cilic.

NBA:

ALL-STAR - Já estão definidos os plantéis que irão jogar no jogo dos rookies. Rookies de 1º ano: Tyreke Evans, Omar Casspi, Taj Gibson, Jonas Jerebko, Brandon Jennings, Jonny Flynn, James Harden, Stephen Curry e DeJuan Blair. Jogadores de 2º ano: Michael Beasley, Danilo Gallinari, Eric Gordon, Brook Lopez, Kevin Love, O.J. Mayo, Marc Gasol, Derrick Rose e Russell Westbrook.

A pergunta colocada nesta sondagem foi a seguinte: "Quem vai subir de divisão?"

Com um total de 399 votos apurados, as duas equipas mais votadas foram o Beira-Mar (32%) e o Portimonense (23%). A boa época que as duas equipas estão a realizar até ao momento deve ter pesado na escolha dos nossos visitantes, isto apesar do Santa Clara e do Feirense terem os melhores planteis (na minha perspectiva).

Resultados finais:
1 - Beira-Mar - 128
2 - Portimonense - 94
3 - Santa Clara - 60
4 - Trofense - 27
5 - Desp. Chaves - 21
6 - Estoril - 20
7 - Fátima - 15
8 - Gil Vicente - 14
9 - Feirense e "Outro" - 10

Só por curiosidade, aquando da votação sobre qual a equipa que ia chegar mais longe na Taça de Portugal, quase metade dos votantes apoiaram o Beira-Mar. No entanto, o Beira-Mar foi eliminado este fim-de-semana. Será que no campeonato os aveirenses também irão quebrar? Aos visitantes que votaram no Desp. Chaves e no Pinhalnovense, os nosso parabéns, pois revelaram bom olho!


A transferência de Manuel Fernandes para o Sporting pode estar muito perto de ser concluída. Segundo a Antena 1 e a RR (Bola Branca), os dirigentes do Valencia estarão nesta altura reunidos com Jorge Mendes, Agente FIFA do internacional português, mandatado pelos leões para permitir o ingresso do internacional português no Sporting.

Uma das fontes do Visão de Mercado confidenciou-nos que falou com o irmão do jogador, e este garantiu que o médio do Valencia quer jogar no Sporting.

Veloso - A imprensa italiana está a associar o jogador ao Inter, depois do presidente Moratti ter afirmado que ia comprar mais um médio. Na eventualidade do negócio se concretizar, o Inter cederia Quaresma ao Sporting.

Manuel Fernandes - Algumas informações contraditórias hoje nos jornais, uns garantem que está praticamente certo, só faltando resolver pormenores relativos ao ordenado, enquanto que outros jornais afirmam que tanto Manuel Fernandes como Quaresma não serão jogadores do Sporting.

Weldon - O Paok de Fernando Santos segundo o jornal Record poderá oferecer 2 milhões de euros para adquirir o jogador (ler aqui).

Valeri e Prediger - Os dois médios do Porto são cobiçados pelo Rosario Central (ler aqui).

Jorge Ribeiro - O Benfica cedeu o jogador ao Belenenses (ler aqui).

Internacional:

Gedo - O avançado do Egipto que tem brilhado nesta CAN está a ser associado a vários clubes ingleses, como o Sunderland e o Fulham.

Benitez/Hiddink/Trapattoni - São os 3 treinadores apontados pela imprensa italiana para suceder a Ferrara na Juventus.

Open da Austrália:

Federer - O suíço bateu o russo Daydenko e já está nas meias-finais. No quadro feminino Serena Williams bateu num duro encontro Victoria Azarenka, enquanto que a sua irmã Venus perdeu com a chinesa Na Li.

26 de Janeiro de 2010

Quaresma e Manuel Fernandes - Vários sites/jornais internacionais fazem eco do interesse do Sporting nos jogadores, contudo parece-me que tem como fonte a comunicação social portuguesa.

Sílvio - O lateral do Rio Ave tem propostas (ler aqui), mas ao que parece nenhuma é do Sporting. E o empresário do jogador insinuou que uma das propostas é de um dos grandes de Portugal.

Keirrison - O empresário está a tentar colocar o jogador noutro clube, mas ao que parece o facto do jogador já ter jogado na Liga Europa tem inviabilizado algumas opções. Entretanto o Zaragoza com a contratação de Suazo desistiu da contratação do avançado encarnado.

Internacional:

Rodrigo Alvim - O lateral esquerdo assinou hoje pelo o Flamengo (ler aqui).

Hernanes - O melhor médio a actuar no Brasil (na minha opinião) tem 3 propostas para sair do S. Paulo (ler aqui). Resta saber se alguma das propostas é de algum clube português.

Open da Austrália:

Rafael Nadal - O detentor do título foi hoje eliminado pelo britânico Andy Murray, num jogo que ficou marcado por alguma falta de desportivismo do espanhol, pois a perder por 2 sets a 0 e 3-0 no 3º set optou por abandonar o encontro.

Futsal:

Europeu - Portugal bateu a Sérvia por 5-1 e vai agora defrontar o Azerbeijão nas meias-finais. Por sua vez a Espanha eliminou a Rússia na marcação de grandes penalidades, depois do empate a 0 durante o tempo regulamentar. O jogo ficou marcado por um erro escandaloso dos árbitros que consideraram que um penalti espanhol bateu na barra quando a bola tinha batido no ferro interior que suporta a baliza.

A menos de uma semana do fecho do período de transferências neste mercado de Inverno, os adeptos ainda parecem desejosos de reforços e a verdade é que os grandes ainda tem algumas arestas por limar.

Braga

Mesmo com a saída de João Pereira, na minha opinião os bracarenses ainda ficaram mais fortes depois das aquisições neste mercado de Inverno, pois a aquisição de jogadores como Luis Aguiar e Renteria que o ano passado eram indiscutíveis neste Braga só poderão acrescentar mais qualidade a este já forte plantel bracarense. O problema poderá passar pela substituição de João Pereira, mas mesmo aí acredito que Filipe Oliveira poderá dar a profundidade que a equipa necessita, e Miguel Garcia certamente dará um equilíbrio defensivo em jogos contra adversários mais capazes. Como tal, acredito que o plantel está fechado.

Benfica

Os encarnados reforçaram-se neste mercado com jogadores que dificilmente entrarão no 11, mas que poderão ser boas alternativas aos actuais titulares, e tendo em conta o facto de a época ainda só ir a meio, certamente Éder Luis terá bastantes oportunidades para  jogar, no que diz respeito a Airton e Kardec não acredito que façam muitos minutos, pois Ruben Amorim e Nuno Gomes deverão ser as alternativas a Cardozo e Javi Garcia. No entanto acredito que este plantel do Benfica ainda tem dois problemas, o mais óbvio é a falta de um lateral esquerdo mais capaz, e um jogador que possa ser alternativa a Maxi Pereira (que na minha opinião não está a efectuar uma boa época, por ventura devido ao desgaste). Como tal, acredito que o plantel ainda está em aberto nessas duas posições.

Porto

Os campeões nacionais só se reforçaram com um jogador (Ruben Micael), mas contratação essa que deverá entrar de caras no 11 portista. No entanto e tendo em conta a longa época que o Porto tem pela frente, e os problemas com Hulk e Sapunaru, considero que ainda existem pelo menos duas lacunas no actual plantel, a mais evidente é a necessidade de reforçar o ataque, que está agora somente entregue a Falcão, Rodriguez e Varela, pois não considero Orlando Sá e Mariano duas alternativas com o mesmo peso na equipa, e a outra lacuna na minha opinião é a falta de uma alternativa a Raul Meireles, pois Guarin ainda não me convenceu, e tenho a opinião que jogos em que o Porto precise de ter mais controlo do jogo e da bola poderia colocar o Raul Meireles na posição do Fernando. Como tal, acredito que o plantel ainda está em aberto nessas duas posições (avançado e nº 8).

Sporting

Os leões irão jogar 9 jogos em 30 dias, e irão defrontar Braga, Benfica, Porto (2 vezes) e Everton (2 vezes) nesse período de tempo, e tendo em conta que Carvalhal já referiu que tem um plantel curto, certamente o Sporting ainda irá atacar o mercado nos próximos dias. Até ao momento o clube de Alvalade contratou João Pereira que teve um impacto imediato na equipa e Pongolle que ainda não teve oportunidade de se mostrar. No entanto considero que o plantel tem  ainda algumas lacunas, entre as quais, o facto de não ter um defesa esquerdo que consiga dar profundidade ao jogo da equipa pois Grimi demonstra muitas limitações, parece-me igualmente que falta ao Sporting um defesa mais forte no jogo aéreo, pois Carriço e Tonel são facilmente batidos nesse aspecto, a nível de meio campo defensivo a equipa está muito dependente de Adrien pois é o único capaz de jogar nesse lugar, mas penso que ainda lhe falta alguma maturidade e acerto ao nível do passe, e por último parece-me que o Sporting tem falta de um extremo rápido e desequilibrador de preferência para o lado esquerdo. Como tal, acredito que o plantel ainda está em aberto nessas quatro posições (lateral esquerdo, defesa central, médio defensivo e um ala).

Ainda acreditam que o vosso clube se irá reforçar? Em que posições? E com que jogadores o irá fazer?

Sorteio:

Sporting - Benfica
Porto - Académica

O sorteio ditou um duelo entre os dois clubes da capital e um jogo entre duas equipas que curiosamente estavam no mesmo grupo.

O Sporting irá enfrentar o Porto no dia 2 ou 3 de Fevereiro e o Benfica no dia 10, com um plantel tão curto como Carvalhal fez questão de frisar, certamente não terá tarefa fácil.

O Benfica e o seu treinador já demonstraram que querem vencer esta competição e a prova disso é o facto de terem usado sempre a melhor equipa nos jogos que disputaram.

Por sua vez a curiosidade em relação ao Porto é saber como vai encarar esta competição, tendo em conta que a tem usado para dar minutos a jogadores menos utilizados.

Por último a Académica e o seu jovem treinador têm uma boa oportunidade para levar o clube da briosa a uma final, o que seria uma espécie de regresso ao passado de um clube com pergaminhos no nosso futebol.

Manuel Fernandes - O médio do Valencia afirmou que quer sair do clube neste mês de Janeiro, e o jornal Abola notícia hoje que o português poderá mesmo rumar ao Sporting.

Candeias - O Porto vai emprestar o ala ao Paços de Ferreira depois de este não se ter conseguido afirmar no Recreativo (ler aqui).

Internacional:

Anderson - O médio do Man Utd poderá estar de saída do clube (ler aqui). Ao que parece o jogador faltou ontem ao treino e tem manifestado alguma insatisfação pela falta de oportunidades que tem tido esta época.

Goian - O central do Palermo ao que parece está de saída do clube (ler aqui). O titular da selecção romena nunca se adaptou ao futebol italiano, mas penso que seria uma boa aquisição para um grande do nosso futebol. Tem 1,94.

Réver - O defesa do Grémio que já chegou a ser associado ao Benfica vai ser jogador do Wolfsburg. O jogador custou 5 milhões de euros, e deverá ser o substituto de Ricardo Costa que vai sair a custo zero no final da época.

CAN:

Quartos-final - A Nigéria bateu a Zâmbia através da marcação de grandes penalidades e vai agora defrontar o Gana. Por sua vez o Egipto injustamente venceu os Camarões por 3-1 (num jogo que ficou marcado por um golo do Egipto que não entrou) e vai agora defrontar a Argélia.

25 de Janeiro de 2010

Dia triste, dia de aniversário, dia de pontapés e... dia chocante para o Paraguai!

Faz hoje precisamente 6 anos que Miklos Feher caiu no relvado do D. Afonso Henriques, em Guimarães, num episódio que toda a gente acompanhou em directo na televisão. Lembro-me como se fosse hoje, após o cartão amarelo mostrado por Olegário Benquerença, Feher mostrou um sorriso maroto e caiu no momento a seguir. Já houve muitas mortes no desporto por morte súbita, no entanto, a de Feher e a de Marc-Vivien Foé marcaram profundamente o mundo desportivo, já que foram assistidas em directo!

Eusébio da Silva Ferreira, o máximo goleador português, um dos melhores jogadores da história do Futebol Mundial, faz hoje 68 anos! O Blog Visão de Mercado dá os parabéns ao melhor marcador do Mundial de 1966 e 7 vezes melhor marcador da Liga Portuguesa!

Faz hoje 15 anos que Eric Cantona entrou para a história do futebol inglês, ao agredir um adepto adversário! Em 1995, o francês tinha acabado de ser expulso num jogo frente ao Crystal Palace, quando um adepto rival foi provoca-lo! Erro fatal, Eric Cantona, qual mestre do Kung-Fu deu um pontapé e um valente soco num tal Matthew Simmons! O francês foi depois suspenso pelo clube e pela Federação Inglesa durante 9 meses.

Salvador Cabañas, o melhor futebolista do Paraguai, tem a sua vida em risco, depois de ter sido baleado num bar da capital mexicana. O jogador, alegadamente, tentou responder a uma tentativa de assalto e os bandidos atiraram sobre ele. De certeza que perderá o Mundial 2010, mas o mais importante é que recupere e possa voltar a ter saúde!

Resultado do sorteio:

Pinhalnovense - Naval
P. Ferreira - Chaves
Sp. Braga - Rio Ave
Porto - Sporting


O sorteio ditou um confronto já nesta fase entre as duas equipas com o maior historial das que ainda estavam em competição. Será certamente uma final antecipada, e terá como coincidência o facto de na era Paulo Bento o Sporting só ter sido eliminado na Taça pelo Porto e na marcação de grandes penalidades, será que a história se vai repetir?


O confronto entre o Braga e o Rio Ave promete ser igualmente interessante, atendendo à boa campanha de ambas as equipas na Liga Sagres.


Façam os vossos prognósticos!


Robinho - Alguns jornais e sites ingleses afirmam que o Benfica fez uma abordagem pelo o jogador, mas ao que parece o elevado salário do brasileiro será impeditivo na aquisição do mesmo (ler aqui). 

Hulk - O site transfermarket fala que o Inter está interessado no avançado e que poderá incluir ou Mancini ou Quaresma de maneira a concretizar o negócio (ler aqui).

Weldon - O Belenenses solicitou ao Benfica o empréstimo do avançado (ler aqui).

Miguelito por Diakité - O Marítimo cedeu por empréstimo o lateral esquerdo ao Belenenses, e por sua vez o clube do Restelo cedeu por empréstimo o médio defensivo aos insulares.

Futebol Internacional:

Tello - O ex-jogador do Sporting não faz parte dos planos do treinador do Besiktas e está de saída do clube (ler aqui).

Robinho - Caso se confirme o empréstimo do City ao Santos do jogador (ler aqui), os ingleses ficarão com a prioridade na aquisição do Neymar e do Paulo Henrique Ganso (jogador que tem muita qualidade, quanto a mim).

Open da Austrália:

Caroline Wozniacki - A dinamarquesa foi hoje eliminada pela chinesa Na Li, e constitui assim a única surpresa do dia.



24 de Janeiro de 2010

Estoril 0-2 FC Porto (Belluschi 54' e Orlando Sá 78')

Os dragões estão nas meias-finais da Taça da Liga. As entradas de Falcão e Alvaro Pereira ao intervalo foram determinantes. Belluschi e Orlando Sá fizeram na segunda parte os golos. O jogo ficou igualmente marcado pela estreia de Rúben Micael que esteve bastante activo, sendo sobre ele a falta que originou o 1º golo do Porto.

Trofense 0-1 Sporting (Liedson 37')

Os leões venceram e bem esta noite na Trofa, apesar do jogo pobre tiveram sempre o domínio da partida, e a eficácia de Liedson ditou o resultado final. O Sporting conseguiu ainda a proeza de ser a única equipa a alcançar 3 vitórias nesta fase de grupos.

Rio Ave 1-2 Benfica (Bruno Gama 54' g.p.; Carlos Martins 49', Di María 76')

Os encarnados apesar das dificuldades conseguiram mais uma vez vencer em Vila do Conde, num jogo em que o Benfica mereceu vencer e que o Rio Ave demonstrou que a aposta em jogadores portugueses devia ser a política a seguir por parte das outras equipas da Liga Sagres. O jogo ficou marcado por duas assistências de Cardozo, a ingenuidade de David Luiz, a boa exibição de Di Maria, a estreia de Kardec (algo perdúlario) e um bom jogo de toda a equipa do Rio Ave com um principal destaque para Sílvio.

Outros resultados:

Nacional 1-0 V.Guimarães (Juliano 54')
S. Braga 4-1 U. Leiria (Rafael Bastos 22', Peña 38', Matheus 42' e Paulão 68'; Cássio 9')
Leixões 0-1 Académica (Sougou 63')


PS: Sporting jogará em casa na próxima fase enquanto que a Académica jogará fora. Porto  e Benfica estarão dependentes do sorteio para saber se jogam em casa ou fora.


Futebol Internacional:

CAN - A Costa do Marfim foi eliminada hoje pela a Argélia, depois de ter perdido no prolongamento por 3-2. É sem dúvida uma desilusão para a turma de Drogba, que mais uma vez volta a desiludir, mas só se podem queixar de si próprios, pois a Argélia foi superior durante o jogo.

Espanha - O Real Madrid venceu hoje o Málaga por 2-0, com dois golos de Ronaldo, que foi pela 2ª vez expulso esta temporada (novamente por ter agredido um adversário num jogo que já estava decidido).

Itália - O Inter venceu hoje o dérby de Milão por 2-0 frente ao AC, e colocou assim um ponto final na luta pelo título. Quaresma nem no banco se sentou.

Robinho - O brasileiro marcou hoje o seu 1º golo da época, e apesar de se comentar cada vez mais a sua saída, a verdade é que o talentoso avançado festejou o golo junto dos adeptos de maneira bastante eufórica. No entanto no Brasil já se comenta que o Santos está a tentar adquirir um patrocinador que permita o regresso do jogador.

Ilan - O avançado rescindiu hoje contrato com o Saint-Étienne e é agora um jogador livre (ler aqui). Um dos bons avançados que passou no futebol francês nos últimos anos, onde marcou perto de 50 golos.

Cléber Santana - O médio que chegou a ser associado ao Sporting neste defeso foi adquirido pelo S. Paulo (ler aqui).

Taça de Portugal - O Chaves bateu o Beira-Mar por 1-0 no jogo que estava em atraso nesta eliminatória e qualificou-se para a próxima fase.

CAN - Angola foi hoje derrotada por 1-0 frente ao Gana, e ficou assim arredada da competição. A falta de eficácia de Manucho e a melhor organização da selecção do Gana ditaram o resultado final. Mais uma vez o lateral direito Inkoon que tinha sido proposto pelo nosso blog (ler aqui), realizou uma excelente exibição, os clubes portugueses não deviam deixar escapar este talento.

Futsal - Portugal perdeu hoje por 6-1 frente à Espanha, mas conseguiu apurar-se para a próxima fase. Até agora tem sido uma desilusão a prestação da equipa nacional.

Jornada decisiva na Carlsberg Cup, ainda com tudo por decidir!

Grupo A - Académica e FC Porto partem em vantagem para a última jornada, no entanto, o 1º lugar ainda não está atribuido. O FC Porto necessita de vencer o Estoril com uma vantagem de golos superior aos academistas (isto se estes vencerem o Leixões). Estoril e Leixões têm obrigatoriamente de vencer as suas partidas para terem alguma esperança. No FC Porto, Ruben Micael irá fazer a sua estreia de Dragão ao peito.

Grupo B - A classificação aparenta tranquilidade para o Sporting, no entanto, uma derrota na Trofa poderá eliminar os leões. Apesar dos incidentes a meio da semana, Liedson foi convocado para o jogo com o Trofense. A U. Leiria só passará como melhor 2º colocado, mediante uma conjugação de resultados.

Grupo C - O jogo mais importante da Taça da Liga, com o Rio Ave a receber o Benfica. Para os vilacondenses um empate basta para assegurar o 1º lugar no grupo, enquanto que o Benfica, para evitar a calculadora terá que vencer o Rio Ave. Vit. Guimarães e Nacional da Madeira estão praticamente eliminados...

Chara - O médio angolano que se tem destacado na CAN é apontado como reforço do Porto pelo jornal Record (ler aqui).

Carlos Carvalhal - O treinador do Sporting considera que tem um plantel curto, e como tal ainda espera por mais alguns reforços (ler aqui).

André Santos - O médio leonino emprestado que está emprestado ao Leiria é apontado pelo jornal Ojogo como a alternativa a Pedro Mendes (ler aqui).

Yebda - Os jornais de hoje falam que o PSG pode avançar com uma proposta de 3 milhões de euros para garantir o médio do Benfica.

Internacional:

Van Nistelrooy - O avançado assinou pelo o Hamburgo a custo zero.

Open da Austrália:

Del Potro - O último vencedor do US Open foi hoje eliminado pelo o croata Cilic, na única surpresa ou semi-surpresa do dia no quadro masculino. No quadro feminino a surpresa foi a derrota de Kuznetzova perante a russa Nadia Petrova (que também já tinha vencido Clijsters).

23 de Janeiro de 2010



Ciclismo - Vem com dois dias de atraso, no entanto, nunca é tarde para se saudar uma vitória internacional de um ciclista português! Manuel Cardoso venceu a 3ª etapa do 2010 Tour Down Under, na Austrália, na 1ª prova do ProTour. O português corre este ano pela Footon-Servetto-Fuji, de Espanha.
Andebol - No Europeu, acabou hoje a 1ª fase da prova, com o destaque para as excelentes prestações da Croácia, Polónia e Espanha. Em Portimão, o FC Porto e o Belenenses vão discutir a Supertaça de Portugal.
Futsal - Portugal joga amanhã com a Espanha a passagem aos Quartos-de-Final do Europeu. Enquanto isso, a Hungria foi eliminada (organizadora da prova), depois de estar a vencer por 4-0 a Rep. Checa, foi ultrapassada nos últimos minutos e perdeu por 6-5.
Inglaterra - Manchester Utd 4-0 Hull City - Poker de Wayne Rooney e Nani de regresso às boas exibições!
Espanha - O Barcelona venceu 3-0 em Valhadolid e acabou a 1ª volta do campeonato sem derrotas!
Itália - AS Roma vence em Turim (2-1) e afasta a Juventus do Scudetto! Os romanos têm 8 vitórias e 3 empates nos últimos 11 jogos, enquanto que a vecchia signora está a 13 pontos do Inter e com mais 1 jogo...

À pergunta: "Qual o jogador, fora dos 4 grandes, que gostaria de ver no seu clube?", os 648 visitantes dispersaram os seus votos por todos os jogadores, na votação mais equilibrada até ao momento aqui no Visão de Mercado!

Este equilíbrio só comprova a dificuldade que os clubes têm em adquirir jogadores e, como tal, esta Poll mostra que não é fácil agradar a todos...

O jogador com mais votos foi o leiriense Carlão, com 3 votos de vantagem sobre Diego Ângelo da Naval. Para completar o pódio falta juntar o nome de Djalma, internacional angolano do Marítimo.

5% dos nossos visitantes votaram na categoria "Outro", o que quer dizer que nos esquecemos de colocar mais alguns nomes interessantes (também não convinha termos 20 nomeados), tais como Desmarets, Pouga ou Keita...

Resultados finais:
1 - Carlão - 134
2 - Diego Ângelo - 131
3 - Djalma - 103
4 - Targino - 70
5 - Sereno - 67
6 - Felipe Lopes - 46
7 - "Outro" - 38
8 - Pecnik - 27
9 - Baba - 23
10 - João Ribeiro - 9

A prova que faltava abordar aqui no blog Visão de Mercado! A Liga Vitalis continua, ano após ano, a manter um grande equilíbrio, com incertezas nos resultados e em quem sobe ou desce de divisão.

O futebol praticado pode não ser brilhante (nem na Liga Sagres é!), nem os artistas empolgantes, no entanto, a emotividade e o equilíbrio do espectáculo superam os défices de qualidade dos intervenientes.

Com 16 jornadas decorridas, destacam-se 4 equipas no topo da Vitalis, com a surpresa a ser o Portimonense (que nos últimos anos tem lutado pela permanência quase até final!), composto por um plantel, maioritariamente, proveniente da II Divisão. Esperava-se que o clube lutasse novamente pela permanência, no entanto, as últimas aquisições revelam que o clube pretende outros voos.

O Beira-Mar, apesar de todas as dificuldades financeiras, lidera a Vitalis com classe e promete muita luta até final!

Já o Santa Clara e o Feirense, quanto a mim, são claramente os favoritos à subida de divisão. Apesar de terem revelado alguma irregularidade, os açoreanos raramente perdem, enquanto que os feirenses apresentam a melhor defesa da prova.

Mais distante dos 4 primeiros, Trofense e Gil Vicente, no início da temporada, eram considerados candidatos aos primeiros postos, no entanto, o mau começo de época da equipa da Trofa e a péssima 2ª metade de temporada dos gilistas poderá ter deitado tudo a perder.

Desp. Chaves e Fátima - Com 21 pontos e o 6º e 7ºs lugares, as duas melhores equipas da II Divisão da época passada, têm sido as surpresas positivas da Liga Vitalis (a par do Portimonense). Nos jogos pude observar na televisão, os dois conjuntos mostraram muito bom futebol!

Oliveirense, Estoril, Freamunde, Desp. Aves e Sp. Covilhã - Equipas que têm estado bastante irregulares, mas que mais jogo, menos jogo, irão garantir a manutenção na Liga Vitalis.

Penafiel, Varzim e Carregado - A minha previsão é a de que duas destas 3 equipas vão descer de divisão, sendo que o Carregado apresenta as maiores hipóteses de garantir o último lugar, até porque é quase certo que o seu melhor jogador - Miguel Rosa - irá sair já em Janeiro.

Classificação Geral - Aqui

Lancem os vossos prognósticos sobre quem sobe e quem desce!

Ricardo Quaresma - Hoje o jornal Abola e o CM dão conta do interesse do Sporting no jogador, no entanto os pormenores são idênticos aos que avançamos ontem e anteontem (ler aqui). O Corriere dello Sport por sua vez, fala na possibilidade de Veloso estar incluído no negócio (ler aqui).

Izmailov - O jornal Ojogo (ler aqui) garante hoje que o médio que voltar à Russia.

Luciano Monzón - O lateral esquerdo quer ir para o Benfica (ler aqui).

Jan Oblak - O guarda-redes segundo o jornal Record está próximo de assinar pelo Benfica (ler aqui).

Baba  - O avançado do Marítimo é seguido pelo o Sunderland (ler aqui).

Prediger - O médio que ainda não se afirmou no Porto é pretendido pelo o Boca Juniors (ler aqui).

Marcinho - Vários são os clubes apontados ao jogador do Marítimo, como o Grenoble, Rubin Kazan e o Goiás.

Internacional:

Canales - O jogador do momento no futebol espanhol terá optado por assinar pelo o Real Madrid, apesar do interesse de clubes como o Chelsea, Man City e Man Utd no seu concurso.

Futsal:

Europeu - Portugal empatou ontem 5-5 com a modesta Bielorrússia, no entanto basta perder por menos de 8-0 contra a Espanha para garantir a passagem para a fase seguinte.

22 de Janeiro de 2010

Foi uma semana espectacular para o futebol português, que de futebol não teve nada!

Primeiro são os videos no Youtube com as conversas entre "amigos", que serviram de base para o Apito Dourado!

Depois foi o desentendimento entre o Sá Pinto e Liedson, que acabou em empurrões e socos, com a demissão do Ricardo Coração de Leão!

Para finalizar, faltava o nome do Benfica entrar em cena e eis que, misteriosamente, surge imagens do "túnel" do Estádio da Luz, relativamente ao jogo SL Benfica-FC Porto, em 30 de Agosto de 2008!

Aqui está o filme do dia!

Depois do túnel de Braga e do "suposto" Benfica-Nacional, onde Ruben Micael aparece a queixar-se de qualquer coisa grave, mas de nada em especial, eis que os 5 primeiros do campeonato já se viram incluídas em espectáculos que em nada promovem o futebol português!

Só me resta dizer a todos os intervenientes da Liga Sagres, que tenham vergonha na cara...

PS: Dos episódios das escutas e do túnel da Luz, aposto que os únicos condenados serão as pessoas que puseram tais vídeos a circular, para todos os portugueses verem a vergonha que se passa no "futebol" português...

PS2: Infelizmente, em Portugal, a palhaçada não se passa só no desporto-rei, mas vai desde a justiça, à política, passando pela Assembleia da República...

PS3: Desculpem o desabafo...

Ricardo Quaresma - Alguma imprensa italiana, volta hoje a noticiar que o jogador pode estar de saída do Inter, tendo como possibilidade o empréstimo a um clube da liga inglesa, espanhola ou o Sporting. No princípio deste mês a mesma fonte que nos revelou o interesse do Sporting em Fernando Meira garantiu-nos que os leões já tinham tudo acertado com o Inter e com o próprio Quaresma para adquirir o jogador, mas depois de ter sido titular contra o Siena, o jogador mudou de ideias e optou por continuar no Inter (ler aqui). No entanto nos últimos 2 jogos o Mustang voltou ao banco de suplentes, será que agora mudou de ideias e já quer voltar ao clube que o lançou?

Farias - O programa da RR (Bola Branca) revela que o River Plate está interessado no avançado do Porto.

Yebda - O médio do Benfica depois de ter sido associado ao Inter, Ac Milan e Juventus , revelou hoje que está interessado em mudar-se para o PSG (ler aqui).

Franco Jara - O avançado terá hoje recusado uma proposta do CSKA de Moscovo, pois está decidido a jogar no Benfica. Recordo que o avançado fez hoje parte da convocatória de Maradona.

Belenenses - O clube do Restelo contratou os centrais Mustafa (ex-Amadora) e Marcos Antonio que já tinha brilhado no Leiria, depois de ter passado pelo Porto B e Gil Vicente.

Lateral esquerdo - O treinador do Guimarães revelou hoje que já começa a desesperar pela contratação de um jogador para essa posição.

Internacional:

Zoran Tosic - O médio esquerdo do Man Utd que chegou a ser falado pelo o CM como estando na mira do Sporting, ao que parece irá ser emprestado ao Colónia (ler aqui).

NBA:

ALL-STAR - Já estão definidos os 5 de ambas as conferências que irão competir no jogo ALL-STAR. Do lado Este: Iverson, Wade, Lebron James, Kevin Garnett e Dwight Howard. Do lado Oeste: Nash, Kobe Bryant, Carmelo Anthony, Tim Duncan e Amar`e Stoudemire.

Quim e Moreira - O jornal Record garante hoje que Jesus não conta com eles para a próxima época (ler aqui).

David Luiz - O Real Madrid continua interessado no jogador, mas só para a próxima temporada (ler aqui).

Eduardo - O guarda-redes da selecção nacional renovou com o Braga até 2013.

Monzón - O Boca Juniors confirmou que está em negociações com o Benfica (ler aqui).

Bruno Moraes - O avançado portista foi emprestado ao Rio Ave.

Internacional:

Nené - O ex-avançado do Nacional poderá estar a caminho do Ac Milan, pois é apontado hoje como o possível substituto de Huntelaar, caso se confirme a saída do holandês (ler aqui).

Nicolas  Lodeiro - A jovem promessa do Uruguai assinou pelo Ajax, numa transferência a rondar os 4 milhões de euros (ler aqui). Recordo que este médio chegou a ser associado ao Sporting neste defeso.

Ben Harfa - O Everton está interessado em garantir o empréstimo do médio do Marselha (ler aqui).

Open da Austrália:

Kim Clijsters - Foi sem dúvida um dia com algumas surpresas, pois a belga foi hoje eliminada da competição juntamente com Jankovic e Monfils.

Os leões ganham por 4-1 e o jogo está perto do fim. A noite tem tudo para acabar em festa para os homens de Alvalade. Minuto 83: Adrien atrasa a bola para Rui Patrício. O guarda-redes tenta enviar a bola para o meio-campo, mas falha o pontapé. E sai uma rosca. A bola sobe e o chinês Zhang, atento, salta mais alto que Rui Patrício, colocando o resultado em 4-2. Os adeptos não perdoam o falhanço do guarda-redes. Uns apupam, outros assobiam.

Sentado no banco de suplentes, Liedson não fica indiferente. E faz um comentário para o lado. «Nossa, os adeptos não perdoam mesmo nada...», disse. Sá Pinto está a escassos metros do luso-brasileiro. O director para o futebol profissional dos leões ouve o desabafo do levezinho e reage. «Vê lá como é que falas dos adeptos. São eles que te pagam o ordenado. Se não fossem eles não eras a estrela que és. Deves ter a mania que és o dono do clube», terá dito.

Liedson manteve-se calmo mas não deixou Sá Pinto sem resposta. «Dono do clube? Eu? Você é que deve ter a mania que é o dono do clube», respondeu.
O Mafra faz um golo pelo meio, novamente através de Zhang (90+2), e o jogo chega ao fim. O Sporting apura-se para os quartos da Taça de Portugal.

Nesta fase regista-se um novo desaguisado entre Sá Pinto e Liedson. Quando os jogadores se dirigiam para o balneário, o então director para o futebol pede aos atletas que agradeçam ao público o apoio dispensado. A maioria acatou com naturalidade, Liedson terá torcido o nariz, alegando estar incomodado com alguns assobios oriundos das bancadas. A cena decorre e, pouco depois, os jogadores descem as escadas de acesso ao balneário. Os dois trocam algumas palavras.

O ambiente está aparentemente sereno, a missão dos leões foi cumprida com sucesso. Os jogadores preparam-se para tomar o retemperador duche. Sá Pinto, entretanto, pede a atenção de todos e inicia aquela que seria uma pequena reunião. O director desportivo falou naquilo que apelidou de «falta de respeito» por parte de Liedson. O luso-brasileiro voltou a responder. «Falta de respeito? Eu não lhe faltei ao respeito», disse. O caldo entornou-se a partir deste momento. Sá Pinto aponta o indicador ao avançado, este afastou-lhe a mão e o director passou das palavras aos actos, atingindo Liedson com três socos que lhe deixaram marcas no rosto.

Os presentes também reagiram de imediato e tentaram separar a briga. Um dos mais decididos a acabar com a triste cena foi Polga. O brasileiro meteu-se no meio dos dois e nesta altura, de cabeça completamente perdida, Sá Pinto ainda terá tentado dirigir-se ao campeão do Mundo, tendo sido agarrado por alguns dos presentes. Carlos Carvalhal terá assistido a tudo. Naturalmente incrédulo e sem conseguir reagir.

Fonte: Abola

PS: Será a última vez que iremos abordar este assunto, mas tendo em conta que havia algumas dúvidas sobre o que realmente se tinha passado, era necessário mais este apontamento. Quem teve razão nisto tudo, pouco ou nada interessa, pois parece-me que os dois perderam a razão quando partiram para o confronto físico, contudo depois de ter conhecimento do que realmente se passou, mantenho tudo aquilo que proferi ontem.

PS2: Esta versão dos acontecimentos do jornal Abola, foi exactamente a mesma da Antena 1 e RR (Bola Branca) como tal, leva-me a crer que é uma versão credível e real.

21 de Janeiro de 2010


1º - Queixinhas: "Ó Major, estou-lhe e falar pelo seguinte...o Liedson logo no princípio do jogo...a televisão mostra! Dá uma cotovelada no Jorge Costa, portanto..."
2º - Cobrar um favorzinho: "Ó pá, era preciso que os gajos fizessem o sumaríssimo!"
3º - Mal educado: "Este gajo é indigno...e o gajo, o do cabelo branco (Bettencourt), como estava lixado, porque antes do jogo deixei-o... eu deixei-o publicamente de mão no ar, perante os funcionários."
4º - Preconceituoso: "Agora o gajo vem com a desculpa de que foi o roupeiro, que é um atrasado mental, o tal Paulinho..."; "...quem disse foi o roupeiro, que é aquele atrasado mental..."; "Sim, que é o Paulinho, aquele gajo é atrasado mental!!"

Excertos da conversa entre Pinto da Costa e Valentim "foi uma mer* do car*" Loureiro!

Entretanto, ontem em Alvalade as coisas correram mal! Isto apesar dos leões terem assegurado a passagem aos Quartos-de-Final da Taça de Portugal. Tudo começou com Zhang (o último jogador da equipa visitante a marcar um hat-trick em Alvalade tinha sido João Pinto em 1994!) e acabou, segundo consta, aos socos e empurrões no balneário!

De um lado, o peso pesado Sá Pinto e do outro o peso pluma Liedson! Parece-me que foi a 2ª vez que o Sá Pinto agrediu um elemento da selecção nacional...

O angolano Job (nome engraçado!), diz que é benfiquista desde pequenino e que vem para Lisboa "descalço e sem camisa"! Não via tanto amor ao Benfica desde que o Vale e Azevedo assumiu a presidência do clube!

Nelson Oliveira foi emprestado pelo Benfica ao Rio Ave, no entanto só começa a treinar com os vilacondenses depois do jogo Rio Ave-Benfica, não fosse o diabo tecê-las e o jovem eliminar a sua equipa do coração!

Os adeptos/dirigentes do FC Porto têm-se queixado muito dos golos mal anulados por alegado fora-de-jogo, no entanto, ainda não os vi a falar dos 15 penaltis marcados ontem em Belém!

Ao que o Visão de Mercado conseguiu apurar, o Sporting e o Inter chegaram a acordo com Quaresma, no entanto este, depois de ter sido titular contra o Siena terá mudado de opinião, recusando-se a mudar para os leões!
Será que com o regresso do "Harry Potter" ao banco de suplentes do Inter, ainda vai a tempo de mudar de ideias e regressar a Lisboa?

Fora do Mundo Desportivo, foi aprovada hoje pela Assembleia angolada, a 1ª Constituição do país! Só que em vez de trazer mais justiça à democracia e à população, a Constituição alarga os poderes de José Eduardo dos Santos e adia (mais uma vez) a realização de eleições presidenciais!Estes acontecimentos trazem-me à memória isto e como aquele senhor "cujo o nome não deve ser pronunciado" destruiu meia Europa e esteve na origem da morte de milhões de pessoas!