O que separa os "Grandes"?

Vários comentadores de TV ou através das suas crónicas nos jornais na análise que fazem do que pode ser a próxima temporada, de maneira quase unânime colocam o Benfica como o principal candidato ao título, seguido de perto do Porto, colocando em outro patamar o Sporting e Braga. O próprio José Mourinho fez o mesmo, bem recentemente numa entrevista que deu a algumas televisões nacionais.

E eu de facto concordo com esta ideia, contudo não partilho da maneira e dos critérios que os ditos comentadores usam para vincar as suas teorias, pois dizer que o Benfica é o principal candidato porque é o único que apresenta a mesma estrutura técnica, isso nem sequer me parece coerente, pois a época transacta quer o Porto quer o Sporting deram continuidade à estrutura técnica de então, e ambos tiveram os piores resultados dos últimos anos, o próprio Braga mudou de treinador e realizou o melhor campeonato da sua história. 

Como tal, e na minha opinião o que realmente difere os candidatos, é o dinheiro investido e os seus orçamentos. A verdade é que nem sempre quem mais investe, consegue devido a isso alcançar títulos e marcos importantes, um bom exemplo disso é o Man City, e a própria campanha do Braga do ano passado que com um orçamento inferior conseguiu bater Porto e Sporting, mas a verdade é que é um factor que acaba por pesar. E neste aspecto até ao momento, o Benfica já investiu 23,4 milhões de euros, o Porto perto de 19 milhões de euros (não contabilizando os negócios quase fechados de Walter e Kléber), o Sporting cerca de 9,2 milhões de euros, e o Braga realizou um encaixe em vendas de 7,5 milhões, mas à excepção de Sílvio que não se conhece os valores do negócio, todas as outras 16 aquisições foram a custo zero.

Considerando que o Benfica até ao momento apenas perdeu Di Maria e contratou 4 jogadores, o Porto ainda não perdeu nenhum jogador e já fez um forte investimento, que o Sporting investiu metade do Porto e quase um terço do Benfica, e que por último o Braga quase não investiu, na minha opinião são estes os verdadeiros factores que separam os candidatos e distinguem os favoritos na luta pelo título. Contudo, e caso o Benfica venha a vender Ramires e o Porto perca Bruno Alves, acredito que esse fosso que neste momento é claro entre os candidatos poderá se fechar e aproximar em muito o Braga e o Sporting na luta pelo campeonato.

Os números fazem mesmo a diferença? Ou a qualidade do trabalho, como o Porto de Mourinho que com um orçamento muito inferior conseguiu vencer a Liga dos Campeões, é mais importante? Quem é de facto o principal candidato e porquê?

Etiquetas: , , , ,