Dinamarca - A força da experiência!

Até aos anos 80, com excepção dos primeiros 25 anos do século XX, os dinamarqueses eram uma verdadeira pêra doce do futebol europeu, com apenas uma presença ao mais alto nível (Euro 64), no entanto, a partir do Euro 84, os escandinavos deram a volta a esse estereótipo de equipa acessível. Nesse mesmo ano, a Dinamarca alcançou as meias finais do Euro francês e dois anos depois a selecção brilhava no México. Depois de falharem os Mundiais de 90 e 94, os dinamarqueses voltaram em grande forma no França 98, com uma nova geração de jogadores, alguns deles campeões europeus em 1992. A Dinamarca chegou aos Quartos-de-Final, perdendo 3-2 com o Brasil. Em 2002, novo sucesso na 1ª fase, com os escandinavos a cairem nos Oitavos-de-Final frente à Inglaterra. Ou seja, a Dinamarca vai para o seu 4º Mundial, tendo alcançado sempre a 2ª fase nas anteriores participações. Na fase de qualificação, os dinamarqueses surpreenderam, ficando à frente de Portugal e da Suécia no grupo 1. Morten Olsen, antigo capitão da Dinamarca, é o seleccionador deste país há 10 anos, mesmo tendo falhado o Mundial 2006 e o Euro 2008. Olsen escolheu uma selecção com alguns jovens, no entanto, não abdicou da experiência de jogadores como C. Poulsen, Rommedahl, Gronkjaer, Daniel Jensen, Martin Jorgensen, Sorensen e Tomasson. A Dinamarca faz parte do Grupo E, juntamente com a Holanda, Japão e Camarões, num grupo bastante homogéneo.


Lista de convocados:

GR - Thomas Sorensen (Stoke City/ING), Stefan Andersen (Brondby), Jesper Christiansen (FC Copenhaga)

DEF - Daniel Agger (Liverpool/ING), Simon Kjaer (Palermo/ITA), Per Kroeldrup (Fiorentina/ITA), Lars Jacobsen (Blackburn/ING), Simon Busk Poulsen (AZ Alkmaar/HOL), William Kvist Joergensen (FC Copenhaga), Patrick Mtiliga (Malaga/ESP)

MED - Daniel Jensen (Werder Bremem/ALE), Christian Poulsen (Juventus/ITA), Christian Eriksen (Ajax/HOL), Jakob Poulsen (AGF), Martin Jorgensen (AGF), Michael Silberbauer (Utrecht/HOL), Mikkel Beckmann (Randers), Thomas Enevoldsen (FC Groningen/HOL), Thomas Kahlenberg (Wolfsburg/ALE), Dennis Rommedahl (Ajax/HOL), Jesper Groenkjaer (FC Copenhaga)

AV - Jon Dahl Tomasson (Feyenoord/HOL), Nicklas Bendtner (Arsenal/ING), Soeren Larsen (Duisburg/ALE)

Estrelas - Christian Poulsen é um elemento determinante nesta selecção, tanto pela sua qualidade, como pela sua experiência, o médio da Juventus é o carregador de pianos dos nórdicos. Daniel Agger forma uma dupla interessante na defesa com Kjaer, bastante jovem e com grande margem de progressão. Nicklas Bendtner é o avançado e goleador da equipa e que apesar de bastante jovem, já conta com alguma experiência de Premier League e é sempre um perigo na área (os defesas de Portugal que o digam).

Objectivo -
Oitavos-de-Final

Previsão -
Eliminados na 1ª fase

Etiquetas: ,