Ténis - ATP & WTA - Epílogo de 2009 e Antevisão de 2010


ATP

Foi um ano de 2009, que teve em Federer mais uma vez a sua principal figura, pois não só finalizou o ano como nº 1 do ranking ATP, como conseguiu ir à final dos 4 Grand Slam, vencendo pela 1ª vez Ronald Garros e conquistando mais uma vez o torneio de Wimbledon. Fazendo igualmente história ao vencer o 15º Grand Slam, batendo assim o record de Pete Sampras.

Mas o ano teve outros destaques, como a vitória de Nadal no Australia Open, e a inesperada má época do espanhol a seguir à surpreendente derrota em Roland Garros. Um outro destaque foi a afirmação como um jogador de top do argentino Juan Martin del Potro que culminou com a vitória no US Open. As desilusões, foram na minha opinião o britânico Andy Murray, que depois de muito prometer em 2008, não conseguiu alcançar nenhum dos seus objectivos em 2009. Outras desilusões, foram a época de Ernest Gulbis, Baghadtis e Nalbandian (este por lesão), que estiveram muito aquém das espectativas.

Portugueses: Foi um ano em cheio para Frederico Gil, com a sua afirmação no top 100, e um razoável ano para Rui Machado.

Em relação a 2010, é de esperar mais uma luta intensa entre os 5 melhores tenistas da actualidade, Federer, Del Porto, Djokovic, Murray e Nadal pelos torneios ATP e principalmente pelos 4 Grand Slam. No entanto antevejo que a luta será principalmente entre Federer e Del Potro, que neste momento se apresentam num nível superior aos demais.

Curiosidade para ver a época de Verdasco e dos irreverentes franceses Tsonga e Monfils que poderão dar muita luta ao Top 5 mundial. E na minha opinião as principais surpresas do ano, serão o japonês kei Nishikori e o búlgaro Grigor Dimitrov.

Quanto aos portugueses, as expectativas é que Frederico Gil, consiga alcançar o Top50, e que Rui Machado chegue ao Top 100.

WTA

No lado feminino, a competição foi muito acesa em 2009, com Dinara Safina a dominar o ranking durante quase toda a época, só sendo batida na recta final por Serena Williams. Pois a russa apesar de ter chegado a duas finais do Grand Slam não conseguiu vencer nenhum, ao contrário da americana que arrebatou o Australia Open e o Wimbledon.

As maiores surpresas foram: Kim Clijsters que voltou à competição e surpreendeu tudo e todos ao arrebatar o US Open, e a afirmação de Caroline Wozniacki como uma jogadora de Top.

A grande desilusão foi a má época de Ana Ivanovic e Patty Schnyder.

Quanto às portuguesas, foi uma época razoável de Michelle Brito, que com apenas 16 anos bateu todos os marcos do Ténis em Portugal, mas que devido a estar condicionada a participar em um nº limitado de torneios, não conseguiu ainda se afirmar no Top 100.

Em relação a 2010, irá ser certamente um ano em cheio, por ventura um dos mais imprevisíveis e espectaculares de sempre, pois com o regresso de Henin e de Clijsters, a juntar às irmãs Williams, a Wozniacki, e à forte armada rússa composta por Dementieva, Safina e Kuznetsova a incerteza na vencedora em qualquer torneio será enorme.

Curiosidade para ver a época de Melanie Oudin, Polona Hercog e Sorana Cirstea que prometem animar o circuito feminino, dando muita luta às principais candidatas.

Portuguesas: as expectativas são elevadas, pois Maria João Koehler e Magali de Latre tem potencial para subir e muito no ranking. E no que diz respeito à Michelle Brito, as perspectivas para 2010 são enormes, esperando eu, que ela consiga chegar ao Top 50, alcançar uns quartos de final de um Grand Slam, e quem sabe uma final num torneio de 250.

Etiquetas: