Uruguai - Grande potencial ofensivo!


O Uruguai vai participar pela 11ª vez num Campeonato do Mundo, a segunda vez no novo milénio, depois do falhanço de 2006. A selecção Celeste foi a 1ª campeã do Mundo, já no longínquo ano de 1930, repetindo o triunfo em 1950. Apesar do grande currículo na Copa América (14 títulos), os uruguaios raramente se dão bem fora do continente americano (em 1954 foi a excepção) e nas últimas 4 participações (1974, 1986, 1990 e 2002) apenas venceram 1 partida nos 14 jogos disputados. A qualificação para o Mundial Africano foi mais uma vez bastante complicada. Depois de em 2002 terem vencido o playoff frente à Austrália, desta vez, levaram de vencida a Costa Rica (2-1 no total da eliminatória). Na CONMEBOL, o Uruguai terminou na 5ª posição, com 6 vitórias, 6 empates e 6 derrotas e teve de sofrer até ao fim, para saber dos resultados dos adversários, Equador e Venezuela, que ainda tinham hipóteses de qualificação. Oscar Tabarez é o seleccionador desde 2006, no entanto, já apresentava um vasto currículo na selecção Celeste (foi o treinador no Mundial de 1990), quer em seniores, quer nas camadas jovens. A selecção Celeste, tal como as restantes sul-americanas, apresenta um grande leque de avançados, como Suarez e Forlan, mais o "siciliano" Cavani (pretendido por grandes clubes) e o veterano goleador "El Loco" Abreu. O Uruguai faz parte do Grupo A, juntamente com a África do Sul, França e México, num grupo muito equilibrado.

Lista de convocados:

GR - Fernando Muslera (Lazio/ITA), Juan Castillo (Deportivo Cali/COL) e Martin Silva (Defensor)

DEF - Diego Lugano (Fenerbahçe/TUR), Diego Godin (Villarreal/ESP), Andres Scotti (Colo Colo/CHL), Jorge Fucile (FC Porto/POR), Martín Cáceres (Juventus/ITA), Mauricio Victorino (Universidad de Chile/CHL) e Alvaro Pereira (FC Porto/POR)

MED - Walter Gargano (Nápoles/ITA), Egidio Arevalo Rios (Peñarol), Sebastian Eguren (AIK Estocolmo/SUE), Diego Pérez (Monaco/FRA), Maxi Pereira (Benfica/POR), Ignacio González (Valencia/ESP), Nicolas Lodeiro (Ajax/HOL) e Alvaro Fernández (Universidad de Chile/CHL)

AV - Luis Suárez (Ajax/HOL), Diego Forlán (Atlético Madrid/ESP), Sebastian Abreu (Botafogo/BRA), Edinson Cavani (Palermo/ITA) e Sebástian Fernández (Banfield/ARG).

Estrelas - Diego Lugano é o "Xerife" da defesa, sendo um verdadeiro líder desta selecção. Diego Forlan foi o melhor marcador da Europa em 2008-09 e chega ao Mundial em claro crescendo de forma, sendo a estrela Celeste. Luis Suarez fez mais uma temporada em cheio no Ajax, demonstrando ser uma autêntica máquina de fazer golos, com 49 em apenas 48 jogos. Caso mantenha a sua veia goleadora, poderá ser um caso sério neste Mundial

Objectivo - Ultrapassar a 1ª fase

Previsão - Oitavos-de-Final

PS - Nos 23 uruguaios jogam 3 "portugueses": Álvaro Pereira e Fucile (FC Porto) e Maxi Pereira (Benfica), com Cristian Rodriguez a ficar de fora.

Etiquetas: ,