Gana - "Black Stars" orfãs do seu líder!


A selecção ganesa parte para o 2º Mundial da sua história com as mesmas expectativas de há 4 anos atrás. Depois de uma histórica passagem aos Oitavos-de-Final, o Gana parte com a mesma ambição, no entanto, sem o seu melhor jogador e líder, Michael Essien. Apesar da lesão do médio, a selecção ganesa está mais madura, mesmo sendo a selecção mais jovem do Mundial e conta com 5 campeões do Mundo de sub-20 (em 2009). A qualificação para o Mundial teve altos e baixos. Na 1ª fase, o Gana quase foi surpreendido pelo Gabão e pela Líbia, ficando em igualdade com estes dois países, passando em 1º pela diferença de golos. Na 2ª fase, foi um verdadeiro passeio. Com 4 vitórias nos primeiros 4 jogos, o Gana foi a 1ª selecção africana a garantir o apuramento (a África do Sul não conta), com a derrota no Benim e o empate frente ao Mali a não beliscarem o feito ganês. Com um vasto currículo no continente africano e nas camadas jovens, falta apenas a confirmação internacional para elevar o Gana a estatuto de melhor selecção africana. Os ganeses integram o grupo D, juntamente com a Alemanha, Sérvia e Austrália, num dos grupos mais equilibrados do Mundial. A passagem à 2ª fase complicou-se com a ausência de Essien, no entanto, o Gana apresenta outras armas como Samuel Inkoom, Andre Ayew e Kwadwo Asamoah, que são 3 jovens muito promissores, candidatos a revelações neste Mundial. Milovan Rajevac, de nacionalidade sérvia, é o seleccionador desde 2008, tendo alcançado um 3º lugar na CAN desse mesmo ano e um 2º lugar em 2010.


Lista de convocados:

GR - Richard Kingson (Wigan/ING), Daniel Adjei (Liberty Professionals) e Stephen Adams (Aduana Stars)

DEF - John Mensah (Sunderland/ING), John Pantsil (Fulham/ING), Eric Addo (Roda/HOL), Hans Sarpei (Bayer Leverkusen/ALE), Samuel Inkoom (Basileia/SUI), Isaac Vorsah (Hoffenheim/ALE) e Lee Addy (Bechem Chelsea)

MED - Anthony Annan (Rosenborg/NOR), Sulley Muntari (Inter/ITA), Laryea Kingston (Hearts/ESC), Kwadwo Asamoah (Udinese/ITA), Andrè Ayew (Ol. Marselha/FRA), Emmanuel Agyemang-Badu (Udinese/ITA) e Kevin-Prince Boateng (Portsmouth/ING)

AV - Matthew Amoah (NAC Breda/HOL), Asamoah Gyan (Rennes/FRA), Dominic Adiyiah (Milan/ITA), Prince Tagoe (Hoffernheim/ALE) e Derek Boateng (Getafe/ESP).

Estrelas - John Mensah é o patrão da defesa e conta com bastante experiência acumulada entre a Ligue 1 e a Premier League. Sem Essien, Sulley Muntari é claramente a estrela maior do Gana e chega ao Mundial super motivado pela campanha do Inter. Asamoah Gyan é o avançado e goleador da selecção. Sendo a referência de ataque da equipa, o sucesso do Gana passa muito pela inspiração deste irregular jogador.

Objectivo - Ultrapassar a 1ª fase

Previsão - Eliminados na 1ª fase

Etiquetas: ,