FIFA anuncia revolução nas transferências

A FIFA lançou um sistema online que pretende fazer um controlo apertado sobre todas as transferências internacionais e torná-las mais transparentes. O Transfer Matchin System (TMS) passa a funcionar em todo o mundo a partir desta sexta-feira, 1 de Outubro. 

O sistema, que foi usado em fase experimental em alguns países nos últimos dois anos, quer ser um instrumento essencial para detectar, por exemplo, casos de lavagem de dinheiro. O funcionamento é simples. Os dois clubes envolvidos numa transferência têm que submeter no TMS a mesma informação, caso contrário a transferência será bloqueada e a Federação não pode emitir o certificado internacional do jogador. Fazem-no através de um formulário com mais de 30 pontos, que incluem a informação sobre o jogador, sobre o clube, sobre os pagamentos (incluindos a verba envolvida, as prestações e detalhes bancários ou os pagamentos por formação devidos a terceiros. A esta informação têm de ser anexadas cópias dos documentos do jogador e do contrato, sempre por via electrónica. 

"É um momento histórico para o futebol. O TMS é um sistema online relativamente simples, mas terá um impacto tremendo nas transferências internacionais. Graças a ele, as autoridades do futebol têm mais detalhes sobre cada transferência. O mais importante é que aumenta a transparência das transacções e ajuda-nos em questões como a luta contra a lavagem de dinheiro e a protecção das transferências de menores", comentou Joseph Blatter, presidente da FIFA, durante a apresentação do programa.

O TMS, anuncia ainda o organismo, vai aplicar-se a todas as federações filiadas na FIFA e a 3633 clubes. 

Visão de Mercado - Caso a implementação deste novo sistema seja consoante diz o senhor Blatter, estamos perante um processo revolucionário que permitirá sem dúvida tornar o mercado de transferências mais eficaz, rápido e limpo. As dúvidas dos adeptos do futebol em relação a muitos negócios irão ser desfeitas e deixará de haver suspeitas no que diz respeito aos valores e ao modo que envolveram as ditas transferências. Recordo que este defeso existiram processos pouco claros e que deram aso a muitos comentários, como o facto de Roberto estar a ser negociado para o Málaga por 4 milhões e passado uns dias ter sido adquirido pelo Benfica por 8,5 milhões, como as tranches que envolveram os negócios Evaldo e João Pereira, e como a aquisição de Walter por parte do Porto, que antes de chegar ao clube azul e branco tinha sido comprado uma semana antes por um grupo de empresários por 3 milhões de euros e acabou por ser adquirido por 6 milhões apenas por 75% do passe.

Etiquetas: