Campeonato da Europa de Atletismo 2010!

Realizou-se hoje a cerimónia de abertura do 20º Campeonato da Europa de Atletismo, que se disputa em Barcelona, no Estádio Olímpico de Montjuic. Este evento realiza-se de 4 em 4 anos (nos anos pares), intercalado com os Jogos Olímpicos e Portugal mais uma vez participa com grandes esperanças de sucesso. Durante 6 dias os melhores atletas da Europa irão dar o máximo para chegar mais alto, mais rápido e mais forte, tal como diz o mote dos Jogos Olímpicos.
Portugal está muito bem representado, com 42 atletas (recorde de sempre para o conjunto nacional) e surge com hipóteses para melhorar a performance de há 4 anos atrás em Gotemburgo (2 de Ouro, 1 de Prata e 1 de Bronze). Naide Gomes (salto em comprimento), Jéssica Augusto (5000/10000 metros), Marisa Barros (maratona), Sara Moreira (5000/10000 metros) e Vera Santos (20 km marcha) têm deixado boas indicações nos últimos anos e possuem marcas que as podem levar ao pódio (caso mantenham o nível). Francis Obikwelu (100 metros), Rui Pedro Silva (10000 metros), Marco Fortes (peso), João Vieira (20 km marcha), Inês Henriques e Ana Cabecinha (20 km marcha), José Moreira (maratona) e a selecção de 4x100 metros têm excelentes hipóteses de terminar nos lugares de finalistas (8 primeiros).
Para a história, em 19 edições já realizadas, Portugal conquistou 20 medalhas (10 de Ouro, 6 de Prata e 4 de Bronze) e está na 17ª posição entre as potências europeias. Rosa Mota (3 vezes), Francis Obikwelu (3 vezes), Manuela Machado (2 vezes), Fernanda Ribeiro e António Pinto foram os responsáveis pelos portugueses ouvirem o hino nacional por 10 vezes. Esperemos que este ano haja mais motivos para celebrar!

Etiquetas: