Ryan Giggs, um jogador para a historia!


Nasceu na cidade de Cardiff, no País de Gales, a 29 de Novembro de 1973, mas cedo se mudou para Manchester. Entre 1985 e 1987 jogou nos escalões jovens do Manchester City, altura em que Alex Ferguson e o United o ofereceram um contrato no clube rival do City. A sua estreia da equipa principal do United aconteceu no dia 2 de Março de 1991, com apenas 17 anos, tendo sido comparado a George Best, antiga lenda do Manchester United. Na sua 2ª partida, marcou logo um golo, tendo começado a jogar com regularidade na temporada seguinte (1991-92). Desde aí até aos dias de hoje, completou 840 jogos oficiais pelo United, marcando 156 golos. Nos 21 anos que leva como profissional, o extremo gales, nunca contraiu uma lesão grave, tendo sempre realizado mais de 30 jogos por temporada, com excepção da época de estreia.

Dono de um pé esquerdo único no Mundo, Giggs, juntava a isso uma rapidez de movimentos e uma grande visão de jogo. O gales será talvez um dos últimos extremos a antiga, que procurava sempre a linha para lançar os seus temíveis cruzamentos. Com um drible estonteante, frequentemente "quebrava os rins" aos seus adversários, marcando inclusive bastantes golos. A marcação das bolas paradas também era uma das suas principais armas. Ryan Giggs é um caso de fidelidade e lealdade como poucos no Mundo, pois fez toda a sua carreira de profissional no Manchester United (talvez esta seja a ultima época) e venceu 31 títulos oficiais, estando a apenas 1 de igualar o ex-guarda-redes português, Vítor Baía. O galês soma 11 Premier Leagues (recorde), 4 Taças de Inglaterra, 3 Taças da Liga, 8 Supertaças, 2 Liga dos Campeões, 1 Supertaça Europeia, 1 Taça Intercontinental e 1 Campeonato do Mundo de Clubes.

Mas o que torna o jogador galês mais especial foi o facto de, com o recente golo marcado ao Newcastle, tornou-se no único jogador a marcar golos em todas as edições da Premier League (19 no total)! Para além disso, também detém o recorde do jogador que marcou golos em mais edições seguidas da Liga dos Campeões (11 no total, entre 1996 e 2007).
Ryan Giggs é o jogador da historia do Manchester United com mais jogos realizados pelo clube, sendo o 8º melhor marcador da historia do clube.
Para elevar a categoria de Ryan Giggs a estrela universal faltou apenas o reconhecimento numa grande competição internacional de selecções, no entanto, o facto de jogar pelo País de Gales impediu de concretizar esse sonho, pois os galeses apresentaram equipas modestas ao longo dos 16 anos em que Giggs representou a sua nação.

Neste link poderão ver um vídeo com os melhor momentos de Ryan Giggs.
Terá sido um dos jogadores mais subvalorizados pela critica internacional?

Etiquetas: