EUA - Soccer em progressão!


Os EUA há muito que deixaram de ser uma selecção fraca no panorama mundial e que envergonhava o titulado desporto norte-americano. Desde o início dos anos 90 que os norte-americanos têm investido no desporto-rei (do Mundo) e desde o Itália 90 que nunca mais falharam um Mundial. Em 1994, com a organização da maior competição mundial, foi dado novo impulso ao "soccer" e actualmente, milhões de jovens praticam esta modalidade, no entanto, ainda longe dos números apresentados pelo Basebol, Basquetebol, Futebol Americano e Hóquei no Gelo.
Os EUA vão participar no seu 9º Mundial, com a melhor participação a acontecer no ano de estreia em 1930 (3º lugar). Em 2002, já na Era profissional, os EUA alcançaram a melhor performance desde 1930, com a chegada aos Quartos-de-Final, derrotando Portugal e o México pelo caminho. A qualificação para o Mundial da África do Sul foi bastante tranquila, como aliás tem sido nos últimos 20 anos. Nos 18 jogos disputados, os norte-americanos venceram 13, empataram 2 e perderam por 3 vezes. Bob Bradley é o seleccionador desde 2006, tendo levado os EUA a uma brilhante participação na Taça das Confederações em 2009, onde terminaram em 2º lugar, depois de acabarem com a série de 35 jogos sem perder da Espanha. Bob Bradley chamou 17 jogadores "europeus", 4 que jogam na MLS e 2 que jogam no México.


Lista de convocados:

GR - Brad Guzan (Aston Villa/ING), Tim Howard (Everton/ING) e Marcus Hahnemann (Wolverhampton/ING)

DEF - Carlos Bocanegra (Rennes/FRA), Jonathan Bornstein (Chivas), Steve Cherundolo (Hannover/ALE), Jay DeMerit (Watford/ING), Clarence Goodson (IK Start/NOR), Oguchi Onyewu (AC Milan/ITA) e Jonathan Spector (West Ham United/ING)

MED - DaMarcus Beasley (Rangers/ESC), Michael Bradley (Borussia Monchengladbach/ALE), Ricardo Clark (Eintracht Frankfurt/ALE), Clint Dempsey (Fulham/ING), Landon Donovan (Los Angeles Galaxy), Maurice Edu (Rangers/ESC), Benny Feilhaber (Aarhus/DIN), Stuart Holden (Bolton/ING) e Jose Torres (Pachuca/MEX)

AV - Jozy Altidore (Villarreal/ESP), Edson Buddle (Los Angeles Galaxy), Robbie Findley (Real Salt Lake), Herculez Gomez (Puebla/MEX)

Estrelas - Tim Howard é um dos melhores guarda-redes da Premier League. Clint Dempsey é o jogador mais evoluído tecnicamente desta selecção. Landon Donovan vai para o seu 3º Mundial e é a referência da equipa.

Objectivo - Ultrapassar a 1ª fase

Previsão - Oitavos-de-Final

Etiquetas: ,