31 de Dezembro de 2009

Breves do Mercado!

Di Maria e Nani - Boato incrível no Football Press (ler aqui), que promove a troca entre Di Maria e Nani, mas com ... o Chelsea!! Para além de ser mentira, ainda se enganaram no clube...

Pavlyuchenko - Segundo o Football Press (ler aqui), 4 clubes estão interessados no russo, sendo o Sporting um deles, no entanto, Zenit, Lokomotiv e o Spartak estão na frente pelos serviços do avançado.

Vidic e Bruno Alves - Se o Real Madrid caçar o sérvio aos red devils, o Manchester avançará para o defesa português do FC Porto. (ler aqui)

Del Horno - O defesa espanhol está a ponderar a sua vinda para Lisboa, aceitando até reduzir o salário. (ler aqui)

30 de Dezembro de 2009

Braga rejeita leões!

O SC Braga rejeitou uma proposta do Sporting que envolvia a cedência de Abel, Postiga e Saleiro, por troca do empréstimo de Rodriguez!

Os minhotos só aceitam vender o peruano por 4 milhões de Euros, valor próximo da sua cláusula de rescisão. (ler aqui)

Devido à péssima época que os leões estão a realizar, os jogadores do Sporting ficaram muito mal cotados no mercado, ao ponto de um clube não-grande português rejeitar jogadores que cabem no 11 inicial de um candidato ao título...

- Caicedo é pretendido pelo Hull City (ler aqui)
- Del Horno quer jogar de leão ao peito (ler aqui)
- Sporting está disposto a vender Moutinho e Miguel Veloso (ler aqui)

SL Brasil?

Até este momento o Benfica já assegurou 4 reforços de Inverno, sendo que um deles só virá para a temporada seguinte (Fábio Faria). Dos restantes 3, todos de nacionalidade brasileira, pode-se dizer que são jovens e demonstraram qualidade nos últimos brasileirões, mas será o suficiente para o Benfica abrir os cordões à bolsa e pagar cerca de 9 milhões de Euros pelo trio brasileiro?

Nunca é fácil a adaptação destes jogadores aos campeonatos europeus, ainda por cima, os três não entrarão para o 11 do Benfica, o que ainda dificulta mais a adaptação. Exemplos recentes temos o de Keirrison, Shaffer, Felipe Menezes e Patric.

Para além disso, a posição onde o Benfica apresenta maiores lacunas, o lado esquerdo da defesa, ainda não foi preenchida, perdendo-se a oportunidade de dar mais tempo de adaptação do futuro jogador à equipa!

Voltando ao trio brasileiro, não concordo em nada com estas políticas de contratações, que tendem a tornar um clube que já foi a espinha dorsal da selecção nacional, numa equipa recheada de brasileiros (são mais que os portugueses), candidata a vencer a Libertadores (17 sul-americanos)!!

Breves do mercado!

Miguel Garcia - Custou apenas 50 mil euros ao Braga. (ler aqui)

Del Horno e Manuel Fernandes - Algumas informações contraditórias nos jornais, pois uns garantem que ainda são hipótese para reforçar o Sporting, e outros indicam que já foram descartados.

Postiga - O jornal Ojogo garante que o jogador está de saída, e inclusive houve uma tentativa do Sporting em o incluir no negócio Alberto Rodriguez. (ler aqui)

Nuno Gomes e Adu - Segundo o jornal Record, os dois avançados podem mudar de clube já em Janeiro.


Éder Luís - O jornal Record informa que o Benfica contratou este jogador por 4 milhões de euros.

Internacional:

Geromel - O ex-jogador do Guimarães é um dos pretendidos pelo Real Madrid para substituir Pepe, ao que parece a Juventus e o Chelsea também estão interessados no defesa central. E falasse numa transferência no valor de 15 milhões de euros. (ler aqui)

Valdivia - O Cruzeiro está a tentar conseguir o empréstimo do internacional chileno. (ler aqui)

29 de Dezembro de 2009

Stojkovic emprestado ao Wigan!


De acordo com vários sites desportivos, o guarda-redes do Sporting vai ser emprestado ao Wigan da Premier League até final da temporada.

O sérvio sempre foi um jogador de 8 ou 80, na opinião dos adeptos leoninos, pois uns vêem-no como um jogador conflituoso e pior que Patrício, e outros como o melhor guarda-redes em Portugal. A verdade é que o seu trajecto pelo Sporting não tem sido nada fácil.

Ainda não são conhecidos os contornos do negócio, como quem pagará o ordenado do jogador, se o Wigan pagou alguma coisa pelo empréstimo, e se os ingleses ficarão com opção de compra.

Mas analisando esta transferência, certamente o sérvio não terá vida fácil em Inglaterra, pois o Wigan tem como titular Kirkland um dos razoáveis guarda-redes ingleses, e que alimenta legitimas esperanças de chegar ao Mundial. No entanto, e apesar de considerar que Stoijkovic dificilmente irá ser titular, tendo em conta que a época é longa, quem sabe se o sérvio não terá uma oportunidade em demonstrar o seu potencial numa das Taças.

Desportos de Inverno – Epílogo de 2009 e Antevisão de 2010


Aprendi a gostar e a admirar alguns desportos de Inverno mais ao menos desde o ano 2000, onde através do Eurosport pude aprender a gostar de desportos bem diferentes do nosso quotidiano.

Biatlo

O ano de 2009 voltou a coroar Bjorndalen (por ventura o melhor desportista da ultima década), como o grande vencedor do ano, pois conseguiu juntar ao título Mundial à conquista da Taça do Mundo. A grande surpresa/confirmação foi a época de Svendsen, e a força demonstrada pela a armada austríaca composta por Sumann e Landertinger. No lado feminino, a vitória na Taça do Mundo pertenceu à surpreendente Helena Jonsson, e confirmou todo o talento de Magdalena Neuner que promete ser a grande dominadora na próxima década no Biatlo Mundial.

Saltos de Esqui

O austriaco Gregor Schlierenzauer confirmou todas as expectativas que trazia do ano de 2008 e dominou o ano 2009. Tendo em conta que tem apenas 19 anos e um talento fora do comum, dificilmente nos próximos anos alguém lhe poderá fazer frente.

Esqui Alpino

O norueguês Aksel Lund Svindal no lado masculino, e a norte-americana Lindsey Vonn no lado feminino dominaram a Taça do Mundo no ano de 2009, e apesar de não terem dominado todas as categorias do Esqui Alpino ganharam o troféu na sua globalidade e tiveram o mérito de conseguirem derrotar a fortíssima armada austríaca.

2010

O ano de 2010, será certamente marcado pelos Jogos Olímpicos de Inverno que se irão disputar em Vancouver. Os grandes animadores dos mesmos, prometem ser os mesmos que dominaram as respectivas Taças do Mundo em 2009, e os nomes de Bjorndalen, Gregor Schlierenzauer e Lindsey Vonn deverão ser os mais falados nos Jogos. Mas tendo em conta que serão provas de um só dia, e uma só oportunidade, o mais pequeno deslize, trará certamente algumas surpresas, e nomes menos esperados poderão surpreender tudo e todos.

No que diz respeito à Taça do Mundo nas diversas categorias, acredito que os dominadores de 2009, voltarão a dominar em 2010, apesar de Svendsen e Neuner serem fortes candidatos a conquistarem o troféu.

PS: Só abordei estas três categorias, para não fazer um post muito extenso e porque são realmente as três categorias que melhor domino.

Breves do mercado!

Manuel Fernandes - O jornal Record volta a insistir no interesse do Sporting no médio do Valencia. (ler aqui)

Alberto Rodriguez - É segundo vários meios de comunicação social o Central que o Sporting pretende. (ler aqui)

Miguel Garcia - O lateral direito é o eleito pelo Braga para substituir João Pereira. (ler aqui)

Sereno - O Valladolid pretendia o defesa que se encontra a 6 meses de finalizar o contrato, mas desistiu do negócio, pois o jogador já está comprometido com o Porto. (ler aqui)

Internacional:

Zé Castro - O internacional português poderá ser transferido do Deportivo para o Birmingham por 6,5 milhões de euros. (ler aqui)

28 de Dezembro de 2009

NBA SPOT!



Grandes exibições

21/12 – Andrew Bogut (MIL) @ Indiana Pacers – 31 pts, 18 reb, 3 ast e 3 blk
22/12 – Zach Randolph (MEM) vs Golden State Warriors – 33 pts, 18 reb e 2 ast
23/12 – LeBron James (CLE) @ Sacramento Kings – 34 pts, 16 reb e 10 ast
25/12 – Brandon Roy (POR) vs Denver Nuggets – 41 pts, 6 reb e 4 ast
26/12 – Steve Nash (PHO) @ Golden State Warriors – 36 pts, 4 reb e 9 ast
27/12 – LeBron James (CLE) vs Houston Rockets – 29 pts, 5 reb, 6 ast e 1 blk

Jogadores da Semana

Este - LeBron James (Cleveland Cavaliers) - Médias - 28.8 pts, 7.8 reb, 7.3 ast e 1.8 stl
Oeste - Kobe Bryant (Los Angeles Lakers) - Médias - 37.7 pts, 8.0 reb, 6.0 ast e 2.7 stl

Surpresas

Dia 21/12
Chicago Bulls 98-102 Sacramento Kings
Dia 22/12
Dallas Mavericks 81-85 Portland Trail Blazers
Dia 23/12
Detroit Pistons 64-94 Toronto Raptors
San António Spurs 94-98 Portland Trail Blazers

Phoenix Suns 113-117 Oklahoma City Thunder
Dia 26/12
Golden State Warriors 132-127 Phoenix Suns
Dia 27/12
Los Angeles Clippers 92-90 Boston Celtics

Foi uma semana cheia de surpresas, que começou com uma grande reviravolta dos Kings em Chicago! Os Bulls estiveram a vencer 79-44 (35 pts de vantagem), no entanto, os Kings liderados por Tyreke Evans deram a volta ao resultado, numa das maiores reviravoltas de sempre. Os Blazers foram ao Texas espalhar o caos, com duas vitórias, uma em Dallas e outra em San Antonio, com destaque para Brandon Roy (no 1º) e Jerryd Bayless (no 2º). Os Raptors passaram a fronteira para irem a Detroit vencerem sem contemplações uns Pistons muito apáticos! A equipa de Detroit fez o seu pior jogo ofensivo em 40 anos, marcando apenas 64 pts, frente a uma das equipas mais permeáveis na defesa! Os Phoenix Suns destacaram-se pela negativa, perdendo em casa frente aos jovens Thunder e perdendo fora frente aos fraquitos Warriors. Nem a magia de Steve Nash permitiu tirar resultados positivos, numa semana com 3 derrotas! Ontem aconteceu a maior surpresa da semana, com os todos poderosos Celtics a sairem derrotados na visita aos Clippers. Baron Davis marcou o lançamento decisivo com 0,1 segundos para terminar o encontro!

Grandes jogos

Dia 21/12
Orlando Magic 104-99 Utah Jazz
Phoenix Suns 91-109 Cleveland Cavaliers

Dia 22/12
Los Angeles Lakers 111-108 Oklahoma City Thunder
Dia 23/12
Denver Nuggets 124-104 Atlanta Hawks
Dia 25/12
Orlando Magic 77-86 Boston Celtics
Los Angeles Lakers 87-102 Cleveland Cavaliers
Dia 27/12
Denver Nuggets 96-104 Dallas Mavericks

Semana com grandes jogos disputados, com destaque para o encontro Kobe-LeBron! A semana começou com a vitória dos Magic sobre os competitivos Jazz, num jogo bastante equilibrado. LeBron James e os Cavs, na tour pelo Oeste, foram ao Arizona impor a 1ª derrota caseira aos Suns. Os Lakers não tiveram uma semana fácil e isso pôde-se observar na recepção aos Thunder (muita atenção a esta equipa!), onde só venceram por 3 pontitos. Os Atlanta Hawks, grandes revelações do Este, foram massacrados em Denver, com uma exibição do outro mundo de JR Smith (41 pts e 10 triplos!). No dia de Natal, os Celtics foram a Orlando impôr a ordem, num jogo durinho (tal como se previa), onde D-Howard falhou no ataque (apenas 5 pontos). Em Los Angeles, LeBron James deu uma lição de humildade a Kobe Bryant, jogando para a equipa, enquanto que Bryant tentou resolver à sua maneira! Foi, talvez, o jogo mais duro desta temporada, com bastantes quezílias entre os jogadores e reacções bastante quentes do público de LA! Ontem em Denver, os locais baquearam perante Dirk Nowitzki e companhia, numa exibição solidária da equipa dos Mavericks! Dos 8 jogadores utilizados, só Jason Kidd não marcou mais de 10 pontos!

A não perder esta semana:
28/12 - Phoenix Suns-Los Angeles Lakers
29/12 - Atlanta Hawks-Cleveland Cavaliers
30/12 - Cleveland Cavaliers-Atlanta Hawks
30/12 - Phoenix Suns-Boston Celtics
02/01 - Utah Jazz-Denver Nuggets
03/01 - Los Angeles Lakers-Dallas Mavericks

PS: Se clicarem nos sublinhados irão ter aos resumos dos jogos!

Breves do mercado!

Simana Pongolle - Afinal o avançado francês custou 6,5 milhões de euros, valor esse que poderá chegar aos 7,5 milhões de euros consoante as prestações do jogador. (ler aqui)

Del Horno - O jornal Record avança que o jogador está muito perto do Sporting. (ler aqui)

Diogo Rosado - O criativo esquerdino vai treinar esta semana com a equipa principal do Sporting, para tentar convencer Carvalhal a repescá-lo ao Massamá. (ler aqui)

Wilson Eduardo -  O jovem avançado do Sporting que estava emprestado ao Real Massamá, vai ser emprestado até final da época ao Portimonense. (ler aqui)

José Gonçalves - É segundo o DN a alternativa a Del Horno para reforçar o lado esquerdo da defesa do Sporting. (ler aqui)

Abdoulaye Ba - O júnior do Porto vai fazer parte do plantel principal até final da época. Este central de 1,97 tem se vindo a destacar na Liga Intercalar. (ler aqui)

Éder Luís -  Segundo o que avançam os jornais desportivos, será o 3º reforço do Benfica neste mercado de Inverno.

Internacional:

Jo - O avançado que está emprestado pelo o City ao Everton parece estar de saída para o CSKA. (ler aqui)

Máxi Lopez - O Grémio vai pagar o valor da clausula de opção que tinha sobre o poderoso avançado argentino no valor de 1,5 milhões de euros. A Lázio também queria o avançado, mas devido à preferência dos brasileiros nada pode fazer para garantir o jogador.

Kevin Kurany - O internacional alemão de 27 anos, está prestes a mudar-se do Shalke 04 para o Birminghan, por uma verba a rondar os 3,5 milhões de euros. (ler aqui)

F1 – Epílogo de 2009 e Antevisão de 2010


O ano de 2009, foi um dos mais caricatos de sempre no circo da Fórmula 1, cheio de surpresas, desilusões e polémicas.

As surpresas, foram a equipa Brawn e claramente Jenson Button, que venceram os dois campeonatos (pilotos e construtores), de uma maneira bastante inesperada, pois um pouco antes da época começar, nem era certo que a equipa e os pilotos da mesma fossem disputar este campeonato. As outras surpresas ou confirmações foram a equipa RBR e os seus pilotos Vettel e Mark Webber que deram sempre grande espectáculo ao longo do ano.

As desilusões foram as equipas Ferrari e Mclaren que realizaram um campeonato para esquecer, sendo que Hamilton como detentor do título, ficou muito aquém das expectativas.

Infelizmente o ano de 2009 também ficou marcado pelas polémicas, logo a abrir o campeonato com a polémica dos difusores, e com um caso digno de um filme que teve Briatore e a Renault como protagonistas, depois de ter sido provado que em 2008 Piquet se tinha despistado de propósito para que desse modo Alonso conseguisse ganhar a corrida.

2010

O ano de 2010 promete ser um dos mais espectaculares e imprevisíveis de sempre, pois com o regresso de Schumacher ao circo da Formula 1, a juntar à super equipa da Mclaren composta por Hamilton e Button, à dupla da Ferrari composta por Massa e Alonso, e à esperança que a RBR de Vettel e Webber consiga dar continuidade ao bom ano de 2009, sem dúvida que a incerteza em relação ao vencedor final será muito grande.

Contudo, acredito que os dois principais candidatos serão Alonso e Hamilton. Tenho ainda alguma expectativa em relação à equipa Force India que realizou uma excelente recta final de campeonato.

Médios alas direitos no mercado!

Apesar de ser uma posição que está bem preenchida nos três grandes, por Ramires, Varela e Izmailov, considero que não existe uma boa alternativa aos mesmos dentro dos seus clubes. Como tal, indico algumas soluções que estão neste momento no mercado:

Ricardo Quaresma: Apesar de Figo ter dito que o Inter conta com ele, acredito que o internacional português vai sair do clube italiano em Janeiro, pois não quererá estar mais um ano sem jogar, e tendo em conta que estamos em ano de Mundial, parece-me que jogar em Portugal só traria benefícios ao jogador. Tem 26 anos e 1,73.

Maicon - O jovem do Fluminense, destacou-se no último Mundial sub20, onde surpreendeu tudo e todos com a sua técnica e velocidade. No Brasil tem alcunha de Maicon Bolt, pois é um dos jogadores mais rápidos do Mundo. É o jogador ideal para jogar num 4-3-3, sendo o avançado do lado direito nos 3 da frente. Seria uma aposta a pensar no futuro, mas tendo em conta a qualidade do jogador, é melhor aproveitar agora, pois daqui a 2 ou 3 anos, será inacessível aos cofres nacionais. Tem 19 anos e 1,82.

Georginio Wijnaldum - Com apenas 19 anos é titular indiscutível no Feyenoord, e um dos jovens com mais futuro no futebol europeu. Destaca-se pela sua grande técnica individual e pela sua velocidade. E tendo em conta os valores das últimas contratações efectuadas pelos clubes portugueses, acredito que este holandês está dentro do orçamento dos 3 grandes. Tem 1,73.

Jermaine Pennant - Este inglês que joga actualmente no Zaragoza de Espanha, não se conseguiu adaptar e está de saída em Janeiro. Parece-me um bom ala, que chegou a custar 10 milhões de euros ao Liverpool. É um jogador bastante rápido, que faz bem a linha e que ainda pode dar muito ao futebol. Tem 26 anos e 1,73.

Vladimir Bystrov - O internacional russo é um ala muito parecido com Izmailov, mas mais rápido. É sempre convocado para a sua selecção, e tendo em conta que Portugal se costuma dar bem com os jogadores de leste, veja-se o caso de Kulkov, Yuran e Izmailov, quem sabe se não seria uma boa aposta. Tem 25 anos e 1,78.

Breves do mercado!



David Luiz - A capa de hoje do jornal Marca diz tudo, o defesa do Benfica é juntamente com André Santos a grande alternativa para colmatar a lesão de Pepe no Real Madrid.

Manuel Fernandes -  O jornal Record indica hoje, que o Sporting sonha com o médio do Valencia.

Éder Luiz  -  Segundo o jornal Ojogo (ler aqui), este avançado do Atlético Mineiro é o reforço que se segue no Benfica. Recorde-se que em tempos, este jogador foi apontado como estando na mira do Porto.

Benni McCharthy - O antigo avançado do Porto, surge como uma alternativa à possível saída de Farias para os Estudiantes. (ler aqui)

Internacional:

Julio Cesar - Aquele que foi eleito o melhor lateral esquerdo do último Brasileirão, e que chegou a ser apontado ao Sporting, assinou ontem pelo Fluminense. (ler aqui)

Luca Toni - Ao que tudo indica o gigante italiano irá se transferir para a AS Roma, já em Janeiro.

Humberto Suazo - O avançado chileno que esteve segundo a imprensa na mira do Sporting, é agora pretendido pelo Villarreal. E os espanhóis já terão oferecido 10 milhões de euros pela sua contratação.

27 de Dezembro de 2009

9 milhões de euros em apenas 2 jogadores. Alguém me pode explicar?

Estive ausente durante algum tempo, e um pouco alheio às movimentações do mercado. Mas ao que parece o Sporting promete ser o grande protagonista deste mercado de Inverno.

No entanto, tenho algumas dúvidas em relação aquilo que se está a passar, pois quando se gastam 9 milhões de euros em dois jogadores apenas para jogar na Liga Sagres, pois ambos estão impedidos de competir na Liga Europa, algo me está a escapar.

Outras questões que me intrigam são:

- Simana Pongolle em toda a sua carreira nunca provou ser um goleador, no entanto é adquirido por 6 milhões de euros, exactamente o mesmo preço que custaria Alex Teixeira, não teria sido melhor investir esse dinheiro no brasileiro?

- Tanto o francês como João Pereira, são dois jogadores baixos. Tendo em conta que um dos principais problemas do Sporting é a estatura da equipa, não será um contra-senso?

- Os dois jogadores muito dificilmente irão representar as suas selecções, pois estão claramente tapados por outros jogadores. O que me leva a crer que estes 9 milhões nunca darão lucro ao Sporting. Será esta uma boa política?

- Se o Sporting não se conseguiu apurar para a Liga dos Campeões, e não vendeu nenhum jogador no ano de 2009, como é que de repente desencantou 9 milhões de euros? E investiu essa quantia apenas em 2 jogadores, se por exemplo jogadores como Izmailov e Vukcevic só custaram 2,5 milhões?

- Quem terá sido o responsável por estas contratações? Sá Pinto? Carvalhal? Ou Bettentourt? Será que alguém se esqueceu que estes dois jogadores não poderiam actuar na Liga Europa?

Breves do Mercado!

Nacional

Bruno Alves - O Real Madrid pretende um substituto já em Janeiro para o lesionado Pepe e o central portista está na linha da frente! Os 30 milhões de Euros não constituirão entrave à tranferência do jogador. (link)

Cristian Ansaldi - O todo-o-terreno argentino é um dos alvos do Benfica, segundo o Futebolpress! (link) O jogador pertence ao Rubin Kazan e só será libertado mediante um pagamento de 8 milhões de Euros. Ansaldi pode jogar a lateral direito, esquerdo e mesmo a médio. Tem 22 anos e 1,78 metros.

Urreta - O jovem uruguaio quer sair do Benfica, com o objectivo de jogar mais, para ser convocado para o Mundial 2010. O jogador e o empresário pretendem o empréstimo ao Peñarol. (link)

Yebda - Arsene Wenger aprecia as qualidades do jogador argelino e pretende contar com os seus serviços após o Mundial 2010. (link)

Internacional

Ivan Córdoba - O central do Inter de Milão está disposto a ingressar no Manchester City de Mancini, faltando apenas um telefonema do seu antigo treinador! (link)

Buffon - Ancelotti não está satisfeito com as prestações de Petr Cech e pretende contratar outro GR de topo. Buffon está na frente, mas caso falhe a contratação do italiano, o Chelsea avançará para Akinfeev (CSKA Moscovo) ou Hugo Lloris (Ol. Lyon). (link)

PS: Maxi Rodriguez está a caminho do Boca Juniors, depois de ter sido oferecido ao Sporting! (link)

Flops!

Aproveitando o facto de o ano de 2009 estar a terminar, para os nossos leitores, quem foram os maiores flops do início de temporada?

Deixo algumas hipóteses (podem sugerir outras):
- Amaury Bischoff;
- Angulo;
- Keirrison;
- Caicedo;
- Prediger;
- Diego Valeri;
- Pedro Silva;
- Diogo Valente;
- Possebon;
- Adriano.

Digam de vossa justiça os 5 maiores flops, para apurarmos o vencedor final!

26 de Dezembro de 2009

Sinama-Pongolle no Sporting!





Segundo a Agência Lusa, o Sporting já assegurou o 3ºreforço (se contarmos com Mexer!) no Mercado de Inverno. O avançado francês de 25 anos apresentou-se como o reforço ideal, de acordo com os dirigentes sportinguistas, para fazer dupla de ataque com Liedson.


Os valores da transferência ainda não foram revelados, no entanto, não andarão longe dos 6 milhões de Euros!

O francês terá assim a oportunidade de relançar a carreira, depois de experiências falhadas em Liverpool e em Madrid, onde estava tapado por Forlan e Aguero.



Será o parceiro ideal para Liedson, na frente de ataque do Sporting?



PS: Diego Bounanotte, anteriormente referenciado pelos 3 grandes portugueses, está gravemente hospitalizado, depois de ter chocado contra uma árvore, no seu automóvel. Os outros 3 ocupantes falecerem... (link)

Breves do Mercado!


Asier Del Horno - Segundo o jornal ABola, o Sporting está interessado no empréstimo do jogador do Valência, Del Horno. O jogador iria ocupar a posição de lateral-esquerdo, um lugar bastante fragilizado no Sporting. O defesa espanhol tem 28 anos e 1,83 m, tendo sido formado pelo At. Bilbao, de onde saiu para o Chelsea de José Mourinho. (link)

Carlão - O avançado da União de Leiria, muito referenciado pelos adeptos do Sporting, segundo o seu Presidente, não irá sair do clube em Janeiro (link)

Aguero - Segundo o Daily Mirror, o avançado colchonero foi oferecido a vários clubes ingleses. (link)

25 de Dezembro de 2009

World Rugby


Continuando com os posts sobre as modalidades, aqui fica um sobre o Rugby (Râguebi)

2009

O ano de 2009 foi dominado pela África do Sul! Os Springboks não deram hipóteses à Austrália e a Nova Zelândia, vencendo 5 dos 6 jogos do Torneio das Três Nações! Os sul-africanos conquistaram o seu 3º troféu, estando bastante longe dos All-Blacks, com 9 Tri-Nations!
Para além de terem conquistado o Torneio das Três Nações, os Springboks conquistaram a World Series de Rugby Sevens, vencendo 3 etapas, conquistando 2 segundos lugares e 2 terceiros lugares, nas 8 etapas do circuito de Sevens. Os sul-africanos ganharam tranquilamente a World Series, com larga vantagem sobre o Fiji e a Inglaterra, 2ºs e 3ºs respectivamente.
Faltou apenas aos sul-africanos conquistarem o Mundial de Sevens, onde caíram nos quartos-de-final perante a Argentina.

Os vencedores do Mundial de Sevens foram os surpreendentes galeses, isto apesar de terem perdido frente à Argentina na 1ª fase da prova! Nos quartos-de-final o País de Gales eliminou a Nova Zelândia, nas meias-finais eliminaram a Samoa e depois na final bateram a Argentina.
No Torneio das Seis Nações, a Irlanda conquistou o troféu, conseguindo o Grand Slam, ou seja, vencer todos os seus 5 adversários – França, Itália, Inglaterra, País de Gales e Escócia! Os irlandeses não venciam o Six Nations há 23 anos!

Falando agora do Rugby português, o ano de 2009 foi bastante positivo, com a participação da selecção de Sevens no Mundial e a brilhante prestação no World Series.
Portugal acabou no 11º lugar no Mundial de Sevens (em 24 equipas), tendo vencido a Irlanda e o Canadá e caindo frente à Austrália, Samoa e Escócia.
Na World Series, Portugal acabou na 15ª posição, à frente de selecções como a França, o Tonga e o Canadá, conseguindo dois 6ºs lugares nas etapas de George (África do Sul) e Londres. Pedro Leal destacou-se dos demais, sendo o 7º jogador com mais pontos marcados na World Series 2008-09! Actualmente, o português é o 17º jogador de sempre com mais pontos na World Series!

No rugby de 15, Portugal começou a sua participação no chamado Torneio das Seis Nações B, juntamente com a Geórgia, Rússia, Roménia, Espanha e Alemanha. Este torneio é de grande importância, já que os 2 primeiros classificados garante a participação no Mundial de Rugby 2011 na Nova Zelândia e o 3º classificado irá participar nos playoffs de acesso a Mundial.
Neste momento, Portugal encontra-se no 3º lugar, contando com as vitórias sobre a Roménia, Espanha e Alemanha, empate com a Geórgia e derrota frente à Rússia.

2010

O ano de 2010 vai começar em grande para Portugal, com a realização da 2ª volta do Seis Nações B! Entre Fevereiro e Março, Portugal jogará a qualificação para o Mundial 2011 e o calendário é bastante favorável aos lobos lusitanos. Apesar de jogar primeiro fora na Rússia (o 2º classificado), Portugal recebe em Lisboa dois dos seus adversários directos (Roménia e Geórgia), sendo que duas vitórias quase que garantem a qualificação. As deslocações à Alemanha e a Espanha terão que ser disputadas com total concentração para evitar surpresas!
Também em Fevereiro e Março, irá ter lugar o Torneio das Seis Nações, onde a França apresenta o calendário mais favorável para o Grand Slam!

Durante o Verão de 2010, decorrerá mais um Tri Nations, onde a Nova Zelândia irá tentar regressar às vitórias e a Austrália irá tentar apagar a má imagem das últimas edições.
Na World Series em Sevens, torneio que já começou, a Nova Zelândia começou em força, vencendo as duas primeiras etapas e assume-se como o principal candidato à vitória final!

PS: Em 2009, o Rugby Sevens foi incluído no projecto olímpico, entrando nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro!

Breves do Mercado!

Nacional


André Santos - Está difícil o regresso de André Santos ao Sporting! A União de Leiria pretende receber compensações financeiras, pelo "rasgar" de contrato de cedência do jogador (que era até ao final da época), o que motivou a vinda do seu empresário a Portugal! (link)

Pedro Silva - O defesa brasileiro pretende continuar no Sporting, apesar de estar tapado por João Pereira e Abel. (link)

Airton - Segundo o jornal ABola, o Benfica já tem acordo total com o Flamengo para a contratação do jogador. (link) Airton junta-se a Allan Kardec, como os jogadores já contratados pelo Benfica no mercado de Inverno.

Internacional

Luis Suarez - Ainda ontem tinhamos falado dele e hoje surge a notícia do interesse do Chelsea, Barcelona, Nápoles e Juventus na contratação do goleador uruguaio Luis Suarez! (link). O uruguaio seria uma excelente alternativa para colmatar as ausências de Drogba e Kalou. O Ajax só libertará o jogador por cerca de 20-22 milhões de Euros!

Rafinha - A Juventua anda à procura de um lateral-direito e o brasileiro Rafinha (Schalke 04) parece ser a solução ideal. Os alemães pedem 12 milhões de Euros, no entanto, esse valor poderá baixar. Real Madrid e AC Milan também estão interessados! (link)

Benzema - Em Madrid, Benzema rejeitou uma tranferência para Inglaterra, já em Janeiro. (link)

Pandev - O Presidente do Nápoles quer assegurar a contratação do macedónio Pandev, mas quase todos os clubes italianos o querem! (link)

Huntelaar - O Arsenal pretende o empréstimo de Huntelaar até ao final da época. (link)

24 de Dezembro de 2009

Feliz Natal!




Em meu nome e em nome do Pedro, desejamos um Feliz Natal a todos os leitores do blog "Visão de Mercado"!!


PS: Para os fans da NBA, amanhã, dia 25, a não perder os jogos Orlando Magic-Boston Celtics (19h30) e os Los Angeles Lakers-Cleveland Cavaliers (22h)
PS2: A partir das 15 horas de hoje, não vou aceitar mais comentários, porque vou estar sem internet!

Sinama-Pongolle perto do Sporting!


Segundo o Diário de Notícias (link), o avançado francês estará a caminho do Sporting, a título definitivo! O valor da tranferência rondará os 5-6 milhões de Euros.

De acordo com o DN, a tranferência: " deve ser oficializada nas próximas horas, sendo certo que ontem, à hora de fecho desta edição, faltava limar apenas alguns pormenores que já não colocavam a operação em risco."

Será este o avançado que o Sporting precisa?

Entretanto, o Jogo (link) avança com o nome de Evaldo, mas o leões ainda não apresentaram qualquer proposta.

Breves do Mercado!

Toldo - Segundo o Correio da Manhã, Jorge Jesus quer o italiano já em Janeiro, para substituir Moreira que está em final de contrato. (ler aqui)

Óscar - O jovem médio é apontado ao Benfica, pelo jornal Abola. Este brasileiro que actuava no S.Paulo, conseguiu esta semana numa acção em tribunal rescindir contrato com o clube brasileiro. Tem apenas 18 anos, e é considerado umas das maiores promessas do futebol brasileiro.

Ukra - O Sunderland quer o ala que está no Olhanense emprestado pelo o Porto, e o jornal Ojogo fala numa oferta de 2,2 milhões de euros pelo internacional sub21. (ler aqui)

Salvio- Parece ser uma luta entre o Porto e o Atlético de Madrid na tentativa de garantir este jovem promissor argentino. E ao que parece o Porto leva vantagem, pois tem boas relações com o Lanús, devido às transferências de Benitez e Valeri. (ler aqui)

Evaldo - O jornal Record indica na sua capa de hoje, que o lateral esquerdo também faz parte das escolhas do Sporting, para o mercado de Janeiro.

Quaresma e Danny - O jornal Abola volta hoje a falar na possibilidade de o Sporting contratar os dois internacionais portugueses no mercado de Janeiro. (ler aqui)

Internacional:

Benzema - Apesar de não ser titular no Real, recusou uma transferência para o City, já em Janeiro.

Pandev- Rescindiu ontem contrato com a Lazio. O Inter ou o Zenit devem ser o destino do avançado.

23 de Dezembro de 2009

Ajax!


Clube histórico na Europa do futebol, o Ajax já viveu melhores dias, estando à quase 6 anos sem vencer o campeonato holandês. Para quem ainda é o lider em troféus da Holanda, 6 anos é bastante tempo. Famosa pela sua Academia de Talentos, o Ajax já formou grandes jogadores de variadíssimas nacionalidades, onde, na última fornada, se identificam talentos como Emanuelson, Stekelenburg, Heitinga, Sneijder, Ryan Babel, Maduro (Holanda) e Jan Vertonghen e Vermaelen (Bélgica), entre outros.

Apesar do Ajax de Amsterdão estar no 3º lugar do campeonato holandês, a 9 pontos do Twente, os "Judeus" apresentam o melhor ataque da Europa Ocidental, com uma média de 3,1 golos por jogo para o campeonato!

Em apenas 17 jogos, o Ajax marcou 53 golos (sofrendo apenas 15), com destaque para as seguintes goleadas:

1 - Ajax 4-1 RKC Waalwijk
2 - Heracles Almelo 0-3 Ajax
3 - Ajax 6-0 NAC Breda
4 - VVV Venlo 0-4 Ajax
5 - Ajax 3-0 ADO Den Haag
6 - Ajax 4-0 Willem II
7 - AZ Alkmaar 2-4 Ajax
8 - Ajax 5-1 Feyenoord
9 - Ajax 5-1 Heerenveen
10 - Vitesse 1-5 Ajax
11 - Ajax 3-0 NEC

O Ajax ainda perdeu o jogo com o PSV Eindhoven por 4-3! No total, são 12 jogos com pelo menos 3 golos marcados!!

Vem isto a propósito do que se passou hoje à tarde na localidade de Zwolle (casa emprestada), quando o Wezep Hattemerbroek Combinatie (WTC) recebeu o Ajax para os oitavos-de-final da Taça da Holanda. O WTC milita no 3º escalão do futebol holandês (a 1ª divisão do futebol amador) e tinha feito história ao chegar tão longe na Taça, no entanto, encontrou-se com o adversário errado!

O Ajax não teve misericórdia e massacrou o WTC por 14-1!!! Martin Jol não abdicou na equipa principal e aos 33 minutos já estava 6-0, com dois golos de Pantelic, Aissati e Luis Suarez! O WTC conseguiu o golo de honra aos 44 minutos e o intervalo chegou com o 1-6!
Na 2ª parte o massacre continuou, com mais 4 golos em 25 minutos, cortesia de Luis Suarez (2 golos), um auto-golo e de Kennedy Bakircioglu. Nos últimos 10 minutos, surgiram mais 4 golos, marcados por K. Bakircioglu, De Zeeuw e mais dois de Suarez!!


Já agora:
Suarez em 2009-10 - 28 jogos/30 golos!!! (17j-18g para o campeonato; 8j-6g para a Liga Europa e 3j-6g para a Taça da Holanda)
Ajax em 2009-10 - 28 jogos/86 golos (53 para o campeonato, 15 para a Liga Europa e 18 para a Taça da Holanda!!!

Médios centro (nº 8 tipo Lucho ou nº 10 tipo Aimar) no Mercado!

Analisando alguns factores, como:
- Porto tem uma grande lacuna no plantel desde a saída de Lucho, pois falta claramente um nº8 que consiga ter posse de bola.
- Benfica vive um pouco na incerteza de saber se poderá contar com Aimar ou Carlos Martins, pois são dois jogadores que estão constantemente lesionados, e deixam a posição 10 dependente de um Felipe Menezes ainda jovem e que não me parece ser um jogador fora do comum.
- Sporting com a nova táctica de Carvalhal, com um meio campo mais povoado, denota alguma falta de opções no meio campo, e atendendo à fraca época do Moutinho, parece-me que falta um nº 8 à equipa.
Tendo em conta estes factores, indicamos algumas opções que se encontram no mercado para a posição 8 ou 10:

Médio centro (nº8)
Nemanja Matic - O jovem médio que o Chelsea contratou esta época, não se conseguiu impor na equipa londrina sobrelotada com muitas opções para essa posição. No entanto é um jovem bastante promissor que se destacou no último campeonato da Europa de sub21, onde demonstrou boa cultura táctica e bom toque de bola. Já é internacional pela Sérvia, e como tal quererá rodar e jogar mais, para poder sonhar ir ao Mundial. Tem 21 anos e 1,97.

Diego Souza - O médio que não singrou no Benfica e que joga actualmente no Palmeiras, desde que saiu do clube da luz, tem feito sempre parte do 11 ideal do Brasileirão, e é na minha opinião um dos melhores médios a actuar no Brasil, sendo mesmo chamado recentemente por Dunga para a selecção. Caracteriza-se por ser um médio total no meio campo que tanto defende como ataca, e que também é um bom finalizador. Tendo em conta que o Palmeiras está a passar uma grave crise e não se apurou para a Libertadores, poderá sair já em Janeiro. Tem 24 anos e 1,86.

Hernanes - É claramente, juntamente com Diego Souza o melhor médio a actuar no Brasil, mas destaca-se por ser mais rápido, e pela sua versatilidade, pois pode actuar a médio interior, no lado direito, ou mesmo a nº 10, tem uma grande técnica individual, e é um bom marcador de bolas paradas. Talvez tenha chegado a altura de sair do Brasil. Tem 24 anos e 1,80.

Rafael Carioca - A época passada, com apenas 19 anos foi eleito o 3º melhor volante do Brasileirão, sendo adquirido pelo Spartak de Moscovo, no entanto não se impôs na Rússia, e os sites brasileiros falam que o Vasco da Gama que subiu este ano de divisão poderá adquirir o jogador por empréstimo. Seria claramente uma pena que os clubes portugueses não aproveitassem esta pérola, que pode jogar tanto a 8, como a trinco, que se destaca por jogar de cabeça levantada, ser muito forte no passe, e ter uma grande técnica individual. Tem 20 anos, 1,79.

Tiago- É um jogador que está no mercado, mas parece-me pouco provável que possa vir para Portugal nesta fase da sua carreira.

Médio Centro (nº10)
Darío Conca - O médio criativo do Fluminense, é claramente um dos jogadores mais espectaculares a jogar na América do Sul, pois com o seu toque de bola, e com a grande técnica individual que tem, encanta os adeptos do futebol, a prova disso foi a eleição este ano de melhor jogador pela torcida brasileira de todos os clubes. O valor dele de mercado, deve rondar os 2 milhões de euros, o que é algo compatível com a realidade nacional. Tem 26 anos, 1,67.

Diego Buonanotte - No passado Verão comentou-se que Porto, Benfica e Sporting estariam interessados neste prodígio, quem sabe se não vai haver mais uma investida já em Janeiro. O seu empresário nunca escondeu que queria que ele jogasse em Portugal, para depois dar o salto para outro grande europeu. O seu talento é algo fora do comum, pois é um dos jogadores mais evoluídos tecnicamente do Mundo, o problema é o seu preço, mas penso que isso poderá ser superado com a aquisição apenas de uma percentagem do passe. Tem 21 anos e 1,60.

Giovani dos Santos - Desde que saiu do Barcelona ainda não se conseguiu impor no Tottenham, a época passada esteve emprestado ao modesto Ipswich Town, mas é inegável que é um jogador com grande qualidade, e que em ano de Mundial poderá ser uma boa aposta para algum clube português, pois quererá de uma vez por todas demonstrar aquilo que vale. Pode jogar também como 2º avançado, ou descaído para uma das alas, e apesar de considerar ser uma aposta de risco pois ele tem sido pouco constante, está no mercado, e penso que se podia adaptar bem a Portugal. Tem 20 anos e 1,73.

Nicolás Lodeiro -  O jovem uruguaio destacou-se no último Mundial sub20, e tem sido convocado para a selecção principal. Destaca-se pela sua visão de jogo, qualidade de passe, e por não ter medo em ter a bola. Tendo em conta que ainda joga no Uruguai poderia chegar a Portugal por um preço mais acessível. Tem boas hipóteses de ser titular no Mundial. Tem 20 anos e 1,70.

Pastore/Dzagoev/Hazard/Deffour - São tudo jovens com qualidade, que podem dar o salto para outros clubes, mas que nunca viriam para Portugal.

Breves do mercado!

Bolatti - O jogador do Porto deve ser um dos médios mais cobiçados da actualidade. Hoje o jornal Ojogo avança com os nomes de Lázio, Barcelona, Sevilha, Fiorentina, Boca Juniores, Huracán e Fluminense como estando interessados no argentino (ler aqui).

António Salvador - O presidente do Braga traçou uma meta de garantir 10 milhões de euros em venda de jogadores este ano, e com a venda de João Pereira ao Sporting conseguiu alcançar esse objectivo. (ler aqui). Sem dúvida um exemplo na arte de negociar e lucrar.

Di Maria -  A TSF avançou com a notícia de que o Man Utd ofereceu 10 milhões de euros e Nani para comprar o argentino do Benfica, no entanto o presidente dos encarnados terá recusado a proposta, devido a não querer alterar a estrutura da equipa (ler aqui).

Pedro Silva -  Segundo o que avança hoje o jornal Abola, o Braga recusou o lateral direito do Sporting, e pretende substituir João Pereira com Tony, o lateral que está no Cluj da Roménia.

Internacional:

Manuel Fernandes - A imprensa inglesa dá conta do interesse do Everton em garantir pela terceira vez o empréstimo do médio português (ler aqui). Apesar de o director desportivo ter dito que conta com ele, o jogador tem sido pouco ou nada utilizado no Valencia, mesmo depois de recuperar da lesão.

Marko Arnautovic- O promissor jogador austríaco não se conseguiu impor na equipa de Mourinho, e o seu empresário indica que ele vai sair em Janeiro (ler aqui). Recorde-se que ele está emprestado ao Inter pelo Twente.

22 de Dezembro de 2009

Alan Kardec assina e Benfica quer mais dois jogadores. (Oficial)

Alan Kardec já é jogador do Benfica, garantiu esta noite Luís Filipe Vieira no canal do clube. O avançado está no Rio de Janeiro e viaja para Lisboa, onde esteve 4 dias a negociar com a águia, nos últimos dias do ano.

Os encarnados pagaram 2,3 milhões de euros ao Vasco da Gama por Kardec, que será apresentado como novo reforço do grupo liderado por Jorge Jesus logo no recomeço dos trabalhos do plantel, marcado para dia 29. Até lá, o internacional brasileiro Sub-20 vai aproveitar para desfrutar de mais uns dias de férias.

Vieira assegurou ainda que o clube irá contratar "mais um ou dois jogadores".

Fonte: Record 

Se fossem Luís Filipe Vieira quais seriam os dois jogadores que contratariam?

João Pereira reforça o Sporting.


O Sp. Braga informa no seu "site" oficial que chegou a acordo com o Sporting para a cedência a título definitivo dos direitos desportivos do atleta João Pereira.

Os leões irão liquidar na totalidade os valores da cláusula de rescisão contemplada no contrato de trabalho do jogador, avaliada em 3 milhões de euros. Fonte: Record

Liedson só regressa em Fevereiro e apressa a contratação de um novo avançado!

O avançado Liedson submeteu-se a uma cirurgia ao menisco do joelho esquerdo na noite de segunda-feira, na Clínica CUF Infante Santo, em Lisboa. Como o período de recuperação previsto ronda as quatro semanas, o jogador só deverá voltar a ser opção para o técnico Carlos Carvalhal em meados de Fevereiro do próximo ano. Fonte: Record

Tendo em conta que Caicedo parece estar mesmo de saída, que Postiga não tem convencido, e que ainda na passada semana Saleiro era dado como dispensável, é de crer que o Sporting avance para a contratação de um novo avançado que possa estar apto logo no princípio do ano.

Nos últimos dias foram falados vários avançados que poderão estar na mira do Sporting, como o Suazo, Carlão, Obina e Baba, será normal que com esta contrariedade nos próximos dias surjam mais nomes na imprensa.

Na nossa crónica Visão de Mercado (ler aqui), apontamos alguns avançados como estando no Mercado, volto a recordar:

- Fred e Adriano
- Vágner Love
- Rafael Sóbis
- Maazou
- Joaquín Boghossian
- Marcelo Moreno 

Se fossem José Eduardo Bettencourt quem contratavam para reforçar o ataque do Sporting? 

Breves do mercado!

Humberto Suazo - O avançado chileno, não confundir com o hondurenho que o ano passado esteve no Benfica, é hoje apontado pelo jornal Abola como estando na mira do Sporting. Este finalizador, é o titular indiscutível da selecção chilena, e apesar de só ter 1,73 é um jogador bastante possante. Na passada semana, circularam algumas notícias sobre o interesse do Tottenham neste avançado, e hoje o site transfermarket informa que o Inter também pretende o jogador (ler aqui).

Rúben Micael - O presidente Rui Alves diz que a transferência do médio para o Sporting era algo do seu agrado. Está mais que visto, que existe um desespero do presidente madeirense em realizar um encaixe financeiro já em Janeiro.

Salvio - Segundo o site transfermarket, o Lanús recusou uma proposta de 8 milhões de euros do Atletico de Madrid para vender o jogador.  O site indica que essa recusa poderá estar relacionada com o interesse do Porto. (ler aqui)

Antunes - O internacional português poderá ingressar no Leixões por empréstimo, segundo indica o jornal Ojogo (ler aqui).

Internacional:

Ferrara - O treinador da Juventus voltou a receber um voto de confiança da direcção. Veremos até quando vai durar a estadia do italiano ao serviço da equipa de Turim, tendo em conta a eliminação da Champions e a fraca campanha no Calcio.

Man City - O clube disponibilizou ao novo técnico Mancini 112 milhões de euros para gastar em Janeiro (ler aqui). Quem sabe se algum desse dinheiro não é investido em Portugal.

21 de Dezembro de 2009

Melhor jogador do Mundo!


A FIFA nomeou esta noite Messi como o melhor jogador do Mundo em 2009, era o vencedor mais que esperado, e apesar de não ser o meu predilecto, é um prémio mais que justo pela grande época que realizou em 2009, e por tudo o que ganhou ao serviço do Barcelona, não tanto pelo que tem jogado pela a Argentina, onde as suas exibições tem desiludido.

Outros prémios:
Melhor golo do ano: Cristiano Ronaldo
Melhor jogadora do ano: Marta

Equipa do ano:


TOP10:
1- Messi -  1073 votos
2- Ronaldo - 352
3- Xavi - 196
4- Kaka - 190
5- Iniesta - 134
6- ?
7- ?
8 -?
9 -?
10- ?

PS: Nos últimos três anos Ronaldo ficou em 3º, 1º e 2º classificado no prémio de Melhor jogador do Mundo, sem dúvida um feito incrível não só no futebol português, como em todo o desporto nacional, e porque não na sociedade portuguesa, pois não é todos os dias que só uma pessoa/empresa em qualquer área da sociedade consegue durante três anos todo este protagonismo e reconhecimento Mundial.

PS2: A nomeação de Kaka como 4º melhor do Mundo em 2009, é claramente um erro, onde foi notório que o peso do seu nome, prevaleceu em relação ao que jogou em 2009. Não pondo em causa o seu valor, pois é um dos meus jogadores predilectos, contudo este ano não jogou o suficiente, nem ganhou o suficiente para estar neste top5 final. A maior prova desse erro, foi não ter figurado na equipa do ano da FIFA.

O meu TOP10 de 2009:
1- Xavi
2- Maicon
3- Iniesta
4- Messi
5- Ronaldo
6- Zlatan Ibrahimovic
7- Essien
8- Arshavin
9- Pique
10- Gourcuff

Qual é o vosso TOP10 de 2009?

19 de Dezembro de 2009

Premier League


Continua emocionante a Premier League Inglesa!

Portsmouth 2-0 Liverpool (Belhadj 33´e Piquionne 81´)

Será que Benitez aguenta a corda, depois de perder frente ao lanterna-vermelha? Belhadj marcou o golo 500 da Premier League!

Aston Villa 1-0 Stoke City (John Carew 60´)

Os Villans assumem-se cada vez mais como candidatos a algo mais que a Liga dos Campeões. Depois do período natalício, poderão tirar-se mais conclusões!

Blackburn 0-2 Tottenham (Peter Crouch 45´e 82´)

Os londrinos estão em grande forma na luta pelo 4º lugar!

Fulham 3-0 Manchester Utd (Danny Murphy 21´, Bobby Zamora 45´ e Damien Duff 74´)

Resultado justo, num paupérrimo jogo dos red devils! Com uma defesa remendada, onde apenas Evra jogou na sua posição habitual, o Manchester Utd sofreu 3 golos, como podia ter sofrido muitos mais! No ataque, raramente levaram perigo à baliza de Mark Schwarzer!

Manchester City 4-3 Sunderland (Santa Cruz 4´e 69´, Tevez 12´g.p. e Bellamy 35´; Mensah 15´, Henderson 24´e Jones 62´)

Jogo de loucos em Manchester, com o City a sofrer para alcançar os 3 pontos! Foi também o jogo de despedida para Mark Hughes, dispensado logo após o jogo! Entretanto Roberto Mancini já foi contratado!

Arsenal 3-0 Hull City (Denilson 45´, Eduardo 59´e Diaby 90´)

Jogo fácil para os gunners, que chegaram ao 3º lugar da classificação geral, com menos 1 jogo que os adversários directos (excepto o Chelsea)

Barcelona conquista o Mundo!


Depois da consagração nacional e europeia, os catalães superaram o Estudiantes de la Plata e conquistaram o Mundial de Clubes da FIFA. Foi o 6º troféu do ano de 2009, que se junta à Liga Espanhola, Taça do Rei, Liga dos Campeões, Supertaça de Espanha e Supertaça Europeia!

O Barcelona de Pep Guardiola tornou-se na melhor equipa de sempre da história do futebol, com estes 6 titulos em apenas 1 ano!

O jogo não foi nada fácil e os Estudiantes tiveram a 2 minutos de superar o Barcelona, no entanto, ao cair do pano, Pedro Rodriguez igualou a partida, para depois Leonel Messi, no prolongamento, fazer de peito o 2-1 final!

Pedro Rodriguez também entrou para a história, ao tornar-se no 1º jogador a marcar em 6 competições diferentes numa única temporada!

18 de Dezembro de 2009

Ciclismo - Epílogo de 2009 e Antevisão de 2010


O ano de 2009, marcou o regresso de Lance Armstrong à competição, que logo provocou ondas de euforia e contestação, e vários artigos e polémicas à mistura.

Contudo e apesar de toda a qualidade do americano, a grande figura do ano foi o espanhol Alberto Contador que voltou a vencer o Tour, e demonstrou ser o ciclista mais forte da actualidade em provas superiores a 10 dias. Os outros destaques, vão para a vitória de Menchov no Giro, Valverde na Vuelta e a surpreendente vitória de Cadel Evans no Mundial. No entanto, na minha opinião os dois ciclistas que melhor estiveram no ano de 2009, atrás do super Contador, foram Fabian Cancellara o melhor contra-relojista do Mundo e um dos ciclistas mais espectaculares do momento, e Mark Cavendish que dominou quase todos os sprints do ano, e é depois de Cippolini o sprinter mais dominador do ciclismo Mundial.

A nível nacional, pela positiva a destacar a boa época internacional de Rui Costa, e o 2º lugar de  Nelson Oliveira no Mundial. Pela negativa, a figura de Nuno Ribeiro que foi a ovelha negra do ano e a própria equipa da Liberty, que com os vários casos de doping, bloqueou qualquer tentativa de afirmação de uma equipa nacional no estrangeiro.

2010

Parece-me que vai ser um grande ano de 2010, e as grandes competições como a Vuelta, Giro e principalmente o Tour prometem ser recheadas de interesse e espectáculo.

A nova equipa de Lance Armstrong a Radio Shack, a Astana de Contador, a nova equipa da Sky de Wiggins, a super equipa da Saxo-Bank dos irmãos Schleck, a Caisse d`Espargne de Valverde, e as equipas americanas Garmin e Columbia prometem animar o ano.

Os ciclistas que irão estar em destaque, serão os clássicos, Armstrong, Contador, Valverde, Andy Schleck, Cadel Evans e Menchov. E as grandes surpresas ou confirmações poderão ser Boasson Hagen, Vincenzo Nibali e Roman Kreuziger.

A nível nacional, será um ano bastante importante, pois vários corredores portugueses irão correr no estrangeiro, como o Sérgio Paulino, e as grandes promessas do ciclismo nacional, o Rui Costa, Manuel Cardoso e Tiago Machado. O sucesso dos mesmos, poderá significar um passo importante no desenvolvimento do ciclismo português.

Um sorteio simpático!

Liga dos Campeões

FC Porto-Arsenal

Foi um sorteio razoável para o Porto, pois apesar de na minha opinião o Arsenal praticar o melhor futebol da Europa, também peca muito por ser uma equipa do 8 e do 80, que devido à juventude do seu plantel, tanto ganha a um Liverpool como no jogo a seguir empata com um Burnley, e claramente perdeu a força no ataque desde a lesão de Van Persie. As estrelas da companhia, são os laterais Clichy e Sagna, o médio Fabregas e os avançados Arshavin e Van Persie.

Estugarda-Barcelona
Olympiakos-Bordéus
Inter de Milão-Chelsea
Bayern Munique-Fiorentina
CSKA Moscovo-Sevilha
Lyon-Real Madrid
AC Milan-Manchester United

Liga Europa

Everton - Sporting

Um sorteio caricato, que cruzou o Sporting com a equipa que tinha ficado no grupo do Benfica. A equipa inglesa é conhecida dos portugueses, onde se destacam os avançados Saha, Yakubu e Jo, e os médios Cahill, Bylatedinov e Pienaar. O vencedor deste jogo, irá defrontar o vencedor do jogo  Atlético de Madrid - Galatasary.

Hertha - Benfica

O Benfica tem pela frente uma missão algo fácil, pois irá defrontar o último classificado da Bundesliga e que curiosamente estava no grupo do Sporting. As figuras da equipa, são o médio Kacar e o avançado Ramos. O vencedor deste jogo, irá defrontar o vencedor do jogo Copenhaga - Marselha.

16 de Dezembro de 2009

Ténis - ATP & WTA - Epílogo de 2009 e Antevisão de 2010


ATP

Foi um ano de 2009, que teve em Federer mais uma vez a sua principal figura, pois não só finalizou o ano como nº 1 do ranking ATP, como conseguiu ir à final dos 4 Grand Slam, vencendo pela 1ª vez Ronald Garros e conquistando mais uma vez o torneio de Wimbledon. Fazendo igualmente história ao vencer o 15º Grand Slam, batendo assim o record de Pete Sampras.

Mas o ano teve outros destaques, como a vitória de Nadal no Australia Open, e a inesperada má época do espanhol a seguir à surpreendente derrota em Roland Garros. Um outro destaque foi a afirmação como um jogador de top do argentino Juan Martin del Potro que culminou com a vitória no US Open. As desilusões, foram na minha opinião o britânico Andy Murray, que depois de muito prometer em 2008, não conseguiu alcançar nenhum dos seus objectivos em 2009. Outras desilusões, foram a época de Ernest Gulbis, Baghadtis e Nalbandian (este por lesão), que estiveram muito aquém das espectativas.

Portugueses: Foi um ano em cheio para Frederico Gil, com a sua afirmação no top 100, e um razoável ano para Rui Machado.

Em relação a 2010, é de esperar mais uma luta intensa entre os 5 melhores tenistas da actualidade, Federer, Del Porto, Djokovic, Murray e Nadal pelos torneios ATP e principalmente pelos 4 Grand Slam. No entanto antevejo que a luta será principalmente entre Federer e Del Potro, que neste momento se apresentam num nível superior aos demais.

Curiosidade para ver a época de Verdasco e dos irreverentes franceses Tsonga e Monfils que poderão dar muita luta ao Top 5 mundial. E na minha opinião as principais surpresas do ano, serão o japonês kei Nishikori e o búlgaro Grigor Dimitrov.

Quanto aos portugueses, as expectativas é que Frederico Gil, consiga alcançar o Top50, e que Rui Machado chegue ao Top 100.

WTA

No lado feminino, a competição foi muito acesa em 2009, com Dinara Safina a dominar o ranking durante quase toda a época, só sendo batida na recta final por Serena Williams. Pois a russa apesar de ter chegado a duas finais do Grand Slam não conseguiu vencer nenhum, ao contrário da americana que arrebatou o Australia Open e o Wimbledon.

As maiores surpresas foram: Kim Clijsters que voltou à competição e surpreendeu tudo e todos ao arrebatar o US Open, e a afirmação de Caroline Wozniacki como uma jogadora de Top.

A grande desilusão foi a má época de Ana Ivanovic e Patty Schnyder.

Quanto às portuguesas, foi uma época razoável de Michelle Brito, que com apenas 16 anos bateu todos os marcos do Ténis em Portugal, mas que devido a estar condicionada a participar em um nº limitado de torneios, não conseguiu ainda se afirmar no Top 100.

Em relação a 2010, irá ser certamente um ano em cheio, por ventura um dos mais imprevisíveis e espectaculares de sempre, pois com o regresso de Henin e de Clijsters, a juntar às irmãs Williams, a Wozniacki, e à forte armada rússa composta por Dementieva, Safina e Kuznetsova a incerteza na vencedora em qualquer torneio será enorme.

Curiosidade para ver a época de Melanie Oudin, Polona Hercog e Sorana Cirstea que prometem animar o circuito feminino, dando muita luta às principais candidatas.

Portuguesas: as expectativas são elevadas, pois Maria João Koehler e Magali de Latre tem potencial para subir e muito no ranking. E no que diz respeito à Michelle Brito, as perspectivas para 2010 são enormes, esperando eu, que ela consiga chegar ao Top 50, alcançar uns quartos de final de um Grand Slam, e quem sabe uma final num torneio de 250.

15 de Dezembro de 2009

NBA – National Basketball Association – Epílogo de 2009 e Antevisão de 2010


Um dos desportos mais espectaculares do Mundo, jogado pelos melhores jogadores do Planeta (pagos a peso de ouro!), numa das competições mais rentáveis do Universo!
É sem sombra de dúvidas a minha modalidade preferida, onde perco noites acordado agarrado ao stream da internet!
Com um 2009 perfeito para os Los Angeles Lakers, Kobe Bryant conseguiu o seu 4º anel de campeão, enquanto que Pau Gasol tornou-se o 1º ibérico a conquistar o campeonato.

Kobe Bryant venceu o prémio MVP das finais da NBA e demonstrou aos críticos que consegue vencer campeonatos sem a presença de Shaquille O´Neal (os outros 3 títulos tinham sido conquistados com a presença do poderoso Center).
Pelo contrário, LeBron James acabou por ser, com a equipa incluindo, a grande desilusão dos playoffs! Depois de terem feito a melhor campanha de sempre dos Cleveland Cavaliers (apenas 1 derrota em casa e no último jogo!), de terem sido a melhor equipa da fase regular (onde LeBron ganhou o prémio de MVP) e de terem despachado os Detroit Pistons e os Atlanta Hawks por duplo 4-0 nos playoffs, os Cavaliers sucumbiram ante Dwight Howard e companhia (Orlando Magic), revelando serem uma equipa totalmente dependente de um jogador!

Os Orlando Magic venceram a Conferência Este, derrotando os Philadelphia 76´ers, os Boston Celtics e os Cleveland Cavaliers, no entanto, tal como em 1995, frente aos Houston Rockets, não tiveram grandes hipóteses frente ao vencedor da Conferência Oeste, os LA Lakers. No entanto, os Magic revelaram uma grande competitividade e equilíbrio, que os torna este ano como favoritos à conquista da Conferência Este.
Os Boston Celtics, campeões em título, eram novamente candidatos ao troféu final, no entanto, depois de uma eliminatória equilibrada frente aos Chicago Bulls (4-3, com 7 prolongamentos pelo meio), caíram ante uns motivados Magic, em Boston!

Os Denver Nuggets foram uma das equipas que mais progrediram de uma temporada para a outra! Com uma trade que deu frutos, os Nuggets enviaram Allen Iverson para Detroit e receberam Chauncey Billups, um dos melhores PG´s da NBA. Mr. Big Shot, como é conhecido, tratou de comandar uma equipa que contava, entre outros, com a estrela Carmelo Anthony, alcançando a final da Conferência de Oeste, onde apenas foram derrotados pelos campeões, os Lakers.

Nota final para as desilusões da temporada regular, onde se destacaram os Phoenix Suns, com Steve Nash a remar sozinho, os Toronto Raptors, com uma equipa de luxo e os New York Knicks, com o orçamento mais elevado de toda a NBA!

2010!

Ora, o que é que nos espera o ano de 2010 na NBA?!? Para já, está tudo a correr dentro da normalidade! Com os favoritos LA Lakers, Cavaliers, Magic, Celtics e Nuggets a chegarem-se à frente, pouco se pode esperar das outras equipas. Apenas os Atlanta Hawks, no Este (com a conexão Joe-Josh) e os Dallas Mavericks (Dirk Nowitzki), Phoenix Suns (Steve Nash e Amare Stoudemire) e San Antonio Spurs (Tim Duncan, Tony Parker e Ginobili), poderão apresentar alguma resistência aos 5 favoritos.

As questões para este serão as seguintes:

- Será que LeBron James finalmente irá conquistar o anel de campeão?
- Os LA Lakers irão ter algumas dificuldades em revalidar o título?
- Os Orlando Magic terão “pedigree” para almejar a algo mais que a Conferência Este?
- Os Boston Celtics terão capacidade para voltar a conquistar o título perdido, já que os Big Three, Ray Allen, Kevin Garnett e Paul Pierce, estão com 34, 33 e 32 anos respectivamente?
- E os Nuggets, será que conseguem travar o poderio dos Lakers no Oeste?

Questões para serem respondidas em campo, até Junho de 2010!!!

O ano de 2010 significará um ano de mudança! O Verão será bastante quente, já que, grandes jogadores irão acabar o seu contrato, tornando-se Free Agents, podendo assinar por qualquer equipa! Aqui fica uma lista dos Free Agents de 2010: LeBron James, Chris Bosh, Dwayne Wade, Ray Allen, Joe Johnson, Dirk Nowitzki, Tracy McGrady, Luís Scola, David Lee, Manu Ginobili, Carlos Boozer e Rudy Gay.

Está para breve uma nova era da NBA!!
 
Site Meter