NBA – National Basketball Association – Epílogo de 2009 e Antevisão de 2010


Um dos desportos mais espectaculares do Mundo, jogado pelos melhores jogadores do Planeta (pagos a peso de ouro!), numa das competições mais rentáveis do Universo!
É sem sombra de dúvidas a minha modalidade preferida, onde perco noites acordado agarrado ao stream da internet!
Com um 2009 perfeito para os Los Angeles Lakers, Kobe Bryant conseguiu o seu 4º anel de campeão, enquanto que Pau Gasol tornou-se o 1º ibérico a conquistar o campeonato.

Kobe Bryant venceu o prémio MVP das finais da NBA e demonstrou aos críticos que consegue vencer campeonatos sem a presença de Shaquille O´Neal (os outros 3 títulos tinham sido conquistados com a presença do poderoso Center).
Pelo contrário, LeBron James acabou por ser, com a equipa incluindo, a grande desilusão dos playoffs! Depois de terem feito a melhor campanha de sempre dos Cleveland Cavaliers (apenas 1 derrota em casa e no último jogo!), de terem sido a melhor equipa da fase regular (onde LeBron ganhou o prémio de MVP) e de terem despachado os Detroit Pistons e os Atlanta Hawks por duplo 4-0 nos playoffs, os Cavaliers sucumbiram ante Dwight Howard e companhia (Orlando Magic), revelando serem uma equipa totalmente dependente de um jogador!

Os Orlando Magic venceram a Conferência Este, derrotando os Philadelphia 76´ers, os Boston Celtics e os Cleveland Cavaliers, no entanto, tal como em 1995, frente aos Houston Rockets, não tiveram grandes hipóteses frente ao vencedor da Conferência Oeste, os LA Lakers. No entanto, os Magic revelaram uma grande competitividade e equilíbrio, que os torna este ano como favoritos à conquista da Conferência Este.
Os Boston Celtics, campeões em título, eram novamente candidatos ao troféu final, no entanto, depois de uma eliminatória equilibrada frente aos Chicago Bulls (4-3, com 7 prolongamentos pelo meio), caíram ante uns motivados Magic, em Boston!

Os Denver Nuggets foram uma das equipas que mais progrediram de uma temporada para a outra! Com uma trade que deu frutos, os Nuggets enviaram Allen Iverson para Detroit e receberam Chauncey Billups, um dos melhores PG´s da NBA. Mr. Big Shot, como é conhecido, tratou de comandar uma equipa que contava, entre outros, com a estrela Carmelo Anthony, alcançando a final da Conferência de Oeste, onde apenas foram derrotados pelos campeões, os Lakers.

Nota final para as desilusões da temporada regular, onde se destacaram os Phoenix Suns, com Steve Nash a remar sozinho, os Toronto Raptors, com uma equipa de luxo e os New York Knicks, com o orçamento mais elevado de toda a NBA!

2010!

Ora, o que é que nos espera o ano de 2010 na NBA?!? Para já, está tudo a correr dentro da normalidade! Com os favoritos LA Lakers, Cavaliers, Magic, Celtics e Nuggets a chegarem-se à frente, pouco se pode esperar das outras equipas. Apenas os Atlanta Hawks, no Este (com a conexão Joe-Josh) e os Dallas Mavericks (Dirk Nowitzki), Phoenix Suns (Steve Nash e Amare Stoudemire) e San Antonio Spurs (Tim Duncan, Tony Parker e Ginobili), poderão apresentar alguma resistência aos 5 favoritos.

As questões para este serão as seguintes:

- Será que LeBron James finalmente irá conquistar o anel de campeão?
- Os LA Lakers irão ter algumas dificuldades em revalidar o título?
- Os Orlando Magic terão “pedigree” para almejar a algo mais que a Conferência Este?
- Os Boston Celtics terão capacidade para voltar a conquistar o título perdido, já que os Big Three, Ray Allen, Kevin Garnett e Paul Pierce, estão com 34, 33 e 32 anos respectivamente?
- E os Nuggets, será que conseguem travar o poderio dos Lakers no Oeste?

Questões para serem respondidas em campo, até Junho de 2010!!!

O ano de 2010 significará um ano de mudança! O Verão será bastante quente, já que, grandes jogadores irão acabar o seu contrato, tornando-se Free Agents, podendo assinar por qualquer equipa! Aqui fica uma lista dos Free Agents de 2010: LeBron James, Chris Bosh, Dwayne Wade, Ray Allen, Joe Johnson, Dirk Nowitzki, Tracy McGrady, Luís Scola, David Lee, Manu Ginobili, Carlos Boozer e Rudy Gay.

Está para breve uma nova era da NBA!!

Etiquetas: