Futsal - Epílogo de 2010 e Antevisão de 2011


O ano de 2010 foi o melhor de sempre no que toca ao futsal, modalidade que vai ganhando cada vez mais adeptos no nosso país. O Benfica sagrou-se pela primeira vez campeão europeu, derrotando o Interviú por 3-2, após prolongamento. Numa final disputada no Pavilhão Atlântico perante mais de 9 mil espectadores, os encarnados alcançaram um feito histórico, pois nunca nenhum clube português tinha vencido a UEFA Futsal Cup. A equipa da Luz procura renovar o título em Abril, altura em que se disputa a final four da prova, onde o Sporting também estará presente. Os leões conseguiram o apuramento após uma fantástica vitória em Odivelas sobre o El Pozo Murcia, campeão espanhol. Já o Benfica venceu o seu grupo na Sérvia, onde somou vitórias em todos os jogos.

A nível interno, o Sporting sagrou-se campeão nacional, batendo o Benfica na final por 3-1. Os leões entraram bem na eliminatória, vencendo o primeiro jogo, mas os encarnados responderam de seguida, igualando a final após triunfo em Loures. No pavilhão da Luz, assistiu-se a um terceiro jogo muito emocionante, contudo a vitória acabaria por sorrir aos verde e brancos nas grandes penalidades, que se colocavam assim em vantagem. No dia seguinte, a partida era de carácter decisivo para o Benfica, que necessitava de vencer para se manter na corrida, mas a equipa treinada por Paulo Fernandes (actualmente nos encarnados) venceu após prolongamento, sagrando-se campeã nacional. Os leões colocaram assim um ponto final na série de 3 campeonatos seguidos por parte do eterno rival, alcançando o seu nono título.

No campeonato em curso, o Benfica segue na liderança em igualdade pontual com o Belenenses, com 35 pontos. Logo de seguida surge o Sporting, a 3 pontos do primeiro lugar, enquanto que na quarta posição está o Instituto D.João V, já longe dos líderes. A Taça de Portugal da época passada foi conquistada pelo Belenenses, que derrotou o Benfica no Entroncamento por 2-1. Este foi o primeiro título dos azuis do Restelo na modalidade. No final da época, os encarnados perderam o seu melhor jogador, Ricardinho, que se transferiu para o Japão. Já no início da época, a Supertaça foi vencida pelo Sporting, que derrotou o Belenenses também no Entroncamento, por 5-2. A selecção portuguesa chegou à final do Europeu da Hungria, tendo perdido na final com a selecção espanhola por 4-2. No Grand Prix, Portugal não foi além dos quartos de final, sendo novamente derrotado por Espanha.

2011


No próximo ano, é esperada muita competitividade, com Benfica, Sporting e Belenenses na luta pelo título nacional. O equilíbrio entre os 3 é visível, pois os encarnados e a equipa do Restelo seguem empatados na liderança, com o Sporting logo atrás na perseguição. É impossível prever quem acabará no primeiro lugar da fase regular, e muito menos quem se sagrará campeão nacional. Em Abril, leões e águias estarão na final four da UEFA Futsal Cup, em local ainda a definir, mas que certamente ambos quererão vencer. Sporting e Benfica disputarão o troféu com as equipas do Kairat Almaty e do Montesilvano, equipas que também conseguiram o apuramento. Os rivais de Lisboa já apresentaram uma candidatura conjunta para a organização da final four, e caso a UEFA atribua a organização a Portugal, os jogos voltarão a ser jogados no Pavilhão Atlântico. Pela primeira vez 2 clubes portugueses estarão na luta pelo título, o que mostra a clara evolução que a modalidade tem sofrido no nosso país. Na Taça de Portugal, os favoritos continuam em prova, sendo esperada uma final entre duas das três principais equipas.

Quem se sagrará campeão da Europa? Benfica, Sporting, ou nenhum deles? Conseguirão os leões renovar o título nacional? Como se explica que, com a perda de 2 dos melhores jogadores a actuar em Portugal (Ricardinho e Café), o nosso campeonato tenha aumentado a qualidade e competitividade, ao ponto de haver duas equipas portuguesas com hipóteses de se sagrarem campeãs da Europa? Qual o melhor jogador em 2010?

Etiquetas: ,