Sp. Braga volta a perder na Liga dos Campeões!

Sp. Braga 0-3 Shakhtar Donetsk (Luiz Adriano 56´e 72´e Douglas Costa 90´g.p.)

Dois golos do brasileiro Luiz Adriano (mais um de Douglas) resolveram a partida no Minho, onde o Sp. Braga pode-se queixar dos falhanços quer no ataque, quer na defesa. Luiz Adriano foi fortemente sugerido pelo Visão de Mercado neste defeso para reforçar um dos grandes nacionais (ver aqui), pois encontrava-se na lista de dispensas dos ucranianos (ver aqui) devido ao excesso de avançados, e hoje acabou por ser decisivo. Sem dúvida nenhuma um avançado com um potencial tremendo e com as caracterísiticas ideias para o futebol português, pois apesar de não ser um pinheiro, consegue aliar uma grande força física a uma velocidade e poder de finalização assinalável.

Com uma primeira parte no geral, controlada, o Braga teve bastantes oportunidades para inaugurar o marcador. Pode queixar-se de si próprio, de falta de sorte, ou até os mais fanáticos, de algumas opções da equipa de arbitragem. A verdade é que na mais competitiva prova europeia, não marcar quando se tem oportunidades pode sair caro. Erros defensivos podem ser fatais. E à equipa portuguesa hoje, a factura saiu bem cara. Quando na segunda parte Domingos mexe no meio campo, sofre golo. Mexe novamente e sofre o segundo. Acabou por se perder a segurança e capacidade de batalha no meio campo, e aí surgiu alguma fragilidade defensiva - condicionada desde os 30 minutos por lesão de Rodríguez. O guarda redes Felipe também esteve incluido nesta fragilidade. Já não havia muito a fazer, embora as oportunidades continuassem a aparecer na baliza de Pyatov (grande exibição do guarda redes do Shakhtar). Até ao fim mais um golo, de pénalti, a tornar o resultado demasiado pesado para aquilo que se viu no Axa. O futebol é assim. A frieza e experiência dos ucranianos, vencedores da Liga Europa em 2009, ditou o resultado frente a um Braga que deu boas indicações, mas demasiado perdulário, demasiado inseguro em momentos chave, e que agora vê a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões limitada à luta com o Partizan pelo 3º lugar, que dá acesso à Liga Europa, e leva já 9 golos sofridos sem nunca ter marcado.

Destaques

Leandro Salino - de longe o melhor elemento na primeira parte, muitos adeptos que seguiram o jogo certamente viram com espanto a sua saida aos 55 minutos. Esta saída condicionou a capacidade de pressão do Braga na zona de construção de jogo ucraniana, e tendo em conta que na resposta Mircea Lucescu lançou Jadson, elemento importante do Shakthar nesta mesma zona do terreno, percebemos a diferença no decorrer de jogo entre a primeira parte e a segunda. Resumindo, mais um grande jogo do pequeno centro-campista.

Matheus e Alan - criaram bastantes dificuldades à defensiva do Shakthar, e se não fosse um soberbo Pyatov, e algum, ou até muito azar, teriam facturado neste jogo.

Luis Aguiar - estava a realizar uma óptima partida, até que teve a tarefa inglória de fazer de patrão defensivo do meio campo bracarense. As saídas de Salino e Vandinho condicionaram o seu jogo, e desde este momento, Luis Aguiar desapareceu.

Sílvio - mais um bom jogo do lateral ex-Rio Ave, desta vez na lateral esquerda. Pela sua juventude e inexperiência nestes grandes jogos, podia-se pensar que iria vacilar. No entanto revelou, mais uma vez, ser dos jogadores mais serenos e constantes desta equipa, quer jogue num ou noutro lado.

Moisés - teve uma grande oportunidade para marcar aos 2 minutos, quando Rat cortou na linha. Acabou o jogo de maneira infeliz, com culpa em pelo menos um dos golos, a par com Paulão.

Felipe - muito mal no primeiro golo. Muita da consistência defensiva do Braga da época passada estava na segurança de Eduardo, e Felipe não tem estado à altura.

Luiz Adriano e Douglas Costa - os homens do jogo. Luiz Adriano é velocíssimo, criou várias dificuldades a Moisés, e revelou-se fatal nas duas oportunidades que teve para marcar, após duas assistências de Douglas Costa, outro brasileiro bastante perigoso.

Pyatov - grande exibição deste guarda redes, evitou por várias vezes o golo bracarense.

Etiquetas: , ,