Calcio - o defeso?

O campeonato italiano nos últimos anos tem sido totalmente dominado pelo Inter não só no que diz respeito aos resultados desportivos como igualmente no que toca a apostar no fortalecimento da equipa, e claramente à excepção da Juventus que a época passada fez um investimento forte no mercado, a verdade é que as restantes equipas italianas já não apresentam o mesmo fulgor financeiro dos anos 90. Este defeso não deverá ser muito diferente dos últimos anos, com o Inter e a Juventus a gastarem mais que os restantes, com o Milão e a Roma a fazerem apenas ajustes no plantel, e com equipas como o Génova a apostarem forte no mercado.

Inter - O presidente Moratti já garantiu que o clube tem mais de 100 milhões de euros para gastar para a próxima época, e claramente as opções passam por colmatar a eventual saída de Maicon, contratar mais um avançado (Aguero ou Cassano), e pelo menos mais um médio. Contudo a grande curiosidade será saber quem substitui Mourinho.

Roma - Já contratou Adriano, e está a tentar manter o Burdisso. Acredito que apenas irá fazer mais um ou outro ajuste no plantel.

Milan - A equipa necessita claramente fazer um reforço forte no plantel caso queira rivalizar com o Inter, principalmente a defesa onde apenas Thiago Silva parece ter frescura física será certamente um dos sectores a reforçar, mas também o meio campo e o ataque necessitam de ser retocados. Jogadores como Ganso, Zlatan, Dzeko, Adebayor, Mbia tem sido falados, no entanto os milaneses não parecem apresentar argumentos financeiros para conseguir grandes reforços.

Sampdoria - Qualificou-se para a pré-eliminatória da Liga dos Campeões, mas já perdeu o treinador para a Juventus, e acredito que o principal problema será conseguir manter jogadores como Palombo, Pazzini e Cassano.

Juventus - Fez o pior campeonato dos últimos 40 anos, e depois de ter sido uma das equipas que investiu mais na Europa. Na próxima época com Del Neri, a equipa de Turim deverá apostar forte no mercado, mas principalmente no campeonato interno, em jogadores como Pazzini, Mexes, Maggio, entre outros.

Nápoles/ Fiorentina/ Génova/ Palermo/ Lazio - Equipas que costumam apostar em quantidade no mercado, e nos últimos anos mesmo em qualidade, com algumas contratações que demonstram que o potencial financeiro destas equipas é inclusive superior ao dos "grandes" de Portugal.

Jogadores pouco utilizados e que poderão ser dispensados (colocados por empréstimo ou vendidos para outro clube) pelas suas equipas:

Inter - Quaresma, Suazo, Nelson Rivas, Mancini, Luis Jiménez e Obinna
Roma - Antunes, Okaka, Faty e Adrian Florin Piţ
Milan - Dominic Adiyiah e Onyewu (renovou mas vais ser colocado noutro clube)
Nápoles - Dátolo, Germán Denis, Erwin Hoffer e Nicolás Amodio
Juventus - Tiago, Giovinco, Paolo De Ceglie e Almirón
Fiorentina - Manuel da Costa, Bolatti e Papa Waigo
Palermo - Dorin Goian e Igor Budan
Udinese - Dušan Basta
Lázio - Mourad Meghni, Julio Cruz e Ousmane Dabo

Quais são as suas perspectivas em relação ao defeso das equipas do Calcio? Será que alguns destes jogadores poderão rumar à Liga Sagres na próxima época? Quais seriam os alvos mais apetecíveis, considerando o valor da transferência e o salário do jogador?

Etiquetas: ,