Polga e Liedson derrotam o Sporting nos penáltis

Sporting 1-1 (5-6 g.p.) Celtic (Postiga 82; Samaras 72´g.p.)

Um penalty infantil de Polga e um penalty desperdiçado por Liedson já na lotaria das grandes penalidades, depois do empate a uma bola no final dos 90m, deu a vitória ao Celtic, em terras do Tio Sam.

O Sporting apresentou um onze diferente para cada uma das partes, uma táctica diferente, e um futebol igualmente distinto em cada uma das metades. Na 1ª parte com o 4-2-3-1, o Sporting dominou a posse de bola por completo, falhou um golo de baliza aberta por Saleiro, mas não conseguiu criar grandes oportunidades. O Celtic por sua vez, dispôs de algumas oportunidades, mas apresentou muito pouco futebol. Na 2ª parte o Sporting com uma equipa nova e num 4-4-2, não apresentou a mesma qualidade ao nível da posse de bola, e o jogo foi mais repartido, novamente com o Celtic mais perigoso, especialmente por intermédio de Samaras, e foi mesmo num lance individual do grego que Polga acabou por cometer o penalty que deu a liderança no marcador aos escoceses. O Sporting espevitou com o golo sofrido e Paulo Sérgio fez entrar Postiga, que na 1ª vez que tocou na bola, empatou a partida. Até final a equipa leonina, quase sempre por intermédio de Postiga acabou por criar mais algumas situações de perigo. No final dos 90m, e na decisão por grandes penalidades, Liedson, depois dos seus 5 companheiros terem convertido de maneira fácil os seus respectivos penaltis, acabaria por atirar para as nuvens, e dar assim a vitória ao Celtic.

Destaques (1ª parte)

Torsiglieri - Uma exibição personalizada do central, o melhor na defesa leonina.
Pedro Mendes - O Sporting tem outra qualidade na posse de bola, com ele em campo.
Vukcevic - Com um novo visual, e claramente com uma postura diferente, para melhor. O facto de estar a jogar numa posição (lado direito do ataque) que beneficia mais o seu futebol, poderá explicar esta sua subida de rendimento.
Valdés - Claramente o grande reforço deste Sporting 2010-2011.

Fortuné - Uma dor de cabeça para Tonel e Abel, o elemento mais perigoso deste Celtic.
Samaras - Começou do lado esquerdo do ataque, e esteve pouco em jogo. Quando substitui Fortuné no centro do ataque, ganhou outro destaque e importância.

Destaques (2ª parte)

Postiga - Marcou o golo e mexeu com a partida, sendo em 10m um dos melhores jogadores leoninos no encontro.
Maniche - Parece atravessar um bom momento de forma, sempre bastante interventivo na partida.
Golas - Algumas intervenções de bom nível do jovem guardião leonino.

Samaras - O melhor elemento em campo, com uma 2ª parte onde foi um autêntico pesadelo para Polga, e sabendo aplicar da melhor maneira a sua velocidade e qualidade técnica.

Piores em campo


Polga/Grimi/Djaló - Três exibições muito fracas, o 1º com culpas no golo do Celtic, o segundo a demonstrar a já habitual falta de qualidade, e o 3º muito trapalhão e inconsequente.

Sporting - Uma equipa claramente melhor no 4-2-3-1, com Mendes, Veloso, Valdés e Vukcevic, que demonstra já uma boa capacidade física, e algumas movimentações interessantes. A entrada de Liedson e a consequente mudança que obriga para o 4-4-2, parte mais a equipa leonina, deixando-a mais desprotegida em termos defensivos e sem a mesma qualidade em termos de posse de bola.

Celtic - Fortuné e Samaras são dois elementos que o Braga terá de ter um especial cuidado, usam e abusam da sua capacidade física e são avançados complicados de marcar.

Visão de Mercado - O Sporting demonstra ser ainda uma equipa frágil em termos defensivos, João Pereira apresenta sempre limitações nesse capitulo, e os centrais Polga e Tonel cometem demasiadas  falhas. É igualmente possível constatar que a entrada de Liedson no 11 limita o conjunto leonino tacticamente. E por último é notório que jogadores como Abel, Polga, Grimi, Saleiro, não são uma segunda linha capaz para um candidato ao título.

Etiquetas: ,