Sporting volta a marcar passo

Sporting 1-1 Nacional (Carlos Saleiro 64´; Danielson 79´)

O Sporting somou o 3º jogo seguido sem vencer, empatou pela segunda vez seguida em casa, e está neste momento a 10 pontos do 1º lugar, quando estamos apenas à 6ª jornada.

A 1ª parte foi dominada territorialmente pelo Sporting, mas apesar de algumas oportunidades de parte a parte o jogo praticado nem sempre foi o melhor. Ao intervalo, Paulo Sérgio tirou Yannick e Liedson (que tiveram um desempenho nulo) e a equipa leonina melhorou substancialmente, criou oportunidades e o golo de Saleiro apenas justificou o caudal ofensivo dos leões. Contudo, depois do golo o Sporting adormeceu e entregou o jogo ao Nacional, que na 1ª vez que foi à baliza contrária num lance de bola parada com culpas para Nuno Coelho empatou a partida por intermédio de Danielson. Até final, o Sporting nunca mais conseguiu entrar no jogo e os insulares geriram o tempo. Em suma, um empate injusto considerando o maior domínio do Sporting, mas com os leões a pagarem mais uma vez a factura de alguns erros individuais e colectivos, que foram aproveitados pelo Nacional praticamente na única vez que foi à baliza contrária no 2º período.

Destaques 

Sporting -  Desde a entrada de Bettencourt para a presidência da direcção, que o clube leonino parece não conseguir ultrapassar a inércia do fraquinho. No inicio da semana fizemos um post alusivo às aspirações dos leões, e apesar de este jogo mais uma vez ter dado razão ao Visão de Mercado, a verdade é que os adeptos leoninos parecem idealizar uma realidade diferente e preferiram criticar duramente o dito post. Como tal, falar que Benfica, Porto e até Braga apresentam melhor qualidade de jogo e tem de longe melhores intervenientes, falar que Liedson é um jogador zero, falar que a defesa é bastante fraca principalmente nos lances de bola parada, falar que Evaldo não dá profundidade ofensiva, falar que este Sporting com a gestão de Bettencourt  (com apostas ridículas no mercado e renovações com trintões já esgotados para o futebol) está a caminhar para a Belenização, falar que a própria herança de Bento que preferiu Djaló e o suplente do Guimarães Pereirinha a Varela entre outros maus negócios indirectamente ainda está a prejudicar o clube de Alvalade, é alvo de revolta e insultos ao blog como se estivéssemos a mencionar alguma mentira, assim sendo, vamos optar por não referir estes aspectos.

Vukcevic - De longe o melhor em campo, o que mais criou, o que mais lutou e aquele que mais participou no jogo ofensivo dos leões.

Nuno Coelho - Voltou a cometer erros defensivos algo infantis, que culminaram com o golo do Nacional. Tendo em conta que em Janeiro faz 25 anos, nesta fase e a este nível já não se admite erros como os que o central tem efectuado nas últimas partidas.

Liedson - Com ele em campo, o Sporting parecia estar a jogar contra 12, pois o seu papel foi nulo. Muitas perdas de bola, recepções falhadas, um autêntico 3º central do Nacional. Tendo em conta que é de longe o jogador que mais aufere no plantel leonino, não se percebe a sua atitude em campo, onde além do rendimento zero parece mais preocupado em discutir com os seus companheiros.

Matias Fernandez - Perdeu a titularidade por demérito próprio pois as suas exibições tem sido muito fracas. E hoje nos 10m que esteve em campo, numa boa jogada individual que poderia ter resultado num remate ou assistência, acabou por preferir simular um penalti.

Zapater e Salomão - O espanhol na 1ª parte e o jovem esquerdino até ao golo do Sporting foram duas das boas exibições dos leões. O médio a demonstrar uma boa qualidade de passe e mais alguma agressividade do que o habitual no meio campo dos leões, enquanto que o extremo conseguiu provocar alguns desequilíbrios tendo mesmo uma boa oportunidade para finalizar.

Orlando Sá - Principalmente na 1ª parte, enquanto teve frescura física foi a melhor unidade do Nacional, fazendo várias vezes gato sapato da dupla Carriço-Nuno Coelho, e criando algumas situações de perigo.

PS -  No final do jogo os adeptos leoninos presenciaram a equipa e Paulo Sérgio com lenços brancos e muitos assobios, algo que à 6ª jornada não deixa de ser significativo.

Etiquetas: , ,