Ciclismo - Epílogo de 2010 e Antevisão de 2011

O ano de 2010 foi um dos mais emocionantes no mundo do ciclismo que fica marcado pela batalha entre Alberto Contador e Andy Schleck e a desilusão de Lance Armstrong. O americano teve uma prestação no Tour'10 muito aquém do que era espectável, pois a idade já pesa e a forma dos seus oponentes estavam muito acima das suas. Discussões e prestações à parte, o ano fica marcado por mais um caso de doping que envolve o espanhol Contador, que venceu o Tour'10 mais uma vez. Pese embora esse facto, verídico ou não, Contador voltou a demonstrar ser o ciclista mais forte da actualidade em provas superiores a 10 dias, mas sobretudo revelou-se mais maduro em comparação com anos anteriores e com o seu principal opositor Andy Schleck. Outros dos destaques, vão para o regresso de Ivan Basso às grandes conquistas, ao vencer o Giro'10, enquanto a Vuelta foi conquistada por mais um italiano: Vincenzo Nibali. Um ano em cheio para o ciclismo italiano e para a equipa Liquigas-Doimo, ao conseguir vencer duas das três grandes voltas. Os grandes destaques do ano vão para Nibali, Mark Cavendish, Cancellara e a desilusão chamada Team Sky. O italiano teve um ano de sonho ao conquistar a Vuelta e terminar no pódio do Giro, ao passo que o melhor sprinter da actualidade conquistou inúmeras vitórias, mostrando uma vez mais o seu extraordinário valor. A equipa inglesa que tanto investiu não obteve qualquer resultado e a desilusão da sua performance foi geral.

Em Portugal, o vencedor da volta foi David Blanco. O espanhol venceu a prova pela 4ª vez, sendo a partir de agora o homem que mais vezes venceu a competição. A desilusão ou talvez não, recai sobre Cândido Barbosa que uma vez mais, não conseguiu o tão desejado triunfo. Os anos passam e as hipóteses do "foguete da Rebordosa" vencer a prova são cada vez menores. Contudo, o grande destaque nacional acabou por ser a vitória numa etapa de Sérgio Paulino no Tour, algo que já não acontecia há mais de 20 anos.

2011

O ano que aí vem será certamente enigmático. Os dois melhores ciclistas da actualidade estão em extremos opostos: Contador sairá da Astana, mas ainda não sabe se irá ou não correr, tendo em conta o seu alegado caso de dopping. O jovem luxemburguês abandonou a Saxo-Bank para formar uma equipa com o seu irmão Frank, num projecto inovador que contará com Fabian Cancellara, assim como os antigos colegas de equipa Jens Voigt e Jakob Fuglsang. Para além disso, devemos ter em conta a Sky e a Caisse d`Espargne. Depois de um ano desastroso e sem conquistas, Wiggins e Cadel Evans quererão mostrar que são nomes a ter em conta para as grandes provas, tal como Menchov ou Valverde (esteve parado em 2010). O nome de Nibali não será uma surpresa e o italiano deseja que 2011 seja tão bom ou melhor que o anterior, enquanto a próxima temporada será decisiva para Roman Kreuziger. O corredor checo era apontado como uma das grandes promessas da próxima década mas tarda em confirmar o seu estatuto e o seu valor.

A nível nacional, a debandada dos bons valores do ciclismo português para o estrangeiro retira as qualidades e o progresso necessários para que a modalidade recupere o estatuto e a fama que teve em tempos no nosso país por um lado, mas por outro dá outra projecção internacional ao nosso ciclismo e à qualidade do ciclista português. Apesar disso, André Cardoso é um nome a ter em conta a nível nacional, depois de ter mostrado qualidades na temporada passada.

Qual o melhor ciclista de 2010? A maior surpresa? Desilusão? O melhor e pior momentos? Que esperar da temporada que se avizinha?

A.Mesquita

Etiquetas: ,