Ranking de clubes da UEFA

Com uma jornada disputada na Fase de Grupos das duas principais competições de clubes da UEFA, está na altura de fazer um balanço às contas do Ranking de Clubes da UEFA.

Neste momento Portugal está na 6ª posição (ver aqui), a melhor que poderemos aspirar nestes próximos anos (é impossível competir frente a Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França). O objectivo será guardar essa posição até final da temporada, como forma de garantir 3 equipas na Liga dos Campeões (duas directas) e 3 equipas na Liga Europa, para a temporada 2012-13.
Os principais adversários estão identificados: Rússia e Ucrânia! Tal como Portugal ainda têm 4 equipas cada em prova, no entanto, os dois países de Leste começaram com 6, contra apenas 5 de Portugal. Isto significa que cada ponto que Portugal ganhar em prova, valerá 0.200 para o Ranking, enquanto que para os nossos adversários directos valerá apenas 0.166.

Portugal, no conjunto das últimas 4 temporadas, mais esta em vigor, amealhou 37.996 pontos, tendo uma pequena vantagem sobre a Rússia (37.374) e Ucrânia (37.050). As equipas nacionais recuperaram terreno nesta temporada com os 5.200 pontos conquistados, contra apenas 3.583 da Rússia e 3.250 da Ucrânia, no entanto, o futuro será uma incógnita.

Os russos contam com o Spartak Moscovo e Rubin Kazan na Liga dos Campeões e CSKA Moscovo e Zenit na Liga Europa. Trata-se de uma grande ameaça, pois ambas as equipas da Liga Europa poderão chegar longe, enquanto que Spartak e Rubin poderão aceder para essa mesma competição.
Os ucranianos têm o Shakhtar Donetsk na Liga dos Campeões e o Dínamo Kiev, Metalist e Karpaty na Liga Europa. A ameaça parece ser menor por parte dos ucranianos, apesar de todas as equipas estarem na luta pela passagem à 2ª fase (no entanto, Karpaty e Metalist têm tarefas complicadas).
Quanto a Portugal, FC Porto e Sporting poderão chegar longe na Liga Europa e, para defender a posição nacional, fazer melhor ou igual que Zenit e CSKA já nesta fase de grupos. O Benfica poderá ganhar alguns pontos na Liga dos Campeões com a possível passagem aos Oitavos-de-Final (pelo menos), enquanto que o Sp. Braga entrará mesmo em confronto com um adversário directo (Shakhtar), o que será positivo, se os minhotos ganharem esse confronto.

Até Maio ainda muitas coisas vão acontecer e esperemos que o 6º lugar se torne uma realidade.

Etiquetas: ,