Rookies

Tempo para balanços na NBA. Depois da nossa visão sobre os MVP´s até ao momento, altura para fazer uma breve avaliação dos melhores rookies (e desilusões) da NBA, até ao momento.

Blake Griffin (LAC) – Pouco há a acrescentar ao que já foi dito neste post (aqui). O nº1 do Draft 2009 tem sido o melhor estreante na Liga, com médias impressionantes e um domínio nas tabelas pouco comum para um jovem de 21 anos.

John Wall (WAS) – Foi o nº1 do Draft 2010, mas como Griffin não actuou qualquer partida na temporada passada, poderá ser relegado para 2º lugar na corrida ao rookie do ano. De qualquer forma, a qualidade demonstrada na NCAA está à vista de todos. Wall é bastante rápido e distribui a bola como poucos.

Evan Turner (PHI) – O nº2 do Draft não está a ter vida fácil na NBA, pois não tem actuado com regularidade. Até ao momento, nos minutos que jogou, pouco mostrou, numa escolha algo incompreensivel pelos responsáveis dos Sixers.

Derrick Favors (NJN) – Tal como Turner, Favors não tem sido utilizado com regularidade nos Nets, mesmo tendo em conta a lesão de Troy Murphy. No entanto, com apenas 19 anos, ainda terá muito tempo para evoluir.

Wesley Johnson (MIN) - O jogador dos Wolves conquistou um lugar no 5 da sua equipa por mérito próprio. Tem demonstrado alguma da qualidade que o afirmou em Syracuse, com destaque para a facilidade em atirar da linha de 3 pontos.

DeMarcus Cousins (SAC) – O poderoso PF dos Kings já mostrou bons atributos na estreia, com grande facilidade em jogar debaixo do cesto. No entanto, para se afirmar ao mais alto nível, precisa de ser mais inteligente na abordagem a cada lance, pois é normal cometer turn-overs de forma infantil.

Xavier Henry (MEM) - O SG dos Memphis, formado na Universidade do Kansas, relegou OJ Mayo para o banco, mostrando que com apenas 19 anos, poderá tornar-se num jogador bastante interessante. No entanto, terá que melhorar o seu lançamento exterior, bem como os lances livres.

Eric Bledsoe (LAC) - O pequeno base formado no Kentucky revelou estaleca na difícil missão de liderar as acções ofensivas dos Clippers, na ausência de Baron Davis. Ultrapassou-a com grande qualidade e poderá crescer ainda mais como jogador (ver o caso de Darren Collison, que beneficiou da lesão de Chris Paul e neste momento é titular nos Pacers).

Landry Fields (NYK) – É claramente o “roubo” do Draft 2010. O jogador dos Knicks foi seleccionado apenas na posição 39, mas tem sido um dos jogadores mais importantes na caminhada da equipa de New York. O SG titular dos Knicks é o líder dos bases da NBA em ressaltos, aparecendo muito bem na componente atacante (ressaltos ofensivos e lançamentos de 3 pontos).


Outros jogadores que já demonstraram qualidades no ano de estreia: Greg Monroe (DET), Al-Farouk Aminu (LAC), Gordon Hayward (UTA), Ed Davis (TOR) e Larry Sanders (MIL).

Quais os principais destaques positivos entre os rookies (sem contar com Blake Griffin)? As maiores desilusões? Quem fez as melhores opções do Draft 2010?

Etiquetas: