30 de dezembro de 2009

Até este momento o Benfica já assegurou 4 reforços de Inverno, sendo que um deles só virá para a temporada seguinte (Fábio Faria). Dos restantes 3, todos de nacionalidade brasileira, pode-se dizer que são jovens e demonstraram qualidade nos últimos brasileirões, mas será o suficiente para o Benfica abrir os cordões à bolsa e pagar cerca de 9 milhões de Euros pelo trio brasileiro?

Nunca é fácil a adaptação destes jogadores aos campeonatos europeus, ainda por cima, os três não entrarão para o 11 do Benfica, o que ainda dificulta mais a adaptação. Exemplos recentes temos o de Keirrison, Shaffer, Felipe Menezes e Patric.

Para além disso, a posição onde o Benfica apresenta maiores lacunas, o lado esquerdo da defesa, ainda não foi preenchida, perdendo-se a oportunidade de dar mais tempo de adaptação do futuro jogador à equipa!

Voltando ao trio brasileiro, não concordo em nada com estas políticas de contratações, que tendem a tornar um clube que já foi a espinha dorsal da selecção nacional, numa equipa recheada de brasileiros (são mais que os portugueses), candidata a vencer a Libertadores (17 sul-americanos)!!

29 de dezembro de 2009


De acordo com vários sites desportivos, o guarda-redes do Sporting vai ser emprestado ao Wigan da Premier League até final da temporada.

O sérvio sempre foi um jogador de 8 ou 80, na opinião dos adeptos leoninos, pois uns vêem-no como um jogador conflituoso e pior que Patrício, e outros como o melhor guarda-redes em Portugal. A verdade é que o seu trajecto pelo Sporting não tem sido nada fácil.

Ainda não são conhecidos os contornos do negócio, como quem pagará o ordenado do jogador, se o Wigan pagou alguma coisa pelo empréstimo, e se os ingleses ficarão com opção de compra.

Mas analisando esta transferência, certamente o sérvio não terá vida fácil em Inglaterra, pois o Wigan tem como titular Kirkland um dos razoáveis guarda-redes ingleses, e que alimenta legitimas esperanças de chegar ao Mundial. No entanto, e apesar de considerar que Stoijkovic dificilmente irá ser titular, tendo em conta que a época é longa, quem sabe se o sérvio não terá uma oportunidade em demonstrar o seu potencial numa das Taças.

26 de dezembro de 2009





Segundo a Agência Lusa, o Sporting já assegurou o 3ºreforço (se contarmos com Mexer!) no Mercado de Inverno. O avançado francês de 25 anos apresentou-se como o reforço ideal, de acordo com os dirigentes sportinguistas, para fazer dupla de ataque com Liedson.


Os valores da transferência ainda não foram revelados, no entanto, não andarão longe dos 6 milhões de Euros!

O francês terá assim a oportunidade de relançar a carreira, depois de experiências falhadas em Liverpool e em Madrid, onde estava tapado por Forlan e Aguero.



Será o parceiro ideal para Liedson, na frente de ataque do Sporting?



PS: Diego Bounanotte, anteriormente referenciado pelos 3 grandes portugueses, está gravemente hospitalizado, depois de ter chocado contra uma árvore, no seu automóvel. Os outros 3 ocupantes falecerem... (link)

23 de dezembro de 2009

Analisando alguns factores, como:
- Porto tem uma grande lacuna no plantel desde a saída de Lucho, pois falta claramente um nº8 que consiga ter posse de bola.
- Benfica vive um pouco na incerteza de saber se poderá contar com Aimar ou Carlos Martins, pois são dois jogadores que estão constantemente lesionados, e deixam a posição 10 dependente de um Felipe Menezes ainda jovem e que não me parece ser um jogador fora do comum.
- Sporting com a nova táctica de Carvalhal, com um meio campo mais povoado, denota alguma falta de opções no meio campo, e atendendo à fraca época do Moutinho, parece-me que falta um nº 8 à equipa.
Tendo em conta estes factores, indicamos algumas opções que se encontram no mercado para a posição 8 ou 10:

Médio centro (nº8)
Nemanja Matic - O jovem médio que o Chelsea contratou esta época, não se conseguiu impor na equipa londrina sobrelotada com muitas opções para essa posição. No entanto é um jovem bastante promissor que se destacou no último campeonato da Europa de sub21, onde demonstrou boa cultura táctica e bom toque de bola. Já é internacional pela Sérvia, e como tal quererá rodar e jogar mais, para poder sonhar ir ao Mundial. Tem 21 anos e 1,97.

Diego Souza - O médio que não singrou no Benfica e que joga actualmente no Palmeiras, desde que saiu do clube da luz, tem feito sempre parte do 11 ideal do Brasileirão, e é na minha opinião um dos melhores médios a actuar no Brasil, sendo mesmo chamado recentemente por Dunga para a selecção. Caracteriza-se por ser um médio total no meio campo que tanto defende como ataca, e que também é um bom finalizador. Tendo em conta que o Palmeiras está a passar uma grave crise e não se apurou para a Libertadores, poderá sair já em Janeiro. Tem 24 anos e 1,86.

Hernanes - É claramente, juntamente com Diego Souza o melhor médio a actuar no Brasil, mas destaca-se por ser mais rápido, e pela sua versatilidade, pois pode actuar a médio interior, no lado direito, ou mesmo a nº 10, tem uma grande técnica individual, e é um bom marcador de bolas paradas. Talvez tenha chegado a altura de sair do Brasil. Tem 24 anos e 1,80.

Rafael Carioca - A época passada, com apenas 19 anos foi eleito o 3º melhor volante do Brasileirão, sendo adquirido pelo Spartak de Moscovo, no entanto não se impôs na Rússia, e os sites brasileiros falam que o Vasco da Gama que subiu este ano de divisão poderá adquirir o jogador por empréstimo. Seria claramente uma pena que os clubes portugueses não aproveitassem esta pérola, que pode jogar tanto a 8, como a trinco, que se destaca por jogar de cabeça levantada, ser muito forte no passe, e ter uma grande técnica individual. Tem 20 anos, 1,79.

Tiago- É um jogador que está no mercado, mas parece-me pouco provável que possa vir para Portugal nesta fase da sua carreira.

Médio Centro (nº10)
Darío Conca - O médio criativo do Fluminense, é claramente um dos jogadores mais espectaculares a jogar na América do Sul, pois com o seu toque de bola, e com a grande técnica individual que tem, encanta os adeptos do futebol, a prova disso foi a eleição este ano de melhor jogador pela torcida brasileira de todos os clubes. O valor dele de mercado, deve rondar os 2 milhões de euros, o que é algo compatível com a realidade nacional. Tem 26 anos, 1,67.

Diego Buonanotte - No passado Verão comentou-se que Porto, Benfica e Sporting estariam interessados neste prodígio, quem sabe se não vai haver mais uma investida já em Janeiro. O seu empresário nunca escondeu que queria que ele jogasse em Portugal, para depois dar o salto para outro grande europeu. O seu talento é algo fora do comum, pois é um dos jogadores mais evoluídos tecnicamente do Mundo, o problema é o seu preço, mas penso que isso poderá ser superado com a aquisição apenas de uma percentagem do passe. Tem 21 anos e 1,60.

Giovani dos Santos - Desde que saiu do Barcelona ainda não se conseguiu impor no Tottenham, a época passada esteve emprestado ao modesto Ipswich Town, mas é inegável que é um jogador com grande qualidade, e que em ano de Mundial poderá ser uma boa aposta para algum clube português, pois quererá de uma vez por todas demonstrar aquilo que vale. Pode jogar também como 2º avançado, ou descaído para uma das alas, e apesar de considerar ser uma aposta de risco pois ele tem sido pouco constante, está no mercado, e penso que se podia adaptar bem a Portugal. Tem 20 anos e 1,73.

Nicolás Lodeiro -  O jovem uruguaio destacou-se no último Mundial sub20, e tem sido convocado para a selecção principal. Destaca-se pela sua visão de jogo, qualidade de passe, e por não ter medo em ter a bola. Tendo em conta que ainda joga no Uruguai poderia chegar a Portugal por um preço mais acessível. Tem boas hipóteses de ser titular no Mundial. Tem 20 anos e 1,70.

Pastore/Dzagoev/Hazard/Deffour - São tudo jovens com qualidade, que podem dar o salto para outros clubes, mas que nunca viriam para Portugal.

21 de dezembro de 2009


A FIFA nomeou esta noite Messi como o melhor jogador do Mundo em 2009, era o vencedor mais que esperado, e apesar de não ser o meu predilecto, é um prémio mais que justo pela grande época que realizou em 2009, e por tudo o que ganhou ao serviço do Barcelona, não tanto pelo que tem jogado pela a Argentina, onde as suas exibições tem desiludido.

Outros prémios:
Melhor golo do ano: Cristiano Ronaldo
Melhor jogadora do ano: Marta

Equipa do ano:


TOP10:
1- Messi -  1073 votos
2- Ronaldo - 352
3- Xavi - 196
4- Kaka - 190
5- Iniesta - 134
6- ?
7- ?
8 -?
9 -?
10- ?

PS: Nos últimos três anos Ronaldo ficou em 3º, 1º e 2º classificado no prémio de Melhor jogador do Mundo, sem dúvida um feito incrível não só no futebol português, como em todo o desporto nacional, e porque não na sociedade portuguesa, pois não é todos os dias que só uma pessoa/empresa em qualquer área da sociedade consegue durante três anos todo este protagonismo e reconhecimento Mundial.

PS2: A nomeação de Kaka como 4º melhor do Mundo em 2009, é claramente um erro, onde foi notório que o peso do seu nome, prevaleceu em relação ao que jogou em 2009. Não pondo em causa o seu valor, pois é um dos meus jogadores predilectos, contudo este ano não jogou o suficiente, nem ganhou o suficiente para estar neste top5 final. A maior prova desse erro, foi não ter figurado na equipa do ano da FIFA.

O meu TOP10 de 2009:
1- Xavi
2- Maicon
3- Iniesta
4- Messi
5- Ronaldo
6- Zlatan Ibrahimovic
7- Essien
8- Arshavin
9- Pique
10- Gourcuff

Qual é o vosso TOP10 de 2009?


18 de dezembro de 2009


O ano de 2009, marcou o regresso de Lance Armstrong à competição, que logo provocou ondas de euforia e contestação, e vários artigos e polémicas à mistura.

Contudo e apesar de toda a qualidade do americano, a grande figura do ano foi o espanhol Alberto Contador que voltou a vencer o Tour, e demonstrou ser o ciclista mais forte da actualidade em provas superiores a 10 dias. Os outros destaques, vão para a vitória de Menchov no Giro, Valverde na Vuelta e a surpreendente vitória de Cadel Evans no Mundial. No entanto, na minha opinião os dois ciclistas que melhor estiveram no ano de 2009, atrás do super Contador, foram Fabian Cancellara o melhor contra-relojista do Mundo e um dos ciclistas mais espectaculares do momento, e Mark Cavendish que dominou quase todos os sprints do ano, e é depois de Cippolini o sprinter mais dominador do ciclismo Mundial.

A nível nacional, pela positiva a destacar a boa época internacional de Rui Costa, e o 2º lugar de  Nelson Oliveira no Mundial. Pela negativa, a figura de Nuno Ribeiro que foi a ovelha negra do ano e a própria equipa da Liberty, que com os vários casos de doping, bloqueou qualquer tentativa de afirmação de uma equipa nacional no estrangeiro.

2010

Parece-me que vai ser um grande ano de 2010, e as grandes competições como a Vuelta, Giro e principalmente o Tour prometem ser recheadas de interesse e espectáculo.

A nova equipa de Lance Armstrong a Radio Shack, a Astana de Contador, a nova equipa da Sky de Wiggins, a super equipa da Saxo-Bank dos irmãos Schleck, a Caisse d`Espargne de Valverde, e as equipas americanas Garmin e Columbia prometem animar o ano.

Os ciclistas que irão estar em destaque, serão os clássicos, Armstrong, Contador, Valverde, Andy Schleck, Cadel Evans e Menchov. E as grandes surpresas ou confirmações poderão ser Boasson Hagen, Vincenzo Nibali e Roman Kreuziger.

A nível nacional, será um ano bastante importante, pois vários corredores portugueses irão correr no estrangeiro, como o Sérgio Paulino, e as grandes promessas do ciclismo nacional, o Rui Costa, Manuel Cardoso e Tiago Machado. O sucesso dos mesmos, poderá significar um passo importante no desenvolvimento do ciclismo português.

16 de dezembro de 2009


ATP

Foi um ano de 2009, que teve em Federer mais uma vez a sua principal figura, pois não só finalizou o ano como nº 1 do ranking ATP, como conseguiu ir à final dos 4 Grand Slam, vencendo pela 1ª vez Ronald Garros e conquistando mais uma vez o torneio de Wimbledon. Fazendo igualmente história ao vencer o 15º Grand Slam, batendo assim o record de Pete Sampras.

Mas o ano teve outros destaques, como a vitória de Nadal no Australia Open, e a inesperada má época do espanhol a seguir à surpreendente derrota em Roland Garros. Um outro destaque foi a afirmação como um jogador de top do argentino Juan Martin del Potro que culminou com a vitória no US Open. As desilusões, foram na minha opinião o britânico Andy Murray, que depois de muito prometer em 2008, não conseguiu alcançar nenhum dos seus objectivos em 2009. Outras desilusões, foram a época de Ernest Gulbis, Baghadtis e Nalbandian (este por lesão), que estiveram muito aquém das espectativas.

Portugueses: Foi um ano em cheio para Frederico Gil, com a sua afirmação no top 100, e um razoável ano para Rui Machado.

Em relação a 2010, é de esperar mais uma luta intensa entre os 5 melhores tenistas da actualidade, Federer, Del Porto, Djokovic, Murray e Nadal pelos torneios ATP e principalmente pelos 4 Grand Slam. No entanto antevejo que a luta será principalmente entre Federer e Del Potro, que neste momento se apresentam num nível superior aos demais.

Curiosidade para ver a época de Verdasco e dos irreverentes franceses Tsonga e Monfils que poderão dar muita luta ao Top 5 mundial. E na minha opinião as principais surpresas do ano, serão o japonês kei Nishikori e o búlgaro Grigor Dimitrov.

Quanto aos portugueses, as expectativas é que Frederico Gil, consiga alcançar o Top50, e que Rui Machado chegue ao Top 100.

WTA

No lado feminino, a competição foi muito acesa em 2009, com Dinara Safina a dominar o ranking durante quase toda a época, só sendo batida na recta final por Serena Williams. Pois a russa apesar de ter chegado a duas finais do Grand Slam não conseguiu vencer nenhum, ao contrário da americana que arrebatou o Australia Open e o Wimbledon.

As maiores surpresas foram: Kim Clijsters que voltou à competição e surpreendeu tudo e todos ao arrebatar o US Open, e a afirmação de Caroline Wozniacki como uma jogadora de Top.

A grande desilusão foi a má época de Ana Ivanovic e Patty Schnyder.

Quanto às portuguesas, foi uma época razoável de Michelle Brito, que com apenas 16 anos bateu todos os marcos do Ténis em Portugal, mas que devido a estar condicionada a participar em um nº limitado de torneios, não conseguiu ainda se afirmar no Top 100.

Em relação a 2010, irá ser certamente um ano em cheio, por ventura um dos mais imprevisíveis e espectaculares de sempre, pois com o regresso de Henin e de Clijsters, a juntar às irmãs Williams, a Wozniacki, e à forte armada rússa composta por Dementieva, Safina e Kuznetsova a incerteza na vencedora em qualquer torneio será enorme.

Curiosidade para ver a época de Melanie Oudin, Polona Hercog e Sorana Cirstea que prometem animar o circuito feminino, dando muita luta às principais candidatas.

Portuguesas: as expectativas são elevadas, pois Maria João Koehler e Magali de Latre tem potencial para subir e muito no ranking. E no que diz respeito à Michelle Brito, as perspectivas para 2010 são enormes, esperando eu, que ela consiga chegar ao Top 50, alcançar uns quartos de final de um Grand Slam, e quem sabe uma final num torneio de 250.

15 de dezembro de 2009


Um dos desportos mais espectaculares do Mundo, jogado pelos melhores jogadores do Planeta (pagos a peso de ouro!), numa das competições mais rentáveis do Universo!
É sem sombra de dúvidas a minha modalidade preferida, onde perco noites acordado agarrado ao stream da internet!
Com um 2009 perfeito para os Los Angeles Lakers, Kobe Bryant conseguiu o seu 4º anel de campeão, enquanto que Pau Gasol tornou-se o 1º ibérico a conquistar o campeonato.

Kobe Bryant venceu o prémio MVP das finais da NBA e demonstrou aos críticos que consegue vencer campeonatos sem a presença de Shaquille O´Neal (os outros 3 títulos tinham sido conquistados com a presença do poderoso Center).
Pelo contrário, LeBron James acabou por ser, com a equipa incluindo, a grande desilusão dos playoffs! Depois de terem feito a melhor campanha de sempre dos Cleveland Cavaliers (apenas 1 derrota em casa e no último jogo!), de terem sido a melhor equipa da fase regular (onde LeBron ganhou o prémio de MVP) e de terem despachado os Detroit Pistons e os Atlanta Hawks por duplo 4-0 nos playoffs, os Cavaliers sucumbiram ante Dwight Howard e companhia (Orlando Magic), revelando serem uma equipa totalmente dependente de um jogador!

Os Orlando Magic venceram a Conferência Este, derrotando os Philadelphia 76´ers, os Boston Celtics e os Cleveland Cavaliers, no entanto, tal como em 1995, frente aos Houston Rockets, não tiveram grandes hipóteses frente ao vencedor da Conferência Oeste, os LA Lakers. No entanto, os Magic revelaram uma grande competitividade e equilíbrio, que os torna este ano como favoritos à conquista da Conferência Este.
Os Boston Celtics, campeões em título, eram novamente candidatos ao troféu final, no entanto, depois de uma eliminatória equilibrada frente aos Chicago Bulls (4-3, com 7 prolongamentos pelo meio), caíram ante uns motivados Magic, em Boston!

Os Denver Nuggets foram uma das equipas que mais progrediram de uma temporada para a outra! Com uma trade que deu frutos, os Nuggets enviaram Allen Iverson para Detroit e receberam Chauncey Billups, um dos melhores PG´s da NBA. Mr. Big Shot, como é conhecido, tratou de comandar uma equipa que contava, entre outros, com a estrela Carmelo Anthony, alcançando a final da Conferência de Oeste, onde apenas foram derrotados pelos campeões, os Lakers.

Nota final para as desilusões da temporada regular, onde se destacaram os Phoenix Suns, com Steve Nash a remar sozinho, os Toronto Raptors, com uma equipa de luxo e os New York Knicks, com o orçamento mais elevado de toda a NBA!

2010!

Ora, o que é que nos espera o ano de 2010 na NBA?!? Para já, está tudo a correr dentro da normalidade! Com os favoritos LA Lakers, Cavaliers, Magic, Celtics e Nuggets a chegarem-se à frente, pouco se pode esperar das outras equipas. Apenas os Atlanta Hawks, no Este (com a conexão Joe-Josh) e os Dallas Mavericks (Dirk Nowitzki), Phoenix Suns (Steve Nash e Amare Stoudemire) e San Antonio Spurs (Tim Duncan, Tony Parker e Ginobili), poderão apresentar alguma resistência aos 5 favoritos.

As questões para este serão as seguintes:

- Será que LeBron James finalmente irá conquistar o anel de campeão?
- Os LA Lakers irão ter algumas dificuldades em revalidar o título?
- Os Orlando Magic terão “pedigree” para almejar a algo mais que a Conferência Este?
- Os Boston Celtics terão capacidade para voltar a conquistar o título perdido, já que os Big Three, Ray Allen, Kevin Garnett e Paul Pierce, estão com 34, 33 e 32 anos respectivamente?
- E os Nuggets, será que conseguem travar o poderio dos Lakers no Oeste?

Questões para serem respondidas em campo, até Junho de 2010!!!

O ano de 2010 significará um ano de mudança! O Verão será bastante quente, já que, grandes jogadores irão acabar o seu contrato, tornando-se Free Agents, podendo assinar por qualquer equipa! Aqui fica uma lista dos Free Agents de 2010: LeBron James, Chris Bosh, Dwayne Wade, Ray Allen, Joe Johnson, Dirk Nowitzki, Tracy McGrady, Luís Scola, David Lee, Manu Ginobili, Carlos Boozer e Rudy Gay.

Está para breve uma nova era da NBA!!