Portugal - Brasil: Duelo lusófono!


Dia 25 de Junho às 15 horas de Lisboa, Portugal e Brasil defrontam-se no Estádio Moses Mabhida em Durban, em mais um jogo português junto à costa sul-africana. Como de seria esperar, depois de Port Elizabeth e Cape Town, a cidade de Durban tem bastantes ligações com a história de Portugal, pois aí aportou Vasco de Gama, que denominou a área como Natal. A cidade de Durban confunde-se com o duelo lusófono na medida em que um dos maiores nomes da cultura e língua portuguesa, Fernando Pessoa, passou algum tempo da sua adolescência nessa cidade.

Portugal defronta amanhã o Brasil, num duelo entre países irmãos, mas com algumas contas a ajustar de parte a parte. No único confronto em Campeonatos do Mundo, Portugal derrotou o Brasil de Pelé e Garrincha em 1966, por 3-1 (Simões e Eusébio por 2x), acabando com o sonho do Escrete de conquistar 3 Mundiais consecutivos. Em 2008, num particular em Gama, o Brasil esmagou Portugal por 6-2, na última derrota de Carlos Queiroz à frente da selecção nacional. Este jogo servirá para definir os dois primeiros lugares no grupo, apesar de Portugal ainda não ter a qualificação assegurada.

Carlos Queiroz não poderá contar com Ruben Amorim, nem com Deco e garantiu que não irá fazer poupanças, pois a qualificação ainda não está assegurada. O treinador português quer derrotar o Brasil, mas revelou que "não desdenharia empatar". Do lado brasileiro, Dunga não poderá contar com Káká e irá poupar Elano, entrando para os seus lugares Júlio Baptista e Daniel Alves. O brasileiro garantiu que quem jogar pelo Brasil irá jogar para ganhar, caso contrário "vai disparar a metralhadora".

Equipas prováveis:
Portugal - Eduardo; Miguel, Bruno Alves, Ricardo Carvalho e Fábio Coentrão; Pedro Mendes, Raúl Meireles, Tiago e Simão; Cristiano Ronaldo e Hugo Almeida.
Brasil - Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Filipe Melo, Daniel Alves e Júlio Baptista; Robinho e Luis Fabiano.

Prognósticos e homem do jogo?

Força Portugal!


PS - Se Portugal terminar em 1º no grupo jogará frente a Chile, Suiça ou Espanha na 2ª feira, enquanto que se terminar na 2ª posição jogará frente a um desses 3 adversários na 3ª feira (sempre às 19h30). Se alcançarmos os Quartos-de-Final como 1º do grupo, Portugal jogará frente à Holanda ou Eslováquia, enquanto que se alcançarmos os Quartos-de-Final como 2º classificado iremos encontrar o Paraguai ou Japão.

Etiquetas: , ,