Camarões - Leões Indomáveis em busca do sonho!

Os Camarões estão de regresso ao Campeonato do Mundo, depois da surpreendente ausência em 2006. A selecção africana vai para o seu 6º Mundial (melhor de África), depois das participações em 1982, 1990, 1994, 1998 e 2002. No Espanha 82, os camaroneses empataram os seus 3 jogos, tendo sido eliminado na fase de grupos devido ao menor número de golos marcados, no entanto, em 1990, Roger Milla e companhia fizeram história ao tornarem-se na 1ª equipa africana a chegar aos Quartos-de-Final do Mundial (o Senegal repetiu o feito em 2002), tendo sido eliminados pela Inglaterra no prolongamento. As participações de 1994, 1998 e 2002 foram para esquecer e depois o falhanço de 2006 acelerou o processo de renovação da equipa. De 2002, apenas sobram Kameni, Samuel Eto´o e Rigobert Song (vai para o 4º Mundial).

Na 1ª fase de qualificação os camaroneses não tiveram qualquer problema em garantir o 1º lugar, empatando apenas 1 jogo. Na 2ª fase, o grupo era de respeito (Marrocos, Togo e Gabão) e o começo foi bastante mau, com uma derrota e um empate. No entanto, os camaroneses conseguiram derrotar o seu adversário mais directo, o Gabão, por duas vezes, vencendo depois os outros dois jogos. Paul Le Guen é o seleccionador desde 2009 e convocou uma mescla de jogadores experientes e jovens. Onze dos 23 jogadores ainda não têm 10 internacionalizações, no entanto, a base da equipa está formada e conta com os reforços vindos do Tottenham (Ekotto e Bassong) e os veteranos Samuel Eto´o, Rigobert Song, Njitap e Webo, mais Alexandre Song e Jean Makoun. Le Guen apenas chamou um jogador do campeonato dos Camarões, com os restantes a jogarem em França, Alemanha, Turquia, Inglaterra e Espanha, entre outros. Os Camarões fazem parte do Grupo E, juntamente com a Holanda, Dinamarca e Japão.

Lista de 23 convocados:

Guarda-redes: Guy Roland N'Dy Assembe (Valenciennes/FRA), Idriss Carlos Kameni (Espanyol/ESP) e Hamidou Souleymanou (Kayserispor/TUR)

Defesas: Benoit Assou-Ekotto (Tottenham/ING), Sebastien Bassong (Tottenham/ING), Gaetan Bong (Valenciennes/FRA), Aurelien Chedjou (Lille/FRA), Geremi (Ankaragucu/TUR), Stephane Mbia (Marselha/FRA), Nicolas Nkoulou (Monaco/FRA) e Rigobert Song (Trabzonspor/TUR)

Médios: Achille Emana (Betis/ESP), Enoh Eyong (Ajax/HOL), Jean Makoun (Lyon/FRA), Georges Mandjeck (Kaiserslautern/ALE), Joel Matip (Schalke 04/ALE), Landry Nguemo (Celtic/ESC) e Alexandre Song (Arsenal/ING)

Avançados: Vincent Aboubakar (Coton Sport), Eric Choupo-Moting (Nuremberga/ALE), Samuel Eto'o (Inter/ITA), Mohamadou Idrissou (Friburgo/ALE) e Achille Webo (Maiorca/ESP).

Estrelas - Samuel Eto´o é a super-estrela da equipa e um goleador por excelência. Alexandre Song é o verdadeiro pulmão do meio campo, um poço de força e técnica, que evoluiu bastante no último ano. Assou-Ekotto é um dos melhores laterais esquerdos da Premier League.

Objectivo - Ultrapassar a 1ª fase

Previsão -
Oitavos-de-Final

Etiquetas: ,