Porto - Benfica: Árbitro poderá ser espanhol, um espectador, Hélton ou Luisão

A quase totalidade dos 25 árbitros da primeira categoria (os que dirigem os jogos da Liga e Liga Orangina) já indicaram à Liga de Clubes a sua indisponibilidade para apitar os encontros da ronda 10, que se realizam a 6 e 7 de novembro. O próprio Vitor Pereira, o presidente da Comissão de Arbitragem da Liga já confirmou que não tem árbitros suficientes para os 16 jogos (8 da Liga Zon-Sagres e 8 da Liga Orangina) que se vão realizar nessa jornada.

Na base da revolta está a obrigação de todos os árbitros, incluindo os que apitam partidas dos campeonatos distritais, terem que começar a pagar, a partir de 2011 e por causa do novo Código Contributivo da Segurança Social, 183 euros para esta entidade (caso não descontem já por outra actividade), ao mesmo tempo que farão retenção na fonte de 20 por cento do que ganham na arbitragem - a maior parte recebe menos de 200 euros.

Perante esta situação o clássico entre Porto e Benfica está claramente em risco, e vários cenários são apontados para solucionar o problema: ou adiar o jogo; ou nomear um árbitro estrangeiro, neste caso espanhol; ou proceder aos regulamentos da Liga, ou seja, primeiro procura-se através da instalação sonora do estádio um árbitro entre a assistência. Depois tenta-se saber se há algum voluntário. Em último caso serão chamados os dois capitães de equipa e mediante sorteio será escolhido aquele que irá arbitrar o jogo.

Qual a melhor solução?

Etiquetas: ,