Braga também goleia e adia entrega do título!

Naval 0- 4 Sp. Braga (Luis Aguiar 23' e 83', Matheus 38' e Paulão 75')


O Sporting de Braga respondeu bem às goleadas de Benfica e Porto, e venceu incontestavelmente a Naval, num jogo que até podia ter acabado com uma vantagem maior, dadas as oportunidades falhadas pelos visitantes. Assistiu-se à maior assistência na Figueira da Foz. 7.500 adeptos do Minho estiveram presentes. Fica assim adiada a festa do título do Benfica, pelo menos por mais uma jornada.


A primeira parte foi dominada pelo Braga, com excepção do período entre os 10 e 20 minutos, em que a Naval conseguiu alguns remates, um deles perigoso, protagonizado por Fábio Júnior, na área. De resto o Braga entrou forte e Renteria falhou o golo aos 50 segundos na cara de Peiser. Depois do guarda-redes defender mais dois bons remates, eis que surge o golo, aos 23’, de Luis Aguiar, na marcação de um livre à entrada da área. Após mais duas brilhantes defesas de Peiser, Matheus, na sequência de um canto da direita, marcou o segundo golo, aos 38’. Na segunda parte a Naval passou a jogar com 4 defesas, e lançou Bolívia e Houw, apostando em controlar o meio campo. Mas o Braga limitou-se a gerir a vantagem, controlando bem a bola e sempre que possível tentava chegar ao ataque. Em duas vezes que o conseguiu, marcou, aos 75’ por Paulão, de cabeça, e por Luis Aguiar, aos 83' num belo chapéu frente a Peiser. Até ao fim Diogo Valente ainda desperdiçou duas oportunidades claras de golo.


Destaques


Sp. Braga - a jogar num 4-4-2 apostou na velocidade de Matheus e Renteria na frente, enquanto Alan e Paulo César tentavam criar perigo pelas alas, e Luís Aguiar a sincronizar o ritmo de jogo na faixa central. Nos processos defensivos, Madrid irrepreensível a fechar o meio campo, e Paulão no centro da defesa, que não deixou que se notasse a ausência de Moisés.


 Naval - jogou num 5-3-2, com Diego Ângelo a comandar os três centrais, Camora e Carlitos como alas atacantes, o capitão Lazaroni no centro do terreno ajudado por Godemeche e Giuliano e na frente os irrequietos Fábio Júnior e Simplício, que foram os principais focos de perigo (embora insuficientes) para a baliza de Eduardo. Os 5 defesas acabaram por relevar pouca eficácia, já que Renteria e Matheus apareceram várias vezes na área com perigo.


Luis Aguiar - 2 grandes golos numa bela exibição. Foi o patrão do meio campo, e quando as preocupações defensivas da sua equipa não são tantas, surge o melhor Aguiar que se viu este ano.


Madrid - um dos melhores elementos em campo, ao lado de Luis Aguiar.


Filipe Oliveira - começa a merecer destaque, pois vem apresentando uma qualidade de jogo muito maior nestas últimas jornadas. Muito ao estilo de João Pereira, este lateral criou jogadas perigosas por várias vezes na linha, combinando sempre bem com Alan, que mais uma vez fez um bom jogo.


Peiser - Acabou por ser o melhor elemento da Naval, pelas 4 boas defesas que fez ainda na primeira parte, impedindo um resultado mais dilatado. Não parece ter culpa em qualquer um dos golos.


Bolívia - Entrou bem, mexeu com o meio campo da Naval, mas foi de pouca dura, o Braga adaptou-se à nova disposição táctica dos da casa, e Bolívia desapareceu. Um ou dois pormenores de grande qualidade técnica a destacar.




Rui Alves

Etiquetas: ,