Porto - o defeso?

Depois de uma época em que o Porto acabou em 3º lugar, o que terá como consequência directa a não participação na Liga dos Campeões na próxima época. Certamente os seus responsáveis irão apostar forte neste defeso para apagar a má imagem da última temporada.

O primeiro problema que se coloca neste defeso, será a questão do treinador, pois com a mais que previsível saída de Jesualdo, o Porto terá de optar ou por uma aposta num técnico português, conhecedor do nosso campeonato, ou então por uma aposta num treinador estrangeiro à imagem do que aconteceu com Co Adriaanse.

Analisando a última época, é evidente que houve uma melhoria significativa na recta final e que os azuis e brancos quase pareciam uma equipa perfeita, contudo e como a época não se resume a esta ponta final,  são evidentes aquelas que são na minha opinião as principais lacunas deste Porto, ou seja: o lado direito da defesa demonstrou ser algo limitado, e Fucile principalmente denotou fraquezas gritantes em jogos decisivos; devido a um conjunto de lesões e limitações, os azuis e brancos denotaram alguma falta de banco para colmatar as ausências de Varela e Hulk; e por último, Orlando Sá e Farias deixaram sempre os azuis e brancos demasiado reféns de soluções de área, que pudessem ajudar ou mesmo fazer alguma rotatividade com Falcao.

Acredito que o Porto irá no próximo defeso fugir à péssima tradição de adquirir mais de uma dezena de jogadores, apostará em alguns jogadores que se encontram emprestados, contratará poucos jogadores, e tentará colmatar algumas possíveis saídas como as de Meireles e Bruno Alves.

Irá tentar realizar um encaixe financeiro com os seguintes jogadores:
Raul Meireles, Bruno Alves e Fucile

Jogadores que dificilmente estarão no plantel na próxima época:
Nuno; Mariano González; Valeri, Tomás Costa, Orlando Sá e Farias

Treinadores que poderão substituir Jesualdo:

Paulo Bento (a hipótese mais falada); Fernando Santos (está livre); Domingos (alvo complicado mas dentro do perfil da SAD); Mano Menezes (Com vida difícil no Corinthians, mas um dos melhores treinadores brasileiros da actualidade, e já foi associado ao Porto); Scolari (vai ficar livre no próximo mês e apesar da relação complicada com o Porto no passado, no futebol não há impossíveis)

Posições a reforçar e possíveis alvos:

DD (1) - Paulo Ferreira (está de saída do Chelsea); Samuel Inkoom (um dos laterais direitos mais promissores do momento, joga no Basileia e era companheiro de selecção de Addy); Felipe Mattioni (um dos melhores laterais direitos esta época na Liga Espanhola, onde esteve emprestado ao Mallorca pelo Grémio); Pablo Pintos (joga no S. Lorenzo, e na Argentina é apontado como o novo Maicon); Marcos Angeleri (um sonho antigo dos azuis e brancos, no último defeso uma lesão impediu que ingressasse no Porto)

MC que possa colmatar eventuais castigos ou lesões de Fernando, ou que seja uma alternativa a Meireles (1) - Manuel Fernandes (deverá sair do Valencia); Tiago (não deverá ficar no Atlético); Sebastián Eguren (está actualmente no AIK da Suécia, e é titular na selecção do Uruguai); Elias (médio box-to-box do Corinthians, muito completo e acessível); Lucas Biglia (médio do Anderlecht e com passado nas selecções argentinas, um jogador completo e de boa qualidade, juntamente com Witsel e Deffour o melhor médio a jogar na Bélgica).

M.ALA (1) - Diego Castro (dos melhores este ano na La Liga, actua no Sp. Gijon); Djalma (um alvo antigo do Porto); Sebastián Blanco (joga no Lanús e está pré-convocado por Maradona); Matías Defederico (pouco utilizado no Corinthians); James Rodríguez (colombiano, joga no Banfield da Argentina, e é uma das grandes promessas a actuar na América do Sul)

AV (1) - Mauro Boselli (o melhor avançado a jogar na Argentina); Kléber (avançado do Cruzeiro que já esteve com um pé no Porto); Walter (o avançado do Internacional é um namoro antigo dos dragões); Zigic (de saída do Valencia, salário alto, mas devido à sua altura permite ao Porto uma alternativa de jogo); 'Chori' Domínguez ( destacou-se este ano na Champions pelo Rubin, foi para o Valencia em Dezembro, mas não jogou e está de saída)

AV para 3ª opção (1) - Kléber (avançado do Marítimo, clube que tem boas relações com o Porto); Joaquin Boghossian (considerado o sucessor de Cardozo, ainda a bom preço); André (se Neymar e Ganso tem brilhado, quem tem facturado no Santos é este jovem avançado, nesta fase ainda acessível financeiramente); Christian Benteke (uma das revelações do campeonato belga, goleador com apenas 19 anos e 1,90); Carlão (um campeonato algo intermitente, mas para 3ª opção e devido às boas relações entre o Leiria e o Porto, é uma hipótese viável)

Ponto 1 - Não apontei nenhum central, pois não é totalmente certo que Bruno Alves venha a sair. Mas se isso acontecer, justifica-se a contratação de mais um central.
Ponto 2 - Acredito que com os regressos de Castro e Ukra, as recuperações de Varela e Rúben Micael, e esta nova vida de Guarin e Belluschi o Porto fica com bastantes opções no meio campo e nas alas, e devido a isso só sugeri mais uma opção por posição.
Ponto 3 - Optamos por indicar jogadores um pouco à imagem do que tem sido as contratações do Porto nos últimos anos e as suas políticas de mercado, devido a isso deixamos alguns nomes de fora, que seriam certamente uma mais-valia, como Simão, Quaresma, Vágner Love, entre outros, pois por motivos diferentes não se enquadram nesse perfil.
Ponto 4 - Como balanço final, na nossa opinião o Porto necessita de retocar o plantel com 5 jogadores, isto é: um defesa direito, um médio polivalente, um ala, um avançado que possa fazer alguma rotatividade com Falcao, e mais um avançado que seja uma terceira alternativa, para precaver eventuais lesões ou castigos. Caso Bruno Alves e Raúl Meireles venham a sair, esse número deverá ser aumentado para 7.

Que perspectiva tem daquilo que poderá ser o defeso do Porto no que diz respeito a entrada e saída de jogadores? Com que treinador? Quais seriam os seus alvos? Os seus dispensados? E quem venderia para poder arranjar capital para reforçar a equipa?

Etiquetas: ,