O que vale este Liverpool? (Versão actualizada)

O Liverpool será o próximo adversário do Benfica na Liga Europa, no entanto e apesar de toda a história que traz consigo, é uma equipa que a nível doméstico desde a época 89-90 não vence a Premier League, e que este ano se encontra em 6º lugar no campeonato, e corre um sério risco de  não se apurar para a Liga dos Campeões na próxima época. No entanto, contraponto esse descalabro interno nos últimos 10 anos, venceu uma Liga dos Campeões, sendo finalista derrotado noutra ocasião, venceu uma UEFA, e duas Supertaças Europeias.

Tendo em conta que não tem qualquer hipótese de vencer a Premier League este ano, restam duas lutas a Benitez até ao final da época, chegar ao 4º lugar que dá acesso à Liga dos Campeões, algo que está cada vez mais complicado, e vencer a Liga Europa de maneira a não ser mais um ano 0 para o Liverpool.

Destaques:

Rafa Benitez - É quanto a mim um dos 5 melhores treinadores da actualidade, muito idêntico a Mourinho, pouco espectacular mas muito pragmático e bastante estudioso, contudo sem a mesma capacidade psicológica do português e com um senão que lhe tem sido fatal, a sua falta de visão de mercado, pois os mais de 100 milhões de euros gastos nos últimos anos em jogadores como o R.Keane, Riera, Aquilani, Dossena, Kromkamp, Morientes, etc, foram determinantes no seu insucesso a nível interno, ainda para mais tendo em conta as limitações financeiras do Liverpool. Esta época tem jogado preferencialmente em 4-2-3-1, e tem uma característica muito peculiar, que é o facto de nunca repetir um 11 e colocar sempre um jogador surpresa na equipa inicial.

Reina - Um dos melhores guarda-redes do Mundo, para seu azar é da mesma geração de Casillas e isso tira-lhe o protagonismo que merecia ter a nível internacional. É igualmente exímio na reposição da bola em jogo, fruto da sua boa visão de jogo.

Glen Johnson - É o titular da selecção inglesa e custou este ano cerca de 20 milhões de euros ao Liverpool, no entanto esteve parado durante grande parte da época devido a lesão. Na minha opinião é mais forte nos processos ofensivos do que nos defensivos.

Insuá - Apesar de ter apenas 21 anos ganhou a titularidade no Liverpool, e faz parte das opções de Maradona para o Mundial. É um lateral esquerdo tipicamente argentino, raçudo, que gosta de subir no terreno e bastante combativo a defender.

Carragher e Agger - São habitualmente a dupla de centrais do Liverpool, no entanto Carragher é mais esforçado do que talentoso, e o próprio Agger apesar de muito prometer, talvez devido às lesões ainda não atingiu uma maturidade futebolística que lhe permita entender melhor o jogo.

Mascherano - Um dos melhores médios defensivos do Mundo, excelente nas recuperações de bola, com uma entrega incrível e muito bom a fechar os espaços, apenas tem o senão de não ser um jogador muito bom nos passes em profundidade. Deverá ser titular no dueto à frente da defesa ao lado de Lucas ou Aquilani.

Kuyt - Apesar de avançado, neste Liverpool joga quase sempre como médio direito. Dá tudo o que tem em todas as jogadas, sempre muito voluntarioso, e apesar de não ser um fenómeno em termos técnicos é um grande jogador de equipa e não é de estranhar que seja um titular indiscutível no Liverpool e na Holanda, o único senão, são os seus constantes mergulhos e simulações. Do lado esquerdo do meio campo deverá jogar Babel ou Benayoun.

Gerrard - O capitão do Liverpool é um dos jogadores mais cotados do Mundo, e claramente um dos 10 melhores médios dos últimos 8 anos a nível Mundial. Esta época tem jogado a nº 10, nas costas do avançado, no entanto está a ser de longe a sua pior época nos últimos anos e talvez devido a isso o Liverpool está na situação em que está. 

Fernando Torres - Claramente um dos 5 melhores avançados do Mundo, e não fossem as constantes lesões estaria com alguma naturalidade a disputar os títulos individuais com Messi e Ronaldo. Na minha opinião é ele que desequilibra a balança ligeiramente a favor dos ingleses, pois sem ele em campo não teria qualquer dúvida em afirmar que o Benfica até teria algum favoritismo nesta eliminatória, tendo em conta a péssima época dos ingleses.

Quem é a equipa favorita nesta eliminatória? Tendo em conta o bom momento do Benfica, e o ano menos bom do Liverpool. Quem sairá vencedor no duelo individual entre David Luíz e Fernando Torres? É mais importante para o Liverpool o 4º lugar na Premier League ou a conquista da Liga Europa? E do lado encarnado, tendo em conta a fase decisiva do campeonato, ainda haverá concentração suficiente para baterem o pé ao Liverpool? Será que o Benfica irá repetir o feito de 2006 onde bateu este Liverpool por duas vezes? E desta vez, Benitez irá voltar a menosprezar os encarnados e voltar a colocar Gerrard no banco? Por último quem serão os jogadores que mais se vão destacar nesta eliminatória e decidir a mesma? E é este o verdadeiro teste táctico de Jesus, ou o português já deu mais que provas do seu talento?


Prognósticos?

Etiquetas: ,