A evolução chama-se Blake Griffin

Chegou a hora de escrever sobre Griffin. A iniciativa é merecida, isto depois de ver a forma entusiasmante com que os nossos leitores se referem ao Extremo-Poste dos LA Clippers.

Sempre pensei - e para isto não é necessário ser um guru do basquetebol - que a superioridade de Lebron James na modalidade tinha muito a ver com o seu extraordinário poderio atlético, usando e abusando de um corpo extremanente dotado para este desporto. James, que não tem o talento de Bryant e Durant, é um produto da direcção para a qual caminhou a NBA nos últimos anos.

O basquetebol do músculo e dos concursos de afundanços tinha então criado um point-guard com a morfologia de um atleta de provas de decatlo. Entretanto, passaram-se já alguns anos desde o aparecimento de Lebron. Em 2010, a evolução voltou a dar mais um passo nesse sentido. O seu nome é Blake Griffin.

Mais alto (mede 2,08m), mais forte, igualmente rápido, com uma posição mais vantajosa para explorar a sua insultante superioridade atlética, porque é um power-forward e tem um reportório que vai muito além dos exibidos por Dwight "Superman" Howard, Griffin está em condições de ser uma super estrela da próxima década na NBA.

Ainda lhe sobra também tempo para suprimir algumas lacunas defensivas, porque tem apenas 21 anos. Os seus constantes duplos-duplos no seu primeiro ano de real competição, situam-no e colocam-no ao nível de um autêntico totem do basquetebol, como o é Tim Duncan. Se as lesões graves não o visitarem mais (esteve de baixa um ano depois de ter sido eleito nº1 no draft do ano passado) e escapar à maldição dos Clippers (algo a ter sempre em conta), poderá marcar uma era.

É fã de Griffin? Concorda que pode marcar uma era na NBA? Que jogadores com a sua idade o entusiasmam além do PF dos Clippers?

A.Borges

Etiquetas: