As 10 maiores transferências da La Liga!


Com o aproximar do final do ano e com a paragem na maioria das grandes ligas europeias, o Visão de Mercado irá fazer uma análise sobre o mercado de transferências da liga espanhola. Muitos foram os jogadores que ingressaram num campeonato repleto de estrelas, mas nem todos têm tido o rendimento que se esperava. No país vizinho assiste-se a uma cada vez maior bipolarização, com Barcelona e Real Madrid como únicos candidatos ao título, com maior qualidade nos seus plantéis e com maior poderio económico. Apesar de tudo, os gigantes do futebol espanhol não revolucionaram os seus plantéis, mantendo a base da época passada, colmatando algumas lacunas existentes. No Real Madrid, a maior contratação foi a de José Mourinho, um dos melhores treinadores do mundo. Quanto a jogadores, Di Maria, Özil, Ricardo Carvalho e Khedira vieram acrescentar qualidade à equipa merengue. Na Catalunha, David Villa juntou-se a Messi e companhia, após o regresso de Ibrahimovic a Itália. O brasileiro Adriano e o argentino Mascherano também se mudaram para Barcelona, mas não têm sido aposta regular de Pep Guardiola. Nas restantes equipas, assistiu-se a uma tentativa de formar plantéis competitivos, que possam lutar pelos objectivos da época. Na nossa opinião, os jogadores que mais têm rendido nos seus clubes após se transferirem no mercado de Verão foram os seguintes:

Pablo Osvaldo - O italo-argentino esteve emprestado pelo Bolonha ao Espanhol, mas no Verão transferiu-se a título definitivo para o clube catalão por 5 milhões de euros. Leva 6 golos em 11 jogos, e é um dos principais responsáveis pelo fantástico 5º lugar da 2ª equipa de Barcelona.

Angel Di Maria - O melhor jogador do campeonato português na época passada transferiu-se para o Real Madrid no Verão, podendo render aos cofres encarnados cerca de 36 milhões de euros. Apesar de ter chegado esta época a Espanha, tem sido juntamente com Cristiano Ronaldo uma das figuras da equipa merengue, contando com 5 golos e várias assistências.

Borja Valero - Emprestado pelo West Bromwich ao Villareal, o espanhol teve impacto imediato no submarino amarelo, assumindo-se como o patrão do meio campo da equipa. O médio de 25 anos foi recentemente convocado por Del Bosque para a selecção de Espanha, um prémio justo pela regularidade das suas exibições nesta época.

David Villa - "El Guaje" custou 40 milhões de euros aos catalães, mas tem provado que vale mesmo esse valor. Demorou um pouco a adaptar-se, mas a partir do momento em que o Barcelona começou a entrar em forma, o melhor jogador da Espanha no Mundial 2010 passou a marcar golos com regularidade, levando já 11 golos no campeonato.

Mesut Özil - Uma das principais surpresas do Mundial 2010, o alemão transferiu-se por 15 milhões de euros para o Real Madrid, devido ao seu contrato estar a terminar. Com Káká ausente por lesão, Özil adaptou-se rapidamente ao futebol espanhol, levando já 4 golos e 6 assistências.

Rondón - O venezuelano mudou-se para Málaga vindo do Las Palmas, e apesar de a ex-equipa de Jesualdo Ferreira estar em zona de descida, o avançado tem demonstrado qualidade. Marcou 5 golos no campeonato, e não é devido a Rondón que o clube está na posição em que está.

Aritz Aduriz - O ponta-de-lança do Valência fez toda a sua carreira na liga espanhola, e no passado Verão transferiu-se do Maiorca para a equipa "che". Leva 6 golos no campeonato, foi contratado para substituir David Villa juntamente com Soldado, e até ao momento ambos têm correspondido às expectativas.

Felipe Caicedo - Com uma passagem discreta pelo campeonato português, o equatoriano tem conseguido afirmar-se na La Liga. Na época passada esteve no Málaga, e actualmente joga no Levante, uma das equipas mais fracas da prova, mas já leva 7 golos, contrastando com o fraco desempenho que teve no Sporting.

Ricardo Carvalho - O experiente defesa português chegou à equipa de José Mourinho por apenas 8 milhões de euros. Estabilizou a defensiva madridista, formando com Pepe uma dupla consistente, colaborando para que o Real seja uma das melhores defesas da La Liga.

David Trezeguet - Mudou-se da Juventus para o Hércules, equipa recém-promovida à primeira divisão. Marcou 8 golos, deixando a sua marca nos encontros com o Valência, Sevilha, Villareal e Real Madrid, provando que, aos 33 anos, ainda é um avançado capaz de jogar ao mais alto nível.

PS - Jogadores como Roberto Soldado, Filipe Luís, Tino Costa, Nelson Valdez ou Markus Rosenberg também poderiam estar incluídos.

Que outros jogadores poderiam estar na lista? As equipas vão sofrer mudanças no próximo mercado de Inverno, ou manterão-se como estão até final da época?

Etiquetas: