Sem Liedson é mais fácil (Sporting goleia e convence)

Sporting 5-0 Levski Sófia (D. Carriço 30´, Maniche 43´, D. Salomão 53´, H. Postiga 61´e M. Fernandez 79´)

Sem Liedson, o Sporting regressou às grandes noites europeias com uma goleada à moda antiga. Num jogo com 5 golos marcados, algo que os leões não conseguiam na Europa desde 2001 foi evidente que a jogar num 4-3-3 a equipa leonina consegue potenciar melhor as suas principais unidades, principalmente Postiga, Matias e Vukcevic, e mesmo perante um adversário modesto mas que não pareceu inferior a equipas como Nacional, P.Ferreira e Olhanense (clubes que o Sporting perdeu pontos esta época) a verdade é que a vitória de esta noite demonstrou uma equipa renovada, com um futebol atractivo e que sem Liedson é claramente mais forte.

No que diz respeito ao jogo, apesar de aos 30 segundos uma perda de bola infantil de Polga ter proporcionado ao Levski uma excelente oportunidade, acabou por ser um encontro de sentido único, com o Sporting a demonstrar um bom futebol e com uma goleada que até podia ter outros números.

Destaques

Postiga - A melhor unidade em campo, marcou um grande golo, assistiu os companheiros, e apesar de ser um avançado que nos últimos anos parece estar divorciado das balizas, a verdade é que a presença dele permite ao Sporting ter mais e melhor bola na zona ofensiva. Pois Postiga tem a capacidade de criar espaços, de segurar a bola, de esperar pelos apoios, consegue jogar em 4-3-3, e acaba por ser o único avançado leonino com estas características. 

João Pereira/Vukcevic - Fizeram uma grande dupla no lado direito do Sporting. O lateral não teve problemas na defesa e esteve acutilante nas acções ofensivas, enquanto que o montenegrino demonstra que está num bom momento, a provocar bastantes desequilíbrios e com interferência directa em alguns dos golos dos leões. 

Evaldo/Salomão - Não conseguiram estar ao nível do lado direito dos leões, o lateral claramente não apresenta a mesma qualidade nas movimentações ofensivas que J.Pereira tendo muitas dificuldades no 1 contra 1 e nos cruzamentos, enquanto que o extremo apesar do golo e de bons 20m na 2ª parte, andou um pouco aliado do jogo, especialmente na 1ª parte. 

Maniche/Matias - Com Zapater a jogar a pivot à frente da defesa e atrás dos dois médios, a verdade é que isso deu liberdade e permitiu a que Maniche e Matias explanassem melhor o seu futebol. Um trio que dominou o meio campo e que tornou as movimentações dos leões mais imprevisíveis, o que acabou por originar que Maniche e Matias tenham marcado golos em plena pequena área. 

Paulo Sérgio - O Visão de Mercado apesar das criticas que tem efectuado à política de contratações de Bettencourt e ao birrento Liedson até ao momento teve o cuidado de não colocar em causa o valor do treinador leonino. O jogo de hoje provou claramente que este Sporting sem a presença de Liedson e com uma táctica entre o 4-3-3 ou o 4-2-3-1 poderá ser claramente melhor, pois o levezinho além de ter perdido o faro pelos golos, tem uma presença ofensiva quase nula, pois não cria espaços, tem dificuldade no domínio da bola e é limitado tacticamente (não sabendo jogar no 4-3-3 ou no 4-2-3-1), por outro lado com a presença de Zapater a trinco o meio campo ganha outra agressividade e capacidade na recuperação da posse bola, e isso dá claramente outra liberdade a Maniche e principalmente Matias (que como dissemos é um dos jogadores tecnicamente mais evoluídos a jogar em Portugal) mas num 4-4-2 sem ser contra a Fiorentina nunca realizou uma exibição condizente com o seu valor. Agora a pergunta que se impõe é se Paulo Sérgio hoje jogou com o plano B e contra o Beira-Mar irá voltar ao seu plano A, ou seja um 4-4-2, com jogadores como André Santos, Djaló e Valdés, ou se pela primeira vez irá dar continuidade e afirmar um modelo de jogo neste Sporting tendo como base a táctica e equipa que jogou esta noite. Terá Paulo Sérgio a coragem de deixar o levezinho no banco ou bancada?

Etiquetas: ,