Um Sporting ansioso e um Porto apático ficam-se pelo empate

Sporting 1-1 Porto (Valdés 38´; Falcao 57´)

Um clássico algo quezilento, com pouco entusiasmo e sem grande perfume, acabou por ditar um empate entre leões e dragões. O Sporting fez um pouco mais para merecer a vitória, mas mesmo a jogar 20´ contra 10, acabou por não demonstrar argumentos e qualidade para vencer a partida.

A 1ª parte começou logo aos 8´ com uma perdida incrível de Falcao, mas o Porto ficou-se por aí e foi totalmente dominado pela equipa leonina, que justamente chegou ao intervalo a vencer por 1-0. O Porto neste período apenas fez um ataque, perante um conjunto leonino que rematou mais de uma dezena de vezes, e mostrava um bom futebol.

Na 2ª parte os azuis e brancos entraram melhor, chegaram ao empate, através de um desequilíbrio na defensiva leonina, causado pelo facto de Maniche estar caído no chão, e tudo mudou. No entanto, numa fase em que os dragões estavam claramente por cima do Sporting e dominavam o encontro, Maicon é expulso, e o Sporting volta a entrar na partida. Contudo, os leões apesar de dominarem a posse de bola até final, devido alguma ansiedade e falta de qualidade, mesmo em superioridade numérica não conseguiram chegar à vitória. 

Sporting - Paulo Sérgio apostou em Mendes, Maniche e A. Santos, e com resultados positivos. A equipa leonina na 1ª parte dominou o encontro e o adversário, conseguiu ter mais bola, e devido ao bom momento de Valdés e Postiga conseguiu criar perigo à defesa portista. No entanto, na segunda parte, mais uma vez o técnico do clube de Alvalade demonstrou que apesar de fazer bem o trabalho de casa e a nível técnico ser muito bom, não sabe acompanhar e fazer uma leitura correcta da partida. Claramente não soube aproveitar a superioridade numérica, e acabou por sofrer um golo por mais uma vez não saber jogar em inferioridade numérica (na altura Maniche estava caído no relvado) e a equipa desequilibrou-se. 

Porto - Pelo 3º jogo consecutivo, a equipa realizou uma exibição muito apagada.  E pela 2ª vez, os azuis e brancos internamente não conseguem chegar à vitória e Villas-Boas é expulso. Esta noite o Porto fez uma 1ª parte demasiado fraca, e apesar das correcções e dos bons 20´ na 2ª parte, a verdade é que com uma vantagem tão confortável na tabela não se percebe toda esta apatia. A defesa cometeu vários erros e demonstrou fraquezas que ainda não tinham sido vistas esta temporada, o meio campo não conseguiu ter bola, e mais uma vez, apenas Hulk mexeu com o jogo. 


Destaques

André Santos - A melhor unidade em campo. Fez várias posições durante o encontro, mas sempre com qualidade. Um jovem que está a crescer de jogo para jogo. 

Falcao - Depois de falhar duas boas oportunidades à terceira foi de vez e voltou a facturar na nossa Liga. Tendo em conta o caudal do Porto, não tivesse sido a expulsão de Maicon, poderia ter tido outro destaque nos últimos 20´.    

Valdés - Enquanto teve "pilhas" estava a ser o grande destaque da partida. Marcou e encheu o campo com a sua qualidade técnica. Com a sua saída, o Sporting perdeu claramente clarividência no ataque e na construção de jogo. 

Hulk - Uma 1º parte muito apagada, mas na 2ª voltou a demonstrar o porquê de ser o melhor jogador do nosso campeonato. Decisivo no golo do Porto e mesmo e muitas situações de 1 para 3 foi sempre um perigo para a defesa leonina na parte final da partida. 

Liedson - Uma exibição positiva do avançado leonino principalmente no capítulo defensivo e na maneira como conseguiu importunar os defesas azuis e brancos. 

Moutinho - Partida discreta, algo que para nós tem sido uma constante neste campeonato. 

Pedro Mendes - Claramente dá outro equilibrio e torna este Sporting melhor, hoje ainda juntou à sua exibição razoável um excelente remate à barra. 

E. Rafael - Apesar de não ser Alvaro Pereira e ser a sua estreia na Liga pelo Porto, a verdade é que o jovem português foi o melhor do quarteto defensivo. Cometeu poucos erros e não acusou a pressão. 

Vukcevic - Entrou no decorrer da partida, mas acabou por ter um acção negativa na mesma com demasiadas tentativas de jogadas individuais e muitos passes e decisões erradas. 

Maicon/Rolando - A dupla de centrais que tão bem tem estado nesta época, hoje teve uma noite para esquecer. Culpas mútuas no 1º golo e o defesa brasileiro ainda foi surpreendido por Liedson e acabou expulso de maneira ingénua. 

João Pereira/Evaldo - Uma exibição razoável no capítulo defensivo, mas nula no capítulo ofensivo. A jogar contra 10, os laterais tem de dar mais profundidade e conseguir criar desequilíbrios. 

Fernando - O Sporting deu-lhe e bem muito espaço, mas o "Polvo" voltou a demonstrar que apesar de ser exímio no capítulo defensivo, é muito limitado ao nível de passe e visão de jogo.

Etiquetas: ,