Andebol - Epílogo de 2010 e Antevisão de 2011


O ano de 2010 foi um dos mais positivos no que toca ao andebol, pois a conquista da Taça Challenge por parte do Sporting foi a primeira vitória europeia de um clube português. Os leões tiveram uma participação exemplar na competição, que apesar de ser a mais fraca a nível europeu, é prestigiante para o nosso andebol. A segunda mão da final foi disputada em Almada, frente ao MMTS Kwindzyn, equipa polaca que o Sporting derrotou por 27-26, conquistando assim o troféu perante os seus adeptos. A equipa de Paulo Faria fez história no andebol português, com uma participação de grande nível na Taça Challenge. Por outro lado, a selecção portuguesa de sub-20 realizou a melhor prestação de sempre, chegando à final do Europeu, acabando por perder na final frente à Dinamarca. Apesar de "morrerem na praia", os jovens lusos conquistaram o apuramento para o Mundial sub-21, que será disputado em 2011, na Grécia. É de salientar o pouco destaque que foi dado à nossa selecção de andebol pela imprensa, preferindo dar destaque a polémicas futebolísticas.

A nível interno, o FC Porto sagrou-se bicampeão nacional de andebol, ao revalidar o título em casa do ABC de Braga com uma vitória por 37-25. Os Dragões não tiveram grandes dificuldades em somar o 15º título de seniores, vencendo primeiro a fase regular, e posteriormente vencendo o grupo de apuramento do campeão na penúltima jornada. A Supertaça que não se realizava desde 2003 foi igualmente conquistada pelos azuis e brancos, que derrotaram na final o Belenenses por 29-28, em Portimão. O Porto foi um justo vencedor de ambas as provas, pois demonstrou uma superioridade clara em relação aos demais adversários. Na Taça de Portugal, o Sporting foi surpreendido pelo Xico Andebol, ao ser derrotado na final disputada em Tavira por 27-24. A equipa de Guimarães conquistou o seu primeiro título na modalidade.

2011


Para 2011 é esperada muita luta pelo título de campeão nacional, com o Porto partindo como favorito, seguido de perto por Sporting, Benfica e ABC. Equipas como o Madeira SAD, Águas Santas ou Belenenses podem também surpreender os maiores candidatos. Nesta altura, os Dragões seguem na primeira posição, seguidos pelo ABC e pelo Sporting no terceiro posto. O Benfica está no quarto lugar e o Madeira SAD fecha os 5 primeiros. O campeonato irá parar durante um mês e meio, dando lugar à Supertaça, que será disputada em Janeiro. A prova contará com os 6 primeiros classificados do campeonato em Portimão. Na Taça de Portugal, os favoritos continuam em prova e o vencedor da competição será encontrado em Maio. Em termos europeus, o Sporting defende o título da Taça Challenge, com o Benfica também em prova. O ABC já foi afastado por uma equipa sérvia. O Porto e o Madeira SAD estão incluídos na Taça EHF, onde tentam alcançar uma prestação positiva. A nível de selecções, Portugal irá disputar o Mundial sub-21 na Grécia, onde se espera que o bom resultado alcançado no Europeu da Eslováquia tenha continuidade.

Quem se sagrará campeão nacional? Conseguirão os leões revalidar o título alcançado na Taça Challenge? A nossa selecção fará boa figura no Mundial sub-21, após a brilhante prestação no Europeu sub-20? Qual o melhor jogador de 2010?

T. Cunha

Etiquetas: ,