Liga dos Campeões: entre a realidade e a comédia!

Dez coisas que podemos esperar ver na Liga dos Campeões 2010-11. Um artigo bem conseguido pelo site Goal.com (em inglês), numa mistura entre a comédia e a realidade. Aqui ficam as 10 previsões de Carlo Garganese:

10 – A Serie A ultrapassa a performance da Bundesliga, com as suas 3 equipas a chegarem às Meias Finais, enquanto que o Bayern será a única equipa alemã a ultrapassar a fase de grupos. Apesar disso, a Alemanha ficará com o 3º lugar no ranking de clubes (4 equipas na Liga dos Campeões), com o Bayer Leverkusen e o Borussia Dortmund a disputarem a final da Liga Europa.

9 – O jogo entre o Sp. Braga e o Shakhtar Donetsk bate o recorde para o maior número de brasileiros num jogo da Liga dos Campeões. Os minhotos têm mais brasileiros no plantel do que o Arsenal, Chelsea, Manchester United e Tottenham têm ingleses (mesmo somando os quatro clubes)!

8 – “A Liga dos Campeões está no nosso ADN”. O vice-presidente do AC Milan, Adriano Galliani repete sempre (dezenas de vezes) esta permissa antes e depois de um jogo europeu. Quando o AC Milan é eliminado da Liga dos Campeões, o presidente Silvio Berlusconi culpa os árbitros: “Mesmo na Europa, eles são todos comunistas!”

7 – Cesc Fabregas tenta roubar as camisolas dos jogadores do Barcelona antes do encontro frente ao seu clube do coração, com Arsene Wenger a referir que “é algo que os miúdos fazem hoje em dia”. O Barcelona elimina o Arsenal com 8-2 no agregado das duas mãos, com Wenger a afirmar que o potencial da sua equipa é enorme.

6 – Irão haver 3 jogos entre equipas inglesas e italianas nos Oitavos-de-Final pela milésima vez de seguida. “É só uma coincidência, nada de preocupante”, refere Michel Platini desde o hospital, depois de sofrer queimaduras graves nas mãos durante o sorteio.

5 – Peter Staunton (jornalista-analista do Goal) refere que Demichelis é um jogador de classe mundial, apesar do argentino ter marcado 4 auto-golos e providenciado mais assistências (todas para o adversário) que nenhum outro jogador na Liga dos Campeões.

4 – O Tottenham bate o Twente, com um golo de Peter Crouch de cabeça, após um pontapé de canto e Harry Redknapp utiliza isso como prova que os treinadores ingleses são os melhores do mundo. Quando lhe perguntaram antes do inicio do jogo, o que é que ele pensa do campeão holandês, Redknapp refere: “ Nunca ouvi falar no Pato! Twenty? Eu prefiro o número 7”.

3 – O novo treinador do Real Madrid, José Mourinho declara que Casillas é o melhor guarda-redes do mundo, Ricardo Carvalho, é o melhor defesa do mundo, Mesut Ozil, é o melhor médio do mundo e Cristiano Ronaldo é o melhor avançado do mundo. O ano passado estes jogadores tinham sido Júlio César, Lúcio, Sneijder e Samuel Eto´o. Em 2006 tinham sido Petr Cech, John Terry, Lampard e Drogba. Em 2004 tinham sido Vitor Baía, Jorge Costa, Deco e McCarthy. Mesmo assim, o Real Madrid será eliminado nos Oitavos-de-Final.

2 – O detentor do troféu, Inter de Milão, completa o 1º de mais 45 anos sem ganhar a Liga dos Campeões. O próximo triunfo sera em 2055, 4 anos depois do Calciocaos XI, quando Juventus, AC Milan e AS Roma são relegados para a Série C pelo accionista e fã de longa data do Inter e juíz ocasional, Guido Rossi Jr.

1 – Rooney será o melhor marcador da temporada. O avançado do Manchester United terá uma noite particularmente profícua durante a visita a Amsterdão, nos Quartos-de-Final, marcando 10 vezes numa noite, apesar de nenhum desses golos tenha sido contra o Ajax. O jogo entre o United e o Rangers é conhecido como a Batalha da Grã Bretanha e tratado como um dos jogos mais interessantes da fase de grupos, mesmo que ninguém fora da Escócia conheça algum jogador dos Rangers. Apesar disso, os fãs do Rangers comemoram o 70º aniversário do Blitz (destruição de cidades inglesas pelos nazis), devastando o centro da cidade de Manchester.

Destaque obviamente para a referência ao Sp. Braga, neste caso pela negativa, pois nem os jornalistas europeus conseguem deixar passar em claro a invasão de brasileiros no plantel minhoto (ainda bem que não olharam para a maioria dos plantéis da Liga ZON-Sagres!). José Mourinho também é visado neste artigo, pelas razões enunciadas no ponto 3. Será que é desta que o Real ultrapassa os Oitavos-de-Final?

Etiquetas: