Motociclismo - Resumo 2010 Antevisão 2011


2010

Em qualquer das três categorias, 2010 foi um ano emocionante para os amantes da modalidade, com acidentes espectaculares, ultrapassagens únicas e duelos alucinantes ao longo de 18 provas. Acima de tudo, é um ano de pesar uma vez que o piloto japonês Shoya Tomizawa perdeu a vida durante o GP de San Marino. Nas 125cc o domínio foi inteiramente espanhol. Os duelos de Pol Espargaro e Nicolas Terol animaram o ano mas no final foi o jovem Marc Márquez de apenas 17 anos, a conquistar o título mundial. Na classe intermédia, o grande vencedor foi Toni Elias antigo piloto da categoria MotoGP. O espanhol foi o mais forte e regular ao longo da época, superiorizando-se a Julián Simón e ao italiano Andrea Innanone. Na classe rainha o campeão foi novamente um espanhol: Jorge Lorenzo. O companheiro de equipa de Valentino Rossi bateu a concorrência e garantiu o seu primeiro título mundial na categoria, batendo o compatriota Dani Pedrosa. "Il Dottore" não esteve ao seu nível, muito por culpa de uma lesão na perna que o obrigou a falhar algumas provas, perdendo assim terreno para os seus opositores. Outro dos derrotados do ano foi o antigo campeão do mundo Casey Stoner, aos comandos da Ducati terminou no 4º lugar final. Mais um ano de muito pneu gasto e quedas aparatosas que fizeram as delicias de todos aqueles que gostam de velocidade em duas rodas.


2011 

O ano que se aproxima advinha-se de muita competição e emoção, como já é hábito na modalidade. Nas 125cc e Moto2 é impossível fazer qualquer tipo de prognóstico uma vez que as surpresas são cada vez maiores com o passar dos tempos. Não existem favoritos à vitória final e tudo está dependente da regularidade de casa piloto embora se espere um novo domínio de "nuestros hermanos" em ambas as classes. Certo será que haverá novos campeões do Mundo: Marc Márquez irá correr no Moto2 enquanto Toni Elias voltou ao MotoGP. Terol e Efrén Vázquez são os candidatos mais fortes ao título em 125cc enquanto na classe intermédia Simone Corsi, Andrea Innone e Julián Simón partem à frente dos "novatos" Espargaro, Bradley Smith e o já referenciado Márquez. A grande curiosidade recai na classe maior da modalidade. Muitas são as mudanças anunciadas para o próximo ano, a começar em Valentino Rossi. O italiano abandonou a Yamaha e correrá aos comandos da Ducati, tendo como colega de equipa Nick Hayden. A Honda reforçou-se com Stoner, e mantém Pedrosa como grande aposta. Por sua vez, Jorge Lorenzo e a Yamaha apostam na renovação do título e para o lugar de "Rossifumi" contrataram o campeão mundial de SuperBike Ben Spies. O campeão do Mundo sairá certamente desta lista de pilotos.


Sem expressão no Mundo do Motociclismo, Portugal tem no próximo ano um motivo de orgulho e interesse na competição. O piloto Miguel Oliveira irá participar na classe de 125cc aos comandos de uma Aprilia. Com apenas 15 anos (!) é um dos nomes a seguir com atenção no mundo das motas. De salientar ainda que o GP do Estoril mantém-se na lista de circuitos, embora numa data diferente: será no inicio de Maio que Portugal terá o prazer de acolher o ruído ensurdecedor dos motores em duas rodas.

Qual o melhor momento 2010? A maior surpresa e desilusão recaem sobre quem? Apostas para 2011?

A.Mesquita

Etiquetas: ,