As 10 maiores transferências da Serie A!

Com o aproximar do final do ano e com a paragem na maioria das grandes ligas europeias, o Visão de Mercado irá fazer uma análise sobre o mercado de transferências da liga italiana. O campeão europeu Inter de Milão manteve o plantel da época passada, apesar de ter arrecadado muito dinheiro com a vitória na maior prova europeia de clubes. O rival Milan investiu bastante no defeso, com o sueco Ibrahimovic como figura de cartaz, para além de Robinho e Boateng, juntando-se a Pato e Ronaldinho, agora de saída. A Juventus revolucionou por completo o seu plantel, contratando Milos Krasic, Bonucci, Aquilani, Pepe ou Quagliarella. A equipa de Turim já foi eliminada da Liga Europa, e está na 4ª posição da Serie A. Lazio e Nápoles têm surpreendido, seguindo nas 2ª e 3ª posições respectivamente, principalmente graças às contratações de Hernanes e Cavani, os grandes responsáveis pela excelente campanha das suas equipas. A Roma, após um início de época atribulado, recuperou na classificação e está agora no 5º lugar, com Borriello em destaque. O Génova, apesar de ter investido em jogadores como os internacionais portugueses Miguel Veloso e Eduardo, entre outros, tem feito um campeonato aquém das expectativas, estando na 11ª posição. A principal desilusão da temporada tem sido a Fiorentina, que segue num péssimo 15º lugar. Na nossa opinião, os jogadores que mais têm rendido nos seus clubes após se transferirem no mercado de Verão foram os seguintes:

Edinson Cavani - O uruguaio transferiu-se do Palermo para o Nápoles por 16 milhões de euros, e tem provado valer de facto essa quantia. Leva 17 golos em 25 encontros, assumindo-se como o matador da equipa napolitana. Os seus golos ao cair do pano permitiram que a equipa continuasse na Liga Europa e que esteja num excelente 2º lugar.

Hernanes - Mudou-se para Itália por 14 milhões de euros, e tem demonstrado que o Calcio é o campeonato ideal para si. Tem sido o melhor médio da liga italiana até ao momento, e um dos melhores jogadores da prova. Golos decisivos e várias assistências na primeira época na Europa.

Ibrahimovic - Não teve sucesso na sua passagem pelo campeonato espanhol, e no seu regresso a Itália, confirmou ser um grande jogador. Marcou 13 golos até ao momento em todas as competições em que o Milan está inserido, sendo a principal referência ofensiva da equipa milanesa.

Milos Krasic - Depois de impressionar na Rússia ao serviço do CSKA de Moscovo, o sérvio foi contratado pela Juventus por 15 milhões de euros. O extremo tem oferecido muito dinamismo ao meio-campo "bianconeri", somando 4 golos e 5 assistências na Serie A.

Marco Borriello - Sem espaço no Milan, o avançado de 28 anos transferiu-se para a Roma e pegou de estaca no seu novo clube. Tem marcado golos decisivos no campeonato e na Champions, sendo o principal impulsionador da subida de forma dos "giallorossi". Decidiu o encontro frente ao seu ex-clube, apontando o golo da vitória em San Siro.

Josip Ilicic - Poucos conheciam o esloveno antes de se tranferir para Itália, mas a verdade é que o médio tem sido preponderante na equipa do Palermo. A sua celebração nos golos que marca (símbolo de um coração) está a ficar famosa, em grande parte devido ao facto de Ilicic já levar 7 golos no campeonato.

Fabio Quagliarella - Muitos questionavam se a sua transferência do Nápoles para a Juventus tinha sido acertada, mas o avançado italiano dissipou todas as dúvidas. Com a sua entrega habitual ao jogo, Quagliarella leva já 9 golos na Serie A, alguns deles espectaculares.

Robinho - O brasileiro chegou ao Milan esta época, e após um período de adaptação ao futebol italiano, começa a provar que de facto acrescenta qualidade ao ataque milanês. Com 6 golos apontados, Robinho tem formado um trio de ataque interessante com Ibrahimovic, Pato ou Ronaldinho.

Alberto Aquilani - Regressado a Itália após uma experiência mal sucedida no Liverpool, onde foi muito prejudicado por lesões, o médio de 26 anos tem-se assumido como o patrão do meio-campo da Juventus, renascendo para o futebol.

Andrea Ranocchia - Apesar das muitas contratações efectuadas pelo Génova no defeso, o jovem central tem sido a principal surpresa da equipa. É considerado um dos defesas italianos mais promissores, e a qualidade que demonstrou na primeira metade da época valeram-lhe uma transferência para o Inter de Milão por 12 milhões de euros.

É de salientar a boa abordagem ao mercado feita pelos grandes clubes italianos, pois as contratações que foram feitas acrescentaram qualidade às equipas que as efectuaram.

PS - Miguel Veloso e Eduardo, na sua primeira época no futebol italiano têm estado aquém das expectativas, e o guarda-redes já comprometeu diversos jogos com frangos do outro mundo.

Que outros jogadores poderiam estar na lista? As equipas vão sofrer mudanças no próximo mercado de Inverno ou manterão-se como estão até ao final da época?

Etiquetas: