Portugal faz as malas!

Portugal 0-1 Espanha (David Villa 63´)

A selecção nacional despediu-se hoje da África do Sul da mesma forma como começou, ou seja, com mais um jogo em branco! Em 4 jogos Portugal apenas marcou à Coreia do Norte e venceu apenas essa partida, cumprindo os mínimos exigidos. O jogo teve cerca de 5 minutos fatídicos, entre os 58´e os 63´, quando Queiroz tirou Hugo Almeida por Danny, Del Bosque colocou Llorente por Torres e Simão falhou a cobertura a David Villa. Resultado, 1-0 para a Espanha!

O jogo pode-se dividir em duas fases, na primeira Portugal defendeu com todos os jogadores atrás da linha da bola, perante as tentativas espanholas de criar jogadas de golo. Quando o meio campo e a defesa falharam, estava lá Eduardo para defender. Esta táctica deu certo até ao golo espanhol, com Pepe (muito bem a cortar lances, mas mal com a bola nos pés), Raul Meireles e o quarteto defensivo a controlarem bem a ofensiva espanhola. Portugal aproveitou para chegar com perigo à baliza de Casillas, com os adeptos a acreditarem numa vitória, no entanto, os remates de Tiago e Cristiano Ronaldo foram defendidos pelo guarda-redes do Real.

Depois do golo de Villa, a Espanha não necessitou de pressionar mais a defensiva nacional e arriscar em demasia, optando pelo seu típico tiki-taka no meio campo. Portugal não conseguiu entrar no jogo, muito menos construir alguma jogada com princípio, meio e fim. No banco de suplentes apenas estava Liedson, faltando mais alguém para dar profundidade à equipa. Até final da partida, a Espanha esteve sempre mais perto do 2-0 e Portugal sai do Mundial da forma habitual, ou seja, com mais um jogador expulso (Euro 2000, Mundial 2002, JO 2004 e Mundial sub-20 em 2007).

Melhor em campo para a FIFA - Xavi

Destaques:

Eduardo - Não fosse a eliminação precoce e o português era um dos favoritos ao título de melhor guarda-redes da prova. Hoje esteve enorme na baliza e saiu entre lágrimas, tal como Eusébio em 1966. Merece uma hipótese no clube europeu de topo.

Cristiano Ronaldo - Hoje não foi o melhor em campo porque Portugal perdeu, mas se houvesse prémio para pior em campo, era um sério candidato. Apesar de ter finalmente acertado nos lances de bola parada, mostrou o pior que há nele: vedetismo, individualismo e pouco sacrifício pelo conjunto.

Simão - Com 30 anos de idade, o jogador do Atlético já terá dado tudo o que tinha ao serviço da selecção. Foi responsável no golo de Villa, participou pouco no ataque e perdeu muitas vezes a bola. Tempo de retirada?

Carlos Queiroz - Colocou em campo um 11 que lhe parecia dar mais hipóteses de ultrapassar a Espanha e até um certo momento, Portugal conseguiu resistir à Furia. Depois fez a borrada do Mundial ao tirar Hugo Almeida (um dos melhores em campo) e colocar Danny (inconsequente). A porta de saída está aberta, até porque, pese embora a qualidade defensiva, a criar jogadas de ataque, neste Mundial, Portugal mostrou zero.

Etiquetas: , ,