Europeu sub-19: Portugal perde frente à Espanha, mas pode continuar a sonhar

Espanha 2-1 Portugal (Pacheco 13´ e 87´; Ruben Pinto 78´)

Portugal perdeu perante uma Espanha algo superior mas continua na corrida pelas meias-finais e pelo acesso ao Mundial sub-20. No 1º tempo, praticamente só deu Espanha com Thiago Alcántara a comandar as operações no meio campo, e Pacheco sempre bastante perigoso, a "Roja"  cedo chegou ao golo e dominou por completo esse período. Por seu turno, Portugal apenas por situações de bola parada conseguiu chegar à baliza contrária, sempre sem grande perigo. No entanto, na segunda metade tudo mudou, a equipa nacional assumiu o jogo, e aos 5m já tinha desperdiçado dois golos feitos, e quando parecia que esse fulgor tinha desaparecido surge um momento de inspiração de Ruben Pinto que dá o empate a Portugal. Contudo e quando parecia que as equipas já pouco podiam acrescentar ao jogo, em mais um rasgo de Pacheco, mesmo perto do final, a Espanha acabaria por chegar ao 2-1 e consequente vitória. No final, o resultado acaba por ser justo, tendo em conta a maior superioridade evidenciada pelo conjunto do país vizinho, principalmente no 1º tempo.

Destaques

Os melhores:

Nuno Reis/Roderick Miranda - Formam uma dupla de centrais de grande qualidade, na minha opinião claramente a melhor das últimas gerações. Hoje anularam na perfeição Rodrigo, e foram claramente os melhores do nosso sector mais recuado, e mesmo na partida. Agora seria importante que tivessem a nível sénior uma continuidade de jogos em equipas de 1ª divisão.

Sérgio Oliveira - O melhor elemento português no 1º tempo, onde conseguiu aplicar a sua técnica e "cavar" algumas faltas, dando igualmente algum transporte de bola ao jogo nacional. É um nº 10 diferente do habitual que na 2ª metade recuou para 8, mas claramente um jogador com grande futuro, hoje inclusive bem melhor que Canales.

Nélson Oliveira - Foram dele as melhores jogadas de Portugal, mesmo jogando muito sozinho na frente, a sua capacidade para segurar a bola e esperar pelos apoios é notável, talvez  a jogar com Baldé num 4-4-2 poderia ter mais espaço e ser ainda mais perigoso.

Os outros:

Tiago Maia/Alex - O guardião nacional teve bastante culpas nos dois golos, e claramente dá pouca confiança à defesa. O extremo esteve sempre inconsequente.

Cedric/Mário Rui - Dois laterais esforçados, mas bastante banais, e hoje foram constantemente superados por Pacheco e Keko, com os resultados que o marcador traduz.

Danilo/Saná - Muitos passes errados a que juntaram bastantes falhas de concentração. Duas exibições medianas.

Mais destaques:

Agostinho Cá - O único jogador desta selecção que nunca tinha tido a oportunidade de ver jogar, é ainda juvenil, e claramente apesar do seu fraco desempenho, surpreendeu-me o seu toque de bola e a sua postura. Ao contrário do que alguns leitores referiram, não se trata de um médio defensivo, mas mais um segundo médio ou médio interior. Destaca-se pela sua elevada técnica, capacidade em ter bola, denotando saber fazer uso da sua força física, apesar da sua baixa estatura. Um jogador a seguir.

Ruben Pinto - Falhou um golo fácil, mas redimiu-se ao marcar o golo do empate. Mexeu claramente com o jogo, apesar de ser um jogador na minha óptica razoável, mas muito ao nível de Alex.

Portugal - Em suma, a equipa nacional tem claramente 4 jogadores de grande nível, e depois existe um fosso para os restantes. Hoje evidenciou, aliás como acontece há 15 anos nas selecções lusas, bastante erros ao nível do passe, perdendo facilmente a posse de bola, com muitos passes errados, alguma falta de maturidade, o facto de à excepção de Nelson Oliveira, nenhum jogador jogar ao nível sénior, acaba por pesar. Contudo, acredito que com alguma facilidade chegaremos pelo menos às meias-finais e ao Mundial sub-20.

Espanha - Uma equipa ao contrário da selecção nacional, que já tem vários jogadores a jogar na 1ª divisão, que demonstra o habitual acerto no passe que já é uma característica que faz parte da genética do conjunto espanhol, e hoje com um grande Thiago Alcantara (não me surpreenderia que na próxima época fizesse parte da rotatividade habitual do Barcelona) no meio campo, e um endiabrado Pacheco na frente foram um adversário algo superior. Juntamente com a França, as duas melhores selecções que vi neste Europeu até ao momento.

Rodrigo - O alvo do Benfica, hoje foi completamente anulado pela dupla de centrais lusa, e na minha óptica a jogar na posição de avançado é claramente inferior a Nélson Oliveira que também pertence ao clube encarnado.

Etiquetas: