Fim-de-Semana de estreias!









O Algarve voltou a receber este fim-de-semana mais uma etapa do Mundial de Ralies. O grande vencedor acabou por ser Sébastien Ogier, que se estreou a ganhar na categoria WRC. O francês da Citröen Júnior Team aproveitou da melhor forma o facto de ter sido Löeb (Citröen) a abrir a estrada no primeiro dia, terminando a etapa com 44.8 segundos de vantagem sobre o seu compatriota. Insatisfeito com a sua prestação, o heptacampeão mundial aumentou o ritmo e ainda ganhou muito tempo a Ogier durante o dia de Sábado e a manhã de Domingo.No entanto, esta recuperação viria a ser insuficiente para vencer o jovem gaulês, extremamente competente a gerir a prova. Na terceira posição terminou o espanhol Dani Sordo (Citröen), seguido de um afortunado Hirvonen (Ford), que “roubou” a posição a Petter Solberg (Citröen) na derradeira especial após o norueguês ter cometido um erro.
Em relação aos portugueses, Armindo Araújo foi 14º da geral com o seu Mitsubishi Lancer X e o melhor piloto do Grupo N. Por seu lado, Bernardo Sousa (Ford Fiesta S2000) conseguiu a vitória no Nacional de Ralies e a 4ª posição entre os SWRC.
Decorridas 6 rondas, Sébastien Löeb lidera confortavelmente com 126 pontos, mais 38 que Ogier e 50 que Mikko Hirvonen. Na pontuação destinada aos construtores, a marca francesa do “double chevron “ domina com 189 pontos, seguida da BP Ford Abu Dhabi com 163.


Lewis Hamiltou alcançou a primeira vitória do ano no Grande Prémio da Turquia. O inglês da Mclaren efectuou as 58 voltas ao traçado turco num total de 1:28:47, perseguido de perto pelo colega de equipa Jenson Button. Tendo em conta o que se passou ao longo do evento, nada fazia prever esta dobradinha da Mclaren. Hamilton beneficiou de um toque na volta 41 entre os dois pilotos da Red-Bull (Mark Webber e Sebastien Vettel ), o que levou a uma paragem forçada nas boxes para o australiano e à desistência do jovem alemão. A partir daí o seu rival foi sempre Button, mas após instruções da equipa, o campeão em título foi obrigado a levantar o pé para poupar combustível, permitindo assim a Hamilton liderar até ao final da corrida. Apesar do toque Webber foi terceiro, confirmando na Turquia o seu bom momento de forma depois de um triunfo concludente no prestigiado circuito do Mónaco e 3 poles consecutivas nas últimas corridas. Ainda nos lugares pontuáveis ficaram os dois Mercedes de Schumacher (4º) e Rosberg (5ª), o Renault de Kubica (6º) e os Ferraris de Massa (7º) e do asturiano Fernando Alonso (8º).
Classificação do Mundial de Pilotos: 1º Mark Webber (RB-Renault) 93 ; 2º Jenson Button ( Mclaren) 88 ; 3º Lewis Hamilton (Mclaren) 84; 4º Fernando Alonso ( Ferrari) 79 ; 5º Sebastien Vettel (RB-Renault) 78.
Classificação do Mundial de Construtores: 1º Vodafone Mclaren-Mercedes 172 ; 2º Red Bull-Renault 171 ; 3º Ferrari 146.

Carlos Alves

Etiquetas: ,