Portugal paga a factura de 15 anos de incompetência...

AS NOVAS MEDIDAS DE AUSTERIDADE ANUNCIADAS PELO GOVERNO

- Redução de 5% na massa salarial da Função Pública, nos salários acima de 1500 euros.
- Redução da despesa com ajudas de custo e horas extraordinárias.
- Congelamento das progressões e das promoções na Função Pública.
- Congelamento das pensões durante o ano de 2011.
- Eliminação da possibilidade da acumulação de vencimentos públicos com pensões.
- Eliminação do aumento extraordinário do abono de família e a eliminação desta prestação para os escalões mais elevados.
- Redução em 20% das despesas com o Rendimento Social de Inserção.
- Redução das transferências do Estado para outros subsectores da Administração Pública, incluindo autarquias, regiões autónomas e fundos e serviços autónomos.
- Redução da despesa com indemnizações compensatórias e subsídios às empresas públicas.
-  Racionalização do sector empresarial do Estado, reduzindo o número de entidades e cargos dirigentes.
- Redução em 20% das despesas com a frota automóvel do Estado, em complemento de outras medidas de combate ao despesismo e redução da despesa corrente.
- Redução da despesa fiscal através da fixação de um tecto global progressivo para as deduções e benefícios fiscais, “de modo a reforçar a equidade na distribuição da despesa fiscal”.
- Aumento do IVA de 21% para 23%.
- Revisão e racionalização das tabelas do IVA.
- Actualização do sistema de taxas, multas e penalidades.
- Criação de um novo imposto sobre o sector financeiro.

Recordo que ainda no último mês de Maio entre outros aumentos de impostos o governo Sócrates aumentou o IVA de 20 para 21%, e agora passado apenas 4 meses apresentou novas subidas de impostos entre as quais a subida do IVA de 21 para 23%. Se continuarmos neste ritmo de medidas de austeridade de 4 em 4 meses, para onde caminhamos? Que culpa tem os portugueses de 15 anos de má governação, de termos um governo de incompetentes e corruptos, do esbanjamento de dinheiro público em empresas como as Águas de Portugal, EDP, etc, onde os respectivos administradores ganham chorudos ordenados e recebem brutas indemnizações quando são demitidos. Mas quando um País está governado por uma pessoa que tirou a sua licenciatura a um Domingo feriado em Agosto numa Universidade privada que por coincidência já fechou, penso que explica muita coisa. Para quem não teve a oportunidade de assistir, peço que vejam este vídeo, demonstrativo da bela imagem que o nosso primeiro-ministro deu na semana passada numa das mais conceituadas Universidades dos EUA. Ainda para os mais optimistas peço que percam uns dois minutos e leiam o trajecto deste individuo (aqui) e se sentem seguros quando os nossos destinos e o futuro económico e social de Portugal estão nas mãos de alguém com este passado.

Admito que a faixa etária dos leitores que seguem o blog seja relativamente jovem porventura entre os 15 e os 25 anos, contudo, especialmente para vocês mais jovens acreditem que o vosso futuro  com todas estas medidas que provocam  falências desesperadas e desesperantes, aumento da mendicidade, do endividamento, etc,  infelizmente não será risonho.

Etiquetas: