Ranking de clubes da UEFA

Terminadas que estão as pre-eliminatórias e playoffs da Liga dos Campeões e da Liga Europa está na altura de fazermos um primeiro balanço às prestações nacionais e ao respectivo ranking de Portugal na UEFA.

Benfica - Os encarnados ainda não realizaram qualquer jogo nas provas da UEFA, mas pela entrada na Liga dos Campeões, contribuíram com 4 pontos para o ranking (0,800);

Sp. Braga - Os minhotos foram até ao momento a equipa nacional que mais contribuiu para a prestação portuguesa em 2010-11, mercê das 3 vitorias conquistadas e dos 4 pontos de bónus pela entrada na Liga dos Campeões (1,400);

FC Porto - Os dragões não tiveram dificuldades em bater o KRC Genk, contribuindo com 2 pontos para o ranking (0,400);

Sporting - Pese embora o susto frente ao Brondby, os leões conquistaram 3 vitorias nos 4 jogos realizados, contribuindo com 3 pontos para o ranking (0,600);

Marítimo - Os insulares saíram da Liga Europa vergados pelo BATE Borisov, no entanto, venceram as restantes 4 partidas realizadas, contribuindo com 4 pontos para o ranking nacional (0,800).

Portugal - Nos 16 jogos europeus realizados pelas equipas nacionais, Portugal somou 12 vitorias e 4 derrotas, conquistando 12 pontos para o ranking, a que se juntam os 8 pontos de bónus pela presença do Benfica e do Sp. Braga na Liga dos Campeões. No total, Portugal soma 20 pontos, que divididos pelas 5 equipas, dá um total de 4,000 pontos. Até ao momento, Portugal lidera o ranking de clubes da UEFA em 2010-11, seguido por Israel e Bielorrussia.

Nota - Os pontos conquistados são divididos por 5 (nº de equipas de Portugal nas competições europeias 2010-11); nas pre-eliminatórias e playoffs cada vitória vale 1 ponto e cada empate vale 0,5 pontos.

No entanto, para o ranking de clubes da UEFA contam as ultimas 5 temporadas (2010-11, mais as 4 anteriores). Depois de terminar a temporada passada no 9º lugar, Portugal, este ano, já subiu para o 6º lugar, o que dará direito a 3 equipas na Liga dos Campeões e 3 equipas na Liga Europa para a temporada 2012-13. Os mais directos perseguidores são a Rússia e a Ucrânia, que também apresentam em competição apenas 4 equipas, mas Portugal tem uma grande vantagem, já que cada empate de uma equipa nacional vale 0,200 pontos (5 equipas), enquanto que para estes dois países de Leste vale apenas 0,167 pontos (6 equipas).

Aqui fica a classificação actual do ranking de clubes da UEFA (link)

PS - Para mais esclarecimentos sobre o ranking de clubes, basta perguntar.

Etiquetas: ,