Ténis - ATP & WTA - Resumo de 2010 e Antevisão de 2011

ATP (Resumo de 2010)
Este ano foi marcado, pela supremacia do espanhol Rafael Nadal que levou três Grand Slams (US Open, Roland Garros e Wimbledon) de uma leva só. Nadal mostrou-se feliz com a sua prestação dizendo mesmo numa entrevista “Eu preparei-me bem para 2010 e joguei um ténis excelente desde Janeiro, mesmo que só tenha vencido o meu primeiro título em Abril”. Nadal teve a oportunidade de se juntar ao livro dos records quando quase igualou o feito de Rod Laver que ganhou os quatro Grand Slams numa só temporada. Não se pode comparar a boa forma de Nadal à de Federer que apesar de ter ganho o Australian Open no inicio do ano perdeu o seu 1º lugar para o espanhol. Na opinião do Visão de Mercado, Federer começa novamente a apresentar o síndroma “Nadal” pois a luta pelo nº1 contínua e Federer não parece saber como lidar com o espanhol.

Robin Soderling é um nome a seguir em 2011 pois este ano conseguiu subir 3 posições no ranking (estava em 8º a 4.Jan.2010 e a 20.Dez.2010 em 5º) e promete continuar a subir ameaçando entrar para o top3. É também importante lembrar que Moya (34 anos) se retirou, por motivos já esperados. A carreira no mundo do ténis acaba cedo e apesar de existirem muitos bons jogadores, a partir dos 35 anos é difícil acompanhar a energia dos mais jovens.

Para 2011
Tal como já referi, o Visão de Mercado deixa a batata quente nas mãos de Soderling. Que já mostrou ser capaz de defrontar os grandes e vencer. Soderling diz ter receio de enfrentar Federer “Tenho um retrospecto desfavorável contra ele”. No entanto tenho a certeza de que seria um jogo bom de se ver. É esperada também uma grande subida por parte de Richard Berankis e Alexandr Dolgopolov. Del Potro por sua vez, desceu em 2010 por lesão mas espera-se que o aregentino esteja em grande na próxima temporada.Nos portugueses o ano começou com as entradas para o top 100 de Frederico Gil e Rui Machado e termina com Rui Machado a liderar em 93º e Gil em 101º. Espera-se portanto uma excelente forma para Rui Machado que espera continuar a subir no ranking. Nas esperanças podemos frisar também Leonardo Tavares e João Sousa.

WTA
Resumo de 2010
A melhor jogadora de 2010 foi sem dúvida a belga Kim Clijsters, que além de ter sido eleita pela WTA a melhor do ano no circuito arrecadou 5 títulos, incluindo o Masters de Doha e em Flushing Meadows, onde não perde desde a final de 2003. Os Grand Slams foram ganhos por Serena Williams (Australian Open e Wimbledon), Francesca Schiavone (Roland Garros) e Kim Clijsters (US Open).

Para 2011
As promessas que podem explodir em 2010 são a norte-americana Melanie Oudin, a australiana Laura Robson e a Daria Gavrilova que ganhou o US Open em júniores e é a actual número um desse mesmo ranking.

Para as Portuguesas 2010 não foi um ano em grande pois Michelle tinha esperanças de subir agora que tem os 18 anos e na verdade desceu mais de 100 posições estando em 210º lugar. Quem poderá ser uma agradável surpresa em 2011 é Maria João Koehler com a sua garra já característica.

Quem pensam ter sido o/a melhor jogador/a de 2010? Melhor torneio? Federer conseguirá voltar ao nº1? Quais são as vossas apostas para 2011?

Etiquetas: ,