Mundial de Basquetebol - Turquia 2010!

Começa esta tarde mais uma edição do Campeonato do Mundo de Basquetebol, que decorrerá na Turquia ate ao dia 12 de Setembro. Espanha (campeã em titulo) e EUA (campeão olímpico) são os grandes favoritos a conquista de um Mundial, que curiosamente perde em popularidade para a principal liga do Mundo, a NBA. Por estarem apenas concentrados na NBA, algumas das principais estrelas do Basquetebol irão falhar a presença no Mundial. LeBron James, Dwyane Wade, Kobe Bryant, Chris Bosh, Dwight Howard, Chris Paul e Carmelo Anthony são as principais ausências do lado norte-americano, enquanto que Pau Gasol e Jose Calderon(ESP), Dirk Nowitzki (ALE), Tony Parker (FRA), Mehmet Okur (TUR), Nene Hilario (BRA), Siskauskas e Jacikevicius (LIT), Andrei Kirilenko (RUS) e Manu Ginobili (ARG), desfalcam outras das selecções presentes na Turquia.



Grupo A: Angola, Argentina, Austrália, Alemanha, Jordânia e Servia;
Grupo B: Brasil, Croácia, Irão, Eslovénia, Tunísia e EUA;
Grupo C: China, Costa do Marfim, Grécia, Porto Rico, Rússia e Turquia;
Grupo D: Canada, França, Líbano, Lituânia, Nova Zelândia e Espanha.

Os 4 primeiros classificados dos grupos avançam para os Oitavos-de-Final e caso EUA e Espanha ganhem todas as suas partidas, irão encontrar-se nas Meias Finais, precisamente no dia 11 de Setembro.

Depois do inédito titulo conquistado no Japão em 2006, os espanhóis são, juntamente com os EUA, os principais candidatos ao titulo. Marc Gasol trará qualidade ao jogo interior da Espanha, sendo um excelente substituto do ausente Pau Gasol. JC Navarro, Rubio e Rudy Fernandez também serão os jogadores-chave dos nossos vizinhos. Quanto aos EUA, apresentam uma selecção bastante jovem (6 jogadores nascidos em 1988), equilibrada pela veterania de Lamar Odom e Chauncey Billups, mas pronta a derrotar qualquer adversário. Kevin Durant lidera os EUA na tentativa de recuperam o titulo que foge desde 1994, no entanto, falta alguma altura ao jogo norte-americano (muita velocidade e qualidade do lançamento, mas pouco jogo interior). Numa segunda vaga de candidatos podemos destacar a Argentina (com Scola e Carlos Delfino), Brasil (que continua a crescer no basquetebol e conta com Leandrinho, Varejao e Splitter), Grécia (sempre com um conjunto bastante homogéneo), Turquia (factor casa), Lituânia (uma presença habitual) e França (misto de juventude e experiência, com muita NBA).

Jogadores a observar: Joaquim Gomes (ANG), Luis Scola e Carlos Delfino (ARG), David Andersen (AUS), Teodosic (SRB), Tiago Splitter (BRA), Ante Tomic (CRO), Haddadi (IRA), Goran Dragic (SLO), Kevin Durant, Derrick Rose e Westbrook (EUA), Yi Jianlian (CHN), Spanoulis (GRE), JJ Barea (PUR), Hedo Turkoglu e Ilyasova (TUR), Joel Anthony (CAN), Boris Diaw e Nicolas Batum (FRA), Linas Kleiza (LIT) e Marc Gasol e JC Navarro (ESP).

Nota de destaque para a presença dos conceituados treinadores portugueses, Luis Magalhães e Mário Palma, seleccionadores de Angola e Jordania, respectivamente.

Etiquetas: