Os melhores guarda-redes dos últimos 25 anos

A IFFHS, Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, realizou um inquérito junto dos seus colaboradores a nível mundial, pontuando os guarda-redes que mais os impressionaram nos últimos 25 anos, a nível mundial.

O grande vencedor foi o italiano Gianluigi Buffon, com 197 pontos, seguido do gigante dinamarquês Peter Schmeichel, que jogou no Sporting Clube de Portugal, com 179 pontos, apenas mais 2 pontos que Edwin Van der Sar (177) que completou o pódio.

No top 10 desta lista, destaque ainda para Michel Preud'homme, guardião belga que passou pelo Sport Lisboa e Benfica, que ficou no 10º posto, com 124 pontos. Quanto a portugueses, apenas dois integram esta lista. Vítor Baía (Futebol Clube do Porto) que ocupa o 15º posto com 94 pontos e Ricardo (Boavista Futebol Clube e Sporting Clube de Portugal) que se ficou pelo 60º lugar com 16 pontos. Destaque ainda para o 61º lugar do actual guarda-redes do Sporting Clube de Portugal, Timo Hildebrand (15 pontos), para o 76º lugar de Mlynarczyk (Futebol Clube do Porto) e para o 112º lugar de Sergey Ovchinnikov (Sport Lisboa e Benfica, Futebol Clube do Porto e Futebol Clube Alverca).

Ao todo, foram votados 133 guarda-redes, sendo que em último lugar, com apenas 1 ponto, ficou Carlos Idriss Kameni.

Top 10:

1. Gianluigi Buffon Itália 197
2. Peter Schmeichel Dinamarca 179
3. Edwin Van der Sar Holanda 177
4. Iker Casillas Espanha 173
5. Oliver Kahn Alemanha 162
6. José Luis Chilavert         Paraguai 146
7. Andoni Zubizarreta Espanha 132

Walter Zenga Itália 132
9. Claudio  Taffarel Brasil 130
10. Michel Preud’homme Bélgica 124

Visão de Mercado - Um top10 que dignifica o futebol português com dois guarda-redes que em fases diferentes das suas carreiras actuaram no nosso campeonato. As presenças de Taffarel, Zubizarreta e Chilavert entre os melhores, na nossa óptica é mais fruto do nome que criaram do que propriamente pela sua qualidade individual.

Quem deveria entrar e sair deste top 10? Vítor Baía, sendo o guardião com mais títulos a nível mundial, poderia ambicionar outro lugar neste ranking? E quais os guarda-redes portugueses/ou que tenham actuado em Portugal, que mereciam entrar na lista (ver aqui)? Qual é o vosso top 10?

Tiago Marques

Etiquetas: