Brondby surpreende Sporting em Alvalade!


Sporting 0 - 2 Brondby (Kristiansen 43', Jallow 52')

O Sporting perdeu surpreendentemente com o Brondby, um adversário teoricamente acessível para os leões, e deixa assim a passagem à fase de grupos da Liga Europa algo complicada. Os leões começaram o jogo com uma alteração de relevo, Nuno André Coelho teve Carriço como parceiro na zona central defensiva, enquanto que Polga ficou no banco. À frente da defesa estiveram André Santos e Maniche, com o ataque a ficar entregue a Fernandez, Valdés, Postiga e Liedson. A equipa de Alvalade começou bem o jogo, controlando a bola e tentando rematar por várias vezes, enquanto o Brondby apostava nos contra ataques. Mas mais uma vez se verificou alguma falta de eficácia do ataque leonino, muita vontade, muitos ataques e remates, mas pouco perigo na área dinamarquesa, pouco esclarecimento nas trocas de bola, como já se verificou noutros jogos deste Sporting. E como quem não marca, sofre, foi o Brondby que se adiantou no marcador, aos 43', através de um contra ataque. Passividade da defesa sportinguista que Jan Kristiansen aproveitou, colocando o resultado em 1-0, com um remate de belo efeito fora da área. Refira-se que o golo foi marcado contra a corrente de jogo, pois o Sporting antes e após o golo teve também boas oportunidades de facturar. No intervalo ouviram-se alguns assobios em Alvalade. E quando o Sporting entra para a segunda parte tentando emendar o resultado, claramente desfavorável, eis que o Brondby marca novamente, num lance em que a defesa do Sporting mais uma vez mostrou-se demasiado passiva. Kristiansen remata para defesa apertada de Patrício, e Jallow marca facilmente, na recarga, sem oposição, aos 52'. Balde de água fria em Alvalade. Paulo Sérgio mexeu na equipa, Fernandez e Postiga deram lugar a Vukcevic e Djaló, e o jogo leonino melhorou, tornou-se mais imprevisível. Creio ter ficado um penalti por marcar numa boa jogada de Vukcevic e João Pereira, sendo o português derrubado na área. No lance seguinte, duas bolas ao poste, por Liedson e N.A. Coelho. A sorte não esteve presente para os leões. Até ao final mais do mesmo, vários remates do Sporting mas sem criar grande perigo, grande parte deles de meia distância, e os cruzamentos efectuados pelas alas, por Evaldo e sobretudo por João Pereira (de longe o melhor deste jogo) foram sempre interceptados pela defesa dos visitantes. Mais assobios no final da partida. Fica uma desvantagem de dois golos para inverter na Dinamarca.

Destaques

João Pereira - o lateral direito fez talvez a melhor exibição desde que chegou ao Sporting. Irrequieto, veloz, levou sempre que lhe foi possível o jogo leonino para a frente, combinando bem com os seus colegas, tabelando várias vezes e ganhando assim espaços para criar perigo. Foi o mais inconformado desta noite.

Postiga - o avançado está claramente melhor do que na última época, mas faltam mais golos. Esteve bem hoje, teve oportunidades de golo, mas não conseguiu facturar e acabou substituido por Djaló.

Liedson - sempre que o Levezinho não está em forma, ou não marca, o Sporting ressente-se. E o Luso-Brasileiro nem atingiu ainda o topo da sua forma, nem tem a sua pontaria afinada. Isto deixa-me a pensar se não estará na altura de o Sporting apostar na contratação de um avançado que seja indiscutível no 11 titular de um candidato ao título. Saleiro não mostra qualidades para este plantel, Postiga seria uma boa alternativa aos titulares, e Pongolle tarda em afirmar-se, creio que faltam soluções de área a este Sporting.

Kristiansen - o melhor do Brondby! Ameaçou aos 30 minutos, marcou a seguir e ainda esteve na origem do 2º golo. Excelente exibição do internacional dinamarquês.

Nota: Devo referir que não tive a oportunidade de seguir o jogo completo, o que faz com que este post talvez esteja um pouco vago de ideias, e possivelmente tenha algumas imprecisões. Desde já peço desculpa e compreensão aos leitores.

Etiquetas: ,