FIFA: Mourinho e Ronaldo candidatos a melhores do mundo de 2010

A FIFA e a revista «France Football» deram esta terça-feira a conhecer a primeira lista de 23 candidatos à Bola de Ouro 2010, prémio que elege o melhor futebolista do ano. Cristiano Ronaldo é o único português nomeado. Pela primeira vez - é também a primeira iniciativa conjunta, dado que os prémios existiam anteriormente em separado e tinham regras ligeiramente diferentes -, será eleito o melhor treinador, com José Mourinho a figurar entre os nomeados, sendo mesmo o principal favorito.

Lista dos 23 candidatos a FIFA Bola de Ouro 2010:
Xabi Alonso (Espanha/Real Madrid)
Daniel Alves (Brasil/Barcelona)
Iker Casillas (Espanha/Real Madrid)
Cristiano Ronaldo (Portugal/Real Madrid)
Didier Drogba (Costa do Marfim/Chelsea)
Samuel Eto'o (Camerões/Inter de Milão)
Cesc Fabregas (Espanha/Arsenal)
Diego Forlán (Uruguai/Atlético de Madrid)
Asamoah Gyan (Gana/Sunderland)
Andrés Iniesta (Espanha/Barcelona)
Júlio César (Brasil/Inter de Milão)
Miroslav Klose (Alemanha/Bayern de Munique)
Philipp Lahm (Alemanha/Bayern de Munique)
Maicon (Brasil/Inter de Milão)
Lionel Messi (Argentina/Barcelona)
Thomas Müller (Alemanha/Bayern de Munique)
Mesut Özil (Alemanha/Real Madrid)
Carles Puyol (Espanha/Barcelona)
Arjen Robben (Holanda/Bayern de Munique)
Bastian Schweinsteiger (Alemanha/Bayern de Munique)
Wesley Sneijder (Holanda/Inter de Milão)
David Villa (Espanha/Barcelona)
Xavi (Espanha/Barcelona)

Lista dos 10 treinadores: Carlo Ancelotti (Chelsea/ITA), Vicente del Bosque (Espanha/ESP), Alex Ferguson (Manchester United/ESC), Pep Guardiola (Barcelona/ESP), Joachim Löw (Alemanha/ALE), José Mourinho (Inter Milão/Real Madrid/POR), Oscar Tabarez (Uruguai/URU), Louis van Gaal (Bayern/HOL), Bert van Marwijk (Holanda/HOL), Arsène Wenger (Arsenal/FRA).

Visão de Mercado - O uruguaio Diego Forlán, considerado o melhor jogador do Mundial da África do Sul, o holandês Wesley Sneijder, os espanhóis Xavi e Iniesta, e as principais figuras do futebol mundial Lionel Messi e Cristiano Ronaldo são claramente os principais candidatos. No que diz respeito aos treinadores, o espanhol Vicente del Bosque, campeão do Mundo pela Espanha, será, porventura, o principal adversário de Mourinho. Destaque, para ausência de Diego Milito e Lúcio, que na minha óptica fizeram uma época bem mais conseguida que Klose e Gyan, que à excepção do Mundial pouco produziram e inclusive o alemão foi quase sempre suplente no Bayern.

Visão de Mercado. Top10 jogadores:
Xavi - Campeão do Mundo; Campeão espanhol, e a sua classe já merecia esta distinção.
Sneijder - Ganhou tudo pelo Inter; o melhor jogador da última Liga dos Campeões e vice-campeão Mundial;
3º - Iniesta - Decisivo no Mundial, apesar de a época interna ao serviço do Barça ter sido menos conseguida que o habitual, muito por fruto de várias lesões.
4º - Messi - Melhor marcador da Europa, provavelmente o melhor jogador da actualidade, mas a eleição deverá ter igualmente como critério o Mundial e a Liga dos Campeões, e nesse capítulo o astro argentino não conseguiu ter sucesso colectivo.
5º - Maicon - Ganhou tudo pelo Inter, foi o melhor jogador do Brasil no Mundial e nos últimos 2 anos tem estado a um nível estratosférico.
6º - Forlan - Melhor jogador do Mundial, venceu a Liga Europa e fez uma época em cheio.
7º - Robben - Finalista do Mundial e da Liga dos Campeões, onde teve um papel determinante. Não fosse as suas constantes lesões poderia ambicionar um top 3 Mundial.
8º - Casillas - Capitaneou a sua selecção até à conquista do Mundial, com excelentes exibições.
9º - Schweinsteiger- Um grande Mundial, uma presença na final da Liga dos Campeões, e um grande ano do alemão.
10º - Ronaldo - Uma época colectiva menos conseguida que o habitual. Não ganhou qualquer título, e apesar dos vários golos que marcou, isso acaba por ser decisivo.

Top 3 treinadores:
1º - José Mourinho - Venceu tudo pelo Inter;
2º - Del Bosque - Campeão Mundial,
3º - Ancelotti - Uma época em cheio no seu ano de estreia no Chelsea.

PS - Com estes tops, não estamos a julgar a qualidade dos jogadores, pois nesse caso Messi e Ronaldo teriam de ficar nos 3 primeiros lugares, mas sim a sua prestação no ano de 2010. 

PS (2) - Por norma nestas nomeações o peso do nome dos jogadores acaba por ser um factor decisivo, e com alguma naturalidade Messi ficará no Top3 e Ronaldo no Top5. 

Quem conseguirá “destronar” Lionel Messi? Qual o vosso top 10 ao nível dos jogadores e o top 3 ao nível dos treinadores?

Etiquetas: , ,