Liga Orangina - Um primeiro olhar!

O blog Visão de Mercado decidiu abordar pela 1ª vez a nova Liga Orangina (antiga Vitalis), o campeonato de nível inferior à Liga ZON-Sagres, mas com um equilíbrio superior entre as forças. Belenenses e Leixões, dois históricos de Portugal estão de regresso a este escalão e com naturalidade, assumem que o único objectivo será a subida de divisão. Os azuis do Restelo sairam de um período de eleições, com o despedimento de Baltemar Brito à mistura e, o novo presidente, decidiu apostar na juventude de Rui Gregório, que chega a treinador de um clube profissional em Portugal pela 1ª vez. O clube perdeu alguns jogadores importantes (Lima, C. Costa, Yontcha, Zé Pedro ou Marcos António), no entanto, manteve a base jovem do plantel que poderá dar os seus frutos já este ano. O Leixões apostou forte no treinador, ao contratar Augusto Inácio. O experiente treinador tem como único objectivo a subida de divisão, tendo os leixonenses feito bastantes alterações no plantel (mais de 10 saídas e entradas). 

Depois dos dois ex-primodivisionários, seguem-se algumas equipas bem posicionadas para a disputa pela promoção. O Desportivo das Aves apostou forte na composição do plantel, nomeadamente com as chegadas de Toze Marreco, João Pedro, Vasco Matos, Marco Airosa, Marco Cláudio e Rabiola e será também uma equipa a ter em conta. Santa Clara também sofreu grandes transformações no plantel, apostando na juventude de alguns jogadores que chegaram por empréstimo (Baldé, Tengarrinha, Monteiro). O Feirense perdeu alguns elementos importantes, mas manteve a base do plantel da temporada passada e poderá fazer um campeonato interessante. A Oliveirense apresentou um conjunto interessante de reforços, como Clemente, Rui Lima, Ricardo Sousa e Bruno Vale, para compensar as perdas de João Pedro, Cícero e Marco.

Gil Vicente, Penafiel e Trofense também poderão entrar na corrida pela subida de divisão, enquanto que Freamunde, Sp. Covilhã, Estoril, Fátima, Varzim, Moreirense e Arouca (estreia em campeonatos profissionais), salvo alguma surpresa, irão tentar escapar aos lugares do fundo da tabela.

Quais são os principais candidatos à subida de divisão? Quem parte atrás na luta pela promoção? Quais os favoritos à despromoção?

Etiquetas: