Um Mundial ao contrário!


Quando Joseph Blatter afirmou que queria um Mundial em África, o futebol mundial estava à beira de fazer história, pois nem tão cedo se pensaria que um país africano tivesse capacidade para organizar tal evento. Depois de escolhida a África do Sul como sede do Mundial 2010, selecções europeias e sul-americanas debatiam-se contra o destino, pois apenas o Brasil conseguiu vencer o troféu mundial fora do seu continente (Suécia 1958 e Coreia/Japão 2002).

Terminada que está a fase de grupos é tempo de fazer um balanço sobre as Confederações. Tal como aconteceu na Coreia e no Japão, o Mundial fora da Europa ou América está a ser bastante atípico. A UEFA foi a principal derrotada nesta 1ª fase, pois apenas 6 selecções conseguiram o apuramento e ironia do destino, essas selecções vão entrar em confronto logo nos Oitavos-de-Final, num mini Europeu. Desde que a FIFA introduziu os Oitavos-de-Final em 1986, apenas em 2002 (9 selecções da UEFA nos Oitavos) a UEFA não colocou 10 equipas entre as 16 melhores. Agora em 2010, apenas a Holanda, Eslováquia, Portugal, Espanha, Inglaterra e Alemanha conseguiram essa proeza. Em relação às equipas da CONMEBOL, este ano fizeram o pleno, já que as 5 equipas conseguiram ultrapassar a 1ª fase (em 1986 e 1990, as 4 equipas também conseguiram o pleno), tendo 4 delas ficado no 1º lugar dos seus grupos (apenas o Chile falhou).

Pela 3ª vez na história dos Campeonatos do Mundo, duas equipas da CONCACAF, México e EUA conseguiram o apuramento em conjunto para os Oitavos-de-Final, repetindo a proeza de 1994 e 2002. A AFC também fez história, pois Japão e Coreia do Sul repetiram o feito de 2002, no entanto, desta vez não contaram com o factor casa. A OFC teve a Nova Zelândia como seu representante e, apesar de ter falhado a qualificação para os Oitavos-de-Final, conseguiu uma prestação honrosa e sem derrotas.

Falta apenas falar das selecções da CAF que, tal como as selecções europeias, foram as grandes desilusões desta fase de grupos. Pela 1ª vez na história o Mundial foi disputado em África, que contou inclusive com o máximo de equipas em prova - 6. Apesar disso, apenas o Gana conseguiu ultrapassar a fase de grupos, com a África do Sul, Nigéria e Camarões a revelarem-se grandes desilusões. A Costa do Marfim teve azar no sorteio e ficou no grupo da morte, enquanto que da Argélia pouco ou nada se esperava. No total, as selecções africanas, nos 18 jogos disputados, conseguiram 3 vitórias (sobre a França, Sérvia e Coreia do Norte), 5 empates e 10 derrotas, o que deixa muito a desejar.

Após este breve resumo da fase de grupos, quem é que está na frente pela corrida ao título? Alguma equipa menos cotada poderá surpreender? Conseguirão as equipas da América do Sul ocupar todas as vagas das Meias Finais?

Etiquetas: